Timbre
 

DOCUMENTO DE FORMALIZAÇÃO DA DEMANDA

 

Referência: Decreto nº 10.947, de 25 de janeiro de 2022.

Informações gerais 

Área Requisitante: 

Superintendência de Inteligência e Ação Fiscal - SFI

 

Data da conclusão da contratação:

Agosto/2024
Previsão de realização dos treinamentos nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro.

 

Descrição sucinta do objeto:

Contratação de empresa especializada em treinamento em gestão de crises para capacitar os servidores que atuam como ponto focal do comitê de crise da ANAC a fim de atender ao disposto no IN 78-2014.

 

Prioridade: 

(   ) Baixa

(  ) Média

(  X )  Alta

Caso seja selecionada a opção "Alta", deve ser apresentada justificativa.

Justificativa de prioridade Alta:

Cumprimento da Instrução Normativa nº 78/2014

 

Justificativa de necessidade

A Instrução Normativa nº 78, de 24 de março de 2014, institui a política de gerenciamento de crise no âmbito da Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC, de modo a favorecer a coordenação da atuação interna em cenários de ameaça grave à segurança da aviação civil, à qualidade do transporte aéreo brasileiro, ou ainda, a outros fatores que venham afetar a imagem da instituição.

Nesse sentido, ora se objetiva a contratação de treinamento especializado em gestão de crise, com fundamento no inciso VII do artigo 14 da retromencionada Instrução Normativa:

Art. 1º Instituir a política de gerenciamento de crise no âmbito da Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC, a ser implementada pelas unidades organizacionais da Agência, com o objetivo de favorecer a coordenação da atuação interna em cenários de ameaça grave à segurança da aviação civil, à qualidade do transporte aéreo brasileiro, ou ainda, a outros fatores que venham afetar a imagem da instituição.

(...)

Art 14. Compete ao secretário do comitê de crise:

(...)

VII - identificar as necessidades de capacitação e propor capacitação em gerenciamento de crise para os cenários em que atua como secretário;

 

A empresa Cosafe é uma SecTech sueca líder de mercado, fundada em 2014, com escritórios na Suécia e Brasil. Ela possui treinamentos focados para gestão de crise e  sensibilização, ajudando as organizações a manterem os seus processos e colaboradores seguros, informados e conectados.

Em 2015 a Cosafe iniciou suas atividades na Suécia e após quatro anos a companhia investiu para iniciar sua operação no Brasil e, hoje, oferece serviços de ponta a ponta para organizações, incluindo consultoria, treinamentos e uma plataforma digital para comunicação em situações críticas.

 

INDICAÇÃO DE INTEGRANTE REQUISITANTE PARA EQUIPE DE PLANEJAMENTO

 

Nome completo do servidor indicado como integrante requisitante

E-mail funcional do servidor indicado

Liana Marquez Nascentes

liana.nascentes@anac.gov.br

Ana Regina das Neves

regina.neves@anac.gov.br

 

MATERIAIS/SERVIÇOS                                                                                                                                                                                                                                              

4.1                       Serviços 

 

Nº do item

Descrição

Qtd.

Valor unitário (R$)

Valor total (R$)

1

Treinamento de Sensibilização

1

R$ 20.000,00

R$ 20.000,00

2

Treinamento continuado

1

R$ 10.000,00

R$ 10.000,00

3

Treinamento alta liderança para tomada de decisão em crises

1

R$ 12.000,00

R$ 12.000,00

 

MÓDULO I: Treinamento conceitual de sensibilização

  1. Porque todas as organizações estão sujeitas a crises de reputação.
  2. O que mudou na Era Digital que acelerou as crises corporativas.
  3. De onde surgem as crises.
  4. Como fazer para se antecipar às crises.
  5. Papel dos colaboradores e líderes para evitar crises reputacionais: questões éticas, de conduta e compliance.
  6. Análise de incidentes e elaboração de cenários.
  7. Como identificar oportunidades nas crises passadas.
  8. Papel e importância atual da Comunicação no processo de Gerenciamento de Crises;
  9. Princípios da Comunicação de crise. • Estratégias e diferentes abordagens na Comunicação de crise.
  10. Públicos de interesse, mensagens-chave e alinhamentos. • Quando e como responder nas Redes Sociais.
  11. Relacionamento com a Imprensa.
  12. O que fazer e o que não fazer em casos de crises.
  13. Reputação digital.
  14. Análise de casos e exercícios práticos

MÓDULO II: Capacitação continuada do cômite de crise

  1. Assessment situacional e classificação de criticidade
  2. Análise de impacto e Elaboração de cenários
  3. Lições aprendidas

MÓDULO III: Treinamento alta liderança para tomada de decisão em crises

  1. Atributos pessoais, habilidades, responsabilidades do líder da crise.
  2. Gestão de Stakeholders.
  3. Processo de tomada de decisão estratégica pelo líder em crises.

Observações:

O Documento de Formalização da Demanda deve ser assinado pela autoridade máxima da respectiva Unidade Diretamente Vinculada à Diretoria - UDVD. Caso haja indicação de integrante requisitante no documento, o servidor indicado deverá manifestar ciência expressa.

Caso o objeto se trate de uma solução de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, a demanda deverá ser enviada à Superintendência de Tecnologia da Informação (STI); para os demais objetos, a demanda deverá ser direcionada à Superintendência de Administração e Finanças (SAF).

Idealmente as demandas são planejadas para o exercício subsequente, contudo, caso seja necessário o início imediato da elaboração dos documentos para a contratação (Estudo Técnico Preliminar, Mapa de Riscos e Termo de Referência), indique o(s) servidor(es) para a Equipe de Planejamento da Contratação. Caso se tratar de bens/serviços de TIC, informar, adicionalmente, o alinhamento da demanda ao Plano Estratégico da ANAC e ao Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) vigentes.

Para as demandas apresentadas tempestivamente orienta-se a constituição da Equipe de Planejamento da Contratação, por meio de despacho da autoridade competente com a indicação do(s) servidor(es) responsável(eis) e, para contratações de TIC, o registro do alinhamento ao Plano Estratégico da ANAC e ao PDTIC vigentes, com antecedência de 6 a 8 meses da data em que a demanda deve ser finalizada com a entrega do bem ou início da execução do serviço. O despacho deve ser direcionado à unidade competente, conforme item 1 acima.

Para eventuais esclarecimentos, enviar e-mail para gtpp.sti@anac.gov.br (para as demandas de TIC) ou licitacao@anac.gov.br (para as demais demandas).


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Documento assinado eletronicamente por Ana Regina das Neves, Gerente, em 10/07/2024, às 18:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Cláudio Beschizza Ianelli, Superintendente de Inteligência e Ação Fiscal, em 11/07/2024, às 12:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.anac.gov.br/sei/autenticidade, informando o código verificador 10248696 e o código CRC 1A55D418.




Referência: Processo nº 00058.054350/2024-14 SEI nº 10248696