DOCUMENTO DE FORMALIZAÇÃO DA DEMANDA
Referência: Decreto nº 10.947, de 25 de janeiro de 2022.
Informações gerais
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Área Requisitante: Superintendência de Tecnologia da Informação (STI)
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Data da conclusão da contratação: 31/10/2023
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Descrição sucinta do objeto: Contratação de solução de videoconferência integrada à plataforma de colaboração Microsoft Teams, já em funcionamento na ANAC.
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Prioridade: ( ) Baixa ( X ) Média ( ) Alta Caso seja selecionada a opção "Alta", deve ser apresentada justificativa. |
Justificativa de prioridade Alta: |
Justificativa de necessidade
A plataforma de videoconferência anteriormente em uso na ANAC baseava-se na plataforma Polycom, com endpoints modelo VSX 7000. Eram atendidas por essa estrutura as quatro maiores unidades da ANAC (Sede e as Representações Regionais do Rio de Janeiro, São Paulo e São José dos Campos).
Esses equipamentos permaneceram em uso na ANAC por mais de 10 anos e foram desativados no início de 2020 devido às panes frequentes e baixa qualidade. Por já estarem fora de garantia e terem ultrapassado o chamado "end of life" por parte do fabricante, não havia possibilidade de renovar ou revitalizar a estrutura existente.
Por outro lado, no primeiro trimestre de 2020, devido às mudanças no ambiente corporativo decorrentes da pandemia causada pelo novo coronavírus, a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) antecipou a adoção do Microsoft Teams na ANAC, como parte dos recursos para o trabalho remoto durante o período de isolamento. O Teams se provou uma ferramenta moderna, estável e de fácil utilização, dispondo não apenas das facilidades de chat, mas de completos recursos de comunicação e colaboração, incluindo videoconferência. Por ser de fácil utilização e estar disponíveis nas mais diversas plataformas, o Teams teve uma rápida adoção na ANAC, sendo hoje a base da comunicação entre os usuários internos da Agência, quando trabalhando de casa. Através dele são feitas centenas de conferências diárias, usando-se webcams ou smartphones.
Em razão do Programa de Gestão por Desempenho (PGD) denominado na Agência de ANAC+, os servidores via de regra tem a liberdade de escolher o local de trabalho mais favorável à sua realidade e necessidades, seja na modalidade home office, seja presencial nas unidades da ANAC. Fato é que a necessidade de manutenção de escritórios para atender aqueles servidores e colaboradores que seja pela natureza do serviço que executam, seja por questões de preferência ou outra necessidade, precisam encontrar nas dependências da ANAC um ambiente de trabalho adequado, moderno, confortável, e principalmente, funcional em todos os aspectos, inclusive tecnológico. Pensando nisso, a diretoria da ANAC, estabeleceu o Programa ANAC do Amanhã, que busca integrar uma série de ações e projetos para lidar com essa nova realidade. Então dentre as diversas ações, se encaixam essa demanda por uma solução de videoconferência renovada.
É imperativo observar que há a necessidade reprimida de ambientes de videoconferência, inclusive com a possibilidade de interação em modo híbrido, e na ausência de solução adequada, em alguns casos os servidores precisam improvisar a realização das reuniões ou sessões de videoconferência. O caso mais evidente é a chamada sala de reunião da ASTEC que possuiu uma webcam de proposito de uso individual instalada e posicionada na tentativa de captar vídeo e imagem de toda a sala. Tal solução improvisada apresenta diversos problemas, como baixa qualidade de captação de vídeo e imagem, que por sua vez tornam as reuniões ou sessões repetitivas e improdutivas.
Assim, fica claro que a ANAC precisa preparar seu ambiente tecnológico para que, à medida que seus servidores e colaboradores decidam ou necessitem exercer seu trabalho de forma presencial, disponham no ambiente corporativo dos recursos de videoconferência necessários para a conexão com usuários de outras unidades da Agência ou participantes externos, como regulados, fornecedores, empresas, outros órgãos públicos ou mesmo aqueles colaboradores que continuarem a trabalhar de casa.
É evidente a necessidade de dotar o ambiente interno da Agência com uma plataforma adequada de videoconferência, incluindo aquisição de infraestrutura, novos equipamentos terminais, inclusão de garantia, suporte e eventuais licenças de software. Além das quatro Unidades que eram anteriormente atendidas, tal modernização poderá abranger, também as três unidades de porte médio da ANAC (Porto Alegre, Recife, Curitiba), como se compatibilizar com o processo de regionalização existente na Agência. Dessa forma, será estudada a expansão na rede interna de videoconferência, proporcionando a essas localidades os mesmos recursos e funcionalidades da Sede e das Representações Regionais.
O Estudo Técnico Preliminar para esta contratação, deverá entre outros aspectos, avaliar a possibilidade de integração da solução de videoconferência com a solução de comunicação do Microsoft Teams, observando critérios de economicidade e facilidade de uso.
Materiais/Serviços
Materiais
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Nº do item |
Descrição |
Qtd. |
Valor unitário (R$) |
Valor total (R$) |
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1 |
Solução de TELECONFERÊNCIA / VIDEOCONFERÊNCIA |
1 |
450.000,00 |
450.000,00 |
Serviços
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Nº do item |
Descrição |
Qtd. |
Valor unitário (R$) |
Valor total (R$) |
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1 |
Serviços de instalação e configuração |
1 |
50.000,00 |
50.000,00 |
Contratações relacionadas
Não há previsão de outras contratações a serem realizadas que esteja relacionada a está demanda.
INDICAÇÃO DE INTEGRANTE REQUISITANTE PARA EQUIPE DE PLANEJAMENTO
Nome: Felipe Santos Sarmanho
Cargo: Gerente de Infraestrutura Tecnológica - GEIT/STI
E-mail: felipe.sarmanho@anac.gov.br
Telefone: (61) 3314-4213
Declaração de Ciência
Por este instrumento declaro ter ciência das competências do INTEGRANTE REQUISITANTE definidas na IN SGD/ME nº 94/2022, bem como da minha indicação para exercer esse papel na Equipe de Planejamento da Contratação.
alinhamento da necessidade ao pdtic
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ALINHAMENTO AOS PLANOS ESTRATÉGICOS |
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ID |
Objetivos Estratégicos |
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| Plano Estratégico da ANAC - 2020-2026 |
OE13 |
Promover a alocação de recursos de forma estratégica e efetiva |
| Estratégia de Governo Digital - 2020 a 2023 |
- |
Não se verifica objetivo estratégico diretamente relacionado à esta demanda. |
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ALINHAMENTO AO PDTIC (vigente) |
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ID |
Projeto do PDTIC |
Meta do PDTIC associada |
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2GTDTI22008 |
Aquisição de solução de videoconferência |
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2XTDTI22057 |
Implantação da solução de videoconferência |
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InFormações adicionais
Não há.
Observações:
O Documento de Formalização da Demanda deve ser assinado pela autoridade máxima da respectiva Unidade Diretamente Vinculada à Diretoria - UDVD. Caso haja indicação de integrante requisitante no documento, o servidor indicado deverá manifestar ciência expressa.
Caso o objeto se trate de uma solução de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, a demanda deverá ser enviada à Superintendência de Tecnologia da Informação (STI); para os demais objetos, a demanda deverá ser direcionada à Superintendência de Administração e Finanças (SAF).
Idealmente as demandas são planejadas para o exercício subsequente, contudo, caso seja necessário o início imediato da elaboração dos documentos para a contratação (Estudo Técnico Preliminar, Mapa de Riscos e Termo de Referência), indique o(s) servidor(es) para a Equipe de Planejamento da Contratação. Caso se tratar de bens/serviços de TIC, informar, adicionalmente, o alinhamento da demanda ao Plano Estratégico da ANAC e ao Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) vigentes.
Para as demandas apresentadas tempestivamente orienta-se a constituição da Equipe de Planejamento da Contratação, por meio de despacho da autoridade competente com a indicação do(s) servidor(es) responsável(eis) e, para contratações de TIC, o registro do alinhamento ao Plano Estratégico da ANAC e ao PDTIC vigentes, com antecedência de 6 a 8 meses da data em que a demanda deve ser finalizada com a entrega do bem ou início da execução do serviço. O despacho deve ser direcionado à unidade competente, conforme item 1 acima.
Para eventuais esclarecimentos, enviar e-mail para gtpp.sti@anac.gov.br (para as demandas de TIC) ou licitacao@anac.gov.br (para as demais demandas).
| | Documento assinado eletronicamente por José Assumpção Rodrigues de Almeida, Superintendente de Tecnologia da Informação, em 12/04/2023, às 10:42, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | Documento assinado eletronicamente por Felipe Santos Sarmanho, Gerente, em 12/04/2023, às 10:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.anac.gov.br/sei/autenticidade, informando o código verificador 8461983 e o código CRC 344FDF42. |
| Referência: Processo nº 00058.020782/2023-32 | SEI nº 8461983 |