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ANAC

Estudo Técnico Preliminar (ETP) Serviços/Compras

Processo nº 00058.054350/2024-14

informações básicas:

Número do processo: 00058.054350/2024-14

Normativos: Portaria nº 13.333/SFI, de 11 de dezembro de 2023 - Portaria de Organização Interna da SFI e Instrução Normativa n°78/2014 

 

descrição da necessidade da contratação:

Dada à complexidade dos eventos de crise, a gestão de uma crise começa muito antes de surgir um problema. Um planejamento prévio e completo, além de treinamentos periódicos, faz com que os efeitos das adversidades sejam prevenidos, mitigados ou respondidos com a rapidez e assertividade necessárias.

Considerando que até o momento não houve nenhuma capacitação realizada por membro algum do comitê de crise, faz-se necessária a contratação de uma empresa especializada no tema e que tenha conhecimento sobre as demandas que afetem o setor aéreo.

A Instrução Normativa nº 78, de 24 de março de 2014, institui a política de gerenciamento de crise no âmbito da Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC, de modo a favorecer a coordenação da atuação interna em cenários de ameaça grave à segurança da aviação civil, à qualidade do transporte aéreo brasileiro, ou ainda, a outros fatores que venham afetar a imagem da instituição.

Nesse sentido, realizar a contratação do treinamento atenderá ao disposto na disposto na retromencionada Instrução Normativa:


Art. 3º A política de gerenciamento de crise no âmbito da ANAC obedecerá aos seguintes princípios e diretrizes:

(...)

VI - desenvolvimento de competências institucionais e individuais para o gerenciamento de crise;

(..)

Art 14.Compete ao secretário do comitê de crise:

(...)

VII - identificar as necessidades de capacitação e propor capacitação em gerenciamento de crise para os cenários em que atua como secretário;
(...)

Art. 16. Compete ao titular da Superintendência de Gestão de Pessoas - SGP:

I - promover estratégias para o desenvolvimento de competências individuais em gerenciamento de crise; e

II - propor e auxiliar na execução da comunicação interna com foco na estratégia de comunicação de crise. (grifo nosso)

Para que o comitê possa dar a resposta necessária aos momentos de crise é necessário:

Planejamento Prévio:

Treinamento Contínuo:

Comunicação Efetiva:

Avaliação e Aprimoramento:

 

área requisitante

A área requisitante é a Superintendência de Inteligência e Ação Fiscal - SFI.

 

descrição dos requisitos da contratação:

Natureza dos Serviços:

A empresa contratada deve possuir um conhecimento abrangente em Gerenciamento e Gestão de Crises, com conhecimento no setor aéreo, além de demonstrar capacidade para oferecer capacitações alinhadas com as necessidades reais.

É fundamental que a empresa tenha a capacidade de fornecer treinamentos tanto no formato EAD síncrono como no assíncrono, facilitando a integração dos tópicos relacionados ao Gerenciamento de Crises desde a fase pré-crise até o pós-crise, utilizando estudos de caso para desenvolver competências.

Soluções de mercado:

A COSAFE se destaca por oferecer uma ampla gama de treinamentos que garantem uma capacitação abrangente, abordando desde habilidades de liderança até a elaboração e implementação de manuais e planos para o Gerenciamento de Crises.

Dentre do Case da empresa, são ofertados os seguintes treinamentos:

 

LEVANTAMENTO DE MERCADO E JUSTIFICATIVA DA ESCOLHA DO TIPO E SOLUÇÃO A CONTRATAR:

A Cosafe iniciou na Suécia, em 2015. Quatro anos depois, nasceu a Cosafe Brasil, com um grande propósito: fortalecer a cultura de segurança no país.

Com uma proposta de valor arrojada, chegou oferecendo uma plataforma móvel para comunicação e resposta ágil a situações críticas, como emergências e crises.

No inicio de 2021 ampliou o seu portfólio de serviços e produtos, passando a atuar também como consultoria - tornando-se então o maior hub especializado em gestão de crises no Brasil - e ainda estendeu seu alcance para a América Latina

A consultora e palestrante Ana Flávia Bello é:

Descrição da solução como um todo:

  Capacitação especializada em Gerenciamento e Gestão de crises.

 

ESTIMATIVAS DAS QUANTIDADES A SEREM CONTRATADAS:

 Treinamento conceitual de sensibilização e com apresentação de casos de mercado e exercícios para contextualizar as lideranças e membros do comitê de crise nos cenários de crise de imagem na Era Digital e propiciar benchmarks de atuação para tomada de decisões, comunicação efetiva.

Duração: Total 8 horas (Dividido em 2 períodos/dias)
Formato: online
Público: sem limite de participantes, entretanto, para um melhor aproveitamento dos exercícios em grupo a turma será composta por pontos focais e indicados das UDVDs que trabalhem no assessoramento na Gestão de crises.

Capacitação continuada: Os comitês devem ser preparados constantemente e estarem seguros de sua atuação perante qualquer evento ou crise. A capacitação continuada permite que as pessoas estejam em constante contato com o tema e, com isso, cada vez mais confortáveis em suas funções.

Duração: 1,5 horas cada módulo (datas a definir, em 2024)

Formato: online;

Público: sem limite de participantes, entretanto, para um melhor aproveitamento dos exercícios em grupo a turma será composta por pontos focais e indicados das UDVDs que trabalhem no assessoramento na Gestão de crises.

Treinamento alta liderança para tomada de decisão em crises: 

Duração: 4 horas

Formato: online;

Público: sem limite de participantes

 

ESTIMATIVA DO VALOR DA CONTRATAÇÃO:

Serviços

 

Módulo

Descrição

Qtd.

Valor unitário (R$)

Valor total (R$)

I

Treinamento de Sensibilização em Gestão de Crises

1

R$ 20.000,00

R$ 20.000,00

II

Capacitação continuada do comitê de Crise

1

R$ 10.000,00

R$ 10.000,00

III

Treinamento alta liderança para tomada de decisão em crises

1

R$ 12.000,00

R$ 12.000,00

Caso o Módulo III, treinamento para lideranças, seja realizado na modalidade presencial, os custos relativos a passagens e hospedagens serão custeados e realizados pela Agência.

 

JUSTIFICATIVA PARA O PARCELAMENTO OU NÃO DA SOLUÇÃO:

A prestação do serviço é indivisível, pois se trata de um único treinamento, fragmentado em módulos, sendo assim seus componentes curriculares foram planejados para serem ministrados de forma integrada e relacionada para que não haja prejuízo aos objetivos dos treinamentos.

A empresa Cosafe pede a entrada de (10%) para confirmação do serviço  e saldo de 90% em até 10 dias após o treinamento .

A empresa está ciente que poderá receber por nota de empenho, entretanto, o pagamento total do curso deverá ser feito após a finalização do Módulo I, uma vez que será o treinamento que atenderá o maior número de participantes.

Ressalto que o treinamento descrito no item 2, será realizado de forma continuada, nas semanas seguintes, uma vez por semana.

E o treinamento para lideranças, item 3, será realizado conforme a disponibilidade da agenda dos diretores.

Diante do exposto, faz-se necessária a realização do pagamento para a empresa contratada, conforme descrito, evitando prejuízo a organização e alinhamento dos treinamentos.

 

CONTRATAÇÕES CORRELATAS E/OU INTERDEPENDENTES

Não se aplica.

 

ALINHAMENTO ENTRE A CONTRATAÇÃO E O PLANEJAMENTO:

A contratação de capacitação para Gestão de Crises está relacionada, direta ou indiretamente, aos seguintes Objetivos Estratégicos da ANAC:

 

DEMONSTRATIVO DOS RESULTADOS PRETENDIDOS EM TERMOS DE ECONOMICIDADE E DE MELHOR APROVEITAMENTO DOS RECURSOS HUMANOS, MATERIAIS OU FINANCEIROS DISPONÍVEIS:

Com a contratação, espera-se alcançar resultados diretos através do desenvolvimento das competências dos servidores em gestão de crises, capacitando-os para lidar eficazmente com situações emergenciais e complexas. Indiretamente, prevê-se uma melhoria substancial na eficiência e efetividade dos serviços oferecidos à sociedade, promovendo uma resposta mais ágil e coordenada diante de desafios críticos. Esta capacitação não apenas fortalece a preparação da equipe frente a adversidades, mas também potencializa a capacidade de resposta e a segurança das operações, refletindo positivamente na entrega de serviços públicos de qualidade.

 

PROVIDÊNCIAS PARA A ADEQUAÇÃO DO AMBIENTE DO ÓRGÃO:

Não há necessidade de adaptação direta ao ambiente físico para início da prestação dos serviços, pois o curso será online (remoto).

Será necessário o uso de uma ferramenta para a realização do curso de forma síncrona. Intenciona-se a utilização ou do aplicativo Teams ou do Zoom. Tecnicamente é necessário que o aplicativo utilizado permita que os participantes possam ser divididos em grupos para realização de atividades, e ainda em que a palestrante possa participar nos grupos, avaliando e tirando dúvidas.

Caso o Teams não atenda, a Cosafe irá trabalhar com o Zoom, sendo eles os responsáveis pela disponibilização do link para acesso.

 

POSSÍVEIS IMPACTOS AMBIENTAIS

Não se aplica.

 

DECLARAÇÃO DA VIABILIDADE OU NÃO DA CONTRATAÇÃO:

Declara-se com base nas informações acima, que a contratação é viável e necessária para atender ao disposto na IN 78/2014.

 

 

INTEGRANTE DA EQUIPE DE PLANEJAMENTO DA CONTRATAÇÃO

 

INTEGRANTE DA EQUIPE DE PLANEJAMENTO DA CONTRATAÇÃO

LIANA MARQUEZ NASCENTES

AICD - SFI

ANA REGINA DAS NEVES

Gerente de Inteligência e Contrainteligência - GINT/SFI


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Ana Regina das Neves, Gerente, em 10/07/2024, às 18:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Liana Marquez Nascentes, Analista Administrativo, em 11/07/2024, às 13:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.anac.gov.br/sei/autenticidade, informando o código verificador 10248790 e o código CRC 6521BB34.




Referência: Processo nº 00058.054350/2024-14 SEI nº 10248790