Timbre

Despacho

Referência: Processo nº 00058.017849/2023-51

Assunto: Disponibilidade Orçamentária

 

Em cumprimento ao estabelecido no inciso II do art. 16 da Lei Complementar nº 101, Lei de Responsabilidade Fiscal, de 04/05/2000, e em atendimento a Nota Técnica nº 235/2023/GEIT/STI (9258539), a qual solicita disponibilidade orçamentária para a aquisição de equipamentos de firewall de próxima geração (NGFW), compreendendo gerência centralizada, instalação e configuração da solução, com garantia e suporte técnico pelo período de 60 (sessenta) meses, e o fornecimento de atualização de licenças de uso,  garantia e suporte técnico para a solução BIG-IP F5 implantada no ambiente tecnológico da ANAC, seguem abaixo as considerações realizadas por esta Gerência Técnica:

A disponibilidade orçamentária garantirá a continuidade da manutenção das soluções de segurança da informação da ANAC, adquiridas por meio dos Contratos 30/2018, 31/2018 e 37/2018. Para o Grupo 1, a contratação tem um prazo de vigência de 12 meses a partir da assinatura do contrato, conforme o artigo 105 da Lei n° 14.133, de 2021. No caso do Grupo 2 (item 6), o contrato terá um prazo de vigência de 12 meses a partir da assinatura do contrato, com a possibilidade de prorrogação por até 60 meses.

No que diz respeito à aquisição dos softwares de proteção de endpoints, o Termo de Referência (TRD) foi assinado em 14/10/2019. Isso significa que, de acordo com as condições estipuladas no contrato correspondente, a licença para essa solução, incluindo suporte e assistência técnica, estará em vigor até 13/10/2024.

A despesa anual a ser disponibilizada está estimada em R$ 3.692.839,44 (três milhões, seiscentos e noventa e dois mil, oitocentos e trinta e nove reais e quarenta e quatro centavos). Esse valor é desdobrado em R$ 2.860.172,76 (dois milhões, oitocentos e sessenta mil, cento e setenta e dois reais e setenta e seis centavos) para o Grupo 1 e R$ 832.666,68 (oitocentos e trinta e dois mil, seiscentos e sessenta e seis reais e sessenta e oito centavos) para o Grupo 2.

Na tabela abaixo estão descritos os detalhamentos orçamentários do contrato:

             

DESCRIÇÃO

DETALHAMENTO

Nº de Ordem/Plano Interno

230 037/2ATDTI22074

UGR

113240

Programa de Trabalho/PTRES

26125300429120002 / 225232

Tipo de Ação

Atividade

Fonte de Recursos 2023

1050000008

Natureza da Despesa

3.3.90.40 / 4.4.90.52

 

Em razão de o tipo de ação da despesa em tela tratar de atividade, o cumprimento do disposto no art.16 da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000) não se faz necessário. Entretanto, a Gerência Técnica de Planejamento e Orçamento declara que a despesa objeto dos autos possui adequação orçamentária e financeira com a Lei Orçamentária Anual 2023 (Lei n°14.535/2023).

Ressaltamos ainda que o cronograma de execução dessa despesa implica no seguinte impacto orçamentário-financeiro para este exercício e os exercícios seguintes, que serão considerados por ocasião da elaboração do Projeto de Lei Orçamentária da ANAC em cada ano respectivo abaixo:                               

                                                    

EXERCÍCIO FINANCEIRO

VALOR EM R$

2023

3.692.839,44

TOTAL

3.692.839,44

 

                                                                                                                                                                                

Atendidos os requisitos necessários, submeto à apreciação.

Aprovo a disponibilidade orçamentária.

1.Aprovo os termos da Nota Técnica nº 235/2023/GEIT/STI (9258539);

2. Aprovo a disponibilidade orçamentária.

 

1. Aprovo a disponibilidade orçamentária;

3. Restituem-se os autos à GTLC para as providências decorrentes.

 

ANA ALICE MACHADO ARAGÃO

Analista Administrativo

 

TULIO CAMARGO DA SILVA

Gerente GTPO

SILVIA DE SOUSA BARBOSA

Gerente GEST

 

ALBERTO EDUARDO ROMEIRO JUNIOR

Superintendente SAF

Ordenador de Despesas


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Documento assinado eletronicamente por Ana Alice Machado Aragão, Analista Administrativo, em 01/11/2023, às 16:32, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Tulio Camargo da Silva, Gerente Técnico, em 01/11/2023, às 16:32, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Silvia de Souza Barbosa, Gerente, em 03/11/2023, às 12:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por Alberto Eduardo Romeiro Júnior, Ordenador(a) de Despesas, em 03/11/2023, às 15:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.anac.gov.br/sei/autenticidade, informando o código verificador 9284797 e o código CRC ECCBA7DF.




Referência: Processo nº 00058.017849/2023-51 SEI nº 9284797