Despacho
À SGP
Assunto: Valores do treinamento recorrente da aeronave Embraer ERJ 190-300 (E190E2).
De forma a possibilitar a comparação e análise de preço de inscrição, incluímos documentos (invoices) do treinamento realizado para outros clientes da FlightSafety International (FSI).
Há dificuldade para levantar documento comparativo do treinamento, pois são raras as demandas pelo treinamento completo (wet). Normalmente, as companhias que operam a aeronave realizam o treinamento reduzido (dry), pois possuem sua própria estrutura de treinamento (programa de treinamento aprovado, instrutores de voo, material instrucional etc.). Ou seja, os operadores aéreos comerciais acabam contratando, na prática, apenas as horas em simulador de voo, e essa negociação de preços varia cliente a cliente, de acordo com a necessidade ou situação. Para exemplificar esse cenário, seguem alguns invoices emitidos pela FSI (anexos SEI 10488890, 10488893, e 10488924).
Sobre a comparação dos preços wet, a FSI apresentou informações referentes às precificações que ocorreram nos anos 2022, 2023 e 2024, conforme documento SEI 10488951. Os valores propostos para a ANAC seguiram essa precificação. Segue um invoice de treinamento wet ofertado em 2022 (anexo SEI 10488968).
Esta GTEV permanece à disposição caso esclarecimentos adicionais sejam necessários.
Respeitosamente,
Willer Alves da Silva Cruz
Gerente Técnico de Engenharia de Voo - GTEV
GCPP/SAR
| | Documento assinado eletronicamente por Willer Alves da Silva Cruz, Gerente Técnico de Engenharia de Voo, em 29/08/2024, às 14:31, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.anac.gov.br/sei/autenticidade, informando o código verificador 10488871 e o código CRC F9F75607. |
| Referência: Processo nº 00066.009815/2024-75 | SEI nº 10488871 |