Timbre

AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL – ANAC
REQUERIMENTO DE CAPACITAÇÃO EXTERNA

DOCUMENTO INDIVIDUAL​

*Devem ser anexados a este requerimento:

  1. Documento comprobatório do evento (folder), preferencialmente com o valor da taxa de inscrição, quando houver;
  2. Cotação das diárias e das passagens (caso necessário); 
  3. Certificado de proficiência válido no idioma de realização do evento (caso necessário).

1.      DADOS DO SERVIDOR

 Nome:  Fernanda Silva de Magalhães                                                   Siape: 3194170

 Possui passaporte válido? (Apenas nos casos em que houver necessidade de afastamento do país)

(   ) Sim     Nº: ______________________________     Validade: ____/____

(   ) Não​      Nº do Processo de Solicitação:​ ___________________________

2.     DADOS DO EVENTO DE CAPACITAÇÃO

 Nome do evento: Curso completo em Relações Institucionais e Governamentais – online  Sigla: Curso RIGOV
 Tipo: Capacitação  Idioma do evento: Português
 Modalidade:  ( x ) EAD      (  ) Presencial   (  ) Semipresencial  Carga Horária: 48 horas
 Instituição organizadora (com sigla): Escola Aberje de Comunicação
 Tipo da instituição:   ( ) Organismo Internacional         ( ) Escola de Governo             ( ) Instituição Pública                    ( x) Instituição Privada

 Link para página de divulgação: 

https://escolaaberje.com.br/curso/curso-completo-em-relacoes-institucionais-e-governamentais/

 Local  - Evento online

 . País: Brasil

 . Cidade:

 . Endereço:​

 Período do evento (Período efetivo, não incluindo o deslocamento):

 . Início: 16/10/2024 às 9h00.

 . Término: 13/12/2024 às 12h00.

 Cronograma do Curso, incluindo deslocamentos (Descrição por dia):

16 e 18 de outubro - Aula 1: Introdução e fundamentos de Rigov. Total: 6 horas

Leonardo Barreto e Carlos Parente

PROGRAMAÇÃO:

  • Novas competências para profissionais de RIG;
  • Identificação e priorização de temas estratégicos;
  • Gerenciamento de issues management;
  • Defesa dos interesses legítimos;
  • Identificação de temas que podem gerar conflitos;
  • Monitoramento & Mitigação;
  • Apresentação e discussão de casos reais.

23 e 25 de outubro - Aula 2: Novas competências e atuação estratégica de Rigov. TTotal: 6 horas

Erica Ruiz e Creomar de Souza

 

PROGRAMAÇÃO

  • Novas competências para profissionais de RIG;
  • Identificação e priorização de temas estratégicos;
  • Gerenciamento de issues management;
  • Defesa dos interesses legítimos;
  • Identificação de temas que podem gerar conflitos;
  • Monitoramento & Mitigação;
  • Apresentação e discussão de casos reais.

30 de outubro e 1º de novembro- Aula 3: Fundamentos teóricos e regulatórios de Rigov. Total: 6 horas

Diogo Souto e Carlos Parente

PROGRAMAÇÃO:

  • Características e Funções regulatórias;
  • Agências Reguladoras: Estrutura Organizacional, Papel e natureza jurídica;
  • Grupos de interesse, grupos de influência, status regulamentação do lobby;
  • Sistemas de representação de interesses: pluralismo e corporativismo;
  • Ética e boas práticas;
  • Regulação da relação público privada;
  • Construção da Licença Social para atuar;
  • Apresentação e discussão de casos reais.

6 e 8 de novembro - Aula 4: Técnicas e práticas de Rigov. Total: 6 horas

Andrea Gozetto, Elisa Prado e Carlos Parente

PROGRAMAÇÃO:

  • Lobby e Advocacy: alinhamento conceitual;
  • Poder e influência: alianças, associações de classe, influencers etc;
  • Interlocutores: identificação de players potenciais, técnicas de abordagem, “figuras difíceis-sensíveis”;
  • Pontos-chave na abordagem, técnicas de apresentação, papers;
  • Definição da “agenda estratégica”;
  • Alinhamento interno com executivos e sua participação, gerenciamento de expectativas; alinhamento de mensagens -position papers;
  • Apresentação e discussão de casos reais.

13 e 22 de novembro - Aula 5: Ética e compliance no dia a dia do profissional de Rigov. Total: 6 horas

Agatha Camargo, Vania Bueno e Flavia Bachmann

PROGRAMAÇÃO:

  • Alinhamento conceitual: ética, moral, dilemas;
  • Processo: prevenir, detectar e remediar;
  • Análises de Risco; Registros, Evidências e Monitoramento;
  • Sinergia do Compliance com Relações Institucionais e Governamentais;
  • FCPA, Convenções Internacionais da ONU e da OCDE;
  • A Lei Anticorrupção e os reflexos na atividade de Relações Institucionais e Governamentais;
  • Legitimidade – pleito, interlocutor e processo;
  • Apresentação e discussão de casos reais.

27 e 29 de novembro - Aula 6: O papel estratégico da comunicação no atuação de Rigov. Total: 6 horas

Suelma Rosa dos Santos, Junia Nogueira de Sa e Malu Weber

PROGRAMAÇÃO:

  • Ritual de elaboração de uma Narrativa;
  • Ferramentas estratégicas de comunicação;
  • Importância da Comunicação Integrada;
  • Consistência entre mensagens e atos;
  • Entendimento e atuação nas mídias sociais;
  • Construção e monitoramento da Imagem;
  • Apresentação e discussão de casos reais.

4 e 6 de dezembro - Aula 7: Advocay e Loby nas redes sociais. Total: 6 horas

Luis Alcubierre, Neivia Justa e Carlos Parente

PROGRAMAÇÃO:

  • Riscos e desafios das redes sociais;
  • Representação Institucional;
  • Gerenciar relacionamentos estratégicos com: Governo, ambiente de negócios, Grupos de Influência e Cadeia de Valor (clientes, fornecedores etc);
  • Estruturação de Fluxos e Processos de monitoramento;
  • Mobilização da opinião pública pelas mídias sociais;
  • Grassroots e as mobilizações socais;
  • Apresentação e discussão de casos reais.

11 e 13 de dezembro - Aula 8: Palestras e debates de Rigov com convidados especiais. Total: 6 horas

Paulo Nassar, Cristiano Noronha, Antonio Marcos Umbelino Lobo, Roberta Lippi, Ignacio Garcia Zoppi e Nelson Silveira

Palestras e debates com os principais players: profissional de RIGOV, Agente Público, Consultor, Compliance e Imprensa para troca de experiências e discussões de cases reais.

Temas:

  • Desafios para a boa prática de relações governamentais no Brasil;
  • Alinhamento da estratégia de relações governamentais e da estratégia de negócios;
  • Novas narrativas nas relações público x privado;
  • Gerenciando a imagem e reputação no dia a dia;
  • Desafios e possíveis cenários do processo eleitoral.

3.       JUSTIFICATIVAS PARA A REALIZAÇÃO DA CAPACITAÇÃO

 Objetivo(s) da Anac a ser(em) alcançados com a capacitação: 

Fortalecer a comunicação e o papel da Agência frente a seus públicos;

Identificar e priorizar temas estratégicos para a Agência;

Identificar temas que podem gerar conflitos entre a Agência e outros órgãos governamentais;

Gerenciar a imagem e a reputação da Anac no dia a dia.

 Registro no Sistema de Cadastro de Necessidade de treinamento: 

ID da necessidade - 1426

ID do treinamento - 8149

 Justificativa de aderência da capacitação às atividades desempenhadas pelo(a) servidor(a):

Ter uma boa relação com outros órgãos é fundamental para que a instituição mantenha uma reputação positiva e dissemine sua missão. Atualmente, é essencial ter uma relação saudável e confiável com outras instituições governamentais para legitimar a atuação da Agência. Nesse sentido, minha atuação na Gerência Técnica de Imprensa e Conteúdo está relacionada com questões que envolvem o relacionamento com órgãos governamentais e a articulação sobre temas sensíveis. Dessa forma, o aperfeiçoamento nesse tema torna-se essencial para que a Anac seja mais eficiente no seu relacionamento com outras instituições e no monitoramento da imagem da Agência perante seus pares.

 Justificativa ao Art. 17 do Decreto 9.991/19:

O curso será realizado na modalidade à distância, não gerando, portanto, custos com diárias e passagens. 

 

 Justificativa de notória especialização da instituição organizadora:

A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) é um organização profissional e científica apartidária e sem fins lucrativos.  Tem como principal objetivo promover a comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação. A Escola Aberje é referência em cursos de comunicação, presenciais e a distância, atuando há mais de 50 anos com treinamentos para o desenvolvimento de profissionais da área.

 

A Aberje é uma instituição referência para comunicólogos e é composta por um corpo docente de profissionais experientes em assuntos relacionados à comunicação. Os cursos de comunicação da Escola Aberje são ministrados por instrutores reconhecidos pela sua experiência como executivos de mercado e pesquisadores na sua área de conhecimento. Seus treinamentos são diretamente voltados à capacitação de jornalistas em temas diversos sobre comunicação corporativa. O curso não é oferecido por outras instituições de relevância e excelência no assunto, o que a torna de grande importância na capacitação dos servidores da Agência responsáveis pela interlocução com outros órgãos governamentais.

4.      DADOS PARA PAGAMENTO

 A Anac custeará as PASSAGENS? ( ) Sim ( x ) Não

 Valor estimado em R$:                                       Data da cotação:

 A Anac custeará as diárias? ( ) Sim ( x ) Não

 Se sim, qual a opção de recebimento: ( ) Dólar ( ) Euro ( ) Real

 Valor estimado:                                       Data da cotação:

 A Anac custeará taxa de inscrição? (x ) Sim ( ) Não

 Se sim, informar os dados abaixo:​

 . Uorg pagadora:​ Assessoria de Comunicação Social (Ascom)

 . Instituição promotora do evento:​ Escola Aberje de Comunicação

 . Telefone: (11) 5627 9090 Ramal 844 ou 837

 . E-mail: contato@escolaaberje.com.br; lidiane@aberje.com.br; cursos@aberje.com.br

 . Endereço (incluindo país, cidade e CEP): Rua Amália de Noronha, 151
6º andar - São Paulo - SP
CEP: 05410-010

 . Dados financeiros:

 . Moeda da inscrição: Real

 Valor da inscrição (moeda original): R$ 6.800,00

 . Valor total em R$ (conforme cotação do dia): R$ 6.800,00

 Data limite para pagamento: até 13/10/2024

 A Anac custeará o seguro viagem? ( ) Sim ( x ) Não

 Se sim, informar os dados abaixo:

 . Endereço com CEP:

 . Contato no Brasil:

 . Nome:

 . Telefone:

 Solicito autorização para participar do evento de capacitação acima descrito, bem como demais providências necessárias para sua viabilização. Para tanto declaro que: (Apenas nos casos em que houver necessidade de afastamento do país)

[ ] Não tenho ciência de possuir qualquer relação de parentesco que represente impedimento, nos termos do §3º do art. 3º do Decreto nº 7.203, de 04/06/2010, para a contratação em questão.

[ ] Comprometo-me a elaborar e apresentar tempestivamente à à Coordenadoria de Capacitação Externa, Pós-graduação e Intercâmbios (Ccepi/Gdpe/SGP) relatório circunstanciado das atividades por mim desempenhadas durante meu afastamento do País com o fim de aperfeiçoamento, conforme art. 16 do Decreto 91.800/85.

[ ] Estou ciente de que é de minha responsabilidade a obtenção de PASSAPORTE e VISTO válidos, bem como demais providências imprescindíveis, como comprovante das vacinas exigidas, para a entrada e/ou permanência no PAÍS DE DESTINO e CONEXÕES.

 

5.      APONTAMENTO DO CENTRO DE CUSTO (PREENCHIMENTO AICD)

 Aponto, conforme pede o Manual de Custos, as informações de custo para o evento de capacitação externa com ônus em tela. 

 

MACROPROCESSO 

PERCENTUAL 

S0300 Gerenciar relações institucionais internas e externas

100%

 Por oportuno, informo que as Udvds beneficiadas são:

  • Assessoria de Comunicação Social - Ascom 

 

 

Assinado eletronicamente

SERVIDOR

Autorizo o requerimento para a participação do(s) servidor(es) listado(s) no evento conforme informações contidas neste requerimento e demais anexos ao processo, observadas as exigências da IN 157/2020 e do MPR/SGP-001.

 

Assinado eletronicamente

CHEFIA IMEDIATA

 

Assinado eletronicamente

CHEFE MÁXIMO UDVD*

* O requerimento só deverá ser assinado pelo chefe máximo da Udvd, quando se tratar de evento de capacitação com afastamento do país.

 

Ciente, encaminho o requerimento à Ccepi/Gdpe/SGP.

 

Assinado eletronicamente

AGENTE DE INTEGRAÇÃO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Daniela Cervo de Toloza, Analista Administrativo, em 20/08/2024, às 14:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Tatiane Cristine Cortiano, Gerente Técnica, em 20/08/2024, às 15:14, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Fernanda Silva de Magalhães, Analista Administrativo, em 20/08/2024, às 15:22, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.anac.gov.br/sei/autenticidade, informando o código verificador 10366740 e o código CRC 683DDEE6.




Referência: Processo nº 00058.063932/2024-83 SEI nº 10366740