Nota Técnica nº 459/2024/GTLC/GEST/SAF
ASSUNTO
Registro de preços para a eventual aquisição de solução de tecnologia da informação e comunicação de videoconferência corporativa, incluindo equipamentos endpoint, instalação, garantia e licenças de uso para integração à plataforma Microsoft Teams, consoante especificações, quantidades e demais condições descritas no edital e seus anexos.
SUMÁRIO EXECUTIVO
Trata-se da solicitação de apreciação pela Diretoria Colegiada ANAC da presente proposta de contratação por meio de procedimento licitatório.
ANÁLISE
A presente Nota Técnica tem por finalidade fornecer os subsídios necessários à Administração Superior da ANAC com vistas à autorização para realização de licitação, na modalidade de Pregão, na forma eletrônica, do tipo Menor Preço, objetivando o registro de preços para a aquisição de solução de tecnologia da informação e comunicação de videoconferência corporativa, incluindo equipamentos endpoint, instalação, garantia e licenças de uso para integração à plataforma Microsoft Teams, consoante especificações, quantidades e demais condições descritas no edital e seus anexos.
De acordo com o Documento de Formalização da Demanda - DFD (8461983), elaborado pela Gerência de Infraestrutura de TI da Superintendência de Tecnologia e Transformação Digital (STD), esta contratação tem por objetivo dotar o ambiente interno da Agência com uma plataforma adequada de videoconferência, incluindo aquisição de infraestrutura, novos equipamentos terminais, inclusão de garantia, suporte e eventuais licenças de software
O Estudo Técnico Preliminar - ETP (10510024) apresentou as necessidades e requisitos para a contratação e demonstrou, em especial no item 7 as memórias de cálculo para os quantitativos a serem contratados. Este documento também analisou diferentes opções de soluções de videoconferência nos itens 8 a 12 para que fosse possível a conclusão de que o objeto ora pretendido e descrito Termo de Referência nº 31/2024 (10564532) é viável e o mais vantajoso para a Anac entre as opções apresentadas.
Consoante expresso pela área demandante, a presente contratação guarda compatibilidade com o planejamento institucional e com os demais instrumentos de planejamento de contratações:
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ALINHAMENTO AOS PLANOS ESTRATÉGICOS |
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ID |
Objetivos Estratégicos |
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| Plano Estratégico da ANAC - 2020-2026 |
OE13 |
Promover a alocação de recursos de forma estratégica e efetiva |
| Estratégia de Governo Digital - 2020 a 2023 |
- |
Não se verifica objetivo estratégico diretamente relacionado à esta demanda. |
Tabela 2. Alinhamento do objeto ao PDTIC
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ALINHAMENTO AO PDTIC (vigente) |
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ID |
Projeto do PDTIC |
Meta do PDTIC associada |
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2GTDTI22008 |
Aquisição de solução de videoconferência |
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2XTDTI22057 |
Implantação da solução de videoconferência |
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De acordo com a pesquisa de mercado elaborada pela Gerência Técnica de Licitações e Contratos em conjunto com a Equipe de Planejamento da Contratação detalhada na Planilha Pesquisa de Preços (10495186) e na Nota Técnica 374/2024/GTLC/GEST/SAF (10495745) a estimativa de custo para a presente contratação é de R$ 3.664.379,65 (três milhões, seiscentos e sessenta e quatro mil trezentos e setenta e nove reais e sessenta e cinco centavos), conforme o quadro abaixo:
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GRUPO |
ITEM |
ESPECIFICAÇÃO |
CATMAT/ |
UNIDADE |
CÓD. |
QTDE |
VALOR UNITÁRIO |
VALOR TOTAL |
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
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1 |
1 |
Kit completo de equipamentos para videoconferência para auditórios e plenário, composto de codec, câmeras de vídeo, caixas de som, controle touch e demais acessórios, conforme especificação técnica, incluindo instalação inicial e garantia de 60 meses. |
610079 |
UN |
- |
3 |
167.002,23 |
501.006,69 |
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2 |
Kit reduzido de equipamentos para videoconferência para auditórios e plenário, composto de codec, controle touch e demais acessórios, conforme especificação técnica, incluindo instalação inicial e garantia de 60 meses. |
610079 |
UN |
- |
2 |
106.733,02 |
213.466,04 |
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3 |
Kit de equipamentos para videoconferência para salas grandes, composto de codec, câmeras de vídeo, caixas de som, controle touch e demais acessórios, conforme especificação técnica, incluindo instalação inicial e garantia de 60 meses. |
610079 |
UN |
- |
4 |
183.526,49 |
734.105,96 |
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4 |
Kit de equipamentos para videoconferência para salas médias, composto de codec, câmeras de vídeo, caixas de som, controle touch e demais acessórios, conforme especificação técnica, incluindo instalação inicial e garantia de 60 meses. |
610079 |
UN |
- |
20 |
60.446,83 |
1.208.936,60 |
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5 |
Kit de equipamentos para videoconferência para salas pequenas, composto de codec, câmeras de vídeo, caixas de som, controle touch e demais acessórios, conforme especificação técnica, incluindo instalação inicial e garantia de 60 meses. |
610079 |
UN |
- |
11 |
23.926,71 |
263.193,81 |
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6 |
Serviço de instalação adicional sob demanda, para movimentação de kit de equipamentos de videoconferência para auditórios e plenário, incluindo desmontagem de instalação atual e remontagem em novo local. |
20710 |
UN |
- |
5 |
3.515,00 |
17.575,00 |
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7 |
Serviço de instalação adicional sob demanda, para movimentação de kit de equipamentos de videoconferência para salas grandes, incluindo desmontagem de instalação atual e remontagem em novo local. |
20710 |
UN |
- |
4 |
13.178,52 |
52.714,08 |
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8 |
Serviço de instalação adicional sob demanda, para movimentação de kit de equipamentos de videoconferência para salas médias, incluindo desmontagem de instalação atual e remontagem em novo local. |
20710 |
UN |
- |
20 |
2.349,33 |
46.986,60 |
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9 |
Serviço de instalação adicional sob demanda, para movimentação de kit de equipamentos de videoconferência para salas pequenas, incluindo desmontagem de instalação atual e remontagem em novo local. |
20710 |
UN |
- |
11 |
1.555,17 |
17.106,87 |
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- |
10 |
Licença de uso para o Microsoft Teams Rooms Pro na modalidade assinatura mensal por sala no período de 60 meses. |
27502 |
UN |
MS.4.0- A0319 ** |
40 |
R$ 253,87 |
609.288,00 |
O objeto demandado foi dividido em 1 grupo com 9 itens e um item (item 10) avulso, resultando na possível formalização de até dois contratos para viger por 60 (sessenta) meses.
Destaque-se ainda que a indicação da disponibilidade de créditos orçamentários se dará somente quando da formalização do contrato ou de outro instrumento hábil, na forma do art. 17 do Decreto Nº 11.462, de 2023.
A contratação foi plenamente justificada, bem como submetida à análise da Procuradoria Federal junto a esta Agência Reguladora, que, através do Parecer Jurídico 138/2024/PROT/PFEANAC/PGF/AGU (10667043) concluiu pela regularidade jurídica, com ressalvas deste procedimento de contratação, condicionada ao prévio atendimento das recomendações proferidas naquele Parecer. As adequações de ordem técnica foram analisadas e atendidas pela área de tecnologia da informação da ANAC, conforme a Nota Técnica 228 (10673534); as demais, de caráter administrativo, foram tratadas pela GTLC, consoante Parecer 27/2024/GTLC/GEST/SAF (10668914). Após os ajustes realizados, foi incluída a versão final da Minuta de Edital (10670428) e do Termo de Referência (10704865), que serão submetidos à aprovação da Diretoria Colegiada da ANAC.
DOCUMENTOS RELACIONADOS
Minuta de Edital (10670428);
Anexo I - Termo de Referência (10704865);
Anexo ao Termo de Referência A - Especificações Técnicas (9869405);
Anexo ao Termo de Referência B - Termo de Compromisso de Manutenção de Sigilo (10548818);
Anexo ao Termo de Referência C - Termo de Ciência (10548822);
Anexo ao Termo de Referência D - Termo de Recebimento Provisório de Compras (10556166);
Anexo ao Termo de Referência E - Termo de Recebimento Provisório de Serviços (10556176);
Anexo ao Termo de Referência F - Termo de Recebimento Definitivo (10556193);
Anexo ao Termo de Referência G - Estudo Técnico Preliminar (10510024);
ANEXO II - Modelo de Proposta Comercial (10564510);
ANEXO III - Minuta de Ata de Registro de Preços (10673432);
ANEXO IV - Minuta de Contrato (10673446);
Parecer Jurídico 138/2024/PROT/PFEANAC/PGF/AGU (10667043);
Despacho de Aprovação 154/2024/PROT/PFEANAC/PGF/AGU (10667045);
Despacho 759/2024/PROT/PFEANAC/PGF/AGU (10667053);
Nota Técnica 228 (10673534);
Parecer 27/2024/GTLC/GEST/SAF (10668914).
CONCLUSÃO
Pelo exposto, mediante a anuência subscrita da Gerente Técnica de Licitações e Contratos Substituta, solicita-se o encaminhamento dos autos à Gerente de Gestão Estratégica de Recursos Substituta para anuência, e posteriormente a remessa do processo ao Superintendente de Administração e Finanças, para que autorize o encaminhamento do processo à Assessoria Técnica (ASTEC), com vistas a submeter a contratação e a minuta de edital e seus anexos à apreciação da Diretoria Colegiada, com a subsequente autorização para abertura da licitação, com fulcro no inciso III, do art. 3º, da Instrução Normativa Nº 29, de 20 de outubro de 2009, bem como no inciso V do art. 9º da Resolução nº 381, de 14 de junho de 2016.
Bruno Silva Fiorillo
Analista Administrativo
Ana Cristina Araújo Moura
Gerente Técnica de Licitações e Contratos Substituta
De acordo.
Encaminhe-se à SAF.
Viviane Santos Silva
Gerente de Gestão Estratégica de Recursos Substituta
De acordo;
Encaminhe-se os autos à ASTEC, com vistas a submeter a contratação e a minuta de edital e seus anexos à apreciação da Diretoria Colegiada, com a subsequente autorização para abertura da licitação, com fulcro no inciso III, do art. 3º, da Instrução Normativa Nº 29, de 20 de outubro de 2009, bem como no inciso V do art. 9º da Resolução nº 381, de 14 de junho de 2016.
Alberto Eduardo Romeiro Júnior
Superintendente de Administração e Finanças
| | Documento assinado eletronicamente por Bruno Silva Fiorillo, Analista Administrativo, em 18/10/2024, às 14:14, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | Documento assinado eletronicamente por Ana Cristina Araújo Moura, Analista Administrativo, em 18/10/2024, às 16:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | Documento assinado eletronicamente por Silvia de Souza Barbosa, Gerente, em 21/10/2024, às 11:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | Documento assinado eletronicamente por Alberto Eduardo Romeiro Júnior, Superintendente de Administração e Finanças, em 21/10/2024, às 11:32, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.anac.gov.br/sei/autenticidade, informando o código verificador 10668787 e o código CRC 3E1C5199. |
| Referência: Processo nº 00058.020782/2023-32 | SEI nº 10668787 |