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DOCUMENTO DE FORMALIZAÇÃO DA DEMANDA

 

Referência: Decreto nº 10.947, de 25 de janeiro de 2022.

Informações gerais 

Área Requisitante: 

Assessoria de Comunicação Social - ASCOM 

 

Data da conclusão da contratação:

8 de outubro de 2024

 

Descrição sucinta do objeto:

Media Training de Alta Performance in company

 

Prioridade: 

(   ) Baixa

(   ) Média

(  x )  Alta

Caso seja selecionada a opção "Alta", deve ser apresentada justificativa.

Justificativa de prioridade Alta:

 

A Câmara dos Deputados, por meio da Comissão Externa sobre o acidente do avião Voepass Linhas Aéreas - Voo 2283 - ATR-72, convocou representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para participarem de audiência, no dia 15 de outubro de 2024, destinada a esclarecimentos sobre o acidente com o voo 2283, da Voepass, ocorrido em 9 de agosto de 2024, em Vinhedo (SP). Nesse sentido, para alinhar o discurso institucional com vistas à preservação da imagem da Agência e transmitissão das informações de forma clara, concisa e eficiente, verificou-se a necessidade de realização do treinamento dos diretores Tiago Pereira, Luiz Ricardo Nascimento e do superintendente de Padrões Operacionais, Bruno Del Bel.
 

 

Justificativa de necessidade

A Anac deve manter um quadro de servidores capacitados e atualizados como porta-vozes institucionais para relacionar-se adequadamente com os agentes políticos, profissionais de imprensa, agentes do setor aéreo, e demais públicos. Essa prática visa a garantia de que a sociedade receberá informações sobre a atuação e o funcionamento da entidade, num trabalho voltado para a transparência, para a prestação de contas e para o estímulo à cidadania.

O curso de Media Training orienta os participantes sobre as diversas formas de se relacionar com diferentes públicos a depender da necessidade atribuída, simulando casos concretos, tanto em situações normais quanto nas situações de crise, com ênfase no relacionamento com a imprensa. A capacitação deverá orientar os participantes a respeito dos cuidados para tratar a informação, a postura proativa na interação com seus pares, apresentar técnicas de oratória e comportamento, a fim de trazer maior segurança e assertividade nas falas dos servidores capacitados.

A Instrução Normativa nº 124, de 5 de julho de 2018, que institui a Política de Comunicação Institucional da ANAC, prevê para a Assessoria de Comunicação Social da Anac a promoção de ações que reforcem a comunicação institucional nos âmbitos interno e externo da Agência. Aquele documento preceitua como uma das diretrizes da comunicação institucional a unidade de discurso no âmbito da comunicação institucional.

Dessa forma, busca-se a opção por investir na contratação de instituições que possam realizar o curso de Media Training de Alta Performance com o rigor técnico e acadêmico necessário ao desenvolvimento das competências dos servidores a serem capacitados.

Optou-se pela escolha da empresa Oficina, uma agência de comunicação integrada, pertencente ao Grupo In Press, especializada em consultoria e treinamento. Com mais de 22 anos de existência, é referência na capacitação de gestores públicos e privados. A empresa, presta periodicamente treinamento para esta Agência como pode ser comprovado nos processos 00058.021207/2023-57 e 00058.056560/2022-77 e 00058.054575/2023-81.  A escolha reiteirada pela empresa estabelece padrões de desenvolvimento no aprendizado, uma vez que possui o histórico de treinamentos e pode avançar nos conteúdos, técnicas  de preparação de porta-vozes, utilizando novas abordagens, novos temas e enfatizando temas já identificados como problemáticos para a Anac. 

O Media Training de Alta Performance in company foi o treinamento escolhido para capacitação dos gestores. O curso orienta os participantes sobre as diversas formas de se relacionar com diferentes públicos, a depender da necessidade atribuída, simulando casos concretos, tanto em situações normais quanto nas situações de crise. Os participantes conhecerão o funcionamento dos espaços em que estarão inseridos como uma sessão do Congresso Nacional ou uma entrevista coletiva com jornalistas, por exemplo. Além disso, o treinamento alinha técnicas de oratória e comportamento.

A capacitação deverá orientar os participantes a respeito dos cuidados para tratar a informação, além de capacitá-los para uma postura proativa na interação com seus pares. Para alcançar os resultados esperados, o treinamento deve ser realizado por uma equipe de profissionais formados em Comunicação e com ampla experiência na condução de turmas de media training. A experiência da empresa na área é um componente fundamental para o sucesso do curso.

A metodologia garante o desenvolvimento de plano de comunicação específico, associado adequadamente aos objetivos de gestão, ao mesmo tempo em que cria base para colocar em prática as diretrizes da gestão estratégica e o alcance dos resultados esperados pela instituição ou empresa.

2.9.            Será contratada uma turma de Media Training de Alta Performance com três participantes. A capacitação terá duração de 5 (cinco) horas-aula. A previsão de início da capacitação será em 8 de outubro de 2024.
 

3.                    JUSTIFICATIVA EM CASO DE DEMANDA INTEMPESTIVA                                                                                                                                                                            

A Câmara dos Deputados, por meio da Comissão Externa sobre o acidente do avião Voepass Linhas Aéreas - Voo 2283 - ATR-72, convocou representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para participarem de audiência, no dia 15 de outubro de 2024, destinada a esclarecimentos sobre o acidente com o voo 2283, da Voepass, ocorrido em 9 de agosto de 2024, em Vinhedo (SP). Nesse sentido, para alinhar o discurso institucional com vistas à preservação da imagem da Agência e transmitissão das informações de forma clara, concisa e eficiente, verificou-se a necessidade de realização do treinamento dos diretores Tiago Pereira, Luiz Ricardo Nascimento e do superintendente de Padrões Operacionais, Bruno Del Bel.

Cabe destacar que, por regramento, os diretores da Anac são porta-vozes máximos da Agência e precisam estar preparados para se comunicarem de forma clara e eficente em qualquer situação. De igual forma, a inclusão no referido treinamento do superintendente de Padrões Operacionais da Agência, por liderar a área técnica mais diretamente relacionada aos questionamentos envolvendo a temática da audiência pública do Câmara dos Deputados, faz-se também necessária. 

Diante do exposto, esta Assessoria de Comunicação Social entende como justificada a necessária realização excepcional do treinamento.

 

4.                    MATERIAIS/SERVIÇOS                                                                                                                                                                                                                                              

4.1                       Serviços

 

Nº do item

Descrição

Qtd.

Valor unitário (R$)

Valor total (R$)

1

Media Training de Alta Performance

1

R$ 35.600 mil

R$ 35.600 mil

2

 

 

 

 

 

5.                           CONTRATAÇÕES RELACIONADAS                                                                                                                                                                                                                                              

Não se aplica. 

6.                                 INDICAÇÃO DE INTEGRANTE REQUISITANTE PARA EQUIPE DE PLANEJAMENTO                                                                                                                                                                                                                    

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Nome completo do servidor indicado como integrante requisitante

E-mail funcional do servidor indicado

Jefferson Bispo Ferreira

jefferson.ferreira@anac.gov.br

Cecília Malta Jucá

cecilia.pimentel@anac.gov.br

 

7.                         ALINHAMENTO DA NECESSIDADE AO PDTIC                                                                                                                                                                                                                            

<Preencher esse campo caso seja necessário o início imediato do processo de contratação e se tratar de bens/serviços de tecnologia da informação e comunicação, conforme "Observações - Item 3">

ALINHAMENTO AOS PLANOS ESTRATÉGICOS

ID 

Objetivos Estratégicos

 

 

 

 

 

ALINHAMENTO AO PDTIC (vigente)

ID

 Projeto do PDTIC

Meta do PDTIC associada

 

 

 

 

 

8.                         DADOS PESSOAIS                                                                                                                                                                                                                            

                                                                                                  

Não se aplica. 

 

9.                                INFORMAÇÕES ADICIONAIS                                                                                                                                                                                                                                                    

Não se aplica. 

 

OBSERVAÇÕES:                                                                                                                                                                                                                                                                                          

1.                 O Documento de Formalização da Demanda deve ser assinado pela autoridade máxima da respectiva Unidade Diretamente Vinculada à Diretoria - UDVD. Caso haja indicação de integrante requisitante no documento, o servidor indicado deverá manifestar ciência expressa.

2.                  Caso o objeto se trate de uma solução de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, a demanda deverá ser enviada à Superintendência de Tecnologia da Informação (STI); para os demais objetos, a demanda deverá ser direcionada à Superintendência de Administração e Finanças (SAF).

3.                   Idealmente as demandas são planejadas para o exercício subsequente, contudo, caso seja necessário o início imediato da elaboração dos documentos para a contratação (Estudo Técnico Preliminar, Mapa de Riscos e Termo de Referência), indique o(s) servidor(es) para a Equipe de Planejamento da Contratação. Caso se tratar de bens/serviços de TIC, informar, adicionalmente, o alinhamento da demanda ao Plano Estratégico da ANAC e ao Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) vigentes.

4.                   Para as demandas apresentadas tempestivamente orienta-se a constituição da Equipe de Planejamento da Contratação, por meio de despacho da autoridade competente com a indicação do(s) servidor(es) responsável(eis) e, para contratações de TIC, o registro do alinhamento ao Plano Estratégico da ANAC e ao PDTIC vigentes, com antecedência de 6 a 8 meses da data em que a demanda deve ser finalizada com a entrega do bem ou início da execução do serviço. O despacho deve ser direcionado à unidade competente, conforme item 1 acima.

5.                   Para eventuais esclarecimentos, enviar e-mail para gtpp.sti@anac.gov.br (para as demandas de TIC) ou licitacao@anac.gov.br (para as demais demandas).

Observações:

O Documento de Formalização da Demanda deve ser assinado pela autoridade máxima da respectiva Unidade Diretamente Vinculada à Diretoria - UDVD. Caso haja indicação de integrante requisitante no documento, o servidor indicado deverá manifestar ciência expressa.

Caso o objeto se trate de uma solução de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, a demanda deverá ser enviada à Superintendência de Tecnologia da Informação (STI); para os demais objetos, a demanda deverá ser direcionada à Superintendência de Administração e Finanças (SAF).

Idealmente as demandas são planejadas para o exercício subsequente, contudo, caso seja necessário o início imediato da elaboração dos documentos para a contratação (Estudo Técnico Preliminar, Mapa de Riscos e Termo de Referência), indique o(s) servidor(es) para a Equipe de Planejamento da Contratação. Caso se tratar de bens/serviços de TIC, informar, adicionalmente, o alinhamento da demanda ao Plano Estratégico da ANAC e ao Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) vigentes.

Para as demandas apresentadas tempestivamente orienta-se a constituição da Equipe de Planejamento da Contratação, por meio de despacho da autoridade competente com a indicação do(s) servidor(es) responsável(eis) e, para contratações de TIC, o registro do alinhamento ao Plano Estratégico da ANAC e ao PDTIC vigentes, com antecedência de 6 a 8 meses da data em que a demanda deve ser finalizada com a entrega do bem ou início da execução do serviço. O despacho deve ser direcionado à unidade competente, conforme item 1 acima.

Para eventuais esclarecimentos, enviar e-mail para gtpp.sti@anac.gov.br (para as demandas de TIC) ou licitacao@anac.gov.br (para as demais demandas).


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Documento assinado eletronicamente por Marcio Pacelli de Oliveira, Chefe da Assessoria de Comunicação, em 13/09/2024, às 20:05, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Jefferson Bispo Ferreira, Assessor, em 13/09/2024, às 20:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.anac.gov.br/sei/autenticidade, informando o código verificador 10552336 e o código CRC DFBFE289.




Referência: Processo nº 00058.077473/2024-15 SEI nº 10552336