Nota Técnica nº 5/2025/GFOP/SPL
ASSUNTO
Formação Piloto de Avião Praitco do Servidor Cesar Filippini Ierardi.
REFERÊNCIAS
Despacho (11609527)
SUMÁRIO EXECUTIVO
Atender à solicitação de realização de um cronograma para término do curso.
ANÁLISE
Para encerramento do curso de Piloto Pirvado de Avião fatlam apenas 3 voos, sendo um voo de liberação e dois voos de cheque. Porem, como passaram mais de 30 dias do ultimo voo, será necessário pelo menos um voo de readaptação resultando em, no minimo 4 voos.
Importante ressaltar que este servidor tentou agendar voos todos os dias, e mesmo sem voo agendado chegava logo cedo na escola e passava o dia todo lá tentando vaga em algum voo cancelado. Nos voos agendados, quando os voos eram realizados em Americana, havia muitas falhas na aeronave, impedindo o voo, e falta de agenda dos instrutores que nao queriam ir até a cidade de Americana dar o treinamento lá.
Considerando que na presente data, 14 de Julho de 2025, o saldo de reboques a executar na escola EJ, podendo variar para cima ou para baixo, estima-se:
Semana de 21 a 25 de julho: 1 hora de readaptação e 1 hora de voo de liberação;
Semana de 28 de julho a 01 de agosto: 2 horas de voo de cheque.
Informo ainda que continuarei indo ao aeroporto todos todos os dias de semana tentar realizar voos de avião na escola EJ, mesmo que nao tenha previsão de tempo adequada. Estando na escola fica mais fácil para o caso de uma melhora na atmosfera e conseguir um voo.
O cronograma acima apresentado serve como referência e meta a ser atingida, não havendo impedimento na realização de maior carga horária, sendo respeitados os limites regulamentares - desde que considerados os aspectos de segurança e aprendizagem;
CONCLUSÃO
Aspectos meteorológicos, demandas internas e indisponibilidade de horário, aeronave e/ou instrutor podem impactar o cronograma apresentado;
A finalização sem adicionais não é factível de ser chancelada previamente, por mais que haja esforço por parte do Servidor. Toda prática é avaliativa e não há disponibilidade de aeronaves e/ou simuladores externos a elas para aprimoramento antes da execução. É inerente ao curso prático a repetição da lição como forma de treinamento para atingimento do nível necessário;
Conforme já realizei em todo o curso de PPL e PP, continuo abrindo mão de quaisquer diárias para a realização da formação, conforme prevê o § 3º, Art. 10 da IN 210/2025 por residir em local próximo a realização das atividades e elas serem fracionadas de forma a ocupar cerca de um turno do expediente;
| | Documento assinado eletronicamente por Cesar Filippini Ierardi, Especialista em Regulação de Aviação Civil, em 14/07/2025, às 15:31, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.anac.gov.br/sei/autenticidade, informando o código verificador 11799487 e o código CRC 19D7BC50. |
| Referência: Processo nº 00058.053948/2024-88 | SEI nº 11799487 |