ESPECIFICAÇÕES OPERATIVAS 121
(OPERATIONS SPECIFICATIONS)
GOL LINHAS AEREAS S.A.
REVISÃO / REVISION 368 / ANAC
CERTIFICADO COA / CERTIFICATE Nº 2014-07-0VRN-01-03/ANAC
GOL LINHAS AEREAS S.A. |
368 |
10/10/2024 |
PARTE A - INFORMAÇÕES GERAIS / PART A - GENERAL INFORMATIONS |
A.1 |
INFORMAÇÕES DE CONTATO DA AUTORIDADE EXPEDIDORA / ISSUING AUTHORITY CONTACT INFORMATION |
AUTORIDADE DE AVIAÇÃO CIVIL / CIVIL AVIATION AUTHORITY |
PAÍS / COUNTRY |
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL - ANAC |
BRASIL |
SETOR RESPONSÁVEL / RESPONSIBLE DEPARTMENT |
Gerência de Operações de Empresas de Transporte Aéreo - GCTA |
TELEFONE / TELEPHONE |
E-MAIL |
1136368622 |
gcta@anac.gov.br |
ENDEREÇO / ADDRESS |
Rua Renascença 112, Vila Congonhas, São Paulo - SP, CEP: 04612-010. |
A.2 |
INFORMAÇÕES DO OPERADOR / ORGANIZATION INFORMATION |
RAZÃO SOCIAL / CORPORATE NAME |
DOCUMENTO / IDENTIFICATION NUMBER |
GOL LINHAS AEREAS S.A. |
CNPJ: 07.575.651/0001-59 |
NOME FANTASIA / TRADING NAME |
CERTIFICADO DE OPERADOR AÉREO / AIR OPERATOR'S CERTIFICATE |
- |
2014-07-0VRN-01-03 |
A.3 |
CARACTERÍSTICAS DE OPERAÇÕES AUTORIZADAS / AUTHORIZED OPERATIONS |
X |
REGULAR NACIONAL / NATIONAL REGULAR |
X |
REGULAR INTERNACIONAL / INTERNATIONAL REGULAR |
X |
NÃO REGULAR NACIONAL / NATIONAL NON-REGULAR |
X |
NÃO REGULAR INTERNACIONAL / INTERNATIONAL NON-REGULAR |
OBSERVAÇÕES / LIMITAÇÕES / RESTRIÇÕES (NOTES / LIMITATIONS / RESTRICTIONS) |
Não há observações/ No restrictions applicable |
A.4 |
ENDEREÇOS DO OPERADOR / OPERATOR ADDRESSES |
Base Principal de Manutenção - Main Maintenance Station Address |
Praça Comandante Linneu Gomes, s/n Portaria 03 - Vila Congonhas - SÃO PAULO - São Paulo - Brasil - CEP 04626020 |
Base Principal de Operações - Main Operations Station Address |
Praça Comandante Linneu Gomes, s/n Portaria 03 - Vila Congonhas - SÃO PAULO - São Paulo - Brasil - CEP 04626020 |
Centro de Despacho de Voo Principal - Main Center of Flight Dispach Address |
Praça Comandante Linneu Gomes, s/n Portaria 03 - Vila Congonhas - SÃO PAULO - São Paulo - Brasil - CEP 04626-020 |
Centro de Despacho de Voo Secundário - Secondary Center of Flight Dispach Address |
Avenida Vinte de Janeiro, s/n Terminal 1 - Galeão - RIO DE JANEIRO - Rio de Janeiro - Brasil - CEP 21942-900 |
Centro de Despacho de Voo Secundário - Secondary Center of Flight Dispach Address |
Avenida Washington Luís, S/N Aerop. de Congonhas - Jardim Aeroporto - SÃO PAULO - São Paulo - Brasil - CEP 04626-911 |
Centro de Despacho de Voo Secundário - Secondary Center of Flight Dispach Address |
Rodovia Hélio Smidt, S/N - Cumbica - GUARULHOS - São Paulo - Brasil - CEP 07190-972 |
Centro de Despacho de Voo Secundário - Secondary Center of Flight Dispach Address |
Praça Senador Salgado Filho,, S/N - Centro - RIO DE JANEIRO - Rio de Janeiro - Brasil - CEP 20021-340 |
Sede Administrativa - Headquarter Address |
Praça Comandante Linneu Gomes, s/n Portaria 03 - Vila Congonhas - SÃO PAULO - São Paulo - Brasil - CEP 04626-020 |
A.5 |
PESSOAL DE ADMINISTRACAO REQUERIDO DO OPERADOR / ADMINISTRATIVE PERSONNEL |
CARGO RBAC / ANAC JOB POSITION |
NOME COMPLETO / FULL NAME |
Gestor Responsável - Accountable Executive | Celso Guimarães Ferrer |
Diretor de Operações | DANILO MARCONDES DE ANDRADE |
Piloto Chefe - Chief Pilot | JOSE EDUARDO MASSA FERNANDES |
Diretor de Manutenção | Fernando Miwa |
Inspetor Chefe - Chief Inspector | ANDERSON EUSTAQUIO DOS SANTOS |
Diretor de Segurança Operacional | FERNANDO HENRIQUE TAVARES DA SILVA AMARAL |
PARTE B - OPERAÇÕES E LIMITAÇÕES / PART B - OPERATIONS AND LIMITATIONS |
Este item apresenta apenas as autorizações de caráter geral ou que contenham limitações operacionais.
As aprovações, autorizações, limitações e isenções constantes nestas Especificações Operativas permanecerão
válidas durante o período de vigência do respectivo COA, a menos que a ANAC as suspenda, ou as revogue, ou
que haja necessidade de sua atualização por parte de alterações na operação.
O operador somente está autorizado a conduzir operações em acordo com estas Especificações Operativas, em
conjunto com o seu sistema de manuais, aceitos ou aprovados pela ANAC.
O operador deve portar a bordo da(s) aeronave(s) autorizada(s) cópia destas Especificações Operativas. This item presents only authorizations of a general nature or that contain operational limitations.
The approvals, authorizations, limitations and exemptions contained
in these Operations Specifications will remain valid for the duration of the respective AOC, unless ANAC
suspends them, or revokes them, or there is a need for them to be updated by changes in the operation. The
operator is only authorized to conduct operations in accordance with these Operations Specifications, in
conjunction with its manual system, accepted or approved by ANAC. The operator must carry on board the
authorized aircraft(s) a copy of these Operations Specifications. |
B.1 |
AUTORIZAÇÕES DO OPERADOR / OPERATOR'S AUTHORIZATIONS |
B.1.1 |
TRANSPORTE DE ARTIGOS PERIGOSOS / TRANSPORTATION OF DANGEROUS GOODS |
SITUAÇÃO / STATUS: |
Autorizado - Authorized |
OBSERVAÇÕES / LIMITAÇÕES / RESTRIÇÕES (NOTES / LIMITATIONS / RESTRICTIONS) |
Não há observações / No restrictions applicable |
B.1.2 |
PROGRAMA DE ANTIGELO/DEGELO EM SOLO / GROUND ANTI-ICING/DEICING PROGRAM |
X |
APROVADO / APPROVED |
|
NÃO APROVADO / NOT APPROVED |
OBSERVAÇÕES / LIMITAÇÕES / RESTRIÇÕES (NOTES / LIMITATIONS / RESTRICTIONS) |
Não há observações / No restrictions applicable |
B.1.3 |
GERENCIAMENTO DE RISCO DE FADIGA HUMANA / HUMAN FACTORS RISK MANAGEMENT |
TIPO / TYPE |
APLICABILIDADE / APPLICABILITY |
DOCUMENTO DE REFERÊNCIA / REFERENCE |
DESCRIÇÃO / DESCRIPTION |
Gerenciamento de Risco da Fadiga - Fatigue Risk Management | Todas as operações exceto as eventualmente aplicáveis associadas a um SGRF aprovado. | DR-FLT-OH-002 ? Manual de Gerenciamento de Risco da Fadiga Humana | Conforme o documento DR-FLT-OH-002 ? Manual de Gerenciamento de Risco da Fadiga Humana. | Sistema de Gerenciamento de Risco da Fadiga - Fatigue Risk Management System (FRMS) | Autorização de coleta de dados da Fase 4 do SGRF. Viagem GRU-PUJ-GRU em trip. simples em anvs. 737-800 e 737 MAX. | 00066.005720/2024-82 | Aumento de 50 min. do tempo total da jornada para apresentações entre 18:30 e 23:30 hora local GRU; repouso mínimo em PUJ de 14 horas; jornada anterior à jornada GRU-PUJ deve ser encerrada antes das 16h (horário BSB) ou ter sido uma folga; repouso posterior à jornada PUJ-GRU deve incluir 2 dias de folgas consecutivos, com nova programação iniciada após às 10:00 do dia do término do período de folgas. Conforme proc. 00066.005720/2024-82. |
OBSERVAÇÕES / LIMITAÇÕES / RESTRIÇÕES (NOTES / LIMITATIONS / RESTRICTIONS) |
Não há observações / No restrictions applicable |
|
B.2 |
AUTORIZAÇÕES POR MODELO DE AERONAVE / AUTHORIZATIONS PER AIRCRAFT MODEL |
B.2.1 |
COMISSÁRIOS DE VOO / FLIGHT ATTENDANTS |
MODELO / MODEL |
VARIANTE DE MODELO / VARIANT |
TIPO DE TRIPULAÇÃO / CREW TYPE |
CAPACIDADE DE ASSENTOS / SEATS |
SIMPLES / SIMPLE |
COMPOSTA / COMPOSED |
REVEZAMENTO / ROTATION |
737-700 Series | | 3 | 4 | 5 | 138 |
737-8 | | 4 | 5 | 6 | 186 |
737-800 Series | | 4 | 5 | 6 | 186 |
OBSERVAÇÕES / LIMITAÇÕES / RESTRIÇÕES (NOTES / LIMITATIONS / RESTRICTIONS) |
Não há observações / No restrictions applicable |
B.2.2 |
UTILIZAÇÃO DE ELETRONIC FLIGHT BAG - EFB / USE OF EFB |
MODELO / MODEL |
VARIANTE DE MODELO / VARIANT |
CLASSE HARDWARE / HARDWARE CLASS |
TIPO DE SOFTWARE / SOFTWARE TYPE |
DOCUMENTOS AUTORIZADOS A SEREM UTILIZADOS SOMENTE NO EFB / DOCUMENTS AUTHORIZED TO BE USED ONLY IN EFB |
737-700 Series | | 2 | A, B | Todas as publicações operacionais exceto QRH e Kit Jeppesen SAM (South America Manual). |
737-8 | | 2 | A, B | Todas as publicações operacionais exceto QRH e Kit Jeppesen SAM (South America Manual). |
737-800 Series | | 2 | A, B | Todas as publicações operacionais exceto QRH e Kit Jeppesen SAM (South America Manual). |
OBSERVAÇÕES / LIMITAÇÕES / RESTRIÇÕES (NOTES / LIMITATIONS / RESTRICTIONS) |
1) Deve sempre ser mantido em formato impresso o QRH e Kit Jeppesen SAM (South America Manual);
2) No caso de ambos EFBs inoperantes, verificar despachabilidade na MEL e QRH;
3) Equipamento de uso aprovado: Apple iPAD (conforme processo 00066.020831/2018-71);
4) A GOL está autorizada a utilizar a Navegação Digital do aplicativo Aviator, sem necessitar a versão impressa a bordo (exceto em contingências), no EFB conforme o proc. 00066.003004/2022-07.
5) A GOL está autorizada a utilizar o módulo da Loadsheet Digital no aplicativo Aviator (processo 00066.008606/2022-42). |
B.2.3 |
ALTITUDES MÍNIMAS PARA USO DE PILOTO AUTOMÁTICO / MINIMUM ALTITUDES FOR AUTOPILOT USE |
|
O uso do piloto automático está restrito às regras definidas na seção 121.579 do RBAC nº 121 / The use of autopilot is restricted by 121.579 of RBAC 121 |
OBSERVAÇÕES / LIMITAÇÕES / RESTRIÇÕES (NOTES / LIMITATIONS / RESTRICTIONS) |
Não há observações / No restrictions applicable |
B.2.4 |
USO EXPANDIDO DE DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS PORTÁTEIS (PED) / EXPANDED USE OF PORTABLE ELECTRONIC DEVICES (PED) |
|
MODELO / MODEL |
VARIANTE DE MODELO / VARIANT |
FASE DE VOO / FLIGHT PHASE |
TAXI-OUT |
TAKE OFF |
CLIMB |
CRUISE |
DESCENT |
APCH |
LANDING |
TAXI-IN |
737-700 Series | | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | T-PED |
737-8 | | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | T-PED |
737-800 Series | | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | T-PED |
OBSERVAÇÕES / LIMITAÇÕES / RESTRIÇÕES (NOTES / LIMITATIONS / RESTRICTIONS) |
A GOL Linhas Aéreas está autorizada a utilizar sensores de rastreamento de carga SenseAware 3000, Fedex M4, PT300D (Sendum Wireless Corp) ou Queclink GL300 nos carregamentos de cargas sob as condições descritas, respectivamente, nos processo 00066.027151/2020-01, 00066.005307/2022-56, 00066.004091/2021-21 e 00066.008603/2022-17. |
B.2.5 |
OPERAÇÃO DE BAIXA VISIBILIDADE COM HGS / LOW VISIBILITY OPERATION WITH HGS |
|
O operador não possui autorização para operação de baixa visibilidade com HGS / This operator does not have authorization for low visibility operation with HGS |
OBSERVAÇÕES / LIMITAÇÕES / RESTRIÇÕES (NOTES / LIMITATIONS / RESTRICTIONS) |
Não há observações / No restrictions applicable |
B.2.6 |
ILS CAT II E CAT III |
MODELO / MODEL |
VARIANTE DE MODELO / VARIANT |
CAT II |
CAT III |
RVR(m) |
DH(ft) |
CATEGORIA / CATEGORY |
RVR(m) |
DH(ft) |
AH(ft) |
737-700 Series | 737-7BX | 350 | 100 |
A | | | |
B | | | |
C | | | |
737-700 Series | 737-7EH | 350 | 100 |
A | | | |
B | | | |
C | | | |
737-700 Series | 737-7K5 | 350 | 100 |
A | | | |
B | | | |
C | | | |
737-700 Series | 737-752 | 350 | 100 |
A | | | |
B | | | |
C | | | |
737-700 Series | 737-76N | 350 | 100 |
A | | | |
B | | | |
C | | | |
737-8 | 737-8 | 350 | 100 |
A | | | |
B | | | |
C | | | |
737-800 Series | 737-8AS | 350 | 100 |
A | | | |
B | | | |
C | | | |
737-800 Series | 737-8BK | 350 | 100 |
A | | | |
B | | | |
C | | | |
737-800 Series | 737-8EH | 350 | 100 |
A | | | |
B | | | |
C | | | |
737-800 Series | 737-8EH2 | 350 | 100 |
A | | | |
B | | | |
C | | | |
737-800 Series | 737-8HX | 350 | 100 |
A | | | |
B | | | |
C | | | |
737-800 Series | 737-8KN | 350 | 100 |
A | | | |
B | | | |
C | | | |
737-800 Series | 737-85R | 350 | 100 |
A | | | |
B | | | |
C | | | |
737-800 Series | 737-86N | 350 | 100 |
A | | | |
B | | | |
C | | | |
OBSERVAÇÕES / LIMITAÇÕES / RESTRIÇÕES (NOTES / LIMITATIONS / RESTRICTIONS) |
Não há observações / No restrictions applicable |
B.2.7 |
NAVEGAÇÃO BASEADA EM PERFORMANCE / PERFORMANCE BASED NAVIGATION (PBN) |
MODELO / MODEL |
VARIANTE DE MODELO / VARIANT |
TIPO DE OPERAÇÃO PBN (CÓDIGO PBN) / PBN ICAO CODE |
737-700 Series | 737-7BX | RNAV 1 (D1), RNAV 2 (C1), RNAV 5 (B2, B3, B4, B5), RNP 1 (O2), RNP APCH - BARO-VNAV (S2) |
737-700 Series | 737-7EH | RNAV 1 (D1), RNAV 2 (C1), RNAV 5 (B2, B3, B4, B5), RNP 1 (O2), RNP APCH - BARO-VNAV (S2) |
737-700 Series | 737-752 | RNAV 1 (D1, D1), RNAV 2 (C1, C1), RNAV 5 (B2, B2, B3, B3, B4, B4, B5, B5), RNP 1 (O1, O2), RNP APCH - BARO-VNAV (S2, S2) |
737-700 Series | 737-76N | RNAV 1 (D1), RNAV 2 (C1), RNAV 5 (B2, B3, B4, B5), RNP 1 (O2), RNP APCH - BARO-VNAV (S2) |
737-8 | | RNAV 1 (D1), RNAV 2 (C1), RNAV 5 (B2, B3, B4, B5), RNP 1 (O2), RNP APCH - BARO-VNAV (S2) |
737-800 Series | 737-8AS | RNAV 1 (D1), RNAV 2 (C1), RNAV 5 (B2, B3, B4, B5), RNP 1 (O2), RNP APCH - BARO-VNAV (S2) |
737-800 Series | 737-8EH | RNAV 1 (D1), RNAV 2 (C1), RNAV 5 (B2, B3, B4, B5), RNP 1 (O2), RNP APCH - BARO-VNAV (S2) |
737-800 Series | 737-8EH2 | RNAV 1 (D1, D1), RNAV 2 (C1, C1), RNAV 5 (B2, B2, B3, B3, B4, B4, B5, B5), RNP 1 (O1, O2), RNP APCH - BARO-VNAV (S2, S2) |
737-800 Series | 737-8HX | RNAV 1 (D1, D1), RNAV 2 (C1, C1), RNAV 5 (B2, B2, B3, B3, B4, B4, B5, B5), RNP 1 (O1, O2), RNP APCH - BARO-VNAV (S2, S2) |
737-800 Series | 737-8KN | RNAV 1 (D1), RNAV 2 (C1), RNAV 5 (B2, B3, B4, B5), RNP 1 (O2), RNP APCH - BARO-VNAV (S2) |
737-800 Series | 737-85R | RNAV 1 (D1), RNAV 2 (C1), RNAV 5 (B2, B3, B4, B5), RNP 1 (O2), RNP APCH - BARO-VNAV (S2) |
737-800 Series | 737-86N | RNAV 1 (D1), RNAV 2 (C1), RNAV 5 (B2, B3, B4, B5), RNP 1 (O1), RNP APCH - BARO-VNAV (S2) |
OBSERVAÇÕES / LIMITAÇÕES / RESTRIÇÕES (NOTES / LIMITATIONS / RESTRICTIONS) |
Todas as aeronaves 737-700, 737-800 e 737-8 da GOL Linhas Aéreas estão autorizadas a realizar procedimentos RNP APCH com RF
Legs. Processo 00066.000333/2024-50 |
B.2.8 |
RNP AR APCH - GENÉRICO / GENERIC |
MODELO / MODEL |
VARIANTE DE MODELO / VARIANT |
PRECISÃO / PRECISION(nm) |
CÓDIGO OACI PBN / PBN ICAO CODE |
ARREMETIDA MENOR RNP 1 / MINOR MISSED APPROACH RNP 1 |
737-700 Series | 737-7EH | 0,100 | T1 | Sim / Yes |
737-700 Series | 737-76N | 0,100 | T1 | Sim / Yes |
737-8 | 737-8 | 0,100 | T1 | Sim / Yes |
737-800 Series | 737-8EH | 0,100 | T1 | Sim / Yes |
737-800 Series | 737-8HX | 0,100 | T1 | Sim / Yes |
OBSERVAÇÕES / LIMITAÇÕES / RESTRIÇÕES (NOTES / LIMITATIONS / RESTRICTIONS) |
Operações "RNP AR APCH - GENÉRICO" autorizadas somente nos aeroportos avaliados pela GOL LINHAS AÉREAS S/A no respectivo RNP AR APCH Flight Operational Safety Assessment (FOSA). |
B.2.9 |
RNP AR APCH - ESPECÍFICO / SPECIFIC |
MODELO / MODEL |
VARIANTE DE MODELO / VARIANT |
AERÓDROMO / AERODROME |
PROCEDIMENTO / PROCEDURE |
CÓDIGO OACI PBN / PBN ICAO CODE |
PRECISÃO / PRECISION(nm) |
737-700 Series | 737-7BX | SBRJ | RNAV (RNP) W RWY02R | T1 | 0,100 |
737-700 Series | 737-7BX | SBRJ | RNP U RWY 20L (AR) | T1 | 0,100 |
737-700 Series | 737-7BX | SBRJ | RNP V RWY 20L (AR) | T1 | 0,100 |
737-700 Series | 737-7BX | SBRJ | RNAV (RNP) T RWY02R | T1 | 0,100 |
737-700 Series | 737-7EH | SBRJ | RNAV (RNP) T RWY 02R | T1 | 0,100 |
737-700 Series | 737-7EH | SBRJ | RNP U RWY 20L (AR) | T1 | 0,100 |
737-700 Series | 737-7EH | SBRJ | RNP V RWY 20L (AR) | T1 | 0,100 |
737-700 Series | 737-7EH | SBRJ | RNAV (RNP) W RWY 02R | T1 | 0,100 |
737-700 Series | 737-7K5 | SBRJ | RNAV (RNP) W RWY02R | T1 | 0,100 |
737-700 Series | 737-7K5 | SBRJ | RNP U RWY 20L (AR) | T1 | 0,100 |
737-700 Series | 737-7K5 | SBRJ | RNP V RWY 20L (AR) | T1 | 0,100 |
737-700 Series | 737-7K5 | SBRJ | RNAV (RNP) T RWY02R | T1 | 0,100 |
737-700 Series | 737-76N | SBRJ | RNAV (RNP) T RWY 02R | T1 | 0,100 |
737-700 Series | 737-76N | SBRJ | RNP U RWY 20L (AR) | T1 | 0,100 |
737-700 Series | 737-76N | SBRJ | RNP V RWY 20L (AR) | T1 | 0,100 |
737-700 Series | 737-76N | SBRJ | RNAV (RNP) W RWY 02R | T1 | 0,100 |
737-8 | 737-8 | SBRJ | RNAV (RNP) T RWY 02R | T1 | 0,100 |
737-8 | 737-8 | SBRJ | RNP U RWY 20L (AR) | T1 | 0,100 |
737-8 | 737-8 | SBRJ | RNP V RWY 20L (AR) | T1 | 0,100 |
737-8 | 737-8 | SBRJ | RNAV (RNP) W RWY 02R | T1 | 0,100 |
737-800 Series | 737-8EH | SBRJ | RNAV (RNP) T RWY 02R | T1 | 0,100 |
737-800 Series | 737-8EH | SBRJ | RNP U RWY 20L (AR) | T1 | 0,100 |
737-800 Series | 737-8EH | SBRJ | RNP V RWY 20L (AR) | T1 | 0,100 |
737-800 Series | 737-8EH | SBRJ | RNAV (RNP) W RWY 02R | T1 | 0,100 |
737-800 Series | 737-8HX | SBRJ | RNAV (RNP) T RWY 02R | T1 | 0,100 |
737-800 Series | 737-8HX | SBRJ | RNAV (RNP) W RWY 02R | T1 | 0,100 |
737-800 Series | 737-8HX | SBRJ | RNP V RWY 20L (AR) | T1 | 0,100 |
737-800 Series | 737-8HX | SBRJ | RNP U RWY 20L (AR) | T1 | 0,100 |
737-800 Series | 737-86N | SBRJ | RNAV (RNP) W RWY02R | T1 | 0,100 |
737-800 Series | 737-86N | SBRJ | RNAV (RNP) T RWY02R | T1 | 0,100 |
737-800 Series | 737-86N | SBRJ | RNP V RWY 20L (AR) | T1 | 0,100 |
737-800 Series | 737-86N | SBRJ | RNP U RWY 20L (AR) | T1 | 0,100 |
OBSERVAÇÕES / LIMITAÇÕES / RESTRIÇÕES (NOTES / LIMITATIONS / RESTRICTIONS) |
A GOL Linhas Aéreas está autorizada a realizar o procedimento EVKOX 1F RNP (AR) DEPARTURE (RWYS 02R/20L) em SBRJ, com os modelos 737-7EH, 737-76N, 737-8, 737-8EH, 737-8HX e 737-86J, conforme o processo 00066.010645/2023-91. |
B.2.10 |
DEMAIS AUTORIZAÇÕES POR MODELO DE AERONAVE / OTHER AUTHORIZATIONS BY AIRCRAFT MODEL |
MODELO / MODEL |
VARIANTE DE MODELO / VARIANT |
GDE. EXT. DE ÁGUA / EXT. OVER WATER OPS. |
TERRENO DESABITADO / UNINHABITED TERRAIN |
RVSM |
NAT HLA |
PAX |
CARGA / FREIGHT |
QUICK CHANGE |
COMBINADO / COMBI |
737-700 Series | 737-7BX | S/Y | S/Y | S/Y | N | S/Y | N | N | N |
737-700 Series | 737-7EH | S/Y | S/Y | S/Y | N | S/Y | N | N | N |
737-700 Series | 737-7K5 | S/Y | S/Y | S/Y | N | S/Y | N | N | N |
737-700 Series | 737-752 | S/Y | S/Y | S/Y | N | S/Y | N | N | N |
737-700 Series | 737-76N | S/Y | S/Y | S/Y | N | S/Y | N | N | N |
737-700 Series | 737-76N | N | S/Y | S/Y | N | S/Y | N | N | N |
737-8 | 737-8 | S/Y | S/Y | S/Y | N | S/Y | N | N | N |
737-8 | 737-8 | N | S/Y | S/Y | N | S/Y | N | N | N |
737-800 Series | 737-8AS | S/Y | S/Y | S/Y | N | S/Y | N | N | N |
737-800 Series | 737-8BK | S/Y | S/Y | S/Y | N | S/Y | N | N | N |
737-800 Series | 737-8EH | S/Y | S/Y | S/Y | N | S/Y | N | N | N |
737-800 Series | 737-8EH | N | S/Y | S/Y | N | S/Y | N | N | N |
737-800 Series | 737-8EH2 | S/Y | S/Y | S/Y | N | N | S/Y | N | N |
737-800 Series | 737-8EH2 | N | S/Y | S/Y | N | S/Y | N | N | N |
737-800 Series | 737-8HX | S/Y | S/Y | S/Y | N | S/Y | N | N | N |
737-800 Series | 737-8KN | S/Y | S/Y | S/Y | N | S/Y | N | N | N |
737-800 Series | 737-85R | S/Y | S/Y | S/Y | N | S/Y | N | N | N |
737-800 Series | 737-86N | S/Y | S/Y | S/Y | N | S/Y | N | N | N |
OBSERVAÇÕES / LIMITAÇÕES / RESTRIÇÕES (NOTES / LIMITATIONS / RESTRICTIONS) |
Não há observações / No restrictions applicable |
B.3 |
AUTORIZAÇÕES POR CONFIGURAÇÃO DE AERONAVE / AUTHORIZATIONS BY AIRCRAFT CONFIGURATION |
MODELO / MODEL |
VARIANTE DE MODELO / VARIANT |
MODELO DE MOTOR / ENGINE MODEL |
MOTORES INSTALADOS / INSTALLED ENGINE |
ETOPS (min) |
737-8 | | LEAP-1B27 | LEAP-1B27 | 120 | 737-8 | | LEAP-1B28 | LEAP-1B28 | 120 | 737-8 | | LEAP-1B28B1 | LEAP-1B28B1 | 120 | 737-800 Series | 737-8EH | CFM56-7B26 | CFM56-7B26 | 120 | 737-800 Series | 737-8EH | CFM56-7B27/B1 | CFM56-7B27/B1 | 120 |
OBSERVAÇÕES / LIMITAÇÕES / RESTRIÇÕES (NOTES / LIMITATIONS / RESTRICTIONS) |
Não há observações / No restrictions applicable |
|
B.3.2 |
AUTORIZAÇÕES EM AERÓDROMOS ESPECIAIS / AUTHORIZATION IN SPECIAL AERODROMES |
MODELO / MODEL |
VARIANTE DE MODELO / VARIANT |
MODELO DE MOTOR / ENGINE MODEL |
MOTORES INSTALADOS / INSTALLED MOTORS |
SBSP |
SBRJ |
737-700 Series | 737-7BX | CFM56-7B24 | CFM56-7B24 | S/Y | S/Y | 737-700 Series | 737-7EH | CFM56-7B22 | CFM56-7B22 | S/Y | S/Y | 737-700 Series | 737-7K5 | CFM56-7B22 | CFM56-7B22 | S/Y | S/Y | 737-700 Series | 737-752 | CFM56-7B22 | CFM56-7B22 | S/Y | S/Y | 737-700 Series | 737-76N | CFM56-7B22 | CFM56-7B22 | S/Y | S/Y | 737-8 | | LEAP-1B27 | LEAP-1B27 | S/Y | S/Y | 737-8 | | LEAP-1B28 | LEAP-1B28 | S/Y | S/Y | 737-8 | | LEAP-1B28B1 | LEAP-1B28B1 | S/Y | S/Y | 737-800 Series | 737-8AS | CFM56-7B24 | CFM56-7B24 | S/Y | N | 737-800 Series | 737-8BK | CFM56-7B24 | CFM56-7B24 | N | N | 737-800 Series | 737-8EH | CFM56-7B27/B1 | CFM56-7B27/B1 | S/Y | S/Y | 737-800 Series | 737-8EH | CFM56-7B27E/B1 | CFM56-7B27E/B1 | S/Y | S/Y | 737-800 Series | 737-8EH | CFM56-7B27E/B1 | CFM56-7B27E/B1 | S/Y | S/Y | 737-800 Series | 737-8EH2 | CFM56-7B24 | CFM56-7B24 | S/Y | S/Y | 737-800 Series | 737-8EH2 | CFM56-7B26 | CFM56-7B26 | S/Y | S/Y | 737-800 Series | 737-8EH2 | CFM56-7B27/B1 | CFM56-7B27/B1 | S/Y | S/Y | 737-800 Series | 737-8HX | CFM56-7B27/B1 | CFM56-7B27/B1 | S/Y | S/Y | 737-800 Series | 737-8KN | CFM56-7B26 | CFM56-7B26 | S/Y | N | 737-800 Series | 737-85R | CFM56-7B26 | CFM56-7B26 | S/Y | N | 737-800 Series | 737-86N | CFM56-7B26 | CFM56-7B26 | S/Y | N | 737-800 Series | 737-86N | CFM56-7B26E | CFM56-7B26E | S/Y | S/Y | 737-800 Series | 737-86N | CFM56-7B26E | CFM56-7B26E | S/Y | S/Y |
OBSERVAÇÕES / LIMITAÇÕES / RESTRIÇÕES (NOTES / LIMITATIONS / RESTRICTIONS) |
Não há observações / No restrictions applicable |
|
B.4 |
OUTRAS AUTORIZAÇÕES OU ISENÇÕES / OTHER AUTHORIZATIONS |
AUTORIZAÇÃO / AUTHORIZATION |
APLICABILIDADE / APPLICABILITY |
DOCUMENTO DE REFERÊNCIA / REFERENCE DOCUMENT |
DESCRIÇÃO / DESCRIPTION |
VALIDADE / VALID UNTIL |
Encaminhamento de relatório mensal de ocorrências (NOAP) - Forwarding monthly occurrence report | Toda a frota | Sistema AQD ? Aviation Quality Database | A GOL Linhas Aéreas está autorizada a encaminhar relatório mensal de ocorrências com artigos perigosos registrados no sistema de reportes da empresa, ao e-mail artigo.perigoso@anac.gov.br todo 10º dia útil referente ao mês anterior, incluindo as devidas evidências. Acidentes e incidentes relevantes serão notificados imediatamente à Agência. A autorização se restringe às notificações de artigos perigosos transportados como carga, COMAT ou AOG. Processo 00066.008882/2021-20. | | Gerenciamento da Frota - Fleet Management | Toda a frota | Manual Geral de Operações | A empresa está autorizada a utilizar em suas operações as aeronaves de Tipo OACI/Modelo/Configuração constantes na Parte B das Especificações Operativas, e com Certificado de Matrícula e Certificado de Aeronavegabilidade válidos, indicando "TPR" ou "TPN" como categoria de registro da aeronave, e a empresa como operadora. O detalhamento das autorizações específicas de cada matrícula está disponível no documento LISTA DE MATRÍCULAS AUTORIZADAS. | | Gerenciamento da Lista de Aeródromos Regulares e de Alternativa - LARA - Management of the List of Regular and Alternate Aerodromes | Toda a frota | MGO item 3.8.3; PR-ORG-DQ-014 Gerenciamento de Aeródromos Operados pela GOL; Guia de Rotas. | A GOL LINHAS AÉREAS S/A está autorizada a gerenciar a Lista de Aeródromos Regulares e de Alternativa (IS 121-0055D, B3.6) de acordo com o documento PR-ORG-DQ-014 - Gerenciamento de Aeródromos Operados pela GOL. Processo SEI 00066.006338/2021-43. | | Gerenciamento de combustível - Fuel Management | Toda a frota. | MDOV 2.17.7; 2.17.7.5; 2.17.9.1 e 2.17.10.1. MGO 3.5; 3.8.10 e 3.8.16 | A GOL Linhas Aéreas está autorizada provisoriamente a operar com combustível de contingência reduzido para 3% conforme previsto no RBAC121.645 (e) para realizar a fase 4 da certificação. 00066.014163/2023-18. | | Isenção de Requisitos Operacionais - Exemption from Operational Requirements | Toda a frota. | MCmsV rev. 09.00 | A GOL Linhas Aéreas está autorizada a manter ao menos um ressuscitador/reanimador (AMBU) em silicone a bordo da aeronave, associado a um dos conjuntos de primeiros socorros. | | Isenção de Requisitos Operacionais - Exemption from Operational Requirements | B737-8 MAX com número de série 44861, 60703, 43558 e 44862. | Relatório de Engenharia: SAOME 2021-018 Proposta de Isenção Temporária de requisito para entrada de operação. Rev. 00 -14/09/21 | A GOL Linhas Aéreas S.A está aprovada à isenção temporária de cumprimento parcial do requisito de que trata o parágrafo 121.311(j) do Regulamento Brasileiro da Aviação Civil - RBAC nº 121, para as aeronaves modelo B737- 8 MAX com número de série 44861, 60703, 43558 e 44862, com validade de isenção até a data de 30 de abril de 2023. Processo 00066.011991/2021-24. | 30/04/2023 | Lista de Passageiros - Passenger List | Toda a frota. | | A GOL LINHAS AÉREAS S/A está autorizada a manter a relação dos passageiros embarcados no sistema informatizado de "CHECK-IN", como uma Permissão Especial, de acordo com o previsto no CBAer, art. 20. | | Método Alternativo de Cumprimento (AMOC) Operacional - Alternative Method of Operacional Compliance | Aeronaves que utilizam os modelos de assento RECARO BL-350 e SPECTRUM. | | A GOL LINHAS AÉREAS S/A está autorizada a utilizar cartões de segurança por placares adesivados nas aeronaves que utilizam os modelos de assento RECARO BL-350 e SPECTRUM conforme o processo SEI 00066.008505/2018-95. | | Método Alternativo de Cumprimento (AMOC) Operacional - Alternative Method of Operacional Compliance | Bases de Congonhas e Cofins | Sistema de Documentos e Registros de Manutenção Eletrônicos - SDRMe | Conforme previsto no item 5.6.9-I da IS Nº 43.9-004, o Operador está autorizado a utilizar o Sistema de Documentos e Registros de Manutenção Eletrônicos - SDRMe conforme procedimentos aceitos de seu sistema de manuais. Processo 00066.009307/2021-44. | | Operações de decolagem em baixa visibilidade - Low Visibility Take off Operations (LVTO) | Toda frota | MGO - OM 3.5.17, 3.5.18 | A GOL Linhas Aéreas está autorizada a utilizar o procedimento LVTO com RVR mínimo de 150m conforme tabela do OM rev. 31 item 3.5.17. Processo 00066.011346/2023-73. | | Transporte de carga na cabine de passageiros - Cargo transport in the passenger cabin | Toda frota. | MGO - OM rev.31.00 cap. 10.2 | A GOL Linhas Aéreas está autorizada a transportar cargas na
cabine de passageiros utilizando os assentos com a instalação do "Seat Container" e nos bins das aeronaves conforme procedimentos aprovados no processo SEI 00066.010870/2023-27. | | Uso de dados de desempenho específicos para pistas com pavimento antiderrapante - Use of specific performance data for tracks with anti-slip walkways. | Aeródromos com pistas com pavimento antiderrapante. | DR-FLT-OH-001 - Operations Manual - OM - Rev.24.00, MEL - Minimum Equipment List GOL B737-700/-800 NG - Rev.22, MN-FLT-OH-300 - FCTM - Rev 03, PR?ORG-DX?001 ? Programa de Acomp. e Análise de Dados | A GOL LINHAS AÉREAS S/A está autorizada a utilizar dados de desempenho específicos para pistas com pavimento antiderrapante conforme os parágrafos 121.195 (D) e 121.189 (E) do RBAC 121 e IS 91-009 A. Processo SEI 00066.001357/2021-83. | | Uso de meios alternativos para considerar os parâmetros necessários para cumprimento dos requisitos de desempenho da Subparte I do RBAC nº 121 - Use of alternative means to consider the parameters necessary to meet the performance requirements of Subpart I of RBAC No. 121 | Toda frota | BO-FLT-OH-2024-0XX SEI 9799018; MDV rev. 08 - Item 2.17.2.10 SEI 9799016; IT? ORG/DX ? 0XX ? Rev.00 SEI 9918727. | Procedimentos para operação em aeródromos sem informações meteorológicas disponíveis. A GOL Linhas Aéreas S/A está autorizada, com base na IS nº 121-017A, a utilizar procedimentos alternativos para cumprimento dos requisitos de desempenho da Subparte Ido RBAC nº 121, quando o aeródromo não dispõe de informações meteorológicas que atendam às seções121.101 ou 121.119 doRBAC nº 121. 00066.003288/2024-95 | |
|
B.5 |
ARRENDAMENTO/INTERCÂMBIO DE AERONAVES - WET LEASE/AIRCRAFT INTERCHANGE |
B.5.1 |
ARRENDAMENTO/INTERCÂMBIO DE AERONAVES COMO OPERADOR PRIMÁRIO - WET LEASE/AIRCRAFT INTERCHANGE AS PRIMARY OPERATOR |
|
O operador não possui contratos de intercâmbio como operador primário / This operator does not have contracts of interchange as a primary operator |
B.5.2 |
ARRENDAMENTO/INTERCÂMBIO DE AERONAVES COMO OPERADOR SECUNDÁRIO - WET LEASE/AIRCRAFT INTERCHANGE AS SECONDARY OPERATOR |
|
O operador não possui contratos de intercâmbio como operador secundário / This operator does not have contracts of interchange as a secondary operator. |
OBSERVAÇÕES / LIMITAÇÕES / RESTRIÇÕES (NOTES / LIMITATIONS / RESTRICTIONS) |
Não há observações / No restrictions applicable |
PARTE C - ÁREAS DE OPERAÇÃO DE AERÓDROMOS |
C.1 |
ÁREAS DE OPERAÇÃO AUTORIZADAS / OPERATION AREAS AUTHORIZED |
MODELO / MODEL |
VARIANTE DE MODELO / VARIANT |
BRASIL / BRAZIL |
AMÉRICA DO SUL / SOUTH AMERICA |
AMÉRICA DO NORTE / NORTH AMERICA |
AMÉRICA CENTRAL / CENTRAL AMERICA |
EUROPA / EUROPE |
ÁFRICA / AFRICA |
ÁSIA / ASIA |
OCEANIA |
737-700 Series | | X | X | X | X | | | | | 737-8 | | X | X | X | X | | | | | 737-800 Series | | X | X | X | X | | X | | |
OBSERVAÇÕES / LIMITAÇÕES / RESTRIÇÕES (NOTES / LIMITATIONS / RESTRICTIONS) |
Não há observações / No restrictions applicable |
|
C.2 |
MANUTENÇÃO AUTORIZADA / AUTHORIZED MAINTENANCE |
Prerrogativas de execução de manutenção autorizadas, conforme Lista de Bases de Manutenção (LBM) aceita ou aprovada pela ANAC. Maintenance authorizations as per List of Maintenance Bases (LBM) accepted or aproved by ANAC.
|
C.3 |
OUTRAS AUTORIZAÇÕES DE AERONAVEGABILIDADE / OTHER AIRWORTHINESS AUTHORIZATIONS |
MODELO / MODEL |
TIPO DE AUTORIZAÇÃO / AUTHORIZATION TYPE |
DESCRIÇÃO / DESCRIPTION |
737-700 Series, 737-8, 737-800 Series | Escalation: Autorização para utilização de padrões para determinar limitações de tempo, para revisões gerais (overhaul), inspeções e verificações em células, motores, hélices, rotores, componentes e equipamentos de emergência, conforme Programa de Confiabilidade Aprovado e Seções 119.49(b)(8) e 119.49(c)(8) do RBAC 119. | Mediante aprovação prévia da ANAC, dada as limitações indicadas na IT-MNT/MM-058. | 737-700 Series, 737-8, 737-800 Series | MEL - Autoextensão: Autorização de uso de Programa de Autoextensão MEL, conforme IS 91-012. - Self-extension of MEL tasks according to IS 91-012. | Conforme PR-MNT/MM-007, anexo ao MGM. | 737-700 Series, 737-8, 737-800 Series | PC: Autorização de uso do Programa de Confiabilidade, conforme Seções 121.369(b)(12) do RBAC 121 e 135.427(b)(12) do RBAC 135. - Authorization to use the Reliability Program, pursuant to Sections 121.369(b)(12) of RBAC 121 and 135.427(b)(12) of RBAC 135. | Conforme PR-MNT/MM-013, e seção IV-2-3 do MGM. | 737-700 Series, 737-8, 737-800 Series | PMAC: Autorização de uso do Programa de Manutenção de Aeronavegabilidade Continuada, conforme Seções 367 do RBAC 121 e 425 do RBAC 135. - Authorization to use Approved Maintenance Schedule for engine, propeller, rotor and emergency equipment, as per Section 135.421 of RBAC 135 | Conforme MGM. | 737-700 Series, 737-8, 737-800 Series | STE - Short Term Escalation: Autorização de utilização de extensão de tarefas de manutenção até o limite de 10%, sem exceder 500H ou ciclos em operação, conforme 119.49(b)(8) e 119.49(c)(8) do RBAC 119, 121.367 do RBAC 121 e 135.425 do RBAC 135. - Authorization to use extension of maintenance tasks up to a limit of 10%, without exceeding 500H or cycles in operation, according to 119.49(b)(8) and 119.49(c)(8) of RBAC 119, 121.367 of RBAC 121 and 135.425 of RBAC 135 | Conforme parte A dos PMAs aprovados para o 737-700/737-800 e 737-8. | 737-700 Series, 737-8, 737-800 Series | Registros Digitais: Autorização de Uso do Sistema de Documentos e Registros de Manutenção Eletrônicos - SDRMe. - Authorization to Use the Electronic Documents and Records System. | Conforme previsto no item 5.6.9-I da IS Nº 43.9-004, o Operador está autorizado a utilizar o Sistema de Documentos e Registros de Manutenção Eletrônicos - SDRMe conforme procedimentos aceitos de seu sistema de manuais, nas bases Congonhas e Confins. Processo 00066.009307/2021-44 | 737-8 | Isenção de Requisito Aeronavegabilidade - Airworthiness Requirement Exemption | A GOL Linhas Aéreas S.A está aprovada à isenção temporária de cumprimento parcial do requisito de que trata o parágrafo 121.311(j) do Regulamento Brasileiro da Aviação Civil - RBAC nº 121, para as aeronaves modelo B737- 8 MAX com número de série 44861, 60703, 43558 e 44862, com validade de isenção até a data de 30 de abril de 2023. Processo 00066.011991/2021-24. | 737-700 Series, 737-8, 737-800 Series | LBM: Autorização de uso de Lista de Bases de Manutenção, conforme IS 119-001, na seção 5.3.11, ou IS 119-004, na seção 5.2.11.2 - LMB: Authorization to use the List of Maintenance Bases, according to IS 119-001, section 5.3.11, or IS 119-004, sections 5.2.11.2. | Conforme IT-TMNT-MM-080 anexa ao MGM. |
OBSERVAÇÕES / LIMITAÇÕES / RESTRIÇÕES (NOTES / LIMITATIONS / RESTRICTIONS) |
Não há observações / No restrictions applicable |
|
PARTE D - EMISSÃO DO DOCUMENTO / PART D - DOCUMENT EMISSION |
D.1 |
TABELA DE SIGLAS E ABREVIATURAS / TABLE OF ACRONYMS AND ABBREVIATIONS |
SIGLA / ACRONYM |
DESCRIÇÃO / DESCRIPTION |
ANAC |
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL / NATIONAL CIVIL AVIATION AGENCY |
SPO |
SUPERINTENDÊNCIA DE PADRÕES OPERACIONAIS / DEPARTMENT OF FLIGHT STANDARDS |
GCTA |
GERÊNCIA DE OPERAÇÕES DE EMPRESAS DE TRANSPORTES AÉREOS - 121 |
COA |
CERTIFICADO DE OPERADOR AÉREO / AIR OPERATOR'S CERTIFICATE |
OACI/ICAO |
ORGANIZAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL INTERNACIONAL / INTERNATIONAL CIVIL AVIATION ORGANIZATION |
EFB |
INFORMAÇÃO AERONÁUTICA DIGITAL / ELETRONIC FLIGHT BAG |
HGS |
HEAD UP GUIDANCE SYSTEM |
BARO-VNAV |
GUIA BAROMÉTRICO DE NAVEGAÇÃO VERTICAL / BAROMETRIC GUIDANCE FOR VERTICAL NAVIGATION |
NM |
MILHAS NÁUTICAS / NAUTICAL MILES |
PMD / MTOW |
PESO MÁXIMO DE DECOLAGEM / MAXIMUM TAKEOFF WEIGHT |
ETOPS |
OPERAÇÃO COM ALCANCE AUMENTADO / EXTENDED OPERATIONS |
COM |
CERTIFICADO DE ORGANIZAÇÃO DE MANUTENÇÃO / MAINTENANCE ORGANIZATION CERTIFICATE |
PAX |
OPERAÇÃO DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS / PASSENGER TRANSPORT OPERATION |
CARGA |
OPERAÇÃO COM TRANSPORTE DE CARGA / CARGO TRANSPORT OPERATION |
CCA |
CONFIGURAÇÃO CARGUEIRA APROVADA / APPROVED CARGO CONFIGURATION |
QUICK-CHANGE |
ALTERAÇÃO RÁPIDA DE CONFIGURAÇÃO PAX/CARGA / QUICK CHANGE PAX/LOAD CONFIGURATION |
COMBI |
CONFIGURAÇÃO CARGA E PAX SIMULTÂNEA / SIMULTANEOUS LOAD AND PAX CONFIGURATION |
RVSM |
SEPARAÇÃO MÍNIMA VERTICAL REDUZIDA / REDUCED VERTICAL SEPARATION MINIMUM |
EXTENSÃO ÁGUA |
OPERAÇÃO SOBRE GRANDES EXTENSÕES DE ÁGUA / EXTENDED OVER WATER OPERATIONS |
TERRENO DESABITADO / UNINHABITED TERRAIN |
OPERAÇÃO SOBRE TERRENO DESABITADO OU SELVA / EXTENDED OVER UNINHABITED TERRAIN OPERATIONS |
NAT-HLA |
NORTH ATLANTIC HIGH LEVEL AIRSPACE |
APCH |
APROXIMAÇÃO / APPROACH |
D.2 |
CONTROLE DE REVISÕES / REVISION CONTROL |
REVISÃO / REVISION |
DATA / DATE |
RESUMO DAS MODIFICAÇÕES / SUMMARY OF CHANGES |
PROCESSO ANAC / ANAC REFERENCE |
368 |
10/10/2024 |
a) Autorização RNP AR Genérica precisão 0.1 (tab. B.2.8);
b) Correção de modelos/motorização nas tabelas B.2.6, B.2.7, B.2.8, B.2.9, B.2.10, B.3.1 e B.3.2.
c) Autorização para fase 4 do SGRF Punta Canas (tab.B.1.3). |
00066.008487/2024-90 |
367 |
28/06/2024 |
Autorização provisória para a utilização de combustível de contingência reduzido para 3% (tabela B.5). |
00066.014163/2023-18 |
366 |
16/04/2024 |
Procedimentos para operação em aeródromos sem informações meteorológicas disponíveis, com base na IS nº 121-017A. |
00066.003288/2024-95 |
365 |
08/03/2024 |
Autorização RNP APCH com RF Leg (tabela B.2.7 - Observações/Limitações). |
00066.000333/2024-50 |
364 |
05/02/2024 |
Autorização final do RNP AR DEPARTURE em SBRJ. |
00066.010645/2023-91 |
363 |
05/01/2024 |
Alteração do Piloto Chefe p/ cmte Massa. |
00066.016258/2023-68 |
362 |
02/01/2024 |
Inclusão da autorização LVTO conforme a IS 121-019A.(Tabela B.4) |
00066.011346/2023-73 |
361 |
13/12/2023 |
Autorização provisória do procedimento RNP AR DP EVKOX 1F RNP (AR) DEPARTURE (RWYS 02R/20L) em SBRJ em condições VMC, para a realização da fase 4 da certificação. |
00066.010645/2023-91 |
360 |
17/11/2023 |
Transporte de cargas na cabine de passageiros utilizando os assentos com a instalação do "Seat Container" e nos bins das aeronaves. |
00066.010870/2023-27 |
359 |
24/10/2023 |
Alteração do Inspetor-Chefe. |
00066.012211/2023-25 |
358 |
09/09/2023 |
Alteração da identificação dos procedimentos RNP AR APCH para o aeroporto SBRJ (Tabela B.2.9) |
00066.011261/2023-95 |
357 |
23/08/2023 |
Autorização definitiva do RNP AR Genérico com precisão 0.15nm. (Tabela B.2.8) |
00066.002986/2023-92 |
356 |
28/07/2023 |
Alteração do Certificado de Operador Aéreo - COA. |
00066.009089/2023-18 |
355 |
12/07/2023 |
Autorização final da Loadsheet digital no Aviator - EFB. Tabela B.2.2. |
00066.008606/2022-42 |
354 |
30/06/2023 |
Autorização provisória do RNP AR Genérico com precisão 0.15 para fase 4 da certificação. |
00066.002986/2023-92 |
353 |
04/05/2023 |
a) Autorização provisória para o uso da Loadsheet Digital no aplicativo Aviator para a fase 4 da sua certificação. (Tabela B.2.2 OBSERVAÇÕES / LIMITAÇÕES / RESTRIÇÕES);
b) Ajustes devido à emissão das E.O. pelo novo sistema conforme apontado pela GOL na carta CA 021/2023-SAOOO (SEI 8357611). |
00066.008606/2022-42 |
352 |
23/02/2023 |
Autorização final para o uso da Navegação Digital do Aviator no EFB, sem necessitar a versão impressa a bordo (exceto em contingências). |
00066.003004/2022-07 |
351 |
15/02/2023 |
Uso da nova plataforma da ANAC Santos Dumont para cadastro e emissão das especificações operativas. |
00066.001472/2023-10 |
| Documento assinado eletronicamente por Luiz Fernando Collares, Gerente Técnico, Substituto(a), em 10/10/2024, às 18:04, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Referência: Processo nº 00066.008487/2024-90 |
SEI nº 10668798 |