AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL
MAPA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS
Histórico de Revisões
|
Data |
Versão |
Descrição |
Fase* |
Autor |
|
DD/MM/AAAA |
1.0 |
Finalização da primeira versão do documento. |
PCTIC |
Gervásio da Silva Antônio |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
*Fase: Registro da fase do processo de contratação da solução de TIC relacionada à criação/alteração do Mapa de Gerenciamento de Riscos:
PCTIC – Planejamento da Contratação;
SFTIC – Seleção de Fornecedores;
GCTIC – Gestão do Contrato.
INTRODUÇÃO
O gerenciamento de riscos permite ações contínuas de planejamento, organização e controle dos recursos relacionados aos riscos que possam comprometer o sucesso da contratação, da execução do objeto e da gestão contratual.
O Mapa de Gerenciamento de Riscos deve conter a identificação e a análise dos principais riscos, consistindo na compreensão da natureza e determinação do nível de risco, que corresponde à combinação do impacto e de suas probabilidades que possam comprometer a efetividade da contratação, bem como o alcance dos resultados pretendidos com a solução de TIC.
Para cada risco identificado, define-se: a probabilidade de ocorrência dos eventos, os possíveis danos e impacto caso o risco ocorra, possíveis ações preventivas e de contingência (respostas aos riscos), a identificação de responsáveis pelas ações, bem como o registro e o acompanhamento das ações de tratamento dos riscos.
Os riscos identificados no projeto devem ser registrados, avaliados e tratados:
Durante a fase de planejamento, a equipe de Planejamento da Contratação deve proceder às ações de gerenciamento de riscos e produzir o Mapa de Gerenciamento de Riscos;
Durante a fase de Seleção do Fornecedor, o Integrante Administrativo com apoio dos Integrantes Técnico e Requisitante deve proceder às ações de gerenciamento dos riscos e atualizar o Mapa de Gerenciamento de Riscos;
Durante a fase de Gestão do Contrato, a Equipe de Fiscalização do Contrato, sob coordenação do Gestor do Contrato, deverá proceder à atualização contínua do Mapa de Gerenciamento de Riscos, procedendo à reavaliação dos riscos identificados nas fases anteriores com a atualização de suas respectivas ações de tratamento, e à identificação, análise, avaliação e tratamento de novos riscos.
O gerenciamento de riscos deve ser realizado em harmonia com a Política de Gestão de Riscos do órgão prevista na Instrução Normativa Conjunta MP/CGU nº 1, de 10 de maio de 2016.
A Política de Riscos da ANAC está publicada na Portaria nº 2.352, de 02 de agosto de 2019.
Parâmetros são utilizados para representar os níveis de probabilidade e impacto constantes na Política de Riscos da Anac, que direcionarão as ações relacionadas aos riscos durante as fases de contratação (planejamento, seleção de fornecedor e gestão do contrato.
|
Probabilidade |
Impacto |
|
Muito baixa |
Inexistente |
|
Baixa |
Pequeno |
|
Média |
Moderado |
|
Alta |
Grande |
|
Muito Alta |
Extremo |
Para efeito desta análise, consideram-se as seguintes definições, constantes na Política de Riscos supracitada:
A figura a seguir apresenta o Apetite a Risco da Organização:
A combinação da probabilidade e impacto de cada risco deve se enquadrar em uma região da matriz de Apetite ao Risco. Caso o risco enquadre-se na região verde, seu nível de risco é entendido como baixo, logo admite-se a aceitação ou adoção das medidas preventivas. Se estiver na região amarela, entende-se como médio; e se estiver na região vermelha, entende-se como nível de risco alto. Nos casos de riscos classificados como médio e alto, devem-se adotar obrigatoriamente as medidas preventivas previstas.
Foram descritos os principais riscos que podem comprometer o sucesso do processo de contratação e da gestão contratual, além dos riscos de a Solução não alcançar os resultados pretendidos com a contratação, nos termos do Art. 38, inciso I da IN 94/2022/SGD/ME.
Para cada risco identificado, foram relacionados os potenciais danos que a ocorrência do evento relacionado ao risco poderia provocar, bem como sua probabilidade. Para que esses riscos sejam mitigados, foram definidas as ações de prevenção e contingência bem como seus respectivos responsáveis.
Referência: Art. 38 IN SGD/ME nº 94, de 2022.
IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DOS PRINCIPAIS RISCOS
A tabela a seguir apresenta uma síntese dos riscos identificados e classificados neste documento:
|
Id |
Risco |
Relacionado ao (à): 1 |
P 2 |
I 3 |
Nível de Risco (P x I) 4 |
|
R01 |
Atraso no processo administrativo de contratação |
Planejamento da Contratação |
Alta |
Grande |
|
|
R02 |
Ausência de recursos orçamentários ou financeiros |
Planejamento da Contratação |
Alta |
Grande |
|
|
R03 |
Dimensionamento inadequado de preços de referência para as contratações |
Planejamento da Contratação |
Baixa |
Moderado |
|
|
R04 |
Baixa qualidade dos artefatos produzidos ao longo do processo de contratação |
Planejamento da Contratação |
Baixa |
Moderado |
|
|
R05 |
Não aprovação da contratação por parte da Diretoria colegiada em razão dos requisitos definidos na contratação |
Planejamento da Contratação |
Baixa |
Grande |
|
|
R06 |
Ausência de Diretor para decisões, ocasionando atrasos na contratação |
Planejamento da Contratação |
Baixa |
Moderado |
|
|
R07 |
Atraso ou suspensão no processo licitatório em face de impugnações ou do excesso de questionamentos |
Seleção do Fornecedor |
Média |
Moderado |
|
|
R08 |
Quantidade de fornecedores inferior a 3 no momento do pregão, restringindo a competição |
Seleção do Fornecedor |
Baixa |
Moderado |
|
|
R09 |
Condução da sessão pública sem a observância das regras do edital |
Seleção do Fornecedor |
Baixa |
Moderado |
|
|
R10 |
Falha na formalização do contrato/ARP |
Seleção do Fornecedor/Gestão Contratual |
Baixa |
Moderado |
|
|
R11 |
Falha na fiscalização do(s) contrato(s) |
Gestão Contratual |
Média |
Moderado |
|
|
R12 |
Atrasos na disponibilização de produtos aos usuários requisitantes, litígios com a contratada e atrasos no aceite e pagamento de produtos devido à falta de critérios institucionalizados para aferição e aceitação de produtos |
Gestão Contratual |
Média |
Moderado |
|
|
R13 |
Recebimento de solução que não atenda aos requisitos |
Gestão Contratual |
Baixa |
Grande |
|
|
R14 |
Distribuição inadequada ou não efetiva dos equipamentos |
Gestão Contratual |
Baixa |
Baixo |
|
|
R15 |
Danos aos equipamentos por problemas de transporte e armazenagem |
Gestão Contratual |
Baixa |
Moderado |
|
|
R16 |
Interrupção das atividades da empresa durante a vigência do contrato |
Gestão Contratual |
Baixa |
Moderado |
|
|
R17 |
Baixa qualificação técnica dos profissionais da empresa para execução do contrato |
Gestão Contratual |
Baixa |
Moderado |
|
|
R18 |
Qualificação técnica e operacional insuficiente dos Fiscais Técnicos do contrato |
Gestão Contratual |
Baixa |
Moderado |
|
Legenda: P – Probabilidade; I – Impacto.
1 A qual natureza o risco está associado: fases do Processo da Contratação ou Solução Tecnológica.
2 Probabilidade: chance de algo acontecer, não importando se definida, medida ou determinada objetiva ou subjetivamente, qualitativa ou quantitativamente, ou se descrita utilizando-se termos gerais ou matemáticos (ISO/IEC 31000:2009, item 2.19).
3 Impacto: resultado de um evento que afeta os objetivos (ISO/IEC 31000:2009, item 2.18).
4 Nível de Risco: magnitude de um risco ou combinação de riscos, expressa em termos da combinação das consequências e de suas probabilidades (ISO/IEC 31000:2009, item 2.23 e IN SGD/ME nº 94, de 2022, art. 2º, inciso XIII).
AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DOS RISCOS IDENTIFICADOS
A seguir são apresentados os riscos identificados pela equipe de planejamento da contratação.
|
Risco 01 |
Risco: |
Atraso no processo administrativo de contratação |
||
|
Probabilidade: |
Alta |
|||
|
Impacto: |
Grande |
|||
|
Dano 1: |
Atraso na contratação |
|||
|
Dano 2: |
Não execução orçamentária de verba prevista para esta contratação |
|||
|
Dano 3: |
Os usuários de TI da ANAC continuarão a ter uma experiência ruim nas reuniões híbridas ou com participantes externos |
|||
|
Tratamento: |
Mitigar |
|||
|
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||
|
1 |
O processo em tela deve ser tratado com prioridade e ser acompanhado por todas as áreas envolvidas |
STD, SAF, Comitê Gestor de TI, Procuradoria e Presidência |
||
|
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||
|
1 |
Usuários da ANAC continuarão a utilizar notebooks ou webcams para participarem de reuniões, até que se proceda à aquisição. |
STD, SAF |
||
|
Risco 02 |
Risco: |
Ausência de recursos orçamentários ou financeiros |
||
|
Probabilidade: |
Alta, uma vez que houve contingenciamento orçamentário para os projetos da STD |
|||
|
Impacto: |
Alto |
|||
|
Dano 1: |
Impossibilidade de efetuar a contratação |
|||
|
Tratamento: |
Mitigar |
|||
|
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||
|
1 |
Negociar a garantia de orçamento junto à SAF |
STD/GTGT |
||
|
2 |
Priorizar a utilização dos recursos existentes para o projeto |
STD/GTGT |
||
|
3 |
Efetuar contratação na modalidade de Ata de Registro de Preços, prevendo execução em fases, com a primeira fase efetuando implantação de um número reduzido de equipamentos. |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||
|
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||
|
1 |
Usuários da ANAC continuarão a utilizar notebooks ou webcams para participarem de reuniões, até que se proceda à aquisição. |
STD/GEIT |
||
|
2 |
Continuar com a elaboração do projeto, mas aguardar a publicação de Edital até que haja recursos financeiros disponíveis |
Equipe de Planejamento da Contratação / GTLC |
||
|
3 |
Alocar recursos para a aquisição no próximo ciclo orçamentário |
STD/GTPP |
||
|
Risco 03 |
Risco: |
Dimensionamento inadequado de preços de referência para as contratações |
||
|
Probabilidade: |
Baixa, uma vez que os preços que balizaram a pesquisa foram estimados a partir de várias propostas de fornecedores e de ampla pesquisa de contratações recentes na Administração Pública Federal |
|||
|
Impacto: |
Moderado |
|||
|
Dano 1: |
Não entrega do objeto pelo licitante |
|||
|
Dano 2: |
Licitação fracassada ou deserta |
|||
|
Dano 3: |
Sobrepreço |
|||
|
Tratamento: |
Mitigar |
|||
|
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||
|
1 |
Elaboração do relatório final de pesquisa com base na metodologia mais adequada à contratação |
Integrantes Administrativo e Técnico / GTLC |
||
|
2 |
Verificação do histórico de contratações |
Integrantes Administrativo e Técnico / GTLC |
||
|
3 |
Pesquisa em sites oficiais (ComprasNet, Sinapi, Painel de Preços) |
Integrantes Administrativo e Técnico / GTLC |
||
|
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||
|
1 |
Não há. Risco é aceito |
- |
||
|
Risco 04 |
Risco: |
Baixa qualidade dos artefatos produzidos ao longo do processo de contratação |
||
|
Probabilidade: |
Baixa, uma vez que a equipe de planejamento da contratação possui experiência na elaboração desse tipo de artefatos |
|||
|
Impacto: |
Moderado |
|||
|
Dano 1: |
Não entrega do objeto pelo licitante |
|||
|
Dano 2: |
Licitação fracassada ou deserta |
|||
|
Dano 3: |
Sobrepreço |
|||
|
Tratamento: |
Mitigar |
|||
|
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||
|
1 |
Elaboração dos artefatos seguindo os modelos e normativos previstos |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||
|
2 |
Utilização de checklist, para verificação do conteúdo produzido |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||
|
3 |
Correção de falhas e omissões apontados pelo parecer da Procuradoria |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||
|
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||
|
1 |
Não há. Risco é aceito |
- |
||
|
Risco 05 |
Risco: |
Não aprovação da contratação por parte da Diretoria colegiada em razão dos requisitos definidos na contratação |
||
|
Probabilidade: |
Baixa |
|||
|
Impacto: |
Grande |
|||
|
Dano 1: |
Necessidade de refazer os artefatos afetos ao planejamento da contratação |
|||
|
Dano 2: |
Fornecimento de solução em desacordo com as necessidades estratégicas da ANAC |
|||
|
Dano 3: |
Atraso na implantação dos equipamentos |
|||
|
Tratamento: |
Mitigar |
|||
|
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||
|
1 |
Apresentar previamente à Diretoria a solução escolhida, demonstrando os benefícios negociais, financeiros e tecnológicos da opção adotada |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||
|
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||
|
1 |
Alocar integralmente a equipe técnica de TI para refazer os artefatos, com os ajustes necessários |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||
|
Risco 06 |
Risco: |
Ausência de Diretor para decisões, ocasionando atrasos na contratação |
||
|
Probabilidade: |
Baixa |
|||
|
Impacto: |
Moderado |
|||
|
Dano 1: |
Atraso na implantação dos equipamentos |
|||
|
Dano 2: |
Não execução orçamentária de verba prevista para esta contratação |
|||
|
Tratamento: |
Mitigar |
|||
|
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||
|
1 |
Agendar com antecedência as apreciações do projeto pela Diretoria |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||
|
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||
|
1 |
Solicitar à Diretoria urgência na apreciação da contratação |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||
|
Risco 07 |
Risco: |
Atraso ou suspensão no processo licitatório em face de impugnações ou do excesso de questionamentos |
||
|
Probabilidade: |
Média, uma vez que disputas em relação às especificações técnicas podem levar a situações que interrompam o processo |
|||
|
Impacto: |
Moderado |
|||
|
Dano 1: |
Atraso na contratação e necessidade de revisão do processo de contratação |
|||
|
Dano 2: |
Judicialização da licitação |
|||
|
Tratamento: |
Mitigar |
|||
|
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||
|
1 |
Elaborar o planejamento da contratação consultando soluções similares em outros órgãos |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||
|
2 |
Definir os critérios de seleção de fornecedores com respaldo na jurisprudência dos órgãos de controle |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||
|
3 |
Verificar o teor de impugnações e recursos em contrações similares |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||
|
4 |
Observar estritamente as recomendações da área jurídica do órgão/entidade |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||
|
5 |
Consultar os possíveis fornecedores na fase de prospecção de soluções, com posterior elaboração de requisitos que permitam ampla concorrência, por diferentes fabricantes |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||
|
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||
|
1 |
Alocar integralmente a Equipe de Planejamento da Contratação na resposta e mitigação das causas que originaram a suspensão do processo licitatório |
STD e SAF |
||
|
2 |
Mitigar e eliminar as causas que obstruem o processo licitatório |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||
|
3 |
Responder, tempestivamente, aos atos de impugnações e, caso seja necessário, proceder à alteração e republicação do certame |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||
|
Risco 08 |
Risco: |
Quantidade de fornecedores inferior a 3 no momento do pregão, restringindo a competição |
||
|
Probabilidade: |
Baixa, uma vez que se trata de objeto com ampla oferta no mercado e grande quantidade de fabricantes e empresas representantes |
|||
|
Impacto: |
Moderado |
|||
|
Dano 1: |
Maior custo para a Administração |
|||
|
Tratamento: |
Evitar |
|||
|
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||
|
1 |
Revisar os requisitos de forma a verificar a existência de especificações que, por excessivas, irrelevantes ou desnecessárias, limitem ou frustrem a competitividade |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||
|
2 |
Divulgar da maneira mais ampla possível a realização do certame |
Equipe de Planejamento da Contratação GTLC |
||
|
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||
|
1 |
Não se aplica. |
- |
||
|
Risco 09 |
Risco: |
Condução da sessão pública sem a observância das regras do edital |
||
|
Probabilidade: |
Baixa |
|||
|
Impacto: |
Moderado |
|||
|
Dano 1: |
Prejuízo ao Erário |
|||
|
Dano 2: |
Suspensão do processo licitatório (TCU, Judiciário) |
|||
|
Dano 3: |
Contratação de empresa inapta ao fornecimento dos bens |
|||
|
Dano 4: |
Atraso na contratação |
|||
|
Tratamento: |
Mitigar |
|||
|
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||
|
1 |
Publicação de modelos de documentos a serem apresentados pelos licitantes |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||
|
2 |
Capacitação contínua do pregoeiro |
GTLC |
||
|
3 |
Utilização do sistema Comprasnet |
GTLC |
||
|
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||
|
1 |
Não há. Risco é aceito |
- |
||
|
Risco 10 |
Risco: |
Falha na formalização do contrato/ARP |
||
|
Probabilidade: |
Baixa |
|||
|
Impacto: |
Moderado |
|||
|
Dano 1: |
Não conformidade processual |
|||
|
Dano 2: |
Atraso nas aquisições e contratações ou não contratação |
|||
|
Tratamento: |
Mitigar |
|||
|
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||
|
1 |
Revisão do contrato bem como do edital e demais anexos |
Equipe de Planejamento da Contratação / GTLC |
||
|
2 |
Utilização de assinatura digital (SEI) |
Autoridade competente |
||
|
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||
|
1 |
Não há. Risco é aceito |
- |
||
|
Risco 11 |
Risco: |
Falha na fiscalização do(s) contrato(s) |
||
|
Probabilidade: |
Média, tendo em vista a carência de servidores na STD, o que causa sobrecarga de trabalho, além da carência de processos institucionalizados de fiscalização de contratos |
|||
|
Impacto: |
Moderado |
|||
|
Dano 1: |
O recebimento de equipamentos inadequados, fraco acompanhamento da garantia, dentre outros problemas já identificados e listados no guia de contratações de TI elaborado no TCU. |
|||
|
Tratamento: |
Mitigar |
|||
|
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||
|
1 |
Ações que visam cobrir a carência de recursos humanos na área de TI da ANAC. |
STD, SGP, Comitê Gestor de TI |
||
|
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||
|
1 |
Alocar integralmente a Equipe de Fiscalização nas atividades de avaliação para aceite da solução e fiscalização dos serviços. |
STD |
||
|
Risco 12
|
Risco: |
Atrasos na disponibilização de produtos aos usuários requisitantes, litígios com a contratada e atrasos no aceite e pagamento de produtos devido à falta de critérios institucionalizados para aferição e aceitação de produtos |
||
|
Probabilidade: |
Média |
|||
|
Impacto: |
Moderado |
|||
|
Dano 1: |
Insatisfação dos usuários demandantes |
|||
|
Dano 2: |
Conflito com a empresa contratada |
|||
|
Dano 3: |
Atraso nos pagamentos e consequente instabilidade financeira do contrato para a contratada |
|||
|
Tratamento: |
Mitigar |
|||
|
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||
|
1 |
Prever glosas para descumprimento dos NMSE |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||
|
2 |
Definir corretamente no TR os critérios para aferição e aceitação de produtos |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||
|
3 |
Realizar um processo consistente de iniciação contratual |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||
|
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||
|
1 |
Notificar a contratada para adequação aos requisitos técnicos e aos critérios de aceitação |
Equipe de gestão contratual. |
||
|
Risco 13 |
Risco: |
Recebimento de solução que não atenda aos requisitos |
||
|
Probabilidade: |
Baixa |
|||
|
Impacto: |
Grande |
|||
|
Dano 1: |
Caso a solução adquirida não contemple tanto o desempenho esperado quanto as funcionalidades desejadas pelos usuários, haverá impacto significativo na produtividade, no nível de satisfação dos usuários e potencial dano à imagem da ANAC |
|||
|
Tratamento: |
Mitigar |
|||
|
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||
|
1 |
Revisão da especificação técnica por parte da equipe de planejamento da contratação, de modo a garantir que somente equipamentos com comprovada qualidade e desempenho possam concorrer ao certame, mas ao mesmo tempo atendendo ao princípio da livre concorrência |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||
|
2 |
Criteriosa avaliação dos possíveis Cenários, com eliminação daqueles que impliquem em maior risco |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||
|
3 |
Avaliação de certames já ocorridos na Administração Pública Federal para objeto similar, com comparação de especificações técnicas |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||
|
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||
|
1 |
Não há. |
- |
||
|
Risco 14 |
Risco: |
Distribuição inadequada ou não efetiva dos equipamentos |
||
|
Probabilidade: |
Baixa, se a aquisição for feita a partir de certame promovido pela própria ANAC e a entrega ocorrer conforme estudo dos espaços físicos promovido pela SAF |
|||
|
Impacto: |
Baixo |
|||
|
Dano 1: |
Atraso na entrega dos equipamentos, bem como no processo de instalação desses ativos, principalmente nas localidades mais afastadas das grandes Unidades Regionais e Sede, visto que a movimentação dos produtos adquiridos para essas localidades ficará a cargo da própria ANAC |
|||
|
Tratamento: |
Mitigar |
|||
|
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||
|
1 |
Realizar estudo de necessidade nas diversas Unidades da ANAC, prevendo no ETP e no TR os quantitativos adequados para cada uma delas |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||
|
2 |
Emitir Ordem de Fornecimento de Bens que reflitam as necessidades de cada localidade |
Gestor do Contrato |
||
|
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||
|
1 |
Efetuar a movimentação de dispositivos entre as localidades da ANAC, utilizando-se de contrato de transporte, para adequar os quantitativos à necessidade |
Gestor do Contrato e SAF |
||
|
Risco 15 |
Risco: |
Danos aos equipamentos por problemas de transporte e armazenagem |
||
|
Probabilidade: |
Baixa para as unidades de grande e médio porte da ANAC, que dispõem de almoxarifado ou local próprio. Baixa também para as unidades pequenas (NURACs), uma vez que essas só irão receber equipamentos em pequena quantidade, de fácil armazenagem |
|||
|
Impacto: |
Moderado |
|||
|
Dano 1: |
Equipamentos com mau funcionamento ou totalmente inoperantes |
|||
|
Dano 2: |
Não poderão ser utilizados adequadamente pelos usuários da ANAC |
|||
|
Dano 2: |
Prejuízo financeiro |
|||
|
Tratamento: |
Mitigar |
|||
|
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||
|
1 |
Exigir da CONTRATADA o correto manuseio dos volumes que fazem parte da solução, tanto na fase de transporte quanto na instalação |
Equipe de fiscalização |
||
|
2 |
Elaboração de instruções detalhadas aos responsáveis por receberem os equipamentos nas localidades, com orientações sobre como receber e armazenar os volumes |
Equipe de fiscalização |
||
|
3 |
Preparação de ambiente com espaço suficiente para os volumes a serem recebidos, com condições adequadas de segurança e devida proteção contra furto, incêndio, umidade, quedas etc. |
SAF |
||
|
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||
|
1 |
No caso de problemas causados sob responsabilidade da contratada, por exemplo, durante transporte ou descarga: acionamento de garantia; não liberando o aceite definitivo até que seja feita substituição |
Equipe de fiscalização |
||
|
2 |
Em caso de dano causado internamente: instauração de processo administrativo para apuração de responsabilidade |
SAF e STD |
||
|
Risco 16 |
Risco: |
Interrupção das atividades da empresa durante a vigência do contrato |
||
|
Probabilidade: |
Baixa, tendo em vista que as principais empresas do setor têm bastante tempo de mercado e atendem a diversas organizações públicas e privadas |
|||
|
Impacto: |
Moderado |
|||
|
Dano 1: |
Limitação no processo de implantação da solução |
|||
|
Dano 2: |
Limitação no serviço de garantia e suporte da solução |
|||
|
Tratamento: |
Mitigar |
|||
|
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||
|
1 |
Adequar características que limitem a participação de empresas que possam vir a trazer este tipo de ocorrência |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||
|
2 |
Garantir que no Edital existam dispositivos que certifiquem a saúde financeira da empresa contratada |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||
|
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||
|
1 |
Se a empresa não tiver entregado os equipamentos ou se faltarem equipamentos a instalar, será mantido em operação o parque instalado até aquele momento |
STD |
||
|
2 |
Realizar novo processo licitatório admitindo-se duas prováveis situações: a. Para prover somente garantia aos equipamentos adquiridos (caso 1, acima); b. Para complementar o quantitativo da aquisição de equipamentos faltantes, (item 2). Neste processo ainda há que se acrescer a contratação da garantia dos equipamentos a serem adquiridos bem como a contratação da garantia dos equipamentos já adquiridos no processo primário (caso 2, acima) |
STD e SAF |
||
|
Risco 17 |
Risco: |
Baixa qualificação técnica dos profissionais da empresa para execução do contrato |
||
|
Probabilidade: |
Baixa, tendo em vista que as principais empresas do setor têm bastante tempo de mercado e equipes técnicas qualificadas, além do fato que tais serviços serão necessários apenas no momento da instalação dos equipamentos ou durante acionamento da garantia. |
|||
|
Impacto: |
Moderado |
|||
|
Dano 1: |
Falhas na instalação e configuração dos equipamentos |
|||
|
Dano 2: |
Limitação no serviço de garantia e suporte da solução |
|||
|
Tratamento: |
Mitigar |
|||
|
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||
|
1 |
Adequar características que limitem a participação de empresas que possam vir a trazer este tipo de ocorrência |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||
|
2 |
Garantir que no Edital existam dispositivos que comprovem a qualidade técnica da equipe técnica da contratada |
Equipe de Planejamento da Contratação |
||
|
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||
|
1 |
Solicitar à contratada a substituição da equipe técnica |
STD |
||
|
Risco 18 |
Risco: |
Qualificação técnica e operacional insuficiente dos Fiscais Técnicos do contrato |
||
|
Probabilidade: |
Baixa |
|||
|
Impacto: |
Moderado |
|||
|
Dano 1: |
Falhas na fiscalização do contrato |
|||
|
Tratamento: |
Mitigar |
|||
|
Id |
Ação Preventiva |
Responsável |
||
|
1 |
Efetuar capacitação sobre fiscalização de contrato de TI para os servidores da STD |
STD |
||
|
Id |
Ação de Contingência |
Responsável |
||
|
1 |
Não há. |
- |
||
ACOMPANHAMENTO DAS AÇÕES DE TRATAMENTO DE RISCOS
<A ser preenchido à medida que forem ocorrendo ações e providências relacionadas ao Gerenciamento de Riscos.>
|
Data |
Id. Risco |
Id. Ação |
Registro e acompanhamento das ações de tratamento dos riscos |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
APROVAÇÃO E ASSINATURA
Conforme § 5º do art. 38 da IN SGD/ME nº 94, de 2022, o Mapa de Gerenciamento de Riscos deve ser assinado pela Equipe de Planejamento da Contratação, nas fases de Planejamento da Contratação e de Seleção de Fornecedores, e pela Equipe de Fiscalização do Contrato, na fase de Gestão do Contrato.
A Equipe de Planejamento da Contratação foi instituída pela Portaria nº 11.179, de 22 de abril de 2023.
|
INTEGRANTE |
INTEGRANTE |
INTEGRANTE |
|
FELIPE SANTOS SARMANHO |
GERVÁSIO DA SILVA ANTÔNIO
|
FABIANO BENEDITO DE SIQUEIRA BENTO |
<A ser preenchido na fase de Gestão do Contratos:
A Equipe de Fiscalização do Contrato foi instituída pela Portaria nº XXX, de <dia> de <mês> de <ano> (ou outro instrumento equivalente de formalização)>.
|
FISCAL REQUISITANTE |
FISCAL TÉCNICO |
FISCAL ADMINISTRATIVO |
|
<Nome> |
<Nome> |
<Nome> |
|
GESTOR DO CONTRATO |
|
<Nome> |
| | Documento assinado eletronicamente por GERVASIO DA SILVA ANTONIO, Analista Administrativo, em 11/09/2024, às 17:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | Documento assinado eletronicamente por Fabiano Benedito de Siqueira Bento, Analista Administrativo, em 11/09/2024, às 17:48, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | Documento assinado eletronicamente por Felipe Santos Sarmanho, Gerente, em 16/09/2024, às 11:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.anac.gov.br/sei/autenticidade, informando o código verificador 9754603 e o código CRC A4B84D89. |