Timbre

Despacho

À CSAF-SPL e à CCEPI-SGP

Assunto: Cronograma Previsto 2024 curso PPL.

 

De maneira a complementar as informacoes sobre o processo 00058.018837/2024-25 e manter todos os envolvidos atualizados, informo o que segue:

Até o momento o aeroclube esta operando somente com um planador do modelo Puchacz para instrucao. Com mais algumas horas de voo o aluno Cesar Filippini Ierardi poderá utilizar os outros modelos disponiveis, bem como aeronaves single place.

A operação de planadores é uma tarefa bastante complexa, envolve a nescessidade de uma grande equipe de volutnarios em solo, o que limita os voos aos finais de semana. Quando o aluno passa a ser apto a oeprar os planadores monoplace pode-se tentar um piloto de rebocador e somente mais um voluntário, o que irá facilitar o andamento do curso.

Informo ainda que para operar um planador é necessário estar disponivel aos sabados e domingos, a partir das 6 da manha até aproximadamente 8 da noite. As tarefas envolvem toda a movimentacao de hangar pela manha, limpeza e cuidados dos planadores, para entao começar um briefing com a equipe, solicitar autorizacao para a Academia da Força Aerea de Pirassununga, para somente então realziar deslocamento a pé atée a cabeceira da pista e montar uma acampamento base da operacao. Tambem se inicia o deslocamento dos planadores, muitas vezes empurrando a pé os planadores do hangar até o acampamento. Durante toda a operacao todos os pilotos e voluntarios se deslocam o dia todo pela pista buscando o cabo de reboque, buscando a pé os planadores após o pouso e novamene empurrando o planador até o acampamento. Ao termino da operacao realiza-se o debriefing, desmontagem do acampamento, novamente empurrando os planadores ate o hangar, lavagem dos planadores e organizacao de todos os equipamentos. Normalmente isso se encerra as 20 horas. Muitas vezes ficamos a disposicao na pista porem somos impedidos de realizar o voo por conta de fatores meteorologicos ou panes no reboocador ou no planador de instrucao.

Com relacao ao praaxo estimado para o término do curso INVP informo que a previsão é para maio de 2025, a depender das condicoes climaticas.

Atenciosamente,


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Cesar Filippini Ierardi, Especialista em Regulação de Aviação Civil, em 14/11/2024, às 19:11, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.anac.gov.br/sei/autenticidade, informando o código verificador 10820336 e o código CRC 50316B3B.




Referência: Processo nº 00058.018837/2024-25 SEI nº 10820336