Timbre

AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL

MAPA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS

Histórico de Revisões

Data

Versão

Descrição

Fase*

Autor

31/10/2023

1.0

Finalização da primeira versão do documento.

PCTIC

Reginaldo Lira de Araújo

Aderson de Lima Calazans

Felipe Santos Sarmanho

28/12/2023

1.1

Finalização da segunda versão do documento

SFTIC

Reginaldo Lira de Araújo

Aderson de Lima Calazans

Felipe Santos Sarmanho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*Fase: Registro da fase do processo de contratação da solução de TIC relacionada à criação/alteração do Mapa de Gerenciamento de Riscos:

PCTIC – Planejamento da Contratação;

SFTIC – Seleção de Fornecedores;

GCTIC – Gestão do Contrato.

 

INTRODUÇÃO

 O gerenciamento de riscos permite ações contínuas de planejamento, organização e controle dos recursos relacionados aos riscos que possam comprometer o sucesso da contratação, da execução do objeto e da gestão contratual.

O Mapa de Gerenciamento de Riscos deve conter a identificação e a análise dos principais riscos, consistindo na compreensão da natureza e determinação do nível de risco, que corresponde à combinação do impacto e de suas probabilidades que possam comprometer a efetividade da contratação, bem como o alcance dos resultados pretendidos com a solução de TIC.

Para cada risco identificado, define-se: a probabilidade de ocorrência dos eventos, os possíveis danos e impacto caso o risco ocorra, possíveis ações preventivas e de contingência (respostas aos riscos), a identificação de responsáveis pelas ações, bem como o registro e o acompanhamento das ações de tratamento dos riscos.

Os riscos identificados no projeto devem ser registrados, avaliados e tratados:

Durante a fase de planejamento, a equipe de Planejamento da Contratação deve proceder às ações de gerenciamento de riscos e produzir o Mapa de Gerenciamento de Riscos;

Durante a fase de Seleção do Fornecedor, o Integrante Administrativo com apoio dos Integrantes Técnico e Requisitante deve proceder às ações de gerenciamento dos riscos e atualizar o Mapa de Gerenciamento de Riscos;

Durante a fase de Gestão do Contrato, a Equipe de Fiscalização do Contrato, sob coordenação do Gestor do Contrato, deverá proceder à atualização contínua do Mapa de Gerenciamento de Riscos, procedendo à reavaliação dos riscos identificados nas fases anteriores com a atualização de suas respectivas ações de tratamento, e à identificação, análise, avaliação e tratamento de novos riscos.

O gerenciamento de riscos deve ser realizado em harmonia com a Política de Gestão de Riscos do órgão prevista na Instrução Normativa Conjunta MP/CGU nº 1, de 10 de maio de 2016.

A Política de Riscos da ANAC está publicada na Portaria nº 2.352, de 02 de agosto de 2019.

Parâmetros são utilizados para representar os níveis de probabilidade e impacto constantes na Política de Riscos da Anac, que direcionarão as ações relacionadas aos riscos durante as fases de contratação (planejamento, seleção de fornecedor e gestão do contrato.

 

Probabilidade

Impacto

Muito baixa

Inexistente

Baixa

Pequeno

Média

Moderado

Alta

Grande

Muito Alta

Extremo

 

Para efeito desta análise, consideram-se as seguintes definições, constantes na Política de Riscos supracitada:

 

 

 

A figura a seguir apresenta o Apetite a Risco da Organização:
 

 

A combinação da probabilidade e impacto de cada risco deve se enquadrar em uma região da matriz de Apetite ao Risco. Caso o risco enquadre-se na região verde, seu nível de risco é entendido como baixo, logo admite-se a aceitação ou adoção das medidas preventivas. Se estiver na região amarela, entende-se como médio; e se estiver na região vermelha, entende-se como nível de risco alto. Nos casos de riscos classificados como médio e alto, devem-se adotar obrigatoriamente as medidas preventivas previstas.

Foram descritos os principais riscos que podem comprometer o sucesso do processo de contratação e da gestão contratual, além dos riscos de a Solução não alcançar os resultados pretendidos com a contratação, nos termos do Art. 38, inciso I da IN01/2019/SGD/ME.

Para cada risco identificado, foram relacionados os potenciais danos que a ocorrência do evento relacionado ao risco poderia provocar, bem como sua probabilidade. Para que esses riscos sejam mitigados, foram definidas as ações de prevenção e contingência bem como seus respectivos responsáveis.

Referência: Art. 38 IN SGD/ME nº 1, de 2019.
 

IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DOS PRINCIPAIS RISCOS

A tabela a seguir apresenta uma síntese dos riscos identificados e classificados neste documento:

Riscos comuns às contratações

A Superintendência de Administração e Finanças (SAF/ANAC), através da Portaria nº 3.925, de 19 de dezembro de 2018, publicou o Mapa de Riscos Comuns para contratação de serviços sob o regime de execução indireta na ANAC.

Para tanto, serão elencados a seguir apenas os Riscos comuns relacionados aos procedimentos de contratação por meio de licitação aderentes a esta aquisição que foram observados pela equipe de planejamento da contratação na elaboração dos artefatos.

Id

Risco

Relacionado ao (à):  1

P 2

I 3

Nível de Risco

(P x I) 4

C001

Definição imprecisa dos requisitos necessários para contratação

Planejamento da Contratação

Baixa

Alto

Risco é Aceito

C002

Priorização de demandas extraordinárias em detrimento às constantes do PGC inicial, sem fundamentação formal

Planejamento da Contratação

20%

42%

Risco é Aceito

C004

Condução da sessão pública sem a observância das regras do edital

Seleção do Fornecedor

20%

57,5%

Risco é Aceito

C007

Dimensionamento inadequado de preços de referência para as contratações 

Seleção do Fornecedor

20%

57,5%

Risco é Aceito

C009

Impedimento e/ou suspensão de realização da sessão pública 

Seleção do Fornecedor

20%

12,5%

Risco é Aceito

C010

Intempestividade da contratação 

Seleção do Fornecedor

20%

52,5%

Risco é Aceito

C011

Restrição injustificada da competição 

Seleção do Fornecedor

20%

45%

Risco é Aceito

C012

Entrada em vigor do contrato sem a indicação de fiscal/gestor 

Seleção do Fornecedor

20%

0%

Risco é Aceito

C013

Falha na formalização do contrato

Seleção do Fornecedor

20%

12,5%

Risco é Aceito

C014

Inexecução parcial ou total do contrato por parte do contratado 

Gestão Contratual

20%

65%

Risco é Aceito

C015

Perda do prazo para prorrogação 

Gestão Contratual

20%

65%

Risco é Aceito

C016

Atraso ou não aplicação da penalidade conforme previsto na legislação vigente

Gestão Contratual

20%

32,5%

Risco é Aceito

 

 

Riscos específicos da contratação

 

Id

Risco

Relacionado ao (à):  1

P 2

I 3

Nível de Risco

(P x I) 4

R01

Alteração do escopo dos serviços a serem contratados.

Planejamento da Contratação

Baixa

Moderado

Baixo

R02

Quantidade de fornecedores inferior a 3 no momento do pregão, restringindo a competição.

Seleção do Fornecedor

Baixa

Grande

Médio

R03

Excesso de questionamentos e tentativas de impugnação da licitação.

Seleção do Fornecedor

Média

Moderado

Médio

R04

Ausência de Diretor para decisões, ocasionando atrasos na contratação.

Planejamento da Contratação

Muito Baixa

Moderado

Baixo

R05

Dotação orçamentária insuficiente para contratação da empresa.

Planejamento da Contratação

Média

Moderado

Médio

R06

Incapacidade da empresa contratada na execução de serviços a ponto de não cumprir solicitações em prazos acordados e com a qualidade definida.

Gestão Contratual

Baixa

Grande

Médio

R07

Falta de clareza pelo requisitante quanto aos requisitos da contratação.

Planejamento da Contratação

Baixa

Grande

Médio

R08

Baixa qualificação técnica dos profissionais da empresa para execução do contrato.

Gestão Contratual e Solução Tecnológica

Média

Moderado

Médio

R09

Vazamento de dados e informações pelos funcionários da contratada.

Gestão Contratual

Média

Grande

Alto

R10

Qualificação técnica e operacional insuficiente dos Fiscais Técnicos do contrato.

Gestão Contratual

Baixa

Grande

Médio

R11

Baixa qualidade dos artefatos produzidos ao longo do processo de contratação.

Planejamento da Contratação

Baixa

Moderado

Médio

R12

Encerramento do contratual atual sem a finalização deste processo de contratação.

Planejamento da Contratação

Baixa

Moderado

Baixo

Legenda: P – Probabilidade; I – Impacto.

1 A qual natureza o risco está associado: fases do Processo da Contratação ou Solução Tecnológica.

2 Probabilidade: chance de algo acontecer, não importando se definida, medida ou determinada objetiva ou subjetivamente, qualitativa ou quantitativamente, ou se descrita utilizando-se termos gerais ou matemáticos (ISO/IEC 31000:2009, item 2.19).

3 Impacto: resultado de um evento que afeta os objetivos (ISO/IEC 31000:2009, item 2.18).

4 Nível de Risco: magnitude de um risco ou combinação de riscos, expressa em termos da combinação das consequências e de suas probabilidades (ISO/IEC 31000:2009, item 2.23 e IN SGD/ME nº 1, de 2019, art. 2º, inciso XIII).

 

AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DOS RISCOS IDENTIFICADOS

 A seguir são apresentados os riscos identificados pela equipe de planejamento da contratação.

Riscos do processo de contratação (planejamento, seleção de fornecedores e gestão do contrato), ou qualquer outro risco relevante relacionado à solução de Tecnologia da Informação e Comunicação identificados.

Para o tratamento de riscos, as seguintes opções podem ser selecionadas: evitar, reduzir ou mitigar, transferir ou compartilhar, e aceitar ou tolerar o risco.

Riscos comuns às contratações

A Superintendência de Administração e Finanças (SAF/ANAC), através da Portaria nº 3.925, de 19 de dezembro de 2018, publicou o Mapa de Riscos Comuns para contratação de serviços sob o regime de execução indireta na ANAC.

Para tanto, serão elencados a seguir apenas os Riscos comuns relacionados aos procedimentos de contratação por meio de licitação aderentes a esta aquisição que foram observados pela equipe de planejamento da contratação na elaboração dos artefatos.

 

MAPA DE RISCOS COMUNS

RISCO C001 

Definição imprecisa dos requisitos necessários para contratação

Probabilidade:

baixa

Impacto:

alto

Possíveis danos

1.

Objeto ou serviço contratado não atender à necessidade.

2.

Licitação deserta ou fracassada

3.

Objeto contratado não atender aos critérios de sustentabilidade

4.

Prejuízo ao Erário

  

Ação Preventiva

Responsável

1.

Disponibilidade de treinamento/orientação das áreas demandantes

Equipe de Planejamento

  

Ação de Contingência

Responsável

1.

Não há. Risco é aceito.

  

  

RISCO C002 

Priorização de demandas extraordinárias em detrimento às constantes do PGC inicial, sem fundamentação formal

Probabilidade:

20%

Impacto:

42,50%

Possíveis danos

1.  

Frustração parcial do PGC (não atendimento de alguma demanda prevista anteriormente)

  

Ações Preventivas

Responsável

1.

Não há.

  

  

Ação de Contingência

Responsável

1.

Não há. Risco é aceito

  

  

RISCO C004 

Condução da sessão pública sem a observância das regras do edital

Probabilidade:

20%

Impacto:

57,50%

 

Possíveis danos

1.  

Prejuízo ao Erário

2.

Suspensão do processo licitatório (TCU, Judiciário)

3.

Contratação de empresa inapta à realização do serviço

4.

Atraso na contratação e descontinuidade do serviço

  

Ações Preventivas

Responsável

1.

Publicação de modelos de documentos a serem apresentados pelos licitantes

Equipe de Planejamento

2.

Capacitação contínua dos pregoeiros

GTLC

3.

Utilização do sistema Comprasnet

GTLC

  

Ação de Contingência

Responsável

1.

Não há. Risco é aceito

  

  

 

 

 

RISCO C007 

Dimensionamento inadequado de preços de referência para as contratações 

Probabilidade: 

20%

Impacto: 

57,50%

Possíveis danos 

1.  

Não entrega do objeto pelo licitante 

2. 

Licitação fracassada ou deserta 

3. 

Sobrepreço 

4. 

Impugnação da licitação 

Ação Preventiva 

Responsável

1.

Elaboração do relatório final de pesquisa com base na metodologia mais adequada à contratação

 

2.

Verificação do histórico de contratações

 

3.

Pesquisa em sites oficiais (ComprasNet, Sinapi, Painel de preços)

 

  

Ação de Contingência 

Responsável

1.

Não há. Risco é aceito

 

 

RISCO C009 

Impedimento e/ou suspensão de realização da sessão pública 

Probabilidade: 

20%

Impacto: 

12,50%

Possíveis danos 

1.  

Prejuízo ao Erário 

2. 

Atraso nas aquisições e contratações ou não contratação 

 

Ação Preventiva 

Responsável 

1.

Utilização de minuta padrão da AGU

Equipe de Planejamento

2.

Análise Jurídica do Edital

Procuradoria

  

Ação de Contingência 

Responsável 

1.

Não há. Risco é aceito

 

 

RISCO C010 

Intempestividade da contratação 

Probabilidade: 

20%

Impacto: 

52,50%

Possíveis danos 

1.  

Contratação emergencial 

2. 

Não atendimento da demanda 

 

Ação Preventiva 

Responsável 

1.

Definição de prazos pelo Manual de fiscalização

GTLC

  

Ação de Contingência 

Responsável 

1.

Não há. Risco é aceito

 

 

RISCO C011 

Restrição injustificada da competição 

Probabilidade: 

20%

Impacto: 

45%

Possíveis danos 

1.  

Prejuízo ao Erário 

2. 

Impedimento e/ou suspensão de realização da sessão pública 

3.

Não conformidade processual 

 

Ação Preventiva 

Responsável 

1.

Análise jurídica do Edital

Procuradoria

2.

Supervisão de gerentes/SAF

Gerentes/SAF

  

Ação de Contingência 

Responsável 

1.

Não há. Risco é aceito

  

 

RISCO C012 

Entrada em vigor do contrato sem a indicação de fiscal/gestor 

Probabilidade: 

20%

Impacto: 

0%

Possíveis danos 

1.  

Não conformidade processual 

 

Ação Preventiva 

Responsável 

1.

Cumprimento dos procedimentos definidos pelo Manual de Fiscalização

Equipe de Planejamento

  

Ação de Contingência 

Responsável 

1.

Não há. Risco é aceito

 

 

RISCO C013 

Falha na formalização do contrato

Probabilidade: 

 

Impacto: 

 

Possíveis danos 

1.  

Não conformidade processual 

2. 

Atraso nas aquisições e contratações ou não contratação 

Ação Preventiva 

Responsável 

1.

Revisão do contrato

Equipe de Planejamento

2.

Utilização de assinatura digital (SEI)

Autoridade competente

  

Ação de Contingência 

Responsável 

1.

Não há. Risco é aceito

 

 

RISCO C014 

Inexecução parcial ou total do contrato por parte do contratado 

Probabilidade: 

20%

Impacto: 

65%

Possíveis danos 

1.  

Não entrega do produto ou serviço dentro das condições estabelecidas 

2. 

Aumento de custo devido a contratação emergencial 

 

Ação Preventiva 

Responsável 

1.

Conta vinculada e retenção antecipada de tributos na fonte

GTLC

2.

Reuniões com a contratada

GTLC

  

Ação de Contingência 

Responsável 

1.

Instauração de processo administrativo

GTLC

2.

Utilização de recursos da conta vinculada, garantia contratual ou retenção do recurso da fatura para pagamento dos trabalhadores

GTLC

 

RISCO C015 

Perda do prazo para prorrogação 

Probabilidade: 

20%

Impacto: 

65%

Possíveis danos 

1.  

Descontinuidade do serviço ou bem contratado 

2. 

Custos administrativos adicionais com novo processo licitatório 

3. 

Execução do serviço sem suporte contratual 

4. 

Aumento de custo devido a contratação emergencial 

 

Ação Preventiva 

Responsável 

1.

Reunião mensal de acompanhamento de contrato

GTLC e SAF

2.

Manter equilíbrio econômico financeiro do contrato

GTLC

  

Ação de Contingência 

Responsável 

1.

Negociar prorrogação até a formalização de nova contratação

GTLC e SAF

 

RISCO C016 

Atraso ou não aplicação da penalidade conforme previsto na ligislação vigente

Probabilidade: 

20%

Impacto: 

32,50%

Possíveis danos 

1.  

Descumprimento da legislação

  

Ação Preventiva 

Responsável

1.

Cumprimento dos procedimentos definidos pelo Manual de Fiscalização

GTLC

 

Ação de contingência

 

 

Não há

 

 

 

Riscos específicos da contratação

Risco 01

Risco:

Alteração do escopo dos serviços a serem contratados.

Probabilidade:

Baixa

Impacto:

Moderado

Dano 1:

Objeto de contratação não coincidente com a demanda da área requisitante e consequentemente não atendimento da necessidade.

Tratamento:

Evitar.

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Levantamento detalhado dos requisitos pela área requisitante.

Equipe de Planejamento da Contratação

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Não se aplica.

-

 

Risco 02

Risco:

Quantidade de fornecedores inferior a 3 no momento do pregão, restringindo a competição.

Probabilidade:

Baixa

Impacto:

Grande

Dano 1:

Maior custo para a Administração.

Tratamento:

Evitar.

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Revisar os requisitos de forma a verificar a existência de especificações que, por excessivas, irrelevantes ou desnecessárias, limitem ou frustrem a

competitividade; divulgar da maneira mais ampla possível a realização do certame.

Equipe de Planejamento da Contratação

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Não se aplica.

-

 

Risco 03

 

 

Risco:

Excesso de questionamentos e tentativas de impugnação da licitação.

Probabilidade:

Médio

Impacto:

Moderado

Dano 1:

Atraso na conclusão do pregão e na disponibilização do serviço à Anac.

Tratamento:

Mitigar

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Na medida do possível, ter um Termo de referência claro, sem requisitos dúbios e com modelos de contratação ortodoxos. Avaliar os questionamentos e impugnações da licitação anterior de forma a evita-los.

Equipe de Planejamento da Contratação

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Equipe de planejamento da contratação alinhada e apoiando o pregoeiro.

Equipe de Planejamento da Contratação

 

Risco 04

 

 

Risco:

Ausência de Diretor para decisões, ocasionando atrasos na contratação.

Probabilidade:

Muito Baixa

Impacto:

Moderado

Dano 1:

Atraso na conclusão do pregão

Dano 2:

Impacto negativo nos serviços de sustentação e desenvolvimento de projetos

Tratamento:

Mitigar

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Antecipar as ausências dos diretores que acarretariam aprovação do Diretor-Presidente ad-referedum

Equipe de Planejamento da Contratação

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Não há.

-

 

Risco 05

 

 

Risco:

Dotação orçamentária insuficiente para contratação da empresa.

Probabilidade:

Média

Impacto:

Moderado

Dano 1:

Atraso na conclusão do pregão

Dano 2:

Impacto negativo nos serviços de sustentação de Infraestrutura de TI

Tratamento:

Mitigar

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Alinhar com todas as áreas envolvidas no processo de contratação a disponibilização de orçamento para a contratação.

Equipe de Planejamento da Contratação

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Continuar a utilização os equipamentos de armazenamento (Storage) mesmo sem Suporte.

Equipe GEIT

 

Risco 06

 

 

Risco:

Incapacidade da empresa contratada na execução de serviços nos prazos acordados e com a qualidade definida.

Probabilidade:

Média

Impacto:

Extremo

Dano 1:

Insatisfação dos usuários demandantes

Dano 2:

Problemas no acesso e serviços ofertados

Tratamento:

Mitigar

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Prever no Termo de Referência o Termo de Capacidade Operacional.

Equipe de Planejamento da Contratação

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Aplicar instrumentos contratuais de glosa, multa e advertência. Aplicar mecanismos de substituição da empresa.

Equipe de gestão contratual.

 

 

Risco 07

 

 

Risco:

Falta de clareza pelo requisitante quanto aos requisitos da contratação.

Probabilidade:

Baixa

Impacto:

Grande

Dano 1:

Contratação sem atender a todos os requisitos necessários pela ANAC.

Tratamento:

Mitigar

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Reuniões com o Requisitante e Técnico para explorar e entender as necessidades de forma mais detalhada possível.

Equipe de Planejamento da Contratação 

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Não há.

 

 

 

Risco 08

 

 

Risco:

Baixa qualificação técnica dos profissionais da empresa para execução do contrato.

Probabilidade:

Médio

Impacto:

Moderado

Dano 1:

Baixa qualidade no Suporte aos equipamentos e soluções de segurança aumentando as chances de indisponibilidade dos Serviços de TI da ANAC.

Tratamento:

Mitigar

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Estabelecer critérios de Qualificação Profissional no TR para garantir que o profissional que irá executar o trabalho na ANAC possua os conhecimentos adequados (Treinamentos, certificações, experiência profissional, etc).

Equipe de Planejamento da Contratação

2

Escrever de forma cautelosa os requisitos de Qualificação Técnica da empresa vencedora e analisar os atestados de capacidade técnica apresentados.

Equipe de Planejamento da Contratação

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Aplicar as Sanções cabíveis na Contratada e exigir profissionais com a qualidade técnica necessárias a execução do contrato.

Gestor do Contrato

 

Risco 09

 

 

Risco:

Vazamento de dados e informações pelos funcionários da contratada.

Probabilidade:

Média

Impacto:

Grande

Dano 1:

Informações importantes, inclusive do ambiente de TI da ANAC, estarem expostos com facilidade

Tratamento:

Mitigar

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Incluir no Termo de Referência, como anexo, o Termo de Compromisso de Manutenção de Sigilo que deve obrigatoriamente ser assinado por todos os envolvidos na execução do contrato.

Equipe de Planejamento da Contratação

2

Incluir no Termo de Referência sanções para o caso de vazamento de informações do ambiente da ANAC por parte da CONTRATADA.

Equipe de Planejamento da Contratação

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Aplicar as sanções definidas no Termo de Referência.

Equipe de Fiscalização

 

Risco 10

 

 

Risco:

Qualificação técnica e operacional insuficiente dos Fiscais Técnicos do contrato.

Probabilidade:

Baixa

Impacto:

Grande

Dano 1:

Má qualidade na fiscalização da execução do contrato aumentando as chances de indisponibilidade dos Serviços de TI da ANAC.

Tratamento:

Mitigar

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Analisar o servidor da STI com o perfil mais próximo de conhecimento da Solução contratada.

Gestor do Contrato

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Solicitar apoio de alguma empresa prestadora de serviços para a STI na análise técnica do ambiente, tentando prevenir possíveis indisponibilidades no ambiente de TI.

Gestor do Contrato

 

Risco 11

 

 

Risco:

Baixa qualidade dos artefatos produzidos ao longo do processo de contratação

Probabilidade:

Baixa

Impacto:

Moderado

Dano 1:

Atraso da contratação conforme prazos previstos no PDTI.

Tratamento:

Mitigar

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Revisar de forma criteriosa os artefatos elaborados durante a fase de planejamento da contratação.

Equipe de Planejamento da Contratação

2

Garantir a aderência dos artefatos, inclusive do Termo de Referência/Projeto Básico, aos Normativos, Leis, jurisprudência e as boas práticas vigentes sobre contratações de bens e serviços de TI.

Equipe de Planejamento da Contratação

3

Envio da especificação técnica no momento da Estimativa de Preços com abertura de possibilidade de receber sugestões e críticas das empresas.

Equipe de Planejamento da Contratação

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Proceder à nova elaboração dos artefatos.

Equipe de Planejamento da Contratação

 

2

Responder, tempestivamente, às recomendações e às determinações emanadas pela Área jurídica e, caso necessário, proceder à alteração dos documentos que compõem o Processo, a fim de que não apresentem tópicos obscuros ou incoerências jurídicas.

Equipe de Planejamento da Contratação

 

3

Avaliar criteriosamente as críticas e sugestões das empresas e se for o caso, atualizar as especificações.

Equipe de Planejamento da Contratação

 

Risco 12

 

 

Risco:

Encerramento do contratual atual sem a finalização deste processo de contratação.

Probabilidade:

Baixa

Impacto:

Moderado

Dano 1:

Equipamentos críticos de TI da ANAC sem Manutenção e Suporte aumentando as chances de indisponibilidade dos Serviços de TI da ANAC.

Tratamento:

Mitigar

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Adotar todas ações necessárias para priorizar a execução deste projeto. 

Gerente da GEIT

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Solicitar apoio de alguma empresa prestadora de serviços para a STI na análise técnica do ambiente, tentando prevenir possíveis indisponibilidades no ambiente de TI.

Gestor do Contrato

 

 

ACOMPANHAMENTO DAS AÇÕES DE TRATAMENTO DE RISCOS

Espaço para registro e acompanhamento das ações de tratamento dos riscos, que poderá conter eventos relevantes relacionados ao gerenciamento de riscos, conforme exemplo abaixo. A ser preenchido à medida em que forem ocorrendo ações e providências relacionadas ao gerenciamento de riscos.

Data

Id. Risco

Id. Ação

Registro e acompanhamento das ações de tratamento dos riscos

28/12/2023

C002

1

Risco não se concretizou, pois o pregão contou com a participação de 7 empresas disputando o Grupo 1 e 3 empresas disputando o Grupo 2.

28/12/2023

C003

1

Em que pese a apresentação de 2 pedidos de impugnação ao edital e um recurso contra o resultado da licitação, todos foram julgados improcedentes. Todavia, para o item 6, nenhuma empresa conseguiu apresentar proposta que atendesse aos requisitos do TR, sobretudo, quanto ao preço estimado.

28/12/2023

C007 

1

A licitação foi fracassada para o grupo 2 (firewall WAF). Será necessário reavaliar a pesquisa de preços.

28/12/2023

R003

1

Risco se confirmou.

Houve impugnação especificamente para o grupo 2, porém que foi afastada pela equipe de planejamento da contratação, para prosseguimento da licitação.

28/12/2023

R004

1

Risco não se concretizou, pregão homologado e contrato assinado dentro dos prazos necessários.

28/12/2023

C002

R005

1

Risco não se concretizou, dotação orçamentária foi suficiente.

28/12/2023

C001

R007

1

Risco não se concretizou, haja vista os esclarecimentos solicitados após a publicação do aviso de licitação foram de fácil resposta e a participação razoável na apresentação de propostas.

28/12/2023

R011

1

Risco não se concretizou, haja vista os poucos apontamentos da procuradoria e a baixa quantidade de pedidos de esclarecimentos na fase de licitação.

28/12/2023

R012

1

O risco se concretizou para parte do objeto da licitação, pois o grupo 2 (firewall WAF) foi frustrado.

Será necessário reavaliar a pesquisa de preços para nova licitação do grupo 2.

 

APROVAÇÃO E ASSINATURA

 Conforme § 5º do art. 38 da IN SGD/ME nº 1, de 2019, o Mapa de Gerenciamento de Riscos deve ser assinado pela Equipe de Planejamento da Contratação, nas fases de Planejamento da Contratação e de Seleção de Fornecedores, e pela Equipe de Fiscalização do Contrato, na fase de Gestão do Contrato.

A Equipe de Planejamento da Contratação foi instituída pela Portaria nº 12164, de 16 de agosto de 2023

 

INTEGRANTE
REQUISITANTE

INTEGRANTES
TÉCNICOS

INTEGRANTE
ADMINISTRATIVO

 

Reginaldo Lira de Araújo

 

Felipe Santos Sarmanho

Aderson de Lima Calazans

 

A Equipe de Fiscalização do Contrato foi instituída pela Portaria nº XXX, de <dia> de <mês> de <ano> (ou outro instrumento equivalente de formalização)>.


 

FISCAL REQUISITANTE

FISCAL TÉCNICO

FISCAL ADMINISTRATIVO

 

 

 

 

GESTOR DO CONTRATO

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Felipe Santos Sarmanho, Gerente, em 04/03/2024, às 15:56, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Reginaldo Lira de Araujo, Analista Administrativo, em 04/03/2024, às 17:36, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.anac.gov.br/sei/autenticidade, informando o código verificador 9466696 e o código CRC 46F03045.