Timbre

AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL – ANAC
REQUERIMENTO DE CAPACITAÇÃO EXTERNA

- DOCUMENTO INDIVIDUAL -​

*Devem ser anexados a este requerimento:

  1. Documento comprobatório do evento (folder), preferencialmente com o valor da taxa de inscrição, quando houver;
  2. Cotação da passagem (caso seja necessária a emissão); 
  3. Certificado de Proficiência válido no idioma de realização do evento (caso necessário).

1.      DADOS DO SERVIDOR

 Nome: Jairo Scherrer Junior  SIAPE: 772576

Possui passaporte válido? (Apenas nos casos em que houver necessidade de afastamento do país)

(X) Sim     Nº: SB148163                       _     Validade: 15/08/2026

(  ) Não​      Nº do Processo de Solicitação:​ ___________________________

2.     DADOS DO EVENTO DE CAPACITAÇÃO

 Nome do Evento: Rotorcraft /UAM Aeromechanics and Propulsion Modelling  SIGLA: N/A
 Tipo: Curso  Idioma do Evento: Inglês
 Modalidade:  (  ) EAD      (X) Presencial   (   ) Semipresencial  Carga Horária: 40
 Instituição Organizadora (com sigla): Cranfield University
 Tipo da Instituição:   ( ) Organismo Internacional         ( ) Escola de Governo             ( ) Instituição Pública                    (X) Instituição Privada

 Link para página de divulgação: 

https://www.cranfield.ac.uk/courses/short/aerospace/rotorcraft-uam-aeromechanics-and-propulsion-modelling

 Local Cranfield University

 . País: Inglaterra

 . Cidade: Cranfield

 . Endereço:​ College Road, Cranfield, Bedford, MK43 0AL

 Período da Missão (Período efetivo da missão, não incluindo o deslocamento)

 . Início: 14/10/2024 às 08h00.

 . Término: 18/10/2024 às 17h00.

 Cronograma do Curso (Descrição por dia)

O curso contemplará os seguintes itens em seu conteúdo programático:

Omni-Disciplinary Evaluation of Integrated Rotorcraft-Engine Propulsion Systems

  • Fundamentals of helicopter aeromechanics, flight propulsion, and performance

  • Aero-elastic modelling of rotor-craft: Fundamentals of structural dynamics, rotor dynamics, blade aerodynamics, and rotor wake analysis

  • Helicopter rotor and fuselage aerodynamic interactions and ground effect

  • Gas turbine performance and simulation: Design point and off-design analysis of turboshaft engines

  • Environmental impact analysis: Modelling of gaseous emissions through a stirred-reactor modelling approach

  • Case study examples: Trim, stability, control, and oscillatory blade loads prediction for civil rotorcraft

  • Helicopter-engine integration and performance simulation at engine, aircraft, and mission levels of assessment

  • Case study examples: mission analysis for integrated helicopter-engine systems using aero-elastic rotor modelling strategies

  • Variable rotor speed and active blade twist technologies: Optimum Scheduling, Mission Analysis, and Environmental Impact

  • Helicopter aero-acoustics: Fundamentals, modelling, and noise-based rotor control strategies

  • Novel rotor LTO control strategies: Trade-off between NOx emissions and ground noise impact

  • Thermo-electric power-plant architectures for rotorcraft

Rotorcraft propulsion system electrification

  • Propulsion system electrification: State of the Art, Development Trends, Challenges and Opportunities

  • Fundamentals of Power Electronic Systems, and Power Electronic Integration

  • Electric Power System Design: Modelling and Integration

  • Electric Power System Reliability, Protection, and Maintenance

  • Introduction on battery technologies and fuel cells

Urban Air Mobility (UAM) applications: Preliminary design and modelling

  • Propeller modelling for UAM configurations

  • Tilt-rotor aircraft modelling: low-order aerodynamics, trim, control

  • Tilt-rotor – novel propulsion system (hybrid-electric, advanced cycles, hydrogen, fuel cell based) integration at cycle, aircraft and mission levels

  • Preliminary design, performance and gaseous emissions of hybrid-electric UAM rotorcraft (combined with simple and recuperated cycles)

  • Retrofitting a tilt-rotor with hydrogen fuelled-gas turbine and fuel cells

  • Effects of optimum scheduling of variable rotor speed and power management optimization for hybrid-electric tilt-rotor

Cranfield rotorcraft/UAM tool workshop:

Introduction to HEliCopTer Omni-disciplinary Research platform: HECTOR

  • On-line rotorcraft modelling and analysis

  • Rotor blade structural analysis

  • Natural frequencies, mode shapes, and resonance charts

  • In-flight and wind-tunnel rotor trim simulation

  • Evaluation of aerodynamic and structural rotor blade loads

  • Transient rotor response to pilot controls

  • Gas turbine design point and off-design analysis

Performance prediction of integrated helicopter-engine systems

  • Helicopter-engine performance charts – fuel-flow curves

  • Impact of density altitude and gross-weight

  • Variation of engine performance attributes and gaseous emissions

UAM Modelling and vehicle analysis workshop:

  • Propeller/rotor performance/control (effect of RPM/pitch)

  • Design exercise: hybrid-electric propulsion system tilt-rotor

  • Design exercise: hydrogen retrofitting (GT, tank, fuel system)

    • Isolate effects of change of fuel at cycle level

    • Aircraft level assessment for hydrogen-based tilt-rotor

3.       JUSTIFICATIVAS PARA A REALIZAÇÃO DA CAPACITAÇÃO

 Objetivo(s) da ANAC a ser(em) alcançados com a capacitação: 

Manter/adquirir conhecimento para discussões técnicas, incluindo inovações tecnológicas/normativas (Estado da Arte) aplicadas na indústria aeronáutica pela Superintendência de Aeronavegabilidade, especialmente da Gerência Técnica Engenharia de Voo, nos aspectos desempenho, aerodinâmica, estabilidade, controle, compensação de aeronaves EVTOL com propulsão distribuída, incluindo aspectos de propulsão eletrificada.

 Registro no Sistema de Cadastro de Necessidade de treinamento: 

 ID_Necessidade 1479; ID_treinamento 8840

Centro de Custos: S0100 Desenvolver estratégia e capacidade institucional

UORG beneficiada: Superintendência de Aeronavegabilidade – SAR

 Justificativa de aderência da capacitação às atividades desempenhadas pelo(a) servidor(a):

O servidor atua como Engenheiro de Voo / Especialista em Qualidade de Voo na Gerência Técnica Engenharia de Voo, participando na definição de base de certificação da aeronave EVE-100 no que diz respeito aos aspectos de qualidade de voo e irá atuar como especialista que confirmará que a aeronave é segura e cumpre com os requisitos de certificação estabelecidos na tecnologia de qualidade de voo.

 Justificativa de singularidade do evento:

 Trata-se de oportunidade única/singular, pelos seguintes motivos: Rotorcraft/UAM Aeromechanics and Propulsion Modelling, da Universidade Cranfield é um curso de 5 dias que cobrirá fundamentos, bem como pesquisas de última geração sobre modelagem e análise de helicópteros, incluindo configurações de Mobilidade Aérea Urbana (UAM). Apresentará exemplos práticos de aplicação para mostrar a utilidade dos métodos de modelagem expostos. Contemplará tópicos como aerodinâmica, aeroelasticidade, aeroacústica, propulsão, mecânica de vôo, desempenho, impacto ambiental e eletrificação. Trata-se de curso ministrado por palestrantes especializados em Cranfield e especialistas renomados da indústria e do governo. Incluirá workshops com demonstrações ao vivo e aplicação prática de ferramentas Cranfield de última geração para análise de desempenho de helicópteros, simulação de desempenho de motores e dimensionamento e caracterização de aeronaves UAM.

Não há curso similar ministrado no Brasil. O assunto é bastante complexo e novo sendo que encontra-se em andamento o processo de certificação da primeira aeronave deste tipo no Brasil e nenhuma aeronave do tipo foi certificada nem nos EUA nem na comunidade europeia. É uma aeronave de características de voo não similar à aviões ou helicópteros e o pleno conhecimento das peculiaridades na área de dinâmica de voo é necessário tanto para garantir a segurança dos futuros projetos a serem aprovados pela ANAC, bem como para garantir que aeronave seja aceita em outros mercados internacionais.

 Justificativa de notória especialização da instituição organizadora:

A Universidade de Cranfield é uma referência dentro do ramo aeronáutico como centro de formação de pessoal estando entre as 30 melhores universidades do mundo em engenharia mecânica e aeronáutica pelo QS World University Rankings. Além disso, a faculdade possui um Centro Integrado de Integração Aeroespacial que promove a colaboração entre a indústria e o ambiente acadêmico  e prove capacidade comparável às instalações de líderes de tecnologia aeroespacial na Europa. Segundo informações apresentadas no site da instituição, a Universidade Cranfield tem estado na vanguarda da pesquisa de helicópteros nos últimos 14 anos, tendo um histórico estabelecido em modelagem e simulação de helicópteros, construído através de programas de pesquisa de prestígio, incluindo o Clean Sky 1 e 2 da União Europeia (UE).

4.      DADOS PARA PAGAMENTO

 ANAC custeará as PASSAGENS? (X) Sim ( ) Não

 ANAC custeará as diárias? (X) Sim ( ) Não

Se sim, qual a opção de recebimento: ( ) Dólar ( ) Euro (X) Real

 ANAC custeará taxa de inscrição? (X) Sim ( ) Não

 Se sim, informar os dados abaixo:​

 . UORG pagadora:​ SGP

 . Instituição promotora do evento:​ Cranfield University

 . Telefone: +44(0)01234 754189

 . Email: shortcourse@cranfield.ac.uk

 . Endereço (incluindo País, Cidade e CEP): Cranfield University, College Road, Cranfield, Bedford, MK43 0AL

 . Dados financeiros:

 . Moeda da Inscrição: Libras esterlinas

 . Valor da Inscrição (moeda original): £1,710

 . Valor total em R$ (conforme cotação do dia): R$ 11703,55

 . Data Limite para pagamento: Não definido na página de inscrição

 ANAC custeará o seguro viagem? (X) Sim ( ) Não

 Se sim, informar os dados abaixo:

 . Endereço com CEP: 12246-013

 . Contato no Brasil: 

 . Nome: Carmem Dolores Torres Scherrer

 . Telefone:(12)98117-0809

 Solicito autorização para participar do evento de capacitação acima descrito, bem como demais providências necessárias para sua viabilização. Para tanto declaro que: [ ] Não tenho ciência de possuir qualquer relação de parentesco que represente impedimento, nos termos do §3º do art. 3º do Decreto nº 7.203, de 04/06/2010, para a contratação em questão. [ ] Me comprometo a elaborar e apresentar tempestivamente à Gerência Técnica de Capacitação (GTCA/SGP) relatório circunstanciado das atividades por mim desempenhadas durante meu afastamento do País com o fim de aperfeiçoamento, conforme art. 16 do Decreto 91.800/85. [ ] Estou ciente de que é de minha responsabilidade a obtenção de PASSAPORTE e VISTO válidos, bem como demais providências imprescindíveis, como comprovante das vacinas exigidas, para a entrada e/ou permanência no PAÍS DE DESTINO e CONEXÕES. (Apenas nos casos em que houver necessidade de afastamento do país)

 

 

 

 

Assinado eletronicamente

SERVIDOR

Autorizo o requerimento para a participação do(s) servidor(es) listado(s) no evento conforme informações contidas neste requerimento e demais anexos ao processo, observadas as exigências da IN 157/2020 e do MPR/SGP-001.

Assinado eletronicamente

CHEFIA IMEDIATA

 

Ciente, encaminho o requerimento à GTCA/SGP.

Assinado eletronicamente

AGENTE DE INTEGRAÇÃO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Jairo Scherrer Junior, Coordenador de Aeronáutica, Ensaios em Voo e Integração de Sistemas (Substituto), em 14/06/2024, às 08:30, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Willer Alves da Silva Cruz, Gerente Técnico de Engenharia de Voo, em 14/06/2024, às 10:36, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Henrique Shimanuki Muta, Coordenador de Capacitação e Sistemas - CSIS, em 14/06/2024, às 16:04, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.anac.gov.br/sei/autenticidade, informando o código verificador 10165236 e o código CRC 66BBFC16.




Referência: Processo nº 00066.007379/2024-08 SEI nº 10165236