Despacho
À CSAF-SPL e à CCEPI-SGP
Assunto: Cronograma Previsto 2024 curso PPL.
De maneira a complementar as informacoes sobre o processo 00058.018837/2024-25 e manter todos os envolvidos atualizados, informo o que segue:
Foi possivel concluir as 40 horas de voo solo em planador em poucos meses, tende terminado as 40 horas ainda em Janeiro. Importante salientar que essa quantia de horas em Planador é algo muito grande, e incluiu inclusive o reconhecimento da federação e da comunidade do voo a vela culminando na conquista de uma insignia chamada C de Prata.
Após as 40 horas seria o momento de realizar a prova teorica da ANAC. Ressalto que o curso de INV-teorico foi realizado de maneira particular, sem onus para a ANAC. Ao tentar realizar a prova teorica o sistema da ANAC nao permitiu a inscricao por problemas na TI.
Após aguardar cerca 30 dias para que o sistema pudesse identificar que eu já possuia os requisitos para a prova teorica da ANAC ficou claro que o sistema estava com problemas. Nesse momento entrei em contato com a ANAC e foi uma dificuldade alinhar com a TI as necessidades do sistema. Mas após 2 meses pude realizar a prova, tendo tido um aproveitamento de 100% na prova.
Após a conclusão da prova somenteo foi possivel realizar 2 de 9 voos previstos. A previsão seria ter encerrado o curso em maio.
Informo ainda que para operar um planador é necessário estar disponivel aos sabados e domingos, a partir das 6 da manha até aproximadamente 8 da noite. As tarefas envolvem toda a movimentacao de hangar pela manha, limpeza e cuidados dos planadores, para entao começar um briefing com a equipe, solicitar autorizacao para a Academia da Força Aerea de Pirassununga, para somente então realziar deslocamento a pé atée a cabeceira da pista e montar uma acampamento base da operacao. Tambem se inicia o deslocamento dos planadores, muitas vezes empurrando a pé os planadores do hangar até o acampamento. Durante toda a operacao todos os pilotos e voluntarios se deslocam o dia todo pela pista buscando o cabo de reboque, buscando a pé os planadores após o pouso e novamene empurrando o planador até o acampamento. Ao termino da operacao realiza-se o debriefing, desmontagem do acampamento, novamente empurrando os planadores ate o hangar, lavagem dos planadores e organizacao de todos os equipamentos. Normalmente isso se encerra as 20 horas. Muitas vezes ficamos a disposicao na pista porem somos impedidos de realizar o voo por conta de fatores meteorologicos ou panes no reboocador ou no planador de instrucao.
Com relacao ao prazo estimado para o término do curso INVP informo que a previsão é para julho de 2025, a depender das condicoes climaticas.
Atenciosamente,
| | Documento assinado eletronicamente por Cesar Filippini Ierardi, Especialista em Regulação de Aviação Civil, em 29/05/2025, às 15:21, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.anac.gov.br/sei/autenticidade, informando o código verificador 11609527 e o código CRC 457AE38B. |
| Referência: Processo nº 00058.018837/2024-25 | SEI nº 11609527 |