Timbre
 

DOCUMENTO DE FORMALIZAÇÃO DA DEMANDA

 

Referência: Decreto nº 10.947, de 25 de janeiro de 2022.

Informações gerais 

Área Requisitante: 

SAS

Data da conclusão da contratação:

 

 

Descrição sucinta do objeto:

Aquisição de licença para uso dos dados fornecidos pelo site Flight Radar (https://flightradar24.com)

 

Prioridade: 

(   ) Baixa

(X) Média

(   )  Alta

Caso seja selecionada a opção "Alta", deve ser apresentada justificativa.

Justificativa de prioridade Alta:

 

Justificativa de necessidade

A presente contratação tem por objetivo apoiar as análises realizadas pela SAS (por exemplo: dados de operações de empresas estrangeiras em outros países; estimativa de impactos em caso de crise); apoiar as atividades de fiscalização; auxiliar o monitoramento dos voos da aviação comercial de passageiros baseados em 3 anos de histórico de voos com horários de chegada e partida previstos e realizados; possibilitar a verificação de tempo de solo (e estudos sobre desembarque/embarque em posições remotas em situações de atrasos e cancelamentos, inclusive vinculando a dados de meteorologia da localidade); auxiliar a montagem de base de dados de interesse; promover a customização de até 60 alertas e filtros pré-definidos; possibilitar a criação e o monitoramento de indicadores calculados em relatórios default de atrasos por aeroporto, com base nas duas últimas horas de operações, em tempo real; possibilitar o monitoramento assíncrono programado das operações de interesse. 

Materiais/Serviços

Materiais

 

Nº do item

Descrição

Qtd.

Valor unitário (R$)

Valor total (R$)

1

N.I.

-

-

-

2

N.I.

-

-

-

 

Serviços

 

Nº do item

Descrição

Qtd.

Valor unitário (US$)

Valor total (US$)

1

Subscrição anual ao plano Business

01

499,00

499,00

2

N.I.

-

-

-

 

Contratações relacionadas

Não existem contratações relacionadas.

INDICAÇÃO DE INTEGRANTE REQUISITANTE PARA EQUIPE DE PLANEJAMENTO

Nome completo do servidor indicado como integrante requisitante

E-mail funcional do servidor indicado

Rodrigo Pimenta de Figueiredo

rodrigo.figueiredo@anac.gov.br

 

alinhamento da necessidade ao pdtic

<Preencher esse campo caso seja necessário o início imediato do processo de contratação e se tratar de bens/serviços de tecnologia da informação e comunicação, conforme "Observações - Item 2">

ALINHAMENTO AOS PLANOS ESTRATÉGICOS

ID 

Objetivos Estratégicos

OE11

Aprimorar a gestão da informação para tomada de decisão

-

N.I.

 

ALINHAMENTO AO PDTIC (vigente)

ID

 Projeto do PDTIC

Meta do PDTIC associada

-

N.I.

N.I.

 

InFormações adicionais

O valor a ser pago pela licença pode ser aferido no link https://www.flightradar24.com/premium?utm_source=website&utm_medium=nav&utm_campaign=menu_subs.

O alinhamento da presente aquisição ao Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) vigente não é possível de ser estabelecida, já que esta aquisição departamental não foi mapeada tempestivamente e, portanto, não foi relacionada para sua efetiva realização no referido plano.

Apesar disso, devido ao benefício vislumbrado e ao baixo custo de aquisição e baixo impacto em termos orçamentários (US$499,00), entendemos que a aquisição da licença da ferramenta seja viável.

Observações:

O Documento de Formalização da Demanda deve ser assinado pela autoridade máxima da respectiva Unidade Diretamente Vinculada à Diretoria - UDVD. Caso haja indicação de integrante requisitante no documento, o servidor indicado deverá manifestar ciência expressa.

Caso o objeto se trate de uma solução de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, a demanda deverá ser enviada à Superintendência de Tecnologia da Informação (STI); para os demais objetos, a demanda deverá ser direcionada à Superintendência de Administração e Finanças (SAF).

Idealmente as demandas são planejadas para o exercício subsequente, contudo, caso seja necessário o início imediato da elaboração dos documentos para a contratação (Estudo Técnico Preliminar, Mapa de Riscos e Termo de Referência), indique o(s) servidor(es) para a Equipe de Planejamento da Contratação. Caso se tratar de bens/serviços de TIC, informar, adicionalmente, o alinhamento da demanda ao Plano Estratégico da ANAC e ao Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) vigentes.

Para as demandas apresentadas tempestivamente orienta-se a constituição da Equipe de Planejamento da Contratação, por meio de despacho da autoridade competente com a indicação do(s) servidor(es) responsável(eis) e, para contratações de TIC, o registro do alinhamento ao Plano Estratégico da ANAC e ao PDTIC vigentes, com antecedência de 6 a 8 meses da data em que a demanda deve ser finalizada com a entrega do bem ou início da execução do serviço. O despacho deve ser direcionado à unidade competente, conforme item 1 acima.

Para eventuais esclarecimentos, enviar e-mail para gtpp.sti@anac.gov.br (para as demandas de TIC) ou licitacao@anac.gov.br (para as demais demandas).


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Yuri César Cherman, Superintendente de Acompanhamento de Serviços Aéreos, Substituto(a), em 29/03/2023, às 10:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.anac.gov.br/sei/autenticidade, informando o código verificador 8341166 e o código CRC 3BAEA61A.




Referência: Processo nº 00058.014195/2023-12 SEI nº 8341166