Timbre

AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL – ANAC
REQUERIMENTO DE CAPACITAÇÃO EXTERNA

- DOCUMENTO INDIVIDUAL -​

*Devem ser anexados a este requerimento:

  1. Documento comprobatório do evento (folder), preferencialmente com o valor da taxa de inscrição, quando houver;
  2. Cotação da passagem (caso seja necessária a emissão); 
  3. Certificado de Proficiência válido no idioma de realização do evento (caso necessário).

1.      DADOS DO SERVIDOR

 Nome: Márcio Pacelli de Oliveira  SIAPE: 1348459

Possui passaporte válido? (Apenas nos casos em que houver necessidade de afastamento do país)

(   ) Sim     Nº: ______________________________     Validade: ____/____

(  ) Não​      Nº do Processo de Solicitação:​ ___________________________

2.     DADOS DO EVENTO DE CAPACITAÇÃO

 Nome do Evento: Curso Completo em Gestão de Crises  SIGLA: (SIGLA)
 Tipo: Evento de Capacitação  Idioma do Evento: Português
 Modalidade:  (X ) EAD      (  ) Presencial   (   ) Semipresencial  Carga Horária: 42h
 Instituição Organizadora (com sigla): Escola Aberje de Comunicação - Aberje
 Tipo da Instituição:   ( ) Organismo Internacional         ( ) Escola de Governo             ( ) Instituição Pública                    (x ) Instituição Privada

 Link para página de divulgação:  

https://escolaaberje.com.br/curso/curso-completo-em-gestao-crises/

 

 Local:  online

 

 . País: Brasil

 . Cidade: 

 . Endereço:​

 Período da Missão (Período efetivo da missão, não incluindo o deslocamento)

 . Início: 28/02/2024 às 9h00

 . Término: 17/04/2024 às 12h00

 Cronograma do Curso (Descrição por dia)

 

  • Aula 1: INTRODUÇÃO E FUNDAMENTOS DE GESTÃO DE CRISES
  • 28 de fevereiro e 1 de março de 2024
  • 6 HORAS
  • Professor: Carlos Parente e Joao Jose Forni
  • PROGRAMAÇÃO:
      • Desafios das agendas 2024/2025
      • Conceitos, fundamentos e práticas.
      • Análise de ameaças, riscos e vulnerabilidades.
      • Diagnóstico, gestão e lições aprendidas.
      • Evolução do processo de crise.
      • Apresentação e discussão de casos reais.

 

  • Aula 2:NOVAS COMPETÊNCIAS E ATUAÇÃO ESTRATÉGICA NA GESTÃO DE CRISES
  • 6 e 13 de março de 2024
  • 6 HORAS
  • Professores: Erica Ruiz e Paulo Roberto Pepe
  • PROGRAMAÇÃO:
    • Apresentação e discussão de casos reais.
    • Novas competências necessárias.
    • Desenvolvimento do profissional.
    • Identificação e priorização de temas estratégicos.
    • Mapas de riscos.
    • Monitoramento e mitigação.

 

  • Aula 3: OS DIVERSOS TIPOS DE CRISE
  • 15 e 20 de março de 2024
  • 6 HORAS
  • Professores: Eduardo Prestes e Ana Domingues
  • PROGRAMAÇÃO:
    • Características das crises e ações estratégicas.
    • Crises institucionais e de imagem corporativa.
    • Crises de segurança cibernética.
    • Crises industriais/operacionais.
    • Crises sociais.
    • Crises sanitárias.
    • Crises e eventos climáticos.
    • Construção da “Licença Social para Operar”.
    • Apresentação de casos reais

 

  • Aula 4:MELHORES TÉCNICAS E PRÁTICAS NO GERENCIAMENTO DAS CRISES
  • 22 e 27 de março de 2024
  • 6 HORAS
  • Professores: Eduardo Prestes, Luiz Alberto de Farias e Carlos Parente
  • PROGRAMAÇÃO:
    • Apresentação e discussão de casos reais.
    • Gestão de conflitos.
    • Gerenciamento de uma crise no dia a dia.
    • Alicerces e construção de um plano de prevenção.
    • Definição da “agenda estratégica”.
    • “Regras de Ouro”.
    • Formação de porta-vozes.

 

  • Aula 5:O PAPEL ESTRATÉGICO DA COMUNICACAO NO GERENCIAMENTO DE CRISES I
  • 02 e 03 de abril de 2024
  • 6 HORAS
  • Professores: Daniela Penna, Andre Vieira e Viviane Mansi
  • PROGRAMAÇÃO:
    • Apresentação e discussão de casos reais.
    • Ferramentas estratégicas de comunicação.
    • Importância da comunicação integrada.
    • Consistência entre mensagens e atos.
    • Identificação e mapa de stakeholders.
    • Entendimento, atuação e gestão nas redes sociais.
    • Construção e monitoramento do processo.
    • Pós-crise.

 

  • Aula 6:O PAPEL ESTRATÉGICO DA COMUNICAÇÃO NO GERENCIAMENTO DE CRISES II
  • 5 e 10 de abril de 2024
  • 6 HORAS
  • Professor: Luiz Chinan
  • PROGRAMAÇÃO:
    • Apresentação e discussão de casos reais.
    • As ameaças e vulnerabilidades com os novos desenvolvimentos tecnológicos.
    • Os variados impactos e as portas abertas pela Inteligência Artificial. Solução ou crise da humanidade?
    • “Transparência radical”: viável ou utopia?
    • Regulação da Internet.
    • Combate efetivo às fake news.
    • Desestimular e contribuir para a desmonetização de discursos de ódio.

 

  • Aula 7:PALESTRAS E DEBATES SOBRE GESTÃO DE CRISE COM CONVIDADOS ESPECIAIS
  • 12 e 17 de abril de 2024
  • 6 HORAS
  • Professores: Joao Jose Forni, Mauro Teixeira, Tatiana Maia Lins e Suely Temporal
  • PROGRAMAÇÃO:

  • Palestras e debates com representantes dos principais players – academia, empresas e entidades/associações, para troca de experiências e discussões de casos reais.

  • Temas:

    • Desafios e boas práticas.
    • Alinhamento com as estratégias de negócios.
    • Novas narrativas e mídias sociais.
    • Gerenciamento da imagem e da reputação no dia a dia.
    • Prevenção e gestão de crises.

 

 

3.       JUSTIFICATIVAS PARA A REALIZAÇÃO DA CAPACITAÇÃO

 Objetivo(s) da ANAC a ser(em) alcançados com a capacitação: 

- Conhecer estratégias para o gerenciamento de crises;

- Identificar os tipos de crises de modo a antecipá-las;

- Aprender como elaborar um plano de crises preventivo eficaz;

-  Identificar as ferramentas estratégicas para uma boa comunicação no momento da crise.

 

 Registro no Sistema de Cadastro de Necessidade de treinamento: 

ID da necessidade - 1430

ID do treinamento - 8158

 Justificativa de aderência da capacitação às atividades desempenhadas pelo(a) servidor(a):

Realizar um gerenciamento de crise é fundamental para que a instituição mantenha sua reputação positiva. Nos tempos atuais, é preciso estar atento as mudanças e elaborar um plano de ação antes mesmo da crise se instalar. Isso ajuda a prever problemas sérios e prepara os profissionais para qualquer situação.  Nesse sentido, o servidor é o chefe da Assessoria de Comunicação Social da ANAC e está sempre envolvido em questões relacionadas ao gerenciamento de crises no setor aéreo. Logo, o aperfeiçoamento nesse tema torna-se fundamental para a realização de um trabalho ainda mais eficiente. 

 

 Justificativa de singularidade do evento:

A Aberje é a escola referência para profissionais de comunicação em treinamentos sobre temas relativos à comunicação corporativa. A curso não é oferecido em instituições públicas e será de grande importância para a capacitação de servidores da ASCOM responsáveis pelo auxílio no gerenciamento de crises na ANAC.

 

 Justificativa de notória especialização da instituição organizadora:

 A Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

4.      DADOS PARA PAGAMENTO

 ANAC custeará as PASSAGENS? ( ) Sim ( x) Não

 ANAC custeará as diárias? ( ) Sim ( x) Não

Se sim, qual a opção de recebimento: ( ) Dólar ( ) Euro ( ) Real

 ANAC custeará taxa de inscrição? (x ) Sim ( ) Não

 Se sim, informar os dados abaixo:​

 . UORG pagadora:​ Assessoria de Comunicação Social 

 . Instituição promotora do evento:​ Aberje 

 . Telefone: (11) 5627-9090 Ramal 844 ou 837

 . Email:  cursos@aberje.com.br

 . Endereço (incluindo País, Cidade e CEP): Rua Amália de Noronha, 151, 6º andar - São Paulo - SP 05410-010

 . Dados financeiros:

 . Moeda da Inscrição: Real 

 . Valor da Inscrição (moeda original): R$ 6.800,00 

 . Valor total em R$ (conforme cotação do dia): R$ 6.800,00

 . Data Limite para pagamento: até 27/02/2024

 ANAC custeará o seguro viagem? ( ) Sim (x ) Não

 Se sim, informar os dados abaixo:

 . Endereço com CEP:

 . Contato no Brasil

 . Nome:

 . Telefone:

 Solicito autorização para participar do evento de capacitação acima descrito, bem como demais providências necessárias para sua viabilização. Para tanto declaro que: [ ] Não tenho ciência de possuir qualquer relação de parentesco que represente impedimento, nos termos do §3º do art. 3º do Decreto nº 7.203, de 04/06/2010, para a contratação em questão. [ ] Me comprometo a elaborar e apresentar tempestivamente à Gerência Técnica de Capacitação (GTCA/SGP) relatório circunstanciado das atividades por mim desempenhadas durante meu afastamento do País com o fim de aperfeiçoamento, conforme art. 16 do Decreto 91.800/85. [ ] Estou ciente de que é de minha responsabilidade a obtenção de PASSAPORTE e VISTO válidos, bem como demais providências imprescindíveis, como comprovante das vacinas exigidas, para a entrada e/ou permanência no PAÍS DE DESTINO e CONEXÕES. (Apenas nos casos em que houver necessidade de afastamento do país)

 

 

 

 

Assinado eletronicamente

SERVIDOR

Autorizo o requerimento para a participação do(s) servidor(es) listado(s) no evento conforme informações contidas neste requerimento e demais anexos ao processo, observadas as exigências da IN 157/2020 e do MPR/SGP-001.

Assinado eletronicamente

CHEFIA IMEDIATA

 

Ciente, encaminho o requerimento à GTCA/SGP.

Assinado eletronicamente

AGENTE DE INTEGRAÇÃO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Marcio Pacelli de Oliveira, Chefe da Assessoria de Comunicação, em 08/02/2024, às 13:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Ilana de Castro Guimarães, Chefe de Gabinete, Substituto(a), em 08/02/2024, às 14:11, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Daniela Cervo de Toloza, Analista Administrativo, em 08/02/2024, às 14:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.anac.gov.br/sei/autenticidade, informando o código verificador 9654014 e o código CRC 10B21F97.




Referência: Processo nº 00058.010279/2024-50 SEI nº 9654014