Análise de Processo de Afastamento do país
Introdução
Trata-se de processo administrativo nº 00066.007379/2024-08, instaurado na Superintendência de Aeronavegabilidade para solicitação de afastamento do País cadastrada no Sistema de Concessão de Diárias e Passagens - SCDP, relativa à indicação do servidor Jairo Scherrer Júnior, matrícula SIAPE nº 1772576, ocupante de cargo comissionado código CCT III, especialista em regulação de aviação civil, PCDP nº 3159/24, para participar do evento de capacitação Rotorcraft /UAM Aeromechanics and Propulsion Modelling, em Cranfield - Reino Unido, no período de 12 a 20 de outubro de 2024. A documentação a que este relatório faz referência consta do registro da PCDP mencionada, conforme cadastro realizado pela unidade solicitante Gerência de Desenvolvimento de Pessoas da Superintendência de Gestão de Pessoas - GDPE/SGP.
Análise
A PCDP foi constituída pela UDVD Gerência de Desenvolvimento de Pessoas da Superintendência de Gestão de Pessoas - GDPE/SGP, com a seguinte documentação:
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Checklist da documentação apresentada |
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A tabela abaixo indica as principais informações sobre a missão:
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Síntese da Missão |
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Tipo de missão |
Capacitação |
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Quantidade de propostos |
1 |
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Nome e qualificação dos propostos |
Jairo Scherrer Júnior, matrícula SIAPE nº 1772576, ocupante de cargo comissionado código CCT III, especialista em regulação de aviação civil, PCDP nº 3159/24 |
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UDVD proponente |
GDPE/SGP |
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Período de afastamento |
de 12 a 20 de outubro de 2024 |
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Período de atividades |
de 14 a 18 de outubro de 2024 |
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Nome do evento |
Rotorcraft /UAM Aeromechanics and Propulsion Modelling |
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Custo estimado da missão |
R$ 37.538,07 R$ 24.029,07 - diárias, passagens aéreas e seguro viagem R$ 13.509,00 - inscrição do servidor no evento (10263070) |
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Justificativa da missão |
A participação no evento de capacitação tem por finalidade adquirir conhecimento para discussões técnicas, incluindo inovações tecnológicas e normativas (Estado da Arte) aplicadas na indústria aeronáutica pela Superintendência de Aeronavegabilidade, especialmente na Gerência Técnica de Engenharia de Voo, nos aspectos relacionados ao desempenho, aerodinâmica, estabilidade, controle, compensação de aeronaves EVTOL com propulsão distribuída, incluindo as particularidades de propulsão eletrificada. O servidor atua como Engenheiro de Voo / Especialista em Qualidade de Voo na Gerência Técnica de Engenharia de Voo, participando na definição de base de certificação da aeronave EVE-100 no que diz respeito aos aspectos de qualidade de voo e irá atuar como especialista responsável pela confirmação de que a aeronave é segura e cumpre com os requisitos de certificação estabelecidos na tecnologia de qualidade de voo. O evento em questão se apresenta como uma oportunidade única/singular para capacitação do servidor que atua na área do tema a ser abordado pelos seguintes motivos: - Rotorcraft/UAM Aeromechanics and Propulsion Modelling, promovido pela Universidade Cranfield é um curso de cinco dias que cobrirá fundamentos, bem como pesquisas de última geração sobre modelagem e análise de helicópteros, incluindo configurações de Mobilidade Aérea Urbana (UAM). - Apresentará exemplos práticos de aplicação para mostrar a utilidade dos métodos de modelagem expostos. - Contemplará tópicos como aerodinâmica, aeroelasticidade, aeroacústica, propulsão, mecânica de voo, desempenho, impacto ambiental e eletrificação. - O curso é ministrado por palestrantes especializados em Cranfield e especialistas renomados da indústria e do governo. - Incluirá workshops com demonstrações ao vivo e aplicação prática de ferramentas Cranfield de última geração para análise de desempenho de helicópteros, simulação de desempenho de motores e dimensionamento e caracterização de aeronaves UAM. - Não há curso similar ministrado no Brasil. O assunto é bastante complexo e novo, sendo que encontra-se em andamento o processo de certificação da primeira aeronave desse tipo no Brasil e nenhuma aeronave do tipo foi certificada nos EUA nem na comunidade europeia. É uma aeronave de características de voo não similares aos aviões ou helicópteros e o pleno conhecimento das peculiaridades na área de dinâmica de voo é necessário tanto para garantir a segurança dos futuros projetos a serem aprovados pela Anac, bem como para garantir que a aeronave seja aceita em outros mercados internacionais. O curso é promovido pela Universidade Cranfield, uma referência dentro do ramo aeronáutico como centro de formação de pessoal, estando entre as trinta melhores universidades do mundo em engenharia mecânica e aeronáutica pelo QS World University Rankings. Além disso, a faculdade possui um Centro Integrado de Integração Aeroespacial que promove a colaboração entre a indústria e o ambiente acadêmico e provê capacidade comparável às instalações de líderes de tecnologia aeroespacial na Europa. Segundo informações apresentadas no site da instituição, a Universidade Cranfield tem estado na vanguarda da pesquisa de helicópteros nos últimos quatorze anos, tendo um histórico estabelecido em modelagem e simulação de helicópteros construído através de programas de pesquisa de prestígio, incluindo o Clean Sky 1 e 2 da União Europeia (UE). Consta no requerimento que o curso será na modalidade presencial. |
As atividades previstas podem ser assim resumidas:
– Jairo Scherrer Júnior
Participação no evento de capacitação Rotorcraft /UAM Aeromechanics and Propulsion Modelling, conforme programação anexa (10246386) .
De acordo com a análise realizada, observa-se que a PCDP foi instruída com todos os documentos necessários para análise, não se identificando inconsistências na documentação.
Conclusão
Pelo exposto, considerando a regularidade da documentação, recomenda-se o encaminhamento dos autos para o Diretor-Presidente, a fim de avaliar a conveniência e oportunidade na emissão da autorização para afastamento do país.
Em sequência, após assinatura do Despacho pelo Diretor-Presidente, encaminha-se à GTIN-Publicações, para a devida publicação no Diário Oficial da União - DOU.
ANA ÂNGELA NOGUEIRA SOARES
Assistente
De acordo.
IORANS PEREIRA DE SOUZA
Gerente Técnico de Deslocamento a Serviço Substituto
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. Conforme consta na página: <https://concordia.itamaraty.gov.br/detalhamento-acordo/4474?tipoPesquisa=2&TituloAcordo=visto&TipoAcordo=BL&IdEnvolvido=255&IdVigencia=6>.
| | Documento assinado eletronicamente por Iorans Pereira de Souza, Gerente Técnico, Substituto(a), em 12/07/2024, às 14:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | Documento assinado eletronicamente por Ana Ângela Nogueira Soares, Assistente, em 12/07/2024, às 15:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.anac.gov.br/sei/autenticidade, informando o código verificador 10218369 e o código CRC BDF9C075. |