ESPECIFICAÇÕES OPERATIVAS 121
(OPERATIONS SPECIFICATIONS)
AZUL LINHAS AEREAS BRASILEIRAS S.A.
REVISÃO / REVISION 405 / ANAC
CERTIFICADO COA / CERTIFICATE Nº 2008-11-0AZU-01-02/ANAC
| AZUL LINHAS AEREAS BRASILEIRAS S.A. |
405 |
29/10/2025 |
| PARTE A - INFORMAÇÕES GERAIS / PART A - GENERAL INFORMATIONS |
| A.1 |
INFORMAÇÕES DE CONTATO DA AUTORIDADE EXPEDIDORA / ISSUING AUTHORITY CONTACT INFORMATION |
| AUTORIDADE DE AVIAÇÃO CIVIL / CIVIL AVIATION AUTHORITY |
PAÍS / COUNTRY |
| AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL - ANAC |
BRASIL |
| SETOR RESPONSÁVEL / RESPONSIBLE DEPARTMENT |
| Gerência de Operações de Empresas de Transporte Aéreo - GCTA |
| TELEFONE / TELEPHONE |
E-MAIL |
| 1136368622 |
gcta@anac.gov.br |
| ENDEREÇO / ADDRESS |
| Rua Renascença 112, Vila Congonhas, São Paulo - SP, CEP: 04612-010. |
| A.2 |
INFORMAÇÕES DO OPERADOR / ORGANIZATION INFORMATION |
| RAZÃO SOCIAL / CORPORATE NAME |
DOCUMENTO / IDENTIFICATION NUMBER |
| AZUL LINHAS AEREAS BRASILEIRAS S.A. |
CNPJ: 09.296.295/0001-60 |
| NOME FANTASIA / TRADING NAME |
CERTIFICADO DE OPERADOR AÉREO / AIR OPERATOR'S CERTIFICATE |
| - |
2008-11-0AZU-01-02 |
| A.3 |
CARACTERÍSTICAS DE OPERAÇÕES AUTORIZADAS / AUTHORIZED OPERATIONS |
| X |
REGULAR NACIONAL / NATIONAL REGULAR |
X |
REGULAR INTERNACIONAL / INTERNATIONAL REGULAR |
X |
NÃO REGULAR NACIONAL / NATIONAL NON-REGULAR |
X |
NÃO REGULAR INTERNACIONAL / INTERNATIONAL NON-REGULAR |
| OBSERVAÇÕES / LIMITAÇÕES / RESTRIÇÕES (NOTES / LIMITATIONS / RESTRICTIONS) |
| Não há observações/ No restrictions applicable |
| A.4 |
ENDEREÇOS DO OPERADOR / OPERATOR ADDRESSES |
| Base Principal de Manutenção - Main Maintenance Station Address |
| Rodovia Santos Dumont, km 66, S/N SBKP - Parque Viracopos - CAMPINAS - São Paulo - Brasil - CEP 13055-900 |
| Base Principal de Operações - Main Operations Station Address |
| Rodovia Santos Dumont, km 66, S/N SBKP - Parque Viracopos - CAMPINAS - São Paulo - Brasil - CEP 13055-900 |
| Centro de Despacho de Voo Principal - Main Center of Flight Dispach Address |
| Avenida Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues, 939 - Alphaville Industrial - BARUERI - São Paulo - Brasil - CEP 06460-040 |
| Sede Administrativa - Headquarter Address |
| Avenida Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues, 939 - Alphaville Industrial - BARUERI - São Paulo - Brasil - CEP 06460-040 |
| A.5 |
PESSOAL DE ADMINISTRACAO REQUERIDO DO OPERADOR / ADMINISTRATIVE PERSONNEL |
| CARGO RBAC / ANAC JOB POSITION |
NOME COMPLETO / FULL NAME |
| Gestor Responsável - Accountable Executive | John Peter Rodgerson |
| Diretor de Operações | RUBENS RAFAEL SCHAEFER |
| Piloto Chefe - Chief Pilot | THIAGO JORGE DE ANDRADE |
| Diretor de Manutenção | VINICIUS COSTA VAZ DE ALMEIDA |
| Inspetor Chefe - Chief Inspector | ALBERTO OTTAVIO SPELTA |
| Diretor de Segurança Operacional | Renato Alves Achoa |
| PARTE B - OPERAÇÕES E LIMITAÇÕES / PART B - OPERATIONS AND LIMITATIONS |
|
Este item apresenta apenas as autorizações de caráter geral ou que contenham limitações operacionais.
As aprovações, autorizações, limitações e isenções constantes nestas Especificações Operativas permanecerão
válidas durante o período de vigência do respectivo COA, a menos que a ANAC as suspenda, ou as revogue, ou
que haja necessidade de sua atualização por parte de alterações na operação.
O operador somente está autorizado a conduzir operações em acordo com estas Especificações Operativas, em
conjunto com o seu sistema de manuais, aceitos ou aprovados pela ANAC.
O operador deve portar a bordo da(s) aeronave(s) autorizada(s) cópia destas Especificações Operativas. This item presents only authorizations of a general nature or that contain operational limitations.
The approvals, authorizations, limitations and exemptions contained
in these Operations Specifications will remain valid for the duration of the respective AOC, unless ANAC
suspends them, or revokes them, or there is a need for them to be updated by changes in the operation. The
operator is only authorized to conduct operations in accordance with these Operations Specifications, in
conjunction with its manual system, accepted or approved by ANAC. The operator must carry on board the
authorized aircraft(s) a copy of these Operations Specifications. |
| B.1 |
AUTORIZAÇÕES DO OPERADOR / OPERATOR'S AUTHORIZATIONS |
| B.1.1 |
TRANSPORTE DE ARTIGOS PERIGOSOS / TRANSPORTATION OF DANGEROUS GOODS |
| SITUAÇÃO / STATUS: |
Autorizado - Authorized |
| OBSERVAÇÕES / LIMITAÇÕES / RESTRIÇÕES (NOTES / LIMITATIONS / RESTRICTIONS) |
| O operador está autorizado ao transporte de artigos perigosos segundo as disposições estabelecidas na regulamentação e conforme seu Manual de Artigos Perigosos - MAP e seu Programa de Treinamento de Artigos Perigosos - PTAP aprovados. |
| B.1.2 |
PROGRAMA DE ANTIGELO/DEGELO EM SOLO / GROUND ANTI-ICING/DEICING PROGRAM |
| X |
APROVADO / APPROVED |
|
NÃO APROVADO / NOT APPROVED |
| OBSERVAÇÕES / LIMITAÇÕES / RESTRIÇÕES (NOTES / LIMITATIONS / RESTRICTIONS) |
| Não há observações / No restrictions applicable |
| B.1.3 |
GERENCIAMENTO DE RISCO DE FADIGA HUMANA / HUMAN FACTORS RISK MANAGEMENT |
| TIPO / TYPE |
APLICABILIDADE / APPLICABILITY |
DOCUMENTO DE REFERÊNCIA / REFERENCE |
DESCRIÇÃO / DESCRIPTION |
| Gerenciamento de Risco da Fadiga - Fatigue Risk Management | Todas as operações exceto as eventualmente associadas a um SGRF aprovado. | MGO e MGRF. | Conforme RBAC nº 117. |
| OBSERVAÇÕES / LIMITAÇÕES / RESTRIÇÕES (NOTES / LIMITATIONS / RESTRICTIONS) |
| Não há observações / No restrictions applicable |
|
| B.2 |
AUTORIZAÇÕES POR MODELO DE AERONAVE / AUTHORIZATIONS PER AIRCRAFT MODEL |
| B.2.1 |
COMISSÁRIOS DE VOO / FLIGHT ATTENDANTS |
| MODELO / MODEL |
VARIANTE DE MODELO / VARIANT |
TIPO DE TRIPULAÇÃO / CREW TYPE |
CAPACIDADE DE ASSENTOS / SEATS |
| SIMPLES / SIMPLE |
COMPOSTA / COMPOSED |
REVEZAMENTO / ROTATION |
| ATR 72-212A | | 2 | 3 | | 72 |
| A320-251N | | 4 | 5 | | 180 |
| A320-253N | | 4 | 5 | | 180 |
| A321-251NX | | 5 | 7 | | 214 |
| A330-243 | | 8 | 10 | 12 | 271 |
| A330-941 | | 8 | 10 | 12 | 298 |
| A330-941 | | 8 | 10 | 12 | 377 |
| ERJ 190-200 LR | | 3 | 4 | | 118 |
| ERJ 190-400 | | 3 | 4 | | 136 |
| OBSERVAÇÕES / LIMITAÇÕES / RESTRIÇÕES (NOTES / LIMITATIONS / RESTRICTIONS) |
| Não há observações / No restrictions applicable |
| B.2.2 |
UTILIZAÇÃO DE ELETRONIC FLIGHT BAG - EFB / USE OF EFB |
| MODELO / MODEL |
VARIANTE DE MODELO / VARIANT |
CLASSE HARDWARE / HARDWARE CLASS |
TIPO DE SOFTWARE / SOFTWARE TYPE |
DOCUMENTOS AUTORIZADOS A SEREM UTILIZADOS SOMENTE NO EFB / DOCUMENTS AUTHORIZED TO BE USED ONLY IN EFB |
| ATR 72-212A | ATR-72-212A (600) | 2 | B | Manuais da aeronave, manuais do operador, cartas de navegação, e "briefing package" via aplicativo iSa Briefing. |
| A320-251N | | 2 | B | Manuais da aeronave, manuais do operador, cartas de navegação, e "briefing package" via aplicativo iSa Briefing. |
| A320-253N | | 2 | B | Manuais da aeronave, manuais do operador, cartas de navegação, e "briefing package" via aplicativo iSa Briefing. |
| A321-231 | | 2 | B | Manuais da aeronave, manuais do operador, cartas de navegação, e "briefing package" via aplicativo iSa Briefing. |
| A321-251NX | | 2 | B | Manuais da aeronave, manuais do operador, cartas de navegação, e "briefing package" via aplicativo iSa Briefing. |
| A330-243 | | 2 | B | Manuais da aeronave, manuais do operador, cartas de navegação, e "briefing package" via aplicativo iSa Briefing. |
| A330-941 | | 2 | B | Manuais da aeronave, manuais do operador, cartas de navegação, e "briefing package" via aplicativo iSa Briefing. |
| ERJ 190-200 LR | | 2 | B | Manuais da aeronave, manuais do operador, cartas de navegação, e "briefing package" via aplicativo iSa Briefing. |
| ERJ 190-400 | | 2 | B | Manuais da aeronave, manuais do operador, cartas de navegação, e "briefing package" via aplicativo iSa Briefing. |
| 737-400 Series | 737-48E | 2 | B | Manuais da aeronave, manuais do operador, cartas de navegação, e "briefing package" via aplicativo iSa Briefing. |
| OBSERVAÇÕES / LIMITAÇÕES / RESTRIÇÕES (NOTES / LIMITATIONS / RESTRICTIONS) |
| O "briefing package" autorizado a ser utilizado via aplicativo iSa Briefing nos EFB das aeronaves é composto dos seguintes documentos/manuais:
a) Flight Plan/Despacho/Navegação;
b) NOTAM;
c) Informações meteorológicas;
d) Loadsheet; e
e) Airport Briefing. |
| B.2.3 |
ALTITUDES MÍNIMAS PARA USO DE PILOTO AUTOMÁTICO / MINIMUM ALTITUDES FOR AUTOPILOT USE |
| MODELO / MODEL |
VARIANTE DE MODELO / VARIANT |
ALTITUDE MÍNIMA PARA DECOLAGEM / MINIMUM ALTITUDE FOR TAKEOFF(ft) |
ALTITUDE MÍNIMA PARA POUSO / MINIMUM ALTITUDE FOR LANDING(ft) |
| ATR 72-212A | ATR-72-212A (600) | 100 | 80 | | A320-251N | | 100 | 0 | | A320-253N | | 100 | 0 | | A321-231 | | 100 | 0 | | A321-251NX | | 100 | 0 | | A330-243 | | 100 | 0 | | A330-941 | | 100 | 0 | | ERJ 190-200 LR | | 400 | 50 | | ERJ 190-400 | | 200 | 80 | | 737-400 Series | 737-48E | 1000 | 200 |
| OBSERVAÇÕES / LIMITAÇÕES / RESTRIÇÕES (NOTES / LIMITATIONS / RESTRICTIONS) |
| Não há observações / No restrictions applicable |
|
| B.2.4 |
USO EXPANDIDO DE DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS PORTÁTEIS (PED) / EXPANDED USE OF PORTABLE ELECTRONIC DEVICES (PED) |
|
| MODELO / MODEL |
VARIANTE DE MODELO / VARIANT |
FASE DE VOO / FLIGHT PHASE |
| TAXI-OUT |
TAKE OFF |
CLIMB |
CRUISE |
DESCENT |
APCH |
LANDING |
TAXI-IN |
| ATR 72-212A | ATR-72-212A (600) | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | T-PED |
| A320-251N | | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | T-PED |
| A320-253N | | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | T-PED |
| A321-251NX | | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | T-PED |
| A330-243 | | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | T-PED |
| A330-941 | | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | T-PED |
| ERJ 190-200 LR | | Modo avião - Airplane Mode | Modo avião - Airplane Mode | Modo avião - Airplane Mode | Modo avião - Airplane Mode | Modo avião - Airplane Mode | Modo avião - Airplane Mode | Modo avião - Airplane Mode | T-PED |
| ERJ 190-400 | | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | Modo avião com Wi-Fi - Airplane Mode with WIFI | T-PED |
| OBSERVAÇÕES / LIMITAÇÕES / RESTRIÇÕES (NOTES / LIMITATIONS / RESTRICTIONS) |
| a) A autorização de uso expandido de PEDs para as aeronaves modelo A320-251N, A320-253N, A321-251NX, ERJ 190-400, ATR 72-212A, A330-941 e A330-243 está limitada durante operações de precisão e/ou em baixa visibilidade, tais como LVTO e ILS CAT II/III, nas quais o sistema WiFi portátil e todos os PEDs deverão estar desligados.
b) Para a frota A330-941 a autorização "Modo avião com Wi-Fi" inclui o uso de Bluetooth conforme o processo 00066.009066/2024-86.
c) Para a frota ERJ 190 a autorização "Modo avião com Wi-Fi" inclui o uso de Bluetooth conforme o processo 00066.009062/2024-06. |
| B.2.5 |
OPERAÇÃO DE BAIXA VISIBILIDADE COM HGS / LOW VISIBILITY OPERATION WITH HGS |
| MODELO / MODEL |
VARIANTE DE MODELO / VARIANT |
ILS CAT I AR |
LVTO |
| RVR(m) |
TETO / CEILING(ft) |
RVR(m) |
| ERJ 190-200 LR | | | | 150 |
| OBSERVAÇÕES / LIMITAÇÕES / RESTRIÇÕES (NOTES / LIMITATIONS / RESTRICTIONS) |
| Não há observações / No restrictions applicable |
|
| B.2.6 |
ILS CAT II E CAT III |
| MODELO / MODEL |
VARIANTE DE MODELO / VARIANT |
CAT II |
CAT III |
| RVR(m) |
DH(ft) |
CATEGORIA / CATEGORY |
RVR(m) |
DH(ft) |
AH(ft) |
| ATR 72-212A | ATR-72-212A (600) | 300 | 100 |
| A | | | |
| B | | | |
| C | | | |
| A320-251N | | 300 | 100 |
| A | | | |
| B | | | |
| C | | | |
| A320-253N | | 300 | 100 |
| A | | | |
| B | | | |
| C | | | |
| A321-231 | | 300 | 100 |
| A | | | |
| B | | | |
| C | | | |
| A321-251NX | | 300 | 100 |
| A | | | |
| B | | | |
| C | | | |
| A330-243 | | 300 | 100 |
| A | 175 | 0 | 200 |
| B | 75 | 0 | 200 |
| C | | | |
| A330-941 | | 300 | 100 |
| A | 175 | 0 | 200 |
| B | 75 | 0 | 200 |
| C | | | |
| ERJ 190-200 LR | | 300 | 100 |
| A | | | |
| B | | | |
| C | | | |
| ERJ 190-400 | | 300 | 100 |
| A | | | |
| B | | | |
| C | | | |
| OBSERVAÇÕES / LIMITAÇÕES / RESTRIÇÕES (NOTES / LIMITATIONS / RESTRICTIONS) |
| Não há observações / No restrictions applicable |
| B.2.7 |
NAVEGAÇÃO BASEADA EM PERFORMANCE / PERFORMANCE BASED NAVIGATION (PBN) |
| MODELO / MODEL |
VARIANTE DE MODELO / VARIANT |
TIPO DE OPERAÇÃO PBN (CÓDIGO PBN) / PBN ICAO CODE |
| ATR 72-212A | ATR-72-212A (600) | RNAV 1 (D2, D3), RNAV 2 (C2, C3), RNAV 5 (B2, B3, B4), RNP 1 (O2), RNP APCH (S1), RNP APCH - BARO-VNAV (S2) |
| A320-251N | | RNAV 1 (D1), RNAV 10 (A1), RNAV 2 (C1), RNAV 5 (B2, B3, B4, B5), RNP 1 (O2), RNP APCH (S1), RNP APCH - BARO-VNAV (S2) |
| A320-253N | | RNAV 1 (D1), RNAV 10 (A1), RNAV 2 (C1), RNAV 5 (B2, B3, B4, B5), RNP 1 (O2), RNP APCH (S1), RNP APCH - BARO-VNAV (S2) |
| A321-231 | | RNAV 1 (D1), RNAV 10 (A1), RNAV 2 (C1), RNAV 5 (B2, B3, B4, B5), RNP 1 (O2), RNP APCH (S1), RNP APCH - BARO-VNAV (S2) |
| A321-251NX | | RNAV 1 (D1), RNAV 10 (A1), RNAV 2 (C1), RNAV 5 (B2, B3, B4, B5), RNP 1 (O2), RNP APCH (S1), RNP APCH - BARO-VNAV (S2) |
| A330-243 | | RNAV 1 (D1), RNAV 10 (A1), RNAV 2 (C1), RNAV 5 (B2, B3, B4, B5), RNP 1 (O2), RNP 4 (L1), RNP APCH (S1), RNP APCH - BARO-VNAV (S2) |
| A330-941 | | RNAV 1 (D1), RNAV 10 (A1), RNAV 2 (C1), RNAV 5 (B2, B3, B4, B5), RNP 1 (O2), RNP 4 (L1), RNP APCH (S1), RNP APCH - BARO-VNAV (S2) |
| ERJ 190-200 LR | | RNAV 1 (D1), RNAV 10 (A1), RNAV 2 (C1), RNAV 5 (B2, B3, B4, B5), RNP 1 (O2), RNP APCH (S1), RNP APCH - BARO-VNAV (S2) |
| ERJ 190-400 | | RNAV 1 (D1), RNAV 10 (A1), RNAV 2 (C1), RNAV 5 (B2, B3, B4, B5), RNP 1 (O2), RNP APCH (S1), RNP APCH - BARO-VNAV (S2) |
| 737-400 Series | 737-48E | RNAV 1 (D1), RNAV 2 (C1), RNAV 5 (B2, B3, B4, B5), RNP 1 (O2), RNP APCH (S1) |
| OBSERVAÇÕES / LIMITAÇÕES / RESTRIÇÕES (NOTES / LIMITATIONS / RESTRICTIONS) |
| As aeronaves modelo ERJ 190-200 já aprovadas RNP AR APCH estão autorizadas a realizar operações RNP 1 e RNP APCH com RF Leg. As aeronaves modelo A320-251N/253N e A321-251NX estão autorizadas a realizar operações RNP 1 e RNP APCH com RF Leg. As aeronaves modelo ERJ 190-400 estão autorizadas a realizar operações RNP 1 e RNP APCH com RF Leg. |
| B.2.8 |
RNP AR APCH - GENÉRICO / GENERIC |
| MODELO / MODEL |
VARIANTE DE MODELO / VARIANT |
PRECISÃO / PRECISION(nm) |
CÓDIGO OACI PBN / PBN ICAO CODE |
ARREMETIDA MENOR RNP 1 / MINOR MISSED APPROACH RNP 1 |
| A320-251N | | 0,100 | T1 | Sim / Yes |
| A320-253N | | 0,100 | T1 | Sim / Yes |
| A321-251NX | | 0,100 | T1 | Sim / Yes |
| ERJ 190-200 LR | | 0,100 | T1 | Sim / Yes |
| ERJ 190-400 | | 0,100 | T1 | Sim / Yes |
| OBSERVAÇÕES / LIMITAÇÕES / RESTRIÇÕES (NOTES / LIMITATIONS / RESTRICTIONS) |
| Não há observações / No restrictions applicable |
| B.2.9 |
RNP AR APCH - ESPECÍFICO / SPECIFIC |
| MODELO / MODEL |
VARIANTE DE MODELO / VARIANT |
AERÓDROMO / AERODROME |
PROCEDIMENTO / PROCEDURE |
CÓDIGO OACI PBN / PBN ICAO CODE |
PRECISÃO / PRECISION(nm) |
| A320-251N | | SBRJ | RNAV (RNP) X RWY 02R; RNAV (RNP) T RWY 02R; RNAV (RNP) U RWY 20L; e RNAV (RNP) V RWY 20L. | T1 | 0,100 |
| A320-253N | | SBRJ | RNAV (RNP) X RWY 02R; RNAV (RNP) T RWY 02R; RNAV (RNP) U RWY 20L; e RNAV (RNP) V RWY 20L. | T1 | 0,100 |
| ERJ 190-200 LR | | SBRJ | RNP AR X RWY 02R; RNP AR W RWY 02R; RNP AR U RWY 20L; e RNP AR V RWY 20L. | T1 | 0,100 |
| ERJ 190-400 | | SBRJ | RNP AR X RWY 02R; RNP AR W RWY 02R; RNP AR U RWY 20L; e RNP AR V RWY 20L. | T1 | 0,100 |
| OBSERVAÇÕES / LIMITAÇÕES / RESTRIÇÕES (NOTES / LIMITATIONS / RESTRICTIONS) |
| A Azul Linhas Aéreas está autorizada a realizar operações de decolagem e saída RNP AR DP EVKOX 1F em SBRJ com as aeronaves modelo A320-251N/253N.
A Azul Linhas Aéreas está autorizada a realizar operações de decolagem e saída RNP AR DP EVKOX 1F em SBRJ com as aeronaves modelo ERJ 190-200/400. |
| B.2.10 |
DEMAIS AUTORIZAÇÕES POR MODELO DE AERONAVE / OTHER AUTHORIZATIONS BY AIRCRAFT MODEL |
| MODELO / MODEL |
VARIANTE DE MODELO / VARIANT |
GDE. EXT. DE ÁGUA / EXT. OVER WATER OPS. |
TERRENO DESABITADO / UNINHABITED TERRAIN |
RVSM |
NAT HLA |
PAX |
CARGA / FREIGHT |
QUICK CHANGE |
COMBINADO / COMBI |
| ATR 72-212A | ATR-72-212A (600) | N | S/Y | N | N | S/Y | N | S/Y | N |
| A320-251N | A320-251N | N | S/Y | S/Y | N | S/Y | N | N | N |
| A320-253N | A320-253N | N | S/Y | S/Y | N | S/Y | N | N | N |
| A321-231 | A321-231 | N | S/Y | S/Y | N | N | S/Y | N | N |
| A321-251NX | A321-251NX | N | S/Y | S/Y | N | S/Y | N | N | N |
| A330-243 | A330-243 | S/Y | S/Y | S/Y | S/Y | S/Y | N | N | N |
| A330-941 | A330-941 | S/Y | S/Y | S/Y | S/Y | S/Y | N | N | N |
| ERJ 190-200 LR | ERJ 190-200 LR | N | S/Y | S/Y | N | S/Y | S/Y | S/Y | N |
| ERJ 190-400 | ERJ 190-400 | N | S/Y | S/Y | N | S/Y | N | N | N |
| 737-400 Series | 737-48E | N | S/Y | S/Y | N | N | S/Y | N | N |
| OBSERVAÇÕES / LIMITAÇÕES / RESTRIÇÕES (NOTES / LIMITATIONS / RESTRICTIONS) |
| Não há observações / No restrictions applicable |
| B.3 |
AUTORIZAÇÕES POR CONFIGURAÇÃO DE AERONAVE / AUTHORIZATIONS BY AIRCRAFT CONFIGURATION |
| MODELO / MODEL |
VARIANTE DE MODELO / VARIANT |
MODELO DE MOTOR / ENGINE MODEL |
MOTORES INSTALADOS / INSTALLED ENGINE |
ETOPS (min) |
| A330-243 | | RB211 Trent 772B-60 | RB211 Trent 772B-60 | 120 | | A330-941 | | Trent7000-72 | Trent7000-72 | 120 |
| OBSERVAÇÕES / LIMITAÇÕES / RESTRIÇÕES (NOTES / LIMITATIONS / RESTRICTIONS) |
| Não há observações / No restrictions applicable |
|
| B.3.2 |
AUTORIZAÇÕES EM AERÓDROMOS ESPECIAIS / AUTHORIZATION IN SPECIAL AERODROMES |
| MODELO / MODEL |
VARIANTE DE MODELO / VARIANT |
MODELO DE MOTOR / ENGINE MODEL |
MOTORES INSTALADOS / INSTALLED MOTORS |
SBSP |
SBRJ |
| A320-251N | | LEAP-1A26 | | S/Y | S/Y | | A320-253N | | LEAP-1A29 | | S/Y | S/Y | | ERJ 190-200 LR | | CF34-10E5A1 | | S/Y | S/Y | | ERJ 190-200 LR | | CF34-10E7 | | S/Y | S/Y | | ERJ 190-400 | | PW1923G-A | | S/Y | S/Y |
| OBSERVAÇÕES / LIMITAÇÕES / RESTRIÇÕES (NOTES / LIMITATIONS / RESTRICTIONS) |
| Não há observações / No restrictions applicable |
|
| B.4 |
OUTRAS AUTORIZAÇÕES OU ISENÇÕES / OTHER AUTHORIZATIONS |
| AUTORIZAÇÃO / AUTHORIZATION |
APLICABILIDADE / APPLICABILITY |
DOCUMENTO DE REFERÊNCIA / REFERENCE DOCUMENT |
DESCRIÇÃO / DESCRIPTION |
VALIDADE / VALID UNTIL |
| Acordos entre operadores aéreos | - | MGO Vol 1 | A Azul Linhas Aéreas Brasileiras S/A está autorizada a operar como operador comercial, sob Acordo de ACMI, com o operador técnico Hi Fly Ltd/SpringJet S.A., conforme as disposições da IS nº 119-011, e conforme as previsões constantes dos respectivos processos de autorização.
Aeronaves autorizadas: a) Airbus A330-202 CS-TCE; b) Airbus A330-200 9H-ALC.
Prazo contratual: 30/05/2027. | | | Acordos entre operadores aéreos | - | MGO Vol 1 | A Azul Linhas Aéreas Brasileiras S/A está autorizada a operar como operador comercial, sob Acordo de ACMI, com o operador técnico EuroAtlantic Airways, conforme as disposições da IS nº 119-011, e conforme as previsões constantes do respectivo processo de autorização.
Aeronaves autorizadas: a) Boeing B777-200ER CS-TSW; b) Boeing B777-200ER CS-TSX; c) Boeing B767-300ER CS-TSU; d) Boeing B767-300ER CS-TSV; e) Boeing B767-300ER CS-TST; f) Airbus A330-200 CS-TGD.
Prazo contratual: 15/03/2027. | | | CPDLC e ADS-C - CPDLC and ADS-C Operations | Aeronaves modelo A330-243 e A330-941. | - | A Azul Linhas Aéreas Brasileiras S/A está autorizada a realizar operações CPDLC e ADS-C com as aeronaves modelo A330-243 e A330-941, sob as seguintes especificações: a) Designativos de Interoperabilidade: FANS A+ e FANS A+B; b) Designativos das Sub-Redes: SATCOM (INMARSAT), VDL M0/A e VDL M2; c) Provedor de serviços de comunicação (CSP): SITA; d) PBCS - Desempenho de comunicação (RCP): RCP 240; e e) PBCS - Desempenho de vigilância (RSP): RSP 180. | | | Gerenciamento da Frota - Fleet Management | Toda a frota. | Manual Geral de Operações. | A empresa está autorizada a utilizar em suas operações as aeronaves de Tipo OACI/Modelo/Configuração constantes na Parte B das Especificações Operativas, e com Certificado de Matrícula e Certificado de Aeronavegabilidade válidos, indicando "TPR" ou "TPN" como categoria de registro da aeronave, e a empresa como operadora. O detalhamento das autorizações específicas de cada matrícula está disponível no documento LISTA DE MATRÍCULAS AUTORIZADAS. | | | Gerenciamento da Lista de Aeródromos Regulares e de Alternativa - LARA - Management of the List of Regular and Alternate Aerodromes | Toda Frota | MGO Vol 1 item 2.13; MGO Vol 2 item 3.6; e Guia de Rotas/Airport Briefing item J.2. | Aprovação dos procedimentos de gerenciamento dos aeródromos utilizados em operações regulares e autorização para uso da Lista de Aeródromos Regulares e de Alternativa, a contar de 07/06/2021. | | | Método Alternativo de Cumprimento (AMOC) Operacional - Alternative Method of Operacional Compliance | Toda a frota. | - | A Azul Linhas Aéreas S/A está autorizada a utilizar Fichas de Avaliação de Pilotos (FAP), Comissários (FAC), Despachantes Operacionais de Voo (FAD) e Mecânicos de Manutenção Aeronáutica (FAM) digitais, com assinaturas realizadas por meio de canetas digitais em dispositivos eletrônicos compatíveis, emitidas, registradas e controladas por meio do sistema MINT, conforme estabelecido no processo nº 00066.005714/2022-63. | | | Método Alternativo de Cumprimento (AMOC) Operacional - Alternative Method of Operacional Compliance | Todos os tripulantes. | Manual de CRM - MCRM e Programa de Treinamento em CRM - PTCRM | A Azul Linhas Aéreas Brasileiras S/A está autorizada a utilizar procedimento alternativo para o cumprimento de requisito relacionado ao item 5.3.4.8 da IS nº 00-010B, realizando os treinamentos periódicos de CRM com turmas de até 20 alunos com um facilitador CRM, e de 21 até 25 alunos com dois facilitadores CRM em sala de aula, conforme estabelecido no processo nº 00065.029208/2024-31. | | | Uso de dados de desempenho específicos para pistas com pavimento antiderrapante - Use of specific performance data for tracks with anti-slip walkways. | Aeronaves modelo ERJ 190-200/400, A320-251N/253N e A321-251NX, nas pistas/aeródromos elegíveis segundo a IS nº 91-009 A. | - | A Azul Linhas Aéreas Brasileiras S/A está autorizada a realizar operações com uso de dados de desempenho para pistas com pavimento antiderrapante, com as aeronaves modelo ERJ 190-200/400, A320-251N/253N e A321-251NX, nas pistas/aeródromos elegíveis segundo a IS nº 91-009 A. | | | Uso de meios alternativos para considerar os parâmetros necessários para cumprimento dos requisitos de desempenho da Subparte I do RBAC nº 121 - Use of alternative means to consider the parameters necessary to meet the performance requirements of Subpart I of RBAC No. 121 | Toda a frota. | MGO Vol 1 e MDOV/DSOP. | Procedimentos para operação em aeródromos sem informações meteorológicas disponíveis. A Azul Linhas Aéreas S/A está autorizada, com base na IS nº 121-017A, a utilizar procedimentos alternativos para cumprimento dos requisitos de desempenho da Subparte I do RBAC nº 121, quando o aeródromo não dispõe de informações meteorológicas que atendam às seções 121.101 ou 121.119 do RBAC nº 121. | |
|
| B.5 |
ARRENDAMENTO/INTERCÂMBIO DE AERONAVES - WET LEASE/AIRCRAFT INTERCHANGE |
| B.5.1 |
ARRENDAMENTO/INTERCÂMBIO DE AERONAVES COMO OPERADOR PRIMÁRIO - WET LEASE/AIRCRAFT INTERCHANGE AS PRIMARY OPERATOR |
|
| O operador não possui contratos de intercâmbio como operador primário / This operator does not have contracts of interchange as a primary operator |
| B.5.2 |
ARRENDAMENTO/INTERCÂMBIO DE AERONAVES COMO OPERADOR SECUNDÁRIO - WET LEASE/AIRCRAFT INTERCHANGE AS SECONDARY OPERATOR |
|
| O operador não possui contratos de intercâmbio como operador secundário / This operator does not have contracts of interchange as a secondary operator. |
| OBSERVAÇÕES / LIMITAÇÕES / RESTRIÇÕES (NOTES / LIMITATIONS / RESTRICTIONS) |
| Não há observações / No restrictions applicable |
| PARTE C - ÁREAS DE OPERAÇÃO DE AERÓDROMOS |
| C.1 |
ÁREAS DE OPERAÇÃO AUTORIZADAS / OPERATION AREAS AUTHORIZED |
| MODELO / MODEL |
VARIANTE DE MODELO / VARIANT |
BRASIL / BRAZIL |
AMÉRICA DO SUL / SOUTH AMERICA |
AMÉRICA DO NORTE / NORTH AMERICA |
AMÉRICA CENTRAL / CENTRAL AMERICA |
EUROPA / EUROPE |
ÁFRICA / AFRICA |
ÁSIA / ASIA |
OCEANIA |
| ATR 72-212A | ATR-72-212A (600) | X | X | | | | | | | | A320-251N | | X | X | X | X | | | | | | A320-253N | | X | X | X | X | | | | | | A321-231 | | X | X | X | X | | | | | | A321-251NX | | X | X | X | X | | | | | | A330-243 | | X | X | X | X | X | X | X | | | A330-941 | | X | X | X | X | X | X | X | | | ERJ 190-200 LR | | X | X | | X | | | | | | ERJ 190-400 | | X | X | | X | | | | | | 737-400 Series | 737-48E | X | X | | | | | | |
| OBSERVAÇÕES / LIMITAÇÕES / RESTRIÇÕES (NOTES / LIMITATIONS / RESTRICTIONS) |
| Não há observações / No restrictions applicable |
|
| C.2 |
MANUTENÇÃO AUTORIZADA / AUTHORIZED MAINTENANCE |
Prerrogativas de execução de manutenção autorizadas, conforme Lista de Bases de Manutenção (LBM) aceita ou aprovada pela ANAC. Maintenance authorizations as per List of Maintenance Bases (LBM) accepted or aproved by ANAC.
|
| C.3 |
OUTRAS AUTORIZAÇÕES DE AERONAVEGABILIDADE / OTHER AIRWORTHINESS AUTHORIZATIONS |
| MODELO / MODEL |
TIPO DE AUTORIZAÇÃO / AUTHORIZATION TYPE |
DESCRIÇÃO / DESCRIPTION |
| A321-231 | PC: Autorização de uso do Programa de Confiabilidade, conforme Seções 121.369(b)(12) do RBAC 121 e 135.427(b)(12) do RBAC 135. - Authorization to use the Reliability Program, pursuant to Sections 121.369(b)(12) of RBAC 121 and 135.427(b)(12) of RBAC 135. | Conforme MGM | | 737-400 Series, A320-251N, A320-253N, A321-251NX, A330-243, A330-941, ATR 72-212A, ERJ 190-200 IGW, ERJ 190-200 LR, ERJ 190-400 | PC: Autorização de uso do Programa de Confiabilidade, conforme Seções 121.369(b)(12) do RBAC 121 e 135.427(b)(12) do RBAC 135. - Authorization to use the Reliability Program, pursuant to Sections 121.369(b)(12) of RBAC 121 and 135.427(b)(12) of RBAC 135. | Conforme MGM. | | 737-400 Series, A320-251N, A320-253N, A321-231, A321-251NX, A330-243, A330-941, ATR 72-212A, ERJ 190-200 IGW, ERJ 190-200 LR, ERJ 190-400 | PMAC: Autorização de uso do Programa de Manutenção de Aeronavegabilidade Continuada, conforme Seções 367 do RBAC 121 e 425 do RBAC 135. - Authorization to use Approved Maintenance Schedule for engine, propeller, rotor and emergency equipment, as per Section 135.421 of RBAC 135 | Conforme MGM | | A321-231 | STE - Short Term Escalation: Autorização de utilização de extensão de tarefas de manutenção até o limite de 10%, sem exceder 500H ou ciclos em operação, conforme 119.49(b)(8) e 119.49(c)(8) do RBAC 119, 121.367 do RBAC 121 e 135.425 do RBAC 135. - Authorization to use extension of maintenance tasks up to a limit of 10%, without exceeding 500H or cycles in operation, according to 119.49(b)(8) and 119.49(c)(8) of RBAC 119, 121.367 of RBAC 121 and 135.425 of RBAC 135 | Conforme PMA aplicáveis aos modelos | | A320-251N, A320-253N, A321-251NX, A330-243, A330-941 | STE - Short Term Escalation: Autorização de utilização de extensão de tarefas de manutenção até o limite de 10%, sem exceder 500H ou ciclos em operação, conforme 119.49(b)(8) e 119.49(c)(8) do RBAC 119, 121.367 do RBAC 121 e 135.425 do RBAC 135. - Authorization to use extension of maintenance tasks up to a limit of 10%, without exceeding 500H or cycles in operation, according to 119.49(b)(8) and 119.49(c)(8) of RBAC 119, 121.367 of RBAC 121 and 135.425 of RBAC 135 | Conforme PMA aplicáveis aos modelos. | | A321-231 | LBM: Autorização de uso de Lista de Bases de Manutenção, conforme IS 119-001, na seção 5.3.11, ou IS 119-004, na seção 5.2.11.2 - LMB: Authorization to use the List of Maintenance Bases, according to IS 119-001, section 5.3.11, or IS 119-004, sections 5.2.11.2. | Conforme sistema de manuais | | 737-400 Series, A320-251N, A320-253N, A321-251NX, A330-243, A330-941, ATR 72-212A, ERJ 190-200 IGW, ERJ 190-200 LR, ERJ 190-400 | LBM: Autorização de uso de Lista de Bases de Manutenção, conforme IS 119-001, na seção 5.3.11, ou IS 119-004, na seção 5.2.11.2 - LMB: Authorization to use the List of Maintenance Bases, according to IS 119-001, section 5.3.11, or IS 119-004, sections 5.2.11.2. | Conforme sistema de manuais. |
| OBSERVAÇÕES / LIMITAÇÕES / RESTRIÇÕES (NOTES / LIMITATIONS / RESTRICTIONS) |
| Não há observações / No restrictions applicable |
|
| PARTE D - EMISSÃO DO DOCUMENTO / PART D - DOCUMENT EMISSION |
| D.1 |
TABELA DE SIGLAS E ABREVIATURAS / TABLE OF ACRONYMS AND ABBREVIATIONS |
| SIGLA / ACRONYM |
DESCRIÇÃO / DESCRIPTION |
| ANAC |
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL / NATIONAL CIVIL AVIATION AGENCY |
| SPO |
SUPERINTENDÊNCIA DE PADRÕES OPERACIONAIS / DEPARTMENT OF FLIGHT STANDARDS |
| GCTA |
GERÊNCIA DE OPERAÇÕES DE EMPRESAS DE TRANSPORTES AÉREOS - 121 |
| COA |
CERTIFICADO DE OPERADOR AÉREO / AIR OPERATOR'S CERTIFICATE |
| OACI/ICAO |
ORGANIZAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL INTERNACIONAL / INTERNATIONAL CIVIL AVIATION ORGANIZATION |
| EFB |
INFORMAÇÃO AERONÁUTICA DIGITAL / ELETRONIC FLIGHT BAG |
| HGS |
HEAD UP GUIDANCE SYSTEM |
| BARO-VNAV |
GUIA BAROMÉTRICO DE NAVEGAÇÃO VERTICAL / BAROMETRIC GUIDANCE FOR VERTICAL NAVIGATION |
| NM |
MILHAS NÁUTICAS / NAUTICAL MILES |
| PMD / MTOW |
PESO MÁXIMO DE DECOLAGEM / MAXIMUM TAKEOFF WEIGHT |
| ETOPS |
OPERAÇÃO COM ALCANCE AUMENTADO / EXTENDED OPERATIONS |
| COM |
CERTIFICADO DE ORGANIZAÇÃO DE MANUTENÇÃO / MAINTENANCE ORGANIZATION CERTIFICATE |
| PAX |
OPERAÇÃO DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS / PASSENGER TRANSPORT OPERATION |
| CARGA |
OPERAÇÃO COM TRANSPORTE DE CARGA / CARGO TRANSPORT OPERATION |
| CCA |
CONFIGURAÇÃO CARGUEIRA APROVADA / APPROVED CARGO CONFIGURATION |
| QUICK-CHANGE |
ALTERAÇÃO RÁPIDA DE CONFIGURAÇÃO PAX/CARGA / QUICK CHANGE PAX/LOAD CONFIGURATION |
| COMBI |
CONFIGURAÇÃO CARGA E PAX SIMULTÂNEA / SIMULTANEOUS LOAD AND PAX CONFIGURATION |
| RVSM |
SEPARAÇÃO MÍNIMA VERTICAL REDUZIDA / REDUCED VERTICAL SEPARATION MINIMUM |
| EXTENSÃO ÁGUA |
OPERAÇÃO SOBRE GRANDES EXTENSÕES DE ÁGUA / EXTENDED OVER WATER OPERATIONS |
| TERRENO DESABITADO / UNINHABITED TERRAIN |
OPERAÇÃO SOBRE TERRENO DESABITADO OU SELVA / EXTENDED OVER UNINHABITED TERRAIN OPERATIONS |
| NAT-HLA |
NORTH ATLANTIC HIGH LEVEL AIRSPACE |
| APCH |
APROXIMAÇÃO / APPROACH |
| D.2 |
CONTROLE DE REVISÕES / REVISION CONTROL |
| REVISÃO / REVISION |
DATA / DATE |
RESUMO DAS MODIFICAÇÕES / SUMMARY OF CHANGES |
PROCESSO ANAC / ANAC REFERENCE |
| 405 |
29/10/2025 |
Inclusão da aeronave modelo A330-200 matrícula CS-TGD nas aeronaves autorizadas a operar sob Acordo de ACMI com o operador técnico EuroAtlantic Airways. |
00066.015093/2024-98 |
| 404 |
10/10/2025 |
Autorização final de operações de aproximação RNP AR APCH genérico para as aeronaves modelo A320-251N/253N e A321-251NX. |
00066.006213/2025-47 |
| 403 |
26/09/2025 |
Inclusão da aeronave modelo A330-200 matrícula 9H-ALC nas aeronaves autorizadas a operar sob Acordo de ACMI com os operadores técnicos Hi Fly Ltd/SpringJet S.A. |
00066.005686/2025-27 |
| 402 |
21/08/2025 |
Autorização provisória de operações de aproximação RNP AR
APCH genérico para as aeronaves modelo A320-251N/253N e A321-251NX. |
00066.006213/2025-47 |
| 401 |
10/07/2025 |
Inclusão das aeronaves autorizadas e prazos contratuais referentes às autorizações de operações sob Acordos de ACMI com os operadores Hi Fly Ltd/SpringJet S.A. e EuroAtlantic Airways; e Alteração de altitude mínima para uso de piloto automático para as aeronaves modelo ATR 72-212A. |
00066.005686/2025-27 |
| 400 |
24/06/2025 |
Alteração do Piloto Chefe junto ao Pessoal de
Administração Requerido; Autorização de utilização de procedimento alternativo relacionado ao treinamento em CRM. |
00066.004848/2025-18 |
| 399 |
06/06/2025 |
Inclusão de autorização de operações sob Acordo de ACMI com o operador Hi Fly Ltd/SpringJet S.A.. |
00066.005686/2025-27 |
| 398 |
12/05/2025 |
Autorização de uso de PED - Bluetooth na frota ERJ 190-E2. |
00066.009062/2024-06 |
| 397 |
06/03/2025 |
Autorização definitiva de utilização da "loadsheet" via aplicativo iSa Briefing nos EFB das aeronaves; e Exclusão da autorização de operações específicas sob os critérios de SGRF, em jornadas do tipo "red eye", com as aeronaves modelo B737-48E. |
00066.007901/2023-62 |
| 396 |
12/02/2025 |
Inclusão das aeronaves modelo A321-231F e suas respectivas autorizações. |
00066.009888/2024-67 |
| 395 |
22/01/2025 |
Alteração do Diretor de Manutenção junto ao Pessoal de
Administração Requerido. |
00066.000014/2025-25 |
| 394 |
15/01/2025 |
Errata da EO 392: Autorização PED bluetooth A330-941 (tabela B.2.4 Observações). |
00066.009066/2024-86 |
| 393 |
10/01/2025 |
Alteração do Inspetor Chefe junto ao Pessoal de Administração Requerido. |
00066.015269/2024-10 |
| 392 |
09/01/2025 |
Autorização PED bluetooth A330-941 (tabela B.2.4 Observações). |
00066.009066/2024-86 |
| 391 |
18/12/2024 |
Inclusão de autorização de operações sob Acordo de ACMI com o operador EuroAtlantic Airways. |
00066.015093/2024-98 |
| 390 |
05/07/2024 |
Exclusão das aeronaves modelo A350-941 e suas respectivas autorizações. |
00066.007816/2024-85 |
| 389 |
17/04/2024 |
Inclusão de nova configuração de capacidade de assentos das aeronaves modelo A330-941. |
00066.004821/2024-36 |
| 388 |
03/04/2024 |
Autorização de operações RNP APCH com Baro VNAV para as aeronaves modelo ATR 72-212A; e Atualização da autorização de utilização de Fichas de Avaliação (FAP, FAC, FAD e FAM) digitais. |
00066.002712/2022-12 |
| 387 |
28/03/2024 |
Autorização definitiva de operações de decolagem e saída RNP AR DP em SBRJ com as aeronaves modelo A320-251N/253N; e Autorização definitiva de operações de decolagem e saída RNP AR DP em SBRJ com as aeronaves modelo ERJ 190-200/400. |
00066.007229/2023-13 |
| 386 |
01/03/2024 |
Autorização de operações específicas sob os critérios de SGRF, em jornadas do tipo "red eye", com as aeronaves modelo B737-48E; e Atualização da autorização de utilização de Fichas de Avaliação (FAP, FAC e FAD) digitais. |
00066.011872/2022-52 |
| 385 |
10/02/2024 |
Autorização de utilização de procedimentos alternativos para operação em aeródromos sem informações meteorológicas disponíveis. |
00066.012208/2023-10 |
| 384 |
07/11/2023 |
Autorização final de uso do "briefing package" via aplicativo iSa Briefing nos EFB das aeronaves da frota do operador. |
00066.007901/2023-62 |
| 383 |
03/11/2023 |
Alteração do número de revisão do COA; e Exclusão das aeronaves modelo ERJ 190-100 e suas respectivas autorizações. |
00066.013588/2023-00 |
| 382 |
09/10/2023 |
Autorização provisória de operações de decolagem e saída RNP AR DP em SBRJ com as aeronaves modelo ERJ 190-100/200/400. |
00066.007218/2023-25 |
| 381 |
04/09/2023 |
Autorização provisória de uso do "briefing package" via aplicativo iSa Briefing nos EFB das aeronaves da frota do operador; Autorização provisória de operações de decolagem e saída RNP AR DP em SBRJ com as aeronaves modelo A320-251N/253N; e Alteração da identificação dos procedimentos de aproximação RNP AR APCH em SBRJ. |
00066.007901/2023-62 |
| 380 |
04/07/2023 |
Autorização final de operações de aproximação RNP AR APCH genérico para as aeronaves modelo ERJ 190-100/200/400. |
00066.022713/2020-11 |
| 379 |
02/06/2023 |
Autorização provisória de operações de aproximação RNP AR APCH genérico para as aeronaves modelo ERJ 190-100/200/400. |
00066.022713/2020-11 |
| 378 |
16/05/2023 |
Autorização final de operações de aproximação ILS CAT III B para as aeronaves modelo A350-941. |
00066.005433/2022-19 |
| 377 |
05/05/2023 |
Autorização do Plano de Demonstração e Coleta de Dados do SGRF para a aeronave modelo 737-48E, conforme IS 117-004, nos parâmetros estabelecidos pelo processo 00066.011872/2022-52. |
00066.011872/2022-52 |
| 376 |
28/04/2023 |
Autorização de operações RNP 1 e RNP APCH com RF Leg para as aeronaves modelo ERJ 190-400. |
00066.003823/2023-27 |
| 375 |
26/04/2023 |
Autorização final de operações de aproximação RNP AR APCH específico em SBRJ para as aeronaves modelo ERJ 190-100/200/400. |
00066.008794/2021-28 |
| 374 |
27/03/2023 |
Autorização de utilização de FAP digital com assinaturas manuscritas em dispositivos eletrônicos (iPad). |
00066.005714/2022-63 |
| 373 |
09/03/2023 |
Autorização provisória de operações de aproximação RNP AR APCH específico em SBRJ para as aeronaves modelo ERJ 190-100/200/400; e Autorização final de operações de aproximação ILS CAT II para as aeronaves modelo ATR 72-212A. |
00066.008794/2021-28 |
| 372 |
17/02/2023 |
Autorização parcial de operações de aproximação ILS CAT III A para as aeronaves modelo A350-941. |
00066.005433/2022-19 |
| 371 |
14/02/2023 |
Uso de nova plataforma da ANAC para cadastro e emissão das especificações operativas. |
00066.001472/2023-10 |
| Documento assinado eletronicamente por Leonardo Gonçalves Coutinho, Gerente Técnico, em 30/10/2025, às 20:36, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| Referência: Processo nº 00066.015093/2024-98 |
SEI nº 12260333 |