Despacho
À CCEPI/GDPE/SGP
Assunto: Solicitação de cronograma e estimativa de pagamento face à restrição orçamentária.
Referência: - Despacho 10700242
Em atendimento ao despacho 10700242, constante do processo 00058.078598/2023-81, seguem as informações abaixo:
Conforme relatado via e-mail (10170160), anexo ao processo acima mencionado, houve a ocorrência de afastamento médico do servidor Cristiano Bichara Leal entre os dias 14/06/2024 e 23/07/2024, conforme processo 00065.026019/2024-15, com o retorno ao treinamento prático no dia 29/07/2024.
O Clube CEU (SIAN), aeródromo sede do CIAC Sky Training – Escola de Aviação Civil, possui diversas particularidades que impactam na disponibilidade da aeronave e consequentemente na realização dos treinamentos. Usualmente o vento predominante é de “través”, sendo que na parte da manhã a intensidade usualmente fica entre 8 e 12 kts, vento este que impossibilita os treinamentos (principalmente em casos de iniciantes) e desta maneira o CIAC, ao gerenciar o risco, apenas ministra treinamentos locais na parte da tarde, normalmente a partir de 15 horas local. Como o próprio nome indica, o aeródromo é sede de um Clube de aeronaves ultra leves, e durante os finais de semana o volume de tráfego é intenso de forma que os instrutores sugerem que não sejam realizadas missões de "toque e arremetida", pois como os voos das aeronaves do clube têm precedência sobre os voos de treinamento, ocorre uma espera da aeronave muito grande para realizar uma aproximação que seja, tornando assim, o treinamento pouco efetivo, visto que em situações "normais" pode-se fazer de 7 a 8 "TGLs", em uma hora de voo, enquanto que durante o final de semana consegue se fazer de 2 a 3 "TGLs", também em uma hora de voo, o que não seria efetivo do ponto de vista financeiro em relação às horas contratadas.
Somadas às questões expostas em 1.2, houve muitos cancelamentos por questões de meteorologia e manutenção da aeronave. Agosto foi um mês chuvoso, que mal permitiu a realização de um voo por semana. Logo no início de setembro houve a necessidade de se realizar um ajuste no passo da hélice e a aeronave foi enviada para a oficina, a fim de ser feita a manutenção. O avião retornou no final de setembro, o que atrasou em mais um mês o treinamento. Com o retorno da aeronave foi necessária a realização de uma nova missão de readaptação no avião, por ter ficado quase um mês sem voar durante a formação. E também outros voos programados foram cancelados por meteorologia.
No dia 08 de outubro a janela de inspeção, que dá acesso ao motor da aeronave, abriu durante o voo, deixando a aeronave indisponível para missões desde a data em questão até esta semana. O CIAC deixou o dia 28/10/2024 como previsão de retorno às operações, fato que ainda deve ser confirmado.
No momento foram realizadas 17 horas e 5 minutos de treinamento prático (conforme CIV 10711096), e a intenção seria que fossem realizados 5 voos semanais a partir do dia 29/10, o que permitiria a realização do voo de check fosse no dia 28/11/2024, contudo, para que isso possa acontecer, nenhum voo poderia ser cancelado por meteorologia ou manutenção.
Em que pese a necessidade de informar uma previsão assertiva acerca da conclusão do treinamento, existem fatores externos que impedem o cumprimento da programação tal como se espera, não obstante, em um previsão mais realista o treinamento deve ser concluído até meados de janeiro de 2025.
Fico ao dispor para dirimir eventuais dúvidas que possam existir quanto ao treinamento,
| | Documento assinado eletronicamente por Cristiano Bichara Leal, Especialista em Regulação de Aviação Civil, em 25/10/2024, às 16:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.anac.gov.br/sei/autenticidade, informando o código verificador 10710827 e o código CRC 991A5DD5. |
| Referência: Processo nº 00058.078598/2023-81 | SEI nº 10710827 |