Timbre

Nota Técnica nº 3/2025/GFOP/SPL

ASSUNTO

Formação INPL Prático do Servidor Cesar Filippini Ierardi.

REFERÊNCIAS

Despacho (10820336)

SUMÁRIO EXECUTIVO

Atender à solicitação de realização de um cronograma para término do curso. 

ANÁLISE

Para encerramento do curso de Instrutor de Planador faltam 8 missões. Para essas 8 missões é estimado cerca de 12 a 15 reboques. Importante ressaltar que um reboque não necessariamente contempla um missão, ainda mais no periodo de inverno onde cada reboque pode ter duração com tempo variando entre 9 minutos e 40 minutos. Em alguns casos são necessários varios reboques para compeltar uma unica missoa. Nesse curso é possível em alguns dias realizar dois reboques no mesmo dia. Importante ressaltar que as atividades de voo de planador são realizadas apenas aos finais de semana e depende muito das condições climáticas, notadamente das térmicas.

Considerando que na presente data, 14 de Julho de 2025, o saldo de reboques a executar no Aeroclube de Rio Claro é de 12 reboques, podendo variar  para cima ou para baixo, estima-se:

Final de Semana de 26 e 27: 2 reboques;

Final de Semana de 2 e 3 de agosto: 2 reboques;

Final de Semana de 9 e 10 de agosto: 2 reboques;

Final de Semana de 16 e 17 de agosto: 2 reboques;

Final de Semana de 23 e 24 de agosto: 2 reboques;

Final de Semana de 30 e 31 de agosto: 2 reboques;

Informo ainda que irei todos os finais de semana tentar realizar voos de planador no aeroclube, mesmo que nao tenha previsão de tempo adequada. Estando no aeroclube fica mais fácil para o caso de uma melhora na atmosfera e nao perder o dia.

O cronograma acima apresentado serve como referência e meta a ser atingida, não havendo impedimento na realização de maior carga horária, sendo respeitados os limites regulamentares - desde que considerados os aspectos de segurança e aprendizagem;

CONCLUSÃO

Aspectos meteorológicos, demandas internas e indisponibilidade de horário, aeronave e/ou instrutor podem impactar o cronograma apresentado;

A finalização sem adicionais não é factível de ser chancelada previamente, por mais que haja esforço por parte do Servidor. Toda prática é avaliativa e não há disponibilidade de aeronaves e/ou simuladores externos a elas para aprimoramento antes da execução. É inerente ao curso prático a repetição da lição como forma de treinamento para atingimento do nível necessário;

Conforme já realizei em todo o curso de PPL e PP, continuo abrindo mão de quaisquer diárias para a realização da formação, conforme prevê o  § 3º, Art. 10 da IN 210/2025 por residir em local próximo a realização das atividades e elas serem fracionadas de forma a ocupar cerca de um turno do expediente;


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Documento assinado eletronicamente por Cesar Filippini Ierardi, Especialista em Regulação de Aviação Civil, em 14/07/2025, às 11:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.anac.gov.br/sei/autenticidade, informando o código verificador 11797554 e o código CRC 04D093A0.




Referência: Processo nº 00058.018837/2024-25 SEI nº 11797554