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AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL – ANAC - DOCUMENTO INDIVIDUAL - |
*Devem ser anexados a este requerimento:
1. DADOS DO SERVIDOR
| Nome: Rafael Fávaro Foltran | SIAPE: 1771626 |
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Possui passaporte válido? (Apenas nos casos em que houver necessidade de afastamento do país) (x) Sim Nº: SB159268 Validade: 27/02/2028 ( ) Não Nº do Processo de Solicitação: ___________________________ |
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2. DADOS DO EVENTO DE CAPACITAÇÃO
| Nome do Evento: 20th IFASD Conference (AEROELASTICITY & STRUCTURAL DYNAMICS IN A FAST CHANGING WORLD) | SIGLA: 20th IFASD 2024 |
| Tipo: CAS, Designação Formal, Evento de Capacitação, Proficiência, Outro (especificar): Evento de Capacitação | Idioma do Evento: Inglês |
| Modalidade: ( ) EAD (X) Presencial ( ) Semipresencial | Carga Horária: aprox. 24 hr |
| Instituição Organizadora (com sigla): Universidad Carlos III de Madrid (UC3M) | |
| Tipo da Instituição: ( ) Organismo Internacional ( ) Escola de Governo (X) Instituição Pública ( ) Instituição Privada | |
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Link para página de divulgação: - IFASD2024 (https://www.ifasd2024.nl/) Extratos do site foram incluídos como anexos ao processo () |
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Local New Babylon Congress Centre . País: Holanda (Países Baixos) . Cidade: Haia . Endereço: Anna van Buerenplein 41a, 2595 BG The Hague, The Netherlands |
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Período da Missão (Período efetivo da missão, não incluindo o deslocamento) . Início: 18/06/2024 às 09h00. . Término: 20/06/2024 às 19h00. |
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Cronograma do Curso (Descrição por dia) Segue conforme publicado no site: Os temas das seções compreendem os seguintes campos da Engenharia: - Aerodinâmica estacionária e não-estacionária, - Aeroelasticidade computacional, - Aeroelasticidade em projeto conceitual de aeronave, - Aeroservoelasticitade, - Controle ativo e estruturas adaptativas, - Cargas Dinâmicas, - Estruturas de aeronaves altamente flexíveis, - Métodos experimentais em dinâmica estrutural e aeroelasticidade, - Modelagem de ordem reduzida, - Ensaios em túnel de vento e em voo, - Ensaio de vibração em solo (GVT), - Ensaio de flutter em voo (FFT), - Aeroelasticidade em aeronaves de asas rotativas, - Aeroelasticidade e dinâmica ambiental, - Fenômenos dinâmicos estruturais em altas velocidades. Observação: como o último dia (21 de junho) é composto por uma visita técnica com vagas bem limitadas que já foram preenchidas, não é solicitada participação neste evento. |
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3. JUSTIFICATIVAS PARA A REALIZAÇÃO DA CAPACITAÇÃO
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Objetivo(s) da ANAC a ser(em) alcançados com a capacitação: O IFASD (International Forum on Aeroelasticity and Structural Dynamics) é o evento mais importante para engenheiros e pesquisadores que atuam com aeroelasticidade e dinâmica estrutural. O estado-da-arte destas tecnologias é apresentado neste fórum por universidades, centros de pesquisa, fabricantes aeronáuticos e até autoridades reguladoras e ocorre com frequência bi-anual. Dentre os objetivos pretendidos com a participação neste evento tem-se: - Obter atualização sobre os mais recentes métodos de engenharia para a realização de ensaios GVT e FFT, modelagem computacional e cálculo dos diversos fenômenos aeroestásticos com ênfase em modelos aeroelásticos não-lineares para determinação de freeplay e LCO em superfícies de comando. - Ter conhecimento de técnicas de modelagem utilizadas para avaliação do comportamento aeroelástico das novas aeronaves EVTOL com multirotores, que compõe recente desafio para a Certificação ANAC. - Ter acesso à extensa bibliografia técnica de artigos para as tecnologias de aeroelasticidade e cargas dinâmicas que podem ser utilizadas em processos de certificação. - Ter contato direto com professores, institutos de pesquisa, empresas e autoridades reguladoras para os assuntos que envolvem este tema. - Assuntos apresentados no IFASD são excelentes fontes de temas para os workshops anuais de PCPs que são de responsabilidade da CEEI, como ocorreu em 2022. |
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Registro no Sistema de Cadastro de Necessidade de treinamento: Este evento estava previsto no PDP do servidor:
Centro de custos:
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Justificativa de aderência da capacitação às atividades desempenhadas pelo(a) servidor(a): O servidor Rafael Foltran atua efetundo avaliações de engenharia referentes as tecnologias de cargas dinâmicas e aeroelasticidade. Como este servidor tem conhecimento técnico e experiência justamente com estas tecnologias, este evento se apresenta como uma excelente oportunidade para manter o conhecimento atualizado com a evolução da tecnologia. A indústria vem desenvolvendo aeronaves EVTOL que são aeronaves multi-rotores montadas sobre asas esbeltas. Essa configuração apresenta resposta aeroelástica complexa e está sendo estudada pelos diversos entes envolvidos. Como a ANAC está certificando e deve validar este tipo de aeronave, é importante estar capacitado e conhecer as nuances técnicas que podem afetar este tipo de projeto. Alguns artigos publicados nesta conferência dizem respeito a este tipo de aeronave. Por fim, a participação neste evento é de interesse especial pois serão apresentadas soluções/métodos que podem ser utilizados como meio de cumprimento pelos requerentes nos processos de certificação. Alguns artigos desta conferência de interesse são: - Nonlinear Aeroelastic Response Analysis of Unmanned Multi-body Aircraft with Free Play. - Experimental investigation into the dynamic characteristics of a tilting multirotor system. - A general solver for the prediction of flutter and buffet onset. - Nonlinear analysis of a flexible half-wing model tested in a subsonic wind tunnel with control-surface freeplay and preloading. (artigo de DT da Embraer). - A nonlinear aeroelastic framework suitable for industrial-scale computation of dynamic loads. - Comparative analysis of flight maneuver loads between flexible and rigid aircraft. - Variados artigos sobre funções ativas de alívio de carga. |
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Justificativa de singularidade do evento: Eventos de capacitação em cargas dinâmicas e aeroelasticidade não são treinamentos facilmente encontrados no mercado, dada a especialização e complexidade destas tecnologias. Sendo assim, o IFASD representa a agregação de trabalhos desenvolvidos pelas principais instituições acadêmicas no campo de engenharia estrutural de cargas e aeroelasticidade, e eventuais trabalhos relevantes publicados por fabricantes aeronáuticos. A aprovação das publicações passa pelo crivo de corpo técnico internacional de professores doutores dos principais países fabricantes e universidades, a exemplo dos EUA, Alemanha, Espanha, Inglaterra, Rússia, Itália, Holanda e Brasil. Esta conferência é bianual e vem sendo realizada desde 1981. |
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Justificativa de notória especialização da instituição organizadora: As instituições organizadoras são a TU Delft que é a principal universidade técnica da Holanda e o NLR que é a Agência Aeroespacial da Holanda, ambos reconhecidos centros de estudos das ciências aeronáuticas. O corpo técnico que lidera o IFASD constitui-se de professores doutores nas áreas de conhecimento em questão, mas também são assessorados por seus pares internacionais para fazer a avaliação de aceitação dos trabalhos publicados neste evento. Tradicionalmente o IFASD é organizado por uma universidade cuja Engenharia Aeronáutica é reconhecida internacionalmente. Por fim, é reconhecido que as universidades com seus professores doutores e a cooperação com o interesse e financiamento da indústria formam o ambiente ideal para se apresentar e debater os desafios e avanços tecnológicos ligados ao estudo científico e aplicação prática para as tecnologias de cargas dinâmicas e aeroelasticidade. |
4. DADOS PARA PAGAMENTO
| ANAC custeará as PASSAGENS? (X) Sim ( ) Não |
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ANAC custeará as diárias? (X) Sim ( ) Não Se sim, qual a opção de recebimento: ( ) Dólar ( ) Euro (X) Real |
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ANAC custeará taxa de inscrição? (X) Sim ( ) Não Se sim, informar os dados abaixo: . UORG pagadora: SAR - Superintendência de Aeronavegabilidade. . Instituição promotora do evento: TU Delft e NLR . Telefone: +31 (0)6 42 89 77 31 . Email: info@sciconf.nl . Endereço (incluindo País, Cidade e CEP): Anna van Buerenplein 41a, 2595 BG The Hague, The Netherlands . Dados financeiros: . Moeda da Inscrição: Euro . Valor da Inscrição (moeda original): EUR 900,00. . Valor total em R$ (conforme cotação do dia): R$ 4.662,00 (cotação de R$ 5,18 por EUR em 23/04/24). . Data Limite para pagamento: 16 de junho de 2024. A instituição aceita pagamento por wire transfer. |
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ANAC custeará o seguro viagem? (X) Sim ( ) Não Se sim, informar os dados abaixo: . Endereço com CEP: Rua Maria de Lurdes Barbosa, 102, São José dos Campos/SP, CEP 12.244-690 . Contato no Brasil . Nome: Andressa Valéria Foltran . Telefone: 12 98141-6113. |
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Solicito autorização para participar do evento de capacitação acima descrito, bem como demais providências necessárias para sua viabilização. Para tanto declaro que: [x] Não tenho ciência de possuir qualquer relação de parentesco que represente impedimento, nos termos do §3º do art. 3º do Decreto nº 7.203, de 04/06/2010, para a contratação em questão. [x] Me comprometo a elaborar e apresentar tempestivamente à Gerência Técnica de Capacitação (GTCA/SGP) relatório circunstanciado das atividades por mim desempenhadas durante meu afastamento do País com o fim de aperfeiçoamento, conforme art. 16 do Decreto 91.800/85. [x] Estou ciente de que é de minha responsabilidade a obtenção de PASSAPORTE e VISTO válidos, bem como demais providências imprescindíveis, como comprovante das vacinas exigidas, para a entrada e/ou permanência no PAÍS DE DESTINO e CONEXÕES. (Apenas nos casos em que houver necessidade de afastamento do país)
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Assinado eletronicamente
SERVIDOR
Autorizo o requerimento para a participação do(s) servidor(es) listado(s) no evento conforme informações contidas neste requerimento e demais anexos ao processo, observadas as exigências da IN 157/2020 e do MPR/SGP-001.
Assinado eletronicamente
CHEFIA IMEDIATA
Ciente, encaminho o requerimento à GTCA/SGP.
Assinado eletronicamente
AGENTE DE INTEGRAÇÃO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
| | Documento assinado eletronicamente por Rafael Favaro Foltran, Especialista em Regulação de Aviação Civil, em 26/04/2024, às 10:36, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | Documento assinado eletronicamente por Rodrigo Valério Magalhaes, Gerente Técnico de Engenharia de Produto, em 26/04/2024, às 10:53, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | Documento assinado eletronicamente por Henrique Shimanuki Muta, Coordenador de Capacitação e Sistemas - CSIS, em 26/04/2024, às 11:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | Documento assinado eletronicamente por Roberto José Silveira Honorato, Superintendente de Aeronavegabilidade, em 01/08/2024, às 18:53, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.anac.gov.br/sei/autenticidade, informando o código verificador 9940830 e o código CRC 22443BC2. |
| Referência: Processo nº 00066.005109/2024-54 | SEI nº 9940830 |