Timbre

Memorando nº 2/2024/GFOP/SPL

À GFOP

À GDPE

  

Assunto: Aditivo Contratual

 

Informo que constatou-se a necessidade de um aditivo contratual no presente processo para contratação de horas de voo adicionais necessárias para conclusão do Curso de Piloto Privado de Avião - Prático.

Conforme Requerimento de Capacitação Externa CSAF-SPL (8951831), houve a contratação de 44 horas de voo.

Conforme registros da CIV (9626516), a execução do curso até a presente data ocorreu da seguinte forma:

 

DC - Duplo comando / SL - Aluno Solo
Etapa do curso Horas previstas no PI  Horas executadas Faltam realizar Status
Fase 1 - Pré Solo 17:00h DC 22:47h DC - concluído
Fase 2 - Aperfeiçoamento 05:00h DC + 05:00h SL 07:52h DC + 05:11h SL - concluído
Fase 3 - Noturno 03:00h DC - 03:00h DC a realizar
Fase 4 - Navegação 05:00h DC + 05:00h SL 05:44h DC 02:00h DC + 05:00h SL em execução
Pré Cheque 02:00h DC - 02:00h DC a realizar
Cheque 02:00h DC - 02:00h DC a realizar
TOTAL 44:00h 41:34h 13:00h em execução

 

Foi constatado o Plano de Contratações do Projeto Qualidade na Formação (SEI nº 7896061) considerava uma contratação adicional de 25% de horas de voo em relação ao currículo mínimo de conclusão do curso, entretanto o presente contrato contemplou apenas a execução do currículo mínimo de 44 horas de voo para conclusão do curso.

O curso prático de piloto privado pode demandar a repetição de missões de voo seja pela necessidade de aprimoramento das manobras ou seja pela impossibilidade de realização de manobras previstas na missão devido a condições atmosféricas adversas constatadas durante o voo. Estes contratempos levam a necessidade de contratação de horas de voo extras para conclusão do curso.

Os motivos para não conclusão do curso contratado no valor mínimo de horas de voo estipulado para conclusão foram:

  1. A necessidade de repetição da missão PSX1 para aprimoramento nas manobras para realização de voo solo;
  2. O não aproveitamento de missões de voo da Fase 2 devido a turbulência no circuito do aeródromo que limitava a realização de manobras previstas;
  3. O não aproveitamento do voo de navegação NAV-01e retorno ao aeródromo de origem devido falta de visibilidade na rota;

Conforme demonstrado na tabela acima, contatou-se que, das horas de voo inicialmente contratadas, restam na presente data o total de 02:26 horas de voo. Constatou-se também a necessidade de contratação adicional de no mínimo 10:34 horas de voo para conclusão do curso.

Solicito, entretanto, a avaliação de oportunidade para contratação de 18 hora de voo adicionais, a serem pagas ao CIAC contratado na medida da necessidade de execução, considerando o tempo voo mínimo apontado no item 7 deste memorando e horas de voo adicionais que poderão ser eventualmente necessárias para conclusão do curso contratado.

  

Documentos relacionados:

I - Plano de Contratações do Projeto Qualidade na Formação (SEI nº 7896061)

II - Requerimento de Capacitação Externa CSAF-SPL (8951831)

III - FOP 411 - APROVAÇÃO DE MATERIAL TÉCNICO (SEI nº 8367245);

IV - Programa de Instrução - Piloto privado avião prático - PPAP (SEI nº 8109208).

V - CIV - Horas de Voo do curso de PPA (9626516)

  

Atenciosamente,


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Documento assinado eletronicamente por Moises de Moraes Bezerra, Especialista em Regulação de Aviação Civil, em 31/01/2024, às 21:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Referência: Processo nº 00058.050283/2023-70 SEI nº 9626221