PARTE A - INFORMAÇÕES GERAIS |
A.1 | INFORMAÇÕES DE CONTATO DA AUTORIDADE EXPEDIDORA |
AUTORIDADE DE AVIAÇÃO CIVIL | PAÍS | AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL - ANAC | BRASIL | SETOR RESPONSÁVEL |
SUPERINTENDÊNCIA DE PADRÕES OPERACIONAIS - SPO
GERÊNCIA DE OPERAÇÕES DE EMPRESAS DE TRANSPORTE AÉREO - 121 - GCTA
| TELEFONE | E-MAIL | +55-11-3636-8600 | gcta@anac.gov.br | ENDEREÇO |
RUA RENASCENÇA, 112 - VILA CONGONHAS - SÃO PAULO - SP
04612-010 - BRASIL
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A.2 | INFORMAÇÕES DO OPERADOR |
RAZÃO SOCIAL | CNPJ | MODERN TRANSPORTE AÉREO DE CARGA S/A | 03.887.831/0001-15 | NOME FANTASIA | CERTIFICADO DE OPERADOR AÉREO | MODERN LOGISTICS | 2017-4-0MWM-01-00 | CONCESSÃO OU AUTORIZAÇÃO PARA EXPLORAÇÃO DE SERVIÇOS | PUBLICAÇÃO | VALIDADE | DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO nº 105 , SEÇÃO 01, PÁGINA 60, DE 02/06/2017 | 02/06/2017 | 02/06/2027 |
ESPÉCIES DE OPERAÇÃO AUTORIZADAS | | REGULAR NACIONAL | | REGULAR INTERNACIONAL |
X | NÃO REGULAR |
TIPOS DE OPERAÇÃO AUTORIZADOS | | PASSAGEIROS |
X | CARGA |
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ENDEREÇO DA SEDE ADMINISTRATIVA |
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Condomínio Master Business Park, Av. Prefeito Luís Latorre, 9450, Galpão 17, Vila das Hortências, Jundiaí, CEP 13209-430 |
ENDEREÇO DA BASE PRINCIPAL DE OPERAÇÕES |
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AV VIRACOPOS S/N, PARQUE VIRACOPOS. CAMPINAS, SÃO PAULO, BRASIL, S/N, Campinas, CEP 13052-970, SBKP |
ENDEREÇO DA BASE PRINCIPAL DE MANUTENÇÃO |
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AV VIRACOPOS S/N, PARQUE VIRACOPOS. CAMPINAS, SÃO PAULO, BRASIL, S/N, Campinas, CEP 13052-970, SBKP |
ENDEREÇO DO CENTRO DE DESPACHO DE VOO PRINCIPAL |
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Rodovia Santos Dumont, Km 66, acesso viário s/n, SVP, lado esquerdo, Viracopos, Campinas, CEP 13052-970, SBKP |
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A.4 | PESSOAL DE ADMINISTRACAO REQUERIDO DO OPERADOR |
CARGO RBAC | NOME COMPLETO |
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Gestor Responsável | Adalberto Febeliano da Costa Filho | Diretor de Operações | Eduardo Rogério Chies Stocker | Piloto Chefe | Weber Mariano Daros Júnior | Diretor de Manutenção | Carlos Roberto Fernandes Pereira | Inspetor Chefe | Silvio de Siqueira Ferreira | Gerente de Segurança Operacional | Aurélio Agostinho dos Santos |
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PARTE B - OPERAÇÕES E LIMITAÇÕES |
Este item apresenta apenas as autorizações de caráter geral ou que contenham limitações operacionais. A tabela apresentada na Parte D destas Especificações Operativas especifica as autorizações concedidas para cada aeronave constante da frota da empresa.
As aprovações, autorizações, limitações e isenções constantes nestas Especificações Operativas permanecerão válidas durante o período de vigência do respectivo COA, a menos que a ANAC as suspenda, ou as revogue, ou que haja necessidade de sua atualização por parte de alterações na operação.
O operador somente está autorizado a conduzir operações em acordo com estas Especificações Operativas, em conjunto com o seu sistema de manuais, aceitos ou aprovados pela ANAC.
O operador deve portar a bordo da(s) aeronave(s) autorizada(s) cópia destas Especificações Operativas. |
B.1 | AUTORIZAÇÕES DO OPERADOR |
B.1.1 | TRANSPORTE DE ARTIGOS PERIGOSOS |
X | AUTORIZADO | | NÃO AUTORIZADO | | SOMENTE COMAT |
B.1.2 | PROGRAMA DE ANTIGELO/DEGELO EM SOLO |
B.1.3 | AUTORIZAÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DE ROTAS COM PLANEJAMENTO DE REDESPACHO |
B.1.4 | PROGRAMA APROVADO DE BAGAGENS DE MÃO |
Informação faltante.
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B.2 | AUTORIZAÇÕES POR TIPO OACI DE AERONAVE |
Informação faltante.
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B.2.2 | UTILIZAÇÃO DE ELETRONIC FLIGHT BAG - EFB |
O operador não possui autorização para utilização de Eletronic Flight Bag - EFB.
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B.2.3 | ALTITUDES MÍNIMAS PARA USO DE PILOTO AUTOMÁTICO |
TIPO OACI | ALTITUDE MÍNIMA PARA DECOLAGEM (ft) | ALTITUDE MÍNIMA PARA POUSO (ft) |
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B733 | 1000 | 50 | B734 | 1000 | 50 |
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B.2.4 | USO EXPANDIDO DE DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS PORTÁTEIS - PED |
O operador somente poderá permitir o uso de dispositivos eletrônicos portáteis (PED) pelos passageiros com a aeronave no solo e com as portas abertas.
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B.3 | AUTORIZAÇÕES POR MODELO DE AERONAVE |
B.3.1 | OPERAÇÃO DE BAIXA VISIBILIDADE COM HGS |
O operador não possui autorização para operação de baixa visibilidade com HGS.
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B.3.2 | OPERAÇÃO ILS CAT II E CAT III |
MODELO DE AERONAVE | CAT II | CAT III |
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RVR(m) | DH(ft) | CATEGORIA | RVR(m) | DH(ft) | AH(ft) |
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737-4K5 | 400 | 100 | | A | | | | B | | | | C | | | | 737-4Q8 | 400 | 100 | | A | | | | B | | | | C | | | | 737-3L9 | 400 | 100 | | A | | | | B | | | | C | | | | 737-3Y0 | 400 | 100 | | A | | | | B | | | | C | | | |
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B.3.3 | NAVEGAÇÃO BASEADA EM PERFORMANCE - PBN |
MODELO DE AERONAVE | RNAV 1 | RNAV2 | RNAV5 | RNAV 10 | RNP 1 | RNP 4 | RNP APCH | RNP APCH COM BARO-VNAV |
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737-4K5 | X | X | X | | | | | | 737-4Q8 | X | X | X | | X | | X | | 737-3L9 | X | X | X | | X | | X | | 737-3Y0 | X | X | X | | | | | |
B.3.3.2 | RNP AR APCH - GENÉRICO |
O operador não possui autorização para operação RNP AR APCH - GENÉRICO.
B.3.3.3 | RNP AR APCH - ESPECÍFICO |
O operador não possui autorização para operação RNP AR APCH - ESPECÍFICO.
B.3.4 | DEMAIS AUTORIZAÇÕES POR MODELO DE AERONAVE |
MODELO DE AERONAVE | GDE. EXT. DE ÁGUA | TERRENO DESABITADO | RVSM | NAT HLA | APCH GNSS | NAV. GNSS | CONFIG. INTERNA |
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737-3L9 | - | S | S | - | - | S | CRG | 737-3Y0 | - | S | S | - | - | - | CRG | 737-4K5 | - | S | S | - | - | - | CRG | 737-4Q8 | - | S | S | - | - | S | CRG |
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B.4 | AUTORIZAÇÕES POR CONFIGURAÇÃO DE AERONAVE |
MODELO DE AERONAVE | MOTORES INSTALADOS | PMD (kg) | ETOPS (min) | SBSP | SBRJ | CERTIFICADO RUIDO | 737-4K5 | CFM 56-3C1 | 68000 | | | | Estágio 3 | 737-4Q8 | CFM 56 3 | 68038 | | | | Estágio 3 | 737-3L9 | CFM 56-3B2 | 63200 | | | | Estágio 3 | 737-3Y0 | CFM 56-3B2 | 63276 | | | | Estágio 3 |
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O operador não possui outras autorizações.
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B.6 | ARRENDAMENTO DE AERONAVES |
B.6.1 | ARRENDAMENTO DE AERONAVES COM TRIPULAÇÃO (WET LEASING) |
B.6.1.1 | ARRENDAMENTO DE AERONAVES COM TRIPULAÇÃO COMO OPERADOR PRIMÁRIO |
O operador não possui contratos de Wet Leasing como operador primário.
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B.6.1.2 | ARRENDAMENTO DE AERONAVES COM TRIPULAÇÃO COMO OPERADOR SECUNDÁRIO |
O operador não possui contratos de Wet Leasing como operador secundário.
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B.6.2 | INTERCÂMBIO DE AERONAVES (INTERCHANGE) |
B.6.2.1 | INTERCÂMBIO DE AERONAVES COMO OPERADOR PRIMÁRIO |
O operador não possui contratos de intercâmbio como operador primário.
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B.6.2.2 | INTERCÂMBIO DE AERONAVES COMO OPERADOR SECUNDÁRIO |
O operador não possui contratos de intercâmbio como operador primário.
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O operador não possui isenções à legislação vigente.
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PARTE C - ÁREAS DE OPERAÇÃO E AERÓDROMOS |
C.1 | ÁREAS DE OPERAÇÃO PARA VOOS NÃO REGULARES |
Tipo Oaci | Brasil | AMÉRICA DO SUL | AMÉRICA NO NORTE | AMÉRICA CENTRAL | EUROPA | ÁFRICA | ÁSIA | OCEANIA |
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B733 | X | | | | | | | | B734 | X | | | | | | | |
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C.2 | SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO AUTORIZADOS |
CÓDIGO | ESTRUTURA LOCAL | MECÂNICO A BORDO | NÍVEL DE MANUTENÇÃO |
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A | X | | Cheque 8A | B | X | | Inspeção de trânsito |
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C.3 | PROVEDORES DE SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO AUTORIZADOS |
O operador não possui provedores terceirizados de manutenção de linha.
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C.4 | AERÓDROMOS PARA OPERAÇÕES REGULARES E BASES DE MANUTENÇÃO NACIONAIS |
Os aeródromos listados abaixo são os que podem ser utilizados pelo operador como destino para operações regulares, além de poderem ser utilizados como aeródromos de alternativa de destino, em rota, como intermediários para redespacho ou como destino para operações não regulares
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AERÓDROMO | TIPO OACI | OPERAÇÃO REGULAR | MANUTENÇÃO PRÓPRIA | MANUTENÇÃO TERCEIRIZADA |
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SBBR | B733 | X | | | SBBR | B734 | X | | | SBGL | B733 | X | | | SBGL | B734 | X | | | SBKP | B733 | X | A | | SBKP | B734 | X | A | | SBRF | B733 | X | | | SBRF | B734 | X | | |
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C.5 | AERÓDROMOS PARA OPERAÇÕES REGULARES E BASES DE MANUTENÇÃO INTERNACIONAIS |
Os aeródromos listados abaixo são os que podem ser utilizados pelo operador como destino para operações regulares, além de poderem ser utilizados como aeródromos de alternativa de destino, em rota, como intermediários para redespacho ou como destino para operações não regulares
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O operador não possui estações linha e bases de manutenção no exterior.
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C.6 | AERODROMOS DE ALTERNATIVA E INTERMEDIÁRIOS PARA REDESPACHO NACIONAIS |
AERÓDROMO | TIPO OACI | Alternado Destino | Alternado ETOPS | Redespacho |
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SBSN | B734 | X | | | SBSN | B733 | X | | | SBBV | B734 | X | | | SBBV | B733 | X | | | SBRP | B734 | X | | | SBRP | B733 | X | | | SBCT | B734 | X | | | SBCT | B733 | X | | |
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C.7 | AERODROMOS DE ALTERNATIVA E INTERMEDIÁRIOS PARA REDESPACHO INTERNACIONAIS |
O operador não possui aeródromos não regulares, intermediários ou de alternativa no exterior.
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PARTE D - TABELA DE AERONAVES |
A empresa está autorizada a utilizar em suas operações as aeronaves de Tipo OACI/Modelo/Configuração constantes na Parte B das Especificações Operativas, e com
Certificado de Matrícula e Certificado de Aeronavegabilidade válidos, indicando "TPR" ou "TPN" como categoria de registro da aeronave, e a empresa como operadora.
O detalhamento das autorizações específicas de cada matrícula está disponível no documento ?Lista de Matrículas Autorizadas?.
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PARTE E - EMISSÃO DO DOCUMENTO |
E.1 | TABELA DE SIGLAS E ABREVIATURAS |
SIGLA | DESCRIÇÃO |
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ANAC | AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL | SPO | SUPERINTENDÊNCIA DE PADRÕES OPERACIONAIS | GCTA | GERÊNCIA DE OPERAÇÕES DE EMPRESAS DE TRANSPORTES AÉREOS - 121 | CERTIFICADO ETA | CERTIFICADO DE EMPRESA DE TRANSPORTE AÉREO | OACI | ORGANIZAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL INTERNACIONAL | EFB | ELETRONIC FLIGHT BAG (INFORMAÇÃO AERONÁUTICA DIGITAL) | HGS | HEAD UP GUIDANCE SYSTEM | BARO-VNAV | GUIA BAROMÉTRICO DE NAVEGAÇÃO VERTICAL | NM | MILHAS NÁUTCAS | PMD | PESO MÁXIMO DE DECOLAGEM | ETOPS | EXTENDED OPERATIONS (OPERAÇÃO COM ALCANCE AUMENTADO) | COM | CERTIFICADO DE ORGANIZAÇÃO DE MANUTENÇÃO | PAX | OPERAÇÃO DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS | CARGA | OPERAÇÃO COM TRANSPORTE DE CARGA | CCA | CONFIGURAÇÃO CARGUEIRA APROVADA | QUICK-CHANGE | ALTERAÇÃO RÁPIDA DE CONFIGURAÇÃO PAX/CARGA | COMBI | CONFIGURAÇÃO CARGA E PAX SIMULTÂNEA | RVSM | REDUCED VERTICAL SEPARATION MINIMUM (SEPARAÇÃO MÍNIMA VERTICAL REDUZIDA) | EXTENSÃO ÁGUA | OPERAÇÃO SOBRE GRANDES EXTENSÕES DE ÁGUA | TERRENO DESABITADO | OPERAÇÃO SOBRE TERRENO DESABITADO OU SELVA | NAT-HLA | NORTH ATLANTIC HIGH LEVEL AIRSPACE | APCH | APPROACH (APROXIMAÇÃO) | GNSS | GLOBAL NAVIGATION SATELLITE SYSTEM (SISTEMA GLOBAL DE NAVEGAÇÃO POR SATÉLITE) |
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REVISÃO | DATA | RESUMO DAS MODIFICAÇÕES | PROCESSO ANAC |
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1 | 13/12/2017 | Alteração do GESTOR RESPONSÁVEL e alteração do cargo GERENTE DE SEGURANÇA OPERACIONAL. | 00066.522884/2017-41 | 2 | 14/02/2018 | Inclusão da aeronave PP-YBB. | 00066.001201/2018-05 | 3 | 05/06/2018 | Alteração piloto chefe (Charles Malak) e correção da autorização do item B.1.12 PROGRAMA DE ANTIGELO/DEGELO EM SOLO conforme revisão 00 das especificações operativas. | 00066.011961/2018-12 | 4 | 03/07/2018 | Inclusão PP-YBC (B737-3L9). | 00066.016172/2018-78 | 5 | 09/11/2018 | Substituição do GSO nos quadros da empresa. | 00066.021727/2018-01 | 6 | 27/12/2018 | Inclusão PP-YBD(737-3Y0) | 00066.030993/2018-17 | 7 | 08/03/2019 | Alteração do Inspetor Chefe, item A.4. Sai Wagner Gomes da Silva e entra Sílvio de Siqueira Ferreira. | 00066.002489/2019-16 | 8 | 28/08/2019 | Mudança do Diretor de Manutenção para Carlos Pereira | 00066.017898/2019-17 | 9 | 16/10/2019 | Inclusão operação RNP1 e RNP APCH, aeronave PP-YBB. Itens B.3.3.1 e D.1;
Alteração do endereço do Centro de Despacho Operacional, e correção do nome Fantasia, conforme COA. Itens A.2 e A.3.
processo nº 00066.019420/2019-13. | 00066.004891/2019-27 | 10 | 28/02/2020 | Alteração do Piloto Chefe - Weber Mariano Daros Júnior no lugar de Charles Malak. | 00066.005041/2020-80 | 11 | 16/03/2020 | Inclusão das estações de linha de Brasília e Recife:
Brasília - processo 00066.000577/2020-17;
Recife - processo 00066.000575/2020-10. | 00066.000577/2020-17 | 12 | 19/03/2020 | Exclusão da Base de Manutenção de SBEG para aeronaves B733/734. Item C.4.
Suspensão Acautelatória- resultado de Auditoria ANAC | 00065.003634/2020-11 | 13 | 15/01/2021 | Incluído operações RNP 1 e RNP APCH para a aeronave PP-YBC (modelo B737-3L9). item B.3.3.1; processo 00066.018035/2020-92.
incluído a estação de linha em SBGL e atualizado a estação de linha de SBKP-operação regular - item C.4. processo 00066.025208/2020-29. | 00066.018035/2020-92 |
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