Timbre

AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL – ANAC
REQUERIMENTO DE CAPACITAÇÃO EXTERNA

- DOCUMENTO INDIVIDUAL -​

*Devem ser anexados a este requerimento:

  1. Documento comprobatório do evento (folder), preferencialmente com o valor da taxa de inscrição, quando houver;
  2. Cotação da passagem (caso seja necessária a emissão); 
  3. Certificado de Proficiência válido no idioma de realização do evento (caso necessário).

1.      DADOS DO SERVIDOR

 Nome: Rafael Fávaro Foltran  SIAPE: 1771626

Possui passaporte válido? (Apenas nos casos em que houver necessidade de afastamento do país)

(x) Sim     Nº: SB159268     Validade: 27/02/2028

(  ) Não​      Nº do Processo de Solicitação:​ ___________________________

2.     DADOS DO EVENTO DE CAPACITAÇÃO

 Nome do Evento: 20th IFASD Conference (AEROELASTICITY & STRUCTURAL DYNAMICS IN A FAST CHANGING WORLD)  SIGLA: 20th IFASD 2024
 Tipo: CAS, Designação Formal, Evento de Capacitação, Proficiência, Outro (especificar): Evento de Capacitação  Idioma do Evento: Inglês
 Modalidade:  (  ) EAD      (X) Presencial   (   ) Semipresencial  Carga Horária: aprox. 24 hr
 Instituição Organizadora (com sigla): Universidad Carlos III de Madrid (UC3M)
 Tipo da Instituição:   ( ) Organismo Internacional         ( ) Escola de Governo             (X) Instituição Pública                    ( ) Instituição Privada

 Link para página de divulgação: 

IFASD2024 (https://www.ifasd2024.nl/)

Extratos do site foram incluídos como anexos ao processo () 

 Local 

New Babylon Congress Centre

 . País: Holanda (Países Baixos)

 . Cidade: Haia

 . Endereço:​ Anna van Buerenplein 41a, 2595 BG The Hague, The Netherlands

 Período da Missão (Período efetivo da missão, não incluindo o deslocamento)

 . Início: 18/06/2024 às 09h00.

 . Término: 20/06/2024 às 19h00.

 Cronograma do Curso (Descrição por dia)

Segue conforme publicado no site:

Os temas das seções compreendem os seguintes campos da Engenharia:

- Aerodinâmica estacionária e não-estacionária,

- Aeroelasticidade computacional,

- Aeroelasticidade em projeto conceitual de aeronave,

- Aeroservoelasticitade,

- Controle ativo e estruturas adaptativas,

- Cargas Dinâmicas,

- Estruturas de aeronaves altamente flexíveis,

- Métodos experimentais em dinâmica estrutural e aeroelasticidade,

- Modelagem de ordem reduzida,

- Ensaios em túnel de vento e em voo,

- Ensaio de vibração em solo (GVT),

- Ensaio de flutter em voo (FFT),

- Aeroelasticidade em aeronaves de asas rotativas,

- Aeroelasticidade e dinâmica ambiental,

- Fenômenos dinâmicos estruturais em altas velocidades.

Observação: como o último dia (21 de junho) é composto por uma visita técnica com vagas bem limitadas que já foram preenchidas, não é solicitada participação neste evento.

3.       JUSTIFICATIVAS PARA A REALIZAÇÃO DA CAPACITAÇÃO

 Objetivo(s) da ANAC a ser(em) alcançados com a capacitação: 

O IFASD (International Forum on Aeroelasticity and Structural Dynamics) é o evento mais importante para engenheiros e pesquisadores que atuam com aeroelasticidade e dinâmica estrutural. O estado-da-arte destas tecnologias é apresentado neste fórum por universidades, centros de pesquisa, fabricantes aeronáuticos e até autoridades reguladoras e ocorre com frequência bi-anual. Dentre os objetivos pretendidos com a participação neste evento tem-se:

- Obter atualização sobre os mais recentes métodos de engenharia para a realização de ensaios GVT e FFT, modelagem computacional e cálculo dos diversos fenômenos aeroestásticos com ênfase em modelos aeroelásticos não-lineares para determinação de freeplay e LCO em superfícies de comando.

- Ter conhecimento de técnicas de modelagem utilizadas para avaliação do comportamento aeroelástico das novas aeronaves EVTOL com multirotores, que compõe recente desafio para a Certificação ANAC.

- Ter acesso à extensa bibliografia técnica de artigos para as tecnologias de aeroelasticidade e cargas dinâmicas que podem ser utilizadas em processos de certificação.

- Ter contato direto com professores, institutos de pesquisa, empresas e autoridades reguladoras para os assuntos que envolvem este tema.

- Assuntos apresentados no IFASD são excelentes fontes de temas para os workshops anuais de PCPs que são de responsabilidade da CEEI, como ocorreu em 2022.    

 Registro no Sistema de Cadastro de Necessidade de treinamento: 

 Este evento estava previsto no PDP do servidor:

ID_Necessidade Necessidade ID_Treinamento Treinamento
1479 Manter/adquirir conhecimento para discussões técnicas, incluindo inovações tecnológicas/normativas (Estado da Arte) aplicadas na indústria aeronáutica 8274

IFASD 2024 (INTERNATIONAL FORUM OF AEROELASTICITY & STRUCTURAL DYNAMICS)

 

Centro de custos:

Macroprocesso:

Grupo de Processo de Negócio

Percentual

S0100 Desenvolver estratégia e capacidade institucional

-

100

 Justificativa de aderência da capacitação às atividades desempenhadas pelo(a) servidor(a):

O servidor Rafael Foltran atua efetundo avaliações de engenharia referentes as tecnologias de cargas dinâmicas e aeroelasticidade. Como este servidor tem conhecimento técnico e experiência justamente com estas tecnologias, este evento se apresenta como uma excelente oportunidade para manter o conhecimento atualizado com a evolução da tecnologia. A indústria vem desenvolvendo aeronaves EVTOL que são aeronaves multi-rotores montadas sobre asas esbeltas. Essa configuração apresenta resposta aeroelástica complexa e está sendo estudada pelos diversos entes envolvidos. Como a ANAC está certificando e deve validar este tipo de aeronave, é importante estar capacitado e conhecer as nuances técnicas que podem afetar este tipo de projeto. Alguns artigos publicados nesta conferência dizem respeito a este tipo de aeronave. Por fim, a participação neste evento é de interesse especial pois serão apresentadas soluções/métodos que podem ser utilizados como meio de cumprimento pelos requerentes nos processos de certificação. Alguns artigos desta conferência de interesse são:

- Nonlinear Aeroelastic Response Analysis of Unmanned Multi-body Aircraft with Free Play.

Experimental investigation into the dynamic characteristics of a tilting multirotor system.

- A general solver for the prediction of flutter and buffet onset.

- Nonlinear analysis of a flexible half-wing model tested in a subsonic wind tunnel with control-surface freeplay and preloading. (artigo de DT da Embraer).

- A nonlinear aeroelastic framework suitable for industrial-scale computation of dynamic loads.

- Comparative analysis of flight maneuver loads between flexible and rigid aircraft.

- Variados artigos sobre funções ativas de alívio de carga.

 Justificativa de singularidade do evento:

Eventos de capacitação em cargas dinâmicas e aeroelasticidade não são treinamentos facilmente encontrados no mercado, dada a especialização e complexidade destas tecnologias. Sendo assim, o IFASD representa a agregação de trabalhos desenvolvidos pelas principais instituições acadêmicas no campo de engenharia estrutural de cargas e aeroelasticidade, e eventuais trabalhos relevantes publicados por fabricantes aeronáuticos. A aprovação das publicações passa pelo crivo de corpo técnico internacional de professores doutores dos principais países fabricantes e universidades, a exemplo dos EUA, Alemanha, Espanha, Inglaterra, Rússia, Itália, Holanda e Brasil. Esta conferência é bianual e vem sendo realizada desde 1981.  

 Justificativa de notória especialização da instituição organizadora:

As instituições organizadoras são a TU Delft que é a principal universidade técnica da Holanda e o NLR que é a Agência Aeroespacial da Holanda, ambos reconhecidos centros de estudos das ciências aeronáuticas. O corpo técnico que lidera o IFASD constitui-se de professores doutores nas áreas de conhecimento em questão, mas também são assessorados por seus pares internacionais para fazer a avaliação de aceitação dos trabalhos publicados neste evento. Tradicionalmente o IFASD é organizado por uma universidade cuja Engenharia Aeronáutica é reconhecida internacionalmente. Por fim, é reconhecido que as universidades com seus professores doutores e a cooperação com o interesse e financiamento da indústria formam o ambiente ideal para se apresentar e debater os desafios e avanços tecnológicos ligados ao estudo científico e aplicação prática para as tecnologias de cargas dinâmicas e aeroelasticidade.

4.      DADOS PARA PAGAMENTO

 ANAC custeará as PASSAGENS? (X) Sim ( ) Não

 ANAC custeará as diárias? (X) Sim ( ) Não

Se sim, qual a opção de recebimento: ( ) Dólar ( ) Euro (X) Real

 ANAC custeará taxa de inscrição? (X) Sim ( ) Não

 Se sim, informar os dados abaixo:​

 . UORG pagadora:​ SAR - Superintendência de Aeronavegabilidade.

 . Instituição promotora do evento:​ TU Delft e NLR

 . Telefone: +31 (0)6 42 89 77 31

 . Email: info@sciconf.nl

 . Endereço (incluindo País, Cidade e CEP):  Anna van Buerenplein 41a, 2595 BG The Hague, The Netherlands 

 . Dados financeiros:

 . Moeda da Inscrição: Euro

 . Valor da Inscrição (moeda original): EUR 900,00.

 . Valor total em R$ (conforme cotação do dia): R$ 4.662,00 (cotação de R$ 5,18 por EUR em 23/04/24).

 . Data Limite para pagamento: 16 de junho de 2024.

 A instituição aceita pagamento por wire transfer.

 ANAC custeará o seguro viagem? (X) Sim ( ) Não

 Se sim, informar os dados abaixo:

 . Endereço com CEP: Rua Maria de Lurdes Barbosa, 102, São José dos Campos/SP, CEP 12.244-690 

 . Contato no Brasil

 . Nome: Andressa Valéria Foltran

 . Telefone: 12 98141-6113.

Solicito autorização para participar do evento de capacitação acima descrito, bem como demais providências necessárias para sua viabilização. Para tanto declaro que: [x] Não tenho ciência de possuir qualquer relação de parentesco que represente impedimento, nos termos do §3º do art. 3º do Decreto nº 7.203, de 04/06/2010, para a contratação em questão. [x] Me comprometo a elaborar e apresentar tempestivamente à Gerência Técnica de Capacitação (GTCA/SGP) relatório circunstanciado das atividades por mim desempenhadas durante meu afastamento do País com o fim de aperfeiçoamento, conforme art. 16 do Decreto 91.800/85. [x] Estou ciente de que é de minha responsabilidade a obtenção de PASSAPORTE e VISTO válidos, bem como demais providências imprescindíveis, como comprovante das vacinas exigidas, para a entrada e/ou permanência no PAÍS DE DESTINO e CONEXÕES. (Apenas nos casos em que houver necessidade de afastamento do país)

 

 

 

 

Assinado eletronicamente

SERVIDOR

Autorizo o requerimento para a participação do(s) servidor(es) listado(s) no evento conforme informações contidas neste requerimento e demais anexos ao processo, observadas as exigências da IN 157/2020 e do MPR/SGP-001.

Assinado eletronicamente

CHEFIA IMEDIATA

 

Ciente, encaminho o requerimento à GTCA/SGP.

Assinado eletronicamente

AGENTE DE INTEGRAÇÃO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Rafael Favaro Foltran, Especialista em Regulação de Aviação Civil, em 26/04/2024, às 10:36, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Rodrigo Valério Magalhaes, Gerente Técnico de Engenharia de Produto, em 26/04/2024, às 10:53, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Henrique Shimanuki Muta, Coordenador de Capacitação e Sistemas - CSIS, em 26/04/2024, às 11:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Roberto José Silveira Honorato, Superintendente de Aeronavegabilidade, em 01/08/2024, às 18:53, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.anac.gov.br/sei/autenticidade, informando o código verificador 9940830 e o código CRC 22443BC2.




Referência: Processo nº 00066.005109/2024-54 SEI nº 9940830