Timbre

AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL

MAPA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS

Histórico de Revisões

Data

Versão

Descrição

Fase*

Autor

09/08/2023

1.0

Finalização da primeira versão do documento.

PCTIC

Guilherme F. Menegazzo

10/04/2024

1.1

Preenchimento das informações da equipe de Planejamento.

PCTIC

Guilherme F. Menegazzo

Aderson de L. Calazans

Felipe Santos Sarmanho

27/05/2024

1.2

Analise dos Riscos na Seleção de Fornecedores

SFTIC

Guilherme F. Menegazzo

Aderson de L. Calazans

Felipe Santos Sarmanho

 

 

 

 

 

*Fase: Registro da fase do processo de contratação da solução de TIC relacionada à criação/alteração do Mapa de Gerenciamento de Riscos:

PCTIC – Planejamento da Contratação;

SFTIC – Seleção de Fornecedores;

GCTIC – Gestão do Contrato.

 

INTRODUÇÃO

 O gerenciamento de riscos permite ações contínuas de planejamento, organização e controle dos recursos relacionados aos riscos que possam comprometer o sucesso da contratação, da execução do objeto e da gestão contratual.

O Mapa de Gerenciamento de Riscos deve conter a identificação e a análise dos principais riscos, consistindo na compreensão da natureza e determinação do nível de risco, que corresponde à combinação do impacto e de suas probabilidades que possam comprometer a efetividade da contratação, bem como o alcance dos resultados pretendidos com a solução de TIC.

Para cada risco identificado, define-se: a probabilidade de ocorrência dos eventos, os possíveis danos e impacto caso o risco ocorra, possíveis ações preventivas e de contingência (respostas aos riscos), a identificação de responsáveis pelas ações, bem como o registro e o acompanhamento das ações de tratamento dos riscos.

Os riscos identificados no projeto devem ser registrados, avaliados e tratados:

Durante a fase de planejamento, a equipe de Planejamento da Contratação deve proceder às ações de gerenciamento de riscos e produzir o Mapa de Gerenciamento de Riscos;

Durante a fase de Seleção do Fornecedor, o Integrante Administrativo com apoio dos Integrantes Técnico e Requisitante deve proceder às ações de gerenciamento dos riscos e atualizar o Mapa de Gerenciamento de Riscos;

Durante a fase de Gestão do Contrato, a Equipe de Fiscalização do Contrato, sob coordenação do Gestor do Contrato, deverá proceder à atualização contínua do Mapa de Gerenciamento de Riscos, procedendo à reavaliação dos riscos identificados nas fases anteriores com a atualização de suas respectivas ações de tratamento, e à identificação, análise, avaliação e tratamento de novos riscos.

O gerenciamento de riscos deve ser realizado em harmonia com a Política de Gestão de Riscos do órgão prevista na Instrução Normativa Conjunta MP/CGU nº 1, de 10 de maio de 2016.

A Política de Riscos da ANAC está publicada na Portaria nº 2.352, de 02 de agosto de 2019.

Parâmetros são utilizados para representar os níveis de probabilidade e impacto constantes na Política de Riscos da Anac, que direcionarão as ações relacionadas aos riscos durante as fases de contratação (planejamento, seleção de fornecedor e gestão do contrato.

 

Probabilidade

Impacto

Muito baixa

Inexistente

Baixa

Pequeno

Média

Moderado

Alta

Grande

Muito Alta

Extremo

 

Para efeito desta análise, consideram-se as seguintes definições, constantes na Política de Riscos supracitada:

 

 

 

A figura a seguir apresenta o Apetite a Risco da Organização:
 

 

A combinação da probabilidade e impacto de cada risco deve se enquadrar em uma região da matriz de Apetite ao Risco. Caso o risco enquadre-se na região verde, seu nível de risco é entendido como baixo, logo admite-se a aceitação ou adoção das medidas preventivas. Se estiver na região amarela, entende-se como médio; e se estiver na região vermelha, entende-se como nível de risco alto. Nos casos de riscos classificados como médio e alto, devem-se adotar obrigatoriamente as medidas preventivas previstas.

Foram descritos os principais riscos que podem comprometer o sucesso do processo de contratação e da gestão contratual, além dos riscos de a Solução não alcançar os resultados pretendidos com a contratação, nos termos do Art. 38, inciso I da IN01/2019/SGD/ME.

Para cada risco identificado, foram relacionados os potenciais danos que a ocorrência do evento relacionado ao risco poderia provocar, bem como sua probabilidade. Para que esses riscos sejam mitigados, foram definidas as ações de prevenção e contingência bem como seus respectivos responsáveis.

Referência: Art. 38 IN SGD/ME nº 1, de 2019.
 

Riscos comuns às contratações

A Superintendência de Administração e Finanças (SAF/ANAC), através da Portaria nº 3.925, de 19 de dezembro de 2018, publicou o Mapa de Riscos Comuns para contratação de serviços sob o regime de execução indireta na ANAC.

Para tanto, serão elencados a seguir apenas os Riscos comuns relacionados aos procedimentos de contratação por meio de licitação.

MAPA DE RISCOS COMUNS

RISCO 1 

Definição imprecisa dos requisitos necessários para contratação
Probabilidade: baixa
Impacto: alto
Possíveis danos
1. Objeto ou serviço contratado não atender à necessidade.
2. Licitação deserta ou fracassada
3. Objeto contratado não atender aos critérios de sustentabilidade
4. Prejuízo ao Erário
   Ação Preventiva Responsável
1. Disponibilidade de treinamento/orientação das áreas demandantes Equipe de Planejamento
   Ação de Contingência Responsável
1. Não há. Risco é aceito.   
  
RISCO 2 
Priorização de demandas extraordinárias em detrimento às constantes do PGC inicial, sem fundamentação formal
Probabilidade: 20%
Impacto: 42,50%
Possíveis danos
1.   Frustração parcial do PGC (não atendimento de alguma demanda prevista anteriormente)
   Ações Preventivas Responsável
1. Não há.   
   Ação de Contingência Responsável
1. Não há. Risco é aceito   
  
RISCO 3 
Adesão à Atas de Registro de Preços (ARP) desvantajosas para a organização
Probabilidade: 20%
Impacto: 47,50%
Possíveis danos
1.   Sobre preço
2. Prejuízo ao Erário (contratação de objeto acima do necessário)
   Ação Preventiva Responsável
1. Pesquisa de mercado e análise técnica GTLC
2. Manifestação oficial do demandante sobre a adequação da ARP à necessidade Integrante Requisitante
3. Utilização dos planos de investimento para verificação da adequação ao planejamento Equipe de Planejamento
   Ação de Contingência Responsável
1. Não há. Risco é aceito   
        
RISCO 4 
Condução da sessão pública sem a observância das regras do edital
Probabilidade: 20%
Impacto: 57,50%
  Possíveis danos
1.   Prejuízo ao Erário
2. Suspensão do processo licitatório (TCU, Judiciário)
3. Contratação de empresa inapta à realização do serviço
4. Atraso na contratação e descontinuidade do serviço
   Ações Preventivas Responsável
1. Publicação de modelos de documentos a serem apresentados pelos licitantes Equipe de Planejamento
2. Capacitação contínua dos pregoeiros GTLC
3. Utilização do sistema Comprasnet GTLC
   Ação de Contingência Responsável
1. Não há. Risco é aceito   
        
RISCO 7 
Dimensionamento inadequado de preços de referência para as contratações 
Probabilidade:  20%
Impacto:  57,50%
Possíveis danos 
1.   Não entrega do objeto pelo licitante 
2.  Licitação fracassada ou deserta 
3.  Sobrepreço 
4.  Impugnação da licitação 
Ação Preventiva  Responsável
1. Elaboração do relatório final de pesquisa com base na metodologia mais adequada à contratação  
2. Verificação do histórico de contratações  
3. Pesquisa em sites oficiais (ComprasNet, Sinapi, Painel de preços)  
   Ação de Contingência  Responsável
1. Não há. Risco é aceito  
RISCO 8 
Falha na publicação do resultado do julgamento da licitação 
Probabilidade:  20%
Impacto:  7,50%
Possíveis danos 
1.   Não conformidade processual 
Ação Preventiva  Responsável 
1. Utilização da lista de verificação definida pela SEGES/MPOG GTLC
   Ação de Contingência  Responsável 
1. Não há. Risco é aceito  
RISCO 9 
Impedimento e/ou suspensão de realização da sessão pública 
Probabilidade:  20%
Impacto:  12,50%
Possíveis danos 
1.   Prejuízo ao Erário 
2.  Atraso nas aquisições e contratações ou não contratação 
  Ação Preventiva  Responsável 
1. Utilização de minuta padrão da AGU Equipe de Planejamento
2. Análise Jurídica do Edital Procuradoria
   Ação de Contingência  Responsável 
1. Não há. Risco é aceito  
RISCO 10 
Intempestividade da contratação 
Probabilidade:  20%
Impacto:  52,50%
Possíveis danos 
1.   Contratação emergencial 
2.  Não atendimento da demanda 
  Ação Preventiva  Responsável 
1. Definição de prazos pelo Manual de fiscalização GTLC
   Ação de Contingência  Responsável 
1. Não há. Risco é aceito  
RISCO 11 
Restrição injustificada da competição 
Probabilidade:  20%
Impacto:  45%
Possíveis danos 
1.   Prejuízo ao Erário 
2.  Impedimento e/ou suspensão de realização da sessão pública 
3. Não conformidade processual 
  Ação Preventiva  Responsável 
1. Análise jurídica do Edital Procuradoria
2. Supervisão de gerentes/SAF Gerentes/SAF
   Ação de Contingência  Responsável 
1. Não há. Risco é aceito   
RISCO 12 
Entrada em vigor do contrato/ARP sem a indicação de fiscal/gestor 
Probabilidade:  20%
Impacto:  0%
Possíveis danos 
1.   Não conformidade processual 
  Ação Preventiva  Responsável 
1. Cumprimento dos procedimentos definidos pelo Manual de Fiscalização Equipe de Planejamento
   Ação de Contingência  Responsável 
1. Não há. Risco é aceito  
RISCO 13 
Falha na formalização do contrato/ARP 
Probabilidade:   
Impacto:   
Possíveis danos 
1.   Não conformidade processual 
2.  Atraso nas aquisições e contratações ou não contratação 
Ação Preventiva  Responsável 
1. Revisão do contrato Equipe de Planejamento
2. Utilização de assinatura digital (SEI) Autoridade competente
   Ação de Contingência  Responsável 
1. Não há. Risco é aceito  
RISCO 14 
Inexecução parcial ou total do contrato por parte do contratado 
Probabilidade:  20%
Impacto:  65%
Possíveis danos 
1.   Não entrega do produto ou serviço dentro das condições estabelecidas 
2.  Aumento de custo devido a contratação emergencial 
  Ação Preventiva  Responsável 
1. Conta vinculada e retenção antecipada de tributos na fonte GTLC
2. Reuniões com a contratada GTLC
   Ação de Contingência  Responsável 
1. Instauração de processo administrativo GTLC
2. Utilização de recursos da conta vinculada, garantia contratual ou retenção do recurso da fatura para pagamento dos trabalhadores GTLC
RISCO 15 
Perda do prazo para prorrogação 
Probabilidade:  20%
Impacto:  65%
Possíveis danos 
1.   Descontinuidade do serviço ou bem contratado 
2.  Custos administrativos adicionais com novo processo licitatório 
3.  Execução do serviço sem suporte contratual 
4.  Aumento de custo devido a contratação emergencial 
  Ação Preventiva  Responsável 
1. Reunião mensal de acompanhamento de contrato GTLC e SAF
2. Manter equilíbrio econômico financeiro do contrato GTLC
   Ação de Contingência  Responsável 
1. Negociar prorrogação até a formalização de nova contratação GTLC e SAF
RISCO 16 
Atraso ou não aplicação da penalidade conforme previsto na ligislação vigente
Probabilidade:  20%
Impacto:  32,50%
Possíveis danos 
1.   Descumprimento da legislação
   Ação Preventiva  Responsável
1. Cumprimento dos procedimentos definidos pelo Manual de Fiscalização GTLC
  Ação de contingência  
  Não há  

IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DOS PRINCIPAIS RISCOS

A tabela a seguir apresenta uma síntese dos riscos identificados e classificados em relação à contratação em tela neste documento:

Id

Risco

Relacionado ao (à):  1

P 2

I 3

Nível de Risco

(P x I) 4

R01

Alteração do escopo dos serviços a serem contratados.

Planejamento da Contratação

Baixa

Moderado

 

R02

Quantidade de fornecedores inferior a 3 no momento do pregão, restringindo a competição.

Planejamento da Contratação

Baixa

Grande

 

R03

Excesso de questionamentos e tentativas de impugnação da licitação.

Planejamento da Contratação

Média

Moderado

 

R04

Ausência de Diretor para decisões, ocasionando atrasos na contratação.

Planejamento da Contratação

Muito Baixa

Moderado

 

R05

Dotação orçamentária insuficiente para contratação da empresa.

Planejamento da Contratação

Média

Moderado

 

R06

Incapacidade da empresa contratada na execução de serviços a ponto de não cumprir solicitações em prazos acordados e com a qualidade definida.

Gestão Contratual

Baixa

Grande

 

R07

Descontinuidade contratual quando da retirada da atual empresa e inserção da nova empresa.

Gestão Contratual

Alta

Grande

 

R08

Falta de clareza pelo requisitante quanto aos requisitos da contratação.

Planejamento da Contratação

Baixa

Grande

 

R09

Baixa qualificação técnica dos profissionais da empresa para execução do contrato.

Gestão Contratual e Solução Tecnológica

Média

Moderado

 

R10

Vazamento de dados e informações pelos funcionários da contratada.

Gestão Contratual

Média

Grande

 

R11

Qualificação técnica e operacional insuficiente dos Fiscais Técnicos do contrato.

Gestão Contratual

Baixa

Grande

 

R12

Baixa qualidade dos artefatos produzidos ao longo do processo de contratação.

Planejamento da Contratação

Baixa

Moderado

 

R13

Encerramento do contratual atual sem a finalização deste processo de contratação.

Planejamento da Contratação

Baixa

Moderado

 

R14

Quantidade de fornecedores inferior a 03 no momento do pregão, restringindo a competição.

Seleção do fornecedor

Baixa

Grande

 

R15

Fracasso no processo de contratação por impugnação de item do Edital de Licitação.

Seleção do fornecedor

Baixa

Grande

 

Legenda: P – Probabilidade; I – Impacto.

1 A qual natureza o risco está associado: fases do Processo da Contratação ou Solução Tecnológica.

2 Probabilidade: chance de algo acontecer, não importando se definida, medida ou determinada objetiva ou subjetivamente, qualitativa ou quantitativamente, ou se descrita utilizando-se termos gerais ou matemáticos (ISO/IEC 31000:2009, item 2.19).

3 Impacto: resultado de um evento que afeta os objetivos (ISO/IEC 31000:2009, item 2.18).

4 Nível de Risco: magnitude de um risco ou combinação de riscos, expressa em termos da combinação das consequências e de suas probabilidades (ISO/IEC 31000:2009, item 2.23 e IN SGD/ME nº 1, de 2019, art. 2º, inciso XIII).

 

AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DOS RISCOS IDENTIFICADOS

 A seguir são apresentados os riscos identificados pela equipe de planejamento da contratação.

Riscos do processo de contratação (planejamento, seleção de fornecedores e gestão do contrato), ou qualquer outro risco relevante relacionado à solução de Tecnologia da Informação e Comunicação identificados.

Para o tratamento de riscos, as seguintes opções podem ser selecionadas: evitar, reduzir ou mitigar, transferir ou compartilhar, e aceitar ou tolerar o risco.

 

Risco 01

Risco:

Alteração do escopo dos serviços a serem contratados.

Probabilidade:

Baixa

Impacto:

Moderado

Dano 1:

Objeto de contratação não coincidente com a demanda da área requisitante e consequentemente não atendimento da necessidade.

Tratamento:

Evitar.

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Levantamento detalhado dos requisitos pela área requisitante.

Equipe de Planejamento da Contratação

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Não se aplica.

-

 

Risco 02

Risco:

Quantidade de fornecedores inferior a 3 no momento do pregão, restringindo a competição.

Probabilidade:

Baixa

Impacto:

Grande

Dano 1:

Maior custo para a Administração.

Tratamento:

Evitar.

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Revisar os requisitos de forma a verificar a existência de especificações que, por excessivas, irrelevantes ou desnecessárias, limitem ou frustrem a competitividade; divulgar da maneira mais ampla possível a realização do certame.

Equipe de Planejamento da Contratação

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Não se aplica.

-

 

Risco 03

 

 

Risco:

Excesso de questionamentos e tentativas de impugnação da licitação.

Probabilidade:

Médio

Impacto:

Moderado

Dano 1:

Atraso na conclusão do pregão e na disponibilização do serviço à Anac.

Tratamento:

Mitigar

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Na medida do possível, ter um Termo de referência claro, sem requisitos dúbios e com modelos de contratação ortodoxos. Avaliar os questionamentos e impugnações da licitação anterior de forma a evita-los.

Equipe de Planejamento da Contratação

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Equipe de planejamento da contratação alinhada e apoiando o pregoeiro.

Equipe de Planejamento da Contratação

 

Risco 04

 

 

Risco:

Ausência de Diretor para decisões, ocasionando atrasos na contratação.

Probabilidade:

Muito Baixa

Impacto:

Moderado

Dano 1:

Atraso na conclusão do pregão

Dano 2:

Impacto negativo nos serviços de sustentação e desenvolvimento de projetos

Tratamento:

Mitigar

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Antecipar as ausências dos diretores que acarretariam aprovação do Diretor-Presidente ad-referedum

Equipe de Planejamento da Contratação

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Não há.

-

 

Risco 05

 

 

Risco:

Dotação orçamentária insuficiente para contratação da empresa.

Probabilidade:

Média

Impacto:

Moderado

Dano 1:

Atraso na conclusão do pregão

Dano 2:

Impacto negativo nos serviços de sustentação de Infraestrutura de TI

Tratamento:

Mitigar

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Alinhar com todas as áreas envolvidas no processo de contratação a disponibilização de orçamento para a contratação.

Equipe de Planejamento da Contratação

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Continuar a utilização os equipamentos de armazenamento (Storage) mesmo sem Suporte.

Equipe GEIT

 

Risco 06

 

 

Risco:

Incapacidade da empresa contratada na execução de serviços nos prazos acordados e com a qualidade definida.

Probabilidade:

Média

Impacto:

Extremo

Dano 1:

Insatisfação dos usuários demandantes

Dano 2:

Problemas no acesso e serviços ofertados

Tratamento:

Mitigar

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Prever no Termo de Referência os Termos de Vistoria Técnica e o Termo de Capacidade Operacional.

Equipe de Planejamento da Contratação

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Aplicar instrumentos contratuais de glosa, multa e advertência. Aplicar mecanismos de substituição da empresa.

Equipe de gestão contratual.

 

Risco 07

 

 

Risco:

Descontinuidade contratual quando da retirada da atual empresa e inserção da nova empresa.

Probabilidade:

Alta

Impacto:

Grande

Dano 1:

Descontinuidade nos serviços de Suporte aos equipamentos de Armazenamento de Dados (Storage).

Tratamento:

Mitigar

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Aprovar o Plano de Transição Contratual elaborado pela contratada atual de tal forma que minimize o impacto da descontinuidade contratual.

Gestor do Contrato

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Priorizar atividades da GEIT na transição contratual.

Gerente da GEIT

 

Risco 08

 

 

Risco:

Falta de clareza pelo requisitante quanto aos requisitos da contratação.

Probabilidade:

Baixa

Impacto:

Grande

Dano 1:

Contratação sem atender a todos os requisitos necessários pela ANAC.

Tratamento:

Mitigar

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Reuniões com o Requisitante e Técnico para explorar e entender as necessidades de forma mais detalhada possível.

Equipe de Planejamento da Contratação 

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Não há.

 

 

Risco 09

 

 

Risco:

Baixa qualificação técnica dos profissionais da empresa para execução do contrato.

Probabilidade:

Médio

Impacto:

Moderado

Dano 1:

Baixa qualidade no Suporte aos equipamentos de Armazenamento de Dados (Storage) aumentando as chances de indisponibilidade dos Serviços de TI da ANAC.

Tratamento:

Mitigar

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Estabelecer critérios de Qualificação Profissional no TR para garantir que o profissional que irá executar o trabalho na ANAC possua os conhecimentos adequados (Treinamentos, certificações, experiência profissional, etc).

Equipe de Planejamento da Contratação

2

Escrever de forma cautelosa os requisitos de Qualificação Técnica da empresa vencedora e analisar os atestados de capacidade técnica apresentados.

Equipe de Planejamento da Contratação

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Aplicar as Sanções cabíveis na Contratada e exigir profissionais com a qualidade técnica necessárias a execução do contrato.

Gestor do Contrato

 

Risco 10

 

 

Risco:

Vazamento de dados e informações pelos funcionários da contratada.

Probabilidade:

Média

Impacto:

Grande

Dano 1:

Informações importantes, inclusive do ambiente de TI da ANAC, estarem expostos com facilidade

Tratamento:

Mitigar

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Incluir no Termo de Referência, como anexo, o Termo de Compromisso de Manutenção de Sigilo que deve obrigatoriamente ser assinado por todos os envolvidos na execução do contrato.

Equipe de Planejamento da Contratação

2

Incluir no Termo de Referência sanções para o caso de vazamento de informações do ambiente da ANAC por parte da CONTRATADA.

Equipe de Planejamento da Contratação

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Aplicar as sanções definidas no Termo de Referência.

Equipe de Fiscalização

 

Risco 11

 

 

Risco:

Qualificação técnica e operacional insuficiente dos Fiscais Técnicos do contrato.

Probabilidade:

Baixa

Impacto:

Grande

Dano 1:

Má qualidade na fiscalização da execução do contrato aumentando as chances de indisponibilidade dos Serviços de TI da ANAC.

Tratamento:

Mitigar

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Analisar o servidor da STI com o perfil mais próximo de conhecimento da Solução contratada.

Gestor do Contrato

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Solicitar apoio de alguma empresa prestadora de serviços para a STI na análise técnica do ambiente, tentando prevenir possíveis indisponibilidades no ambiente de TI.

Gestor do Contrato

 

Risco 12

 

 

Risco:

Baixa qualidade dos artefatos produzidos ao longo do processo de contratação

Probabilidade:

Baixa

Impacto:

Moderado

Dano 1:

Atraso da contratação conforme prazos previstos no PDTI.

Tratamento:

Mitigar

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Revisar de forma criteriosa os artefatos elaborados durante a fase de planejamento da contratação.

Equipe de Planejamento da Contratação

2

Garantir a aderência dos artefatos, inclusive do Termo de Referência/Projeto Básico, aos Normativos, Leis, jurisprudência e as boas práticas vigentes sobre contratações de bens e serviços de TI.

Equipe de Planejamento da Contratação

3

Envio da especificação técnica no momento da Estimativa de Preços com abertura de possibilidade de receber sugestões e críticas das empresas.

Equipe de Planejamento da Contratação

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Proceder à nova elaboração dos artefatos.

Equipe de Planejamento da Contratação

 

2

Responder, tempestivamente, às recomendações e às determinações emanadas pela Área jurídica e, caso necessário, proceder à alteração dos documentos que compõem o Processo, a fim de que não apresentem tópicos obscuros ou incoerências jurídicas.

Equipe de Planejamento da Contratação

 

3

Avaliar criteriosamente as críticas e sugestões das empresas e se for o caso, atualizar as especificações.

Equipe de Planejamento da Contratação

 

Risco 13

 

 

Risco:

Encerramento do contratual atual sem a finalização deste processo de contratação.

Probabilidade:

Baixa

Impacto:

Moderado

Dano 1:

Equipamentos críticos de TI da ANAC sem Manutenção e Suporte aumentando as chances de indisponibilidade dos Serviços de TI da ANAC.

Tratamento:

Mitigar

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Adotar todas ações necessárias para priorizar a execução deste projeto. 

Gerente da GEIT

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Solicitar apoio de alguma empresa prestadora de serviços para a STI na análise técnica do ambiente, tentando prevenir possíveis indisponibilidades no ambiente de TI.

Gestor do Contrato

 

Risco 14

 

 

Risco:

Quantidade de fornecedores inferior a 03 no momento do pregão, restringindo a competição.

Probabilidade:

Baixa

Impacto:

Grande

Dano 1:

Maior custo para a Administração.

Tratamento:

Mitigar

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Revisar os requisitos de forma a verificar a existência de especificações que, por excessivas, irrelevantes ou desnecessárias, limitem ou frustrem a competitividade; divulgar da maneira mais ampla possível a realização do certame.

Equipe de Planejamento da Contratação

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Não se aplica.

 

Risco 15

 

 

 

Risco:

Fracasso no processo de contratação por impugnação de item do Edital de Licitação.

Probabilidade:

Baixa

Impacto:

Grande

Dano 1:

Atraso da contratação conforme prazos previstos no PDTIC e possível descontinuidade dos serviços do contrato atual.

Tratamento:

Evitar.

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Garantir a aderência dos artefatos, inclusive do Termo de Referência/Projeto Básico, aos Normativos, Leis, jurisprudência e as boas práticas vigentes sobre contratações de bens e serviços de TI.

Equipe de Planejamento da Contratação

2

Envolver um número significativo de fornecedores na Etapa de Planejamento de Contratação, buscando a aderência dos requisitos a uma boa quantidade de soluções disponíveis no mercado.

Equipe de Planejamento da Contratação

3

Responder tempestivamente aos atos de impugnação, de forma fundamentada.

Equipe de Planejamento da Contratação

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Retorno à etapa de Planejamento de Contratação, realizando os ajustes e alterações nos itens necessários.

Equipe de Planejamento da Contratação

2

Publicar novamente o Edital de Licitação

GTLC/SAF

 

ACOMPANHAMENTO DAS AÇÕES DE TRATAMENTO DE RISCOS

Espaço para registro e acompanhamento das ações de tratamento dos riscos, que poderá conter eventos relevantes relacionados ao gerenciamento de riscos, conforme exemplo abaixo. A ser preenchido à medida em que forem ocorrendo ações e providências relacionadas ao gerenciamento de riscos.

Data

Id. Risco

Id. Ação

Registro e acompanhamento das ações de tratamento dos riscos

27/05/2024

14

-

O risco não se concretizou, pois tivemos 4 participantes na disputa do pregão.

27/05/2024

15

O risco não se concretizou. O pregão transcorreu conforme as regras previstas no edital, não havendo nenhuma contestação quanto à condução da sessão pública.

 

 

 

 

 

APROVAÇÃO E ASSINATURA

 Conforme § 5º do art. 38 da IN SGD/ME nº 1, de 2019, o Mapa de Gerenciamento de Riscos deve ser assinado pela Equipe de Planejamento da Contratação, nas fases de Planejamento da Contratação e de Seleção de Fornecedores, e pela Equipe de Fiscalização do Contrato, na fase de Gestão do Contrato.

A Equipe de Planejamento da Contratação foi instituída pela PORTARIA Nº 13955, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2024.

 

INTEGRANTE
REQUISITANTE

INTEGRANTES
TÉCNICOS

INTEGRANTE
ADMINISTRATIVO

FELIPE SANTOS SARMANHO

felipe.sarmanho@anac.gov.br

 

 

GUILHERME FERNANDES MENEGAZZO

guilherme.menegazzo@anac.gov.br

 

 

ADERSON DE LIMA CALAZANS

aderson.calazans@anac.gov.br

 

A Equipe de Fiscalização do Contrato foi instituída pela Portaria nº XXX, de <dia> de <mês> de <ano> (ou outro instrumento equivalente de formalização)>.


 

FISCAL REQUISITANTE

FISCAL TÉCNICO

FISCAL ADMINISTRATIVO

 

 

 

 

GESTOR DO CONTRATO

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Felipe Santos Sarmanho, Gestor de Contrato, em 27/05/2024, às 11:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Guilherme Fernandes Menegazzo, Analista Administrativo, em 27/05/2024, às 11:10, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Aderson de Lima Calazans, Analista Administrativo, em 27/05/2024, às 11:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.anac.gov.br/sei/autenticidade, informando o código verificador 10084391 e o código CRC 99C8D5FA.