Timbre

AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL – ANAC
REQUERIMENTO DE CAPACITAÇÃO EXTERNA

DOCUMENTO INDIVIDUAL​

*Devem ser anexados a este requerimento:

  1. Documento comprobatório do evento (folder), preferencialmente com o valor da taxa de inscrição, quando houver;
  2. Cotação das diárias e das passagens (caso necessário); 
  3. Certificado de proficiência válido no idioma de realização do evento (caso necessário).

1.      DADOS DO SERVIDOR

 Nome: GUSTAVO TEIXEIRA SOARES  Siape: 1706872

 Possui passaporte válido? (Apenas nos casos em que houver necessidade de afastamento do país)

(   ) Sim     Nº: ______________________________     Validade: ____/____

(   ) Não​      Nº do Processo de Solicitação:​ ___________________________

2.     DADOS DO EVENTO DE CAPACITAÇÃO

 Nome do evento: SIAFI - Teórico e Prático de Execução Orçamentária e Financeira no Sistema
 Tipo: Evento de Capacitação  Idioma do evento: Português - BR
 Modalidade:  (X) EAD      (  ) Presencial   (  ) Semipresencial  Carga Horária: 24h
 Instituição organizadora (com sigla): MMP Cursos 
 Tipo da instituição:   ( ) Organismo Internacional         ( ) Escola de Governo             ( ) Instituição Pública                    (X) Instituição Privada

 Link para página de divulgação: https://mmpcursos.com.br/curso/siafi-teorico-e-pratico-de-execucao-orcamentaria-e-financeira-no-sistema/

 

 Local 

 . País: Brasil

 . Cidade: Brasília - DF

 . Endereço: SRTVS Setor de Rádio e TV Sul Quadra 701 Cj E, Bloco 01, Sala 212, Parte A1 - Asa Sul

 Período do evento (Período efetivo, não incluindo o deslocamento):

 . Início: 07/04/2025 às 08h00.

 . Término: 11/04/2025 às 13h00.

 Cronograma do Curso, incluindo deslocamentos (Descrição por dia):

1. Fundamentação Teórica

Orçamento Público;
Conceitos de Orçamento;
Orçamento-Programa;
Princípio Orçamentário da Especificação – Conhecendo e discutindo com profundidade sobre: Esfera, PTRES, Fonte, ND, UGR, PI;
Instrumentos de Planejamento e Orçamento (PPA/LDO e LOA);
Ciclo Orçamentário;
Classificações Orçamentárias;
Estágios da Despesa com destaque para “Em Liquidação”;
Distinção entre Crédito X Recursos;
Manual SIAFI.

2. As Inovações da Execução Orçamentária e Financeira com o PCASP

 

Por que do PCASP?
Características e Estrutura do PCASP;
Indicadores de Superávit Financeiro (ISF);
Tabela de Eventos e o ISF;
DE/PARA – Contas antigas para o novo Plano (CONORIGEM);
Quinto Nível da conta contábil – importância para fins de consolidação;
Fato Gerador do Passivo Exigível (VPD). Em que momento surge um Passivo?

3. Resolução de Exercícios Práticos no SIAFI – Estudos de Casos e Atividades

 

Transações de Informações (LISTAUSUG e PERFIL);
COMUNICA;
Tabelas Administrativas (CONORGAO, CONUG, CONUO)
Tabelas Orçamentárias (CONPT, CONPTRES, CONFONTE,);
Tabelas de Apoio (CONEVENTO e CONCONTA);
Tabela Contábil (CONORIGEM);
Consulta Documentos (CONND, CONNC, CONPF, CONOB, CONNE, CONNL e CONNS);
Consulta Natureza SOF (CONRECSOF e CONNATSOF);
Consultas Vinculação de Pagamento e Categoria de Gastos (CONVINCPAG, CONCATGAST);
Consultas: BALANCETE e RAZÃO.

4. Subsistema de Contas a Pagar e a Receber (CPR) e a Execução da Despesa no SIAFI

Aspectos gerais da Programação Financeira: O Sistema de Programação Financeira do Governo Federal, O Processo de ProgramaçãoConceitos, Estrutura, Entrada de Dados, Principais Documentos: CONSIT;
CONTIPDH;
INCDH;
CONDH.
Programação Financeira e Descentralização de Recursos no SIAFI (Cota, Sub-Repasse e Repasse);
Sistemática de Pagamento: Ordens Bancárias;
Ordens Bancárias que transitam pelo Banco do Brasil;
Ordens Bancárias que transitam pelo Banco Central;
Execução da Despesa – Subsistema de Contas a Pagar e a Receber (CPR).
Descentralização de Crédito (NC) – Provisão e Destaque; Detalhamento de Crédito (Detaorc);
Empenho;
Liquidação;
Pagamento (GERCOMP e GEROP).

3.       JUSTIFICATIVAS PARA A REALIZAÇÃO DA CAPACITAÇÃO

 Objetivo(s) da Anac a ser(em) alcançados com a capacitação:

Aprender a utilizar o SIAFI para realização da execução orçamentária e financeira.

 

 Registro no Sistema de Cadastro de Necessidade de treinamento: 

ID da Necessidade - 1656

ID do Treinamento - 9734

 Justificativa de aderência da capacitação às atividades desempenhadas pelo(a) servidor(a):

Servidor atualmente é conformista de registro de gestão. Entretanto, para complementar o conhecimento e porventura atuação em outra área, necessita dos conhecimentos do SIAFI nas modalidades propostas pelo curso.

 Justificativa ao Art. 17 do Decreto 9.991/19:

Não se aplica.

 

 Justificativa de notória especialização da instituição organizadora:

A instituição MMP Cursos é notória por já ter realizado capacitação para diversos órgãos públicos, inclusive a ANAC, com excelente aproveitamento. Além disso, os professores, em sua maioria, são servidores públicos atuantes na áreas em que lecionam, o que proporciona grande vivência e experiência a ser compartilhada com os seus alunos.

4.      DADOS PARA PAGAMENTO

 A Anac custeará as PASSAGENS? ( ) Sim (X) Não

 Valor estimado em R$:                                       Data da cotação:

 A Anac custeará as diárias? ( ) Sim (X) Não

 Se sim, qual a opção de recebimento: ( ) Dólar ( ) Euro ( ) Real

 Valor estimado:                                       Data da cotação:

 A Anac custeará taxa de inscrição? (X ) Sim ( ) Não

 Se sim, informar os dados abaixo:​

 . Uorg pagadora:​ SAF/ANAC

 . Instituição promotora do evento:​ MMP Cursos Capacitação e Treinamento LTDA.

 . Telefone: (61) 9 9445-4563

 . E-mail: contato@mmpcursos.com.br

 . Endereço (incluindo país, cidade e CEP): SRTVS Setor de Rádio e TV Sul Quadra 701 CJ E, Bloco 01, Sala 212, Parte A1 - Asa Sul – Brasília/DF, CEP 70340-901

 . Dados financeiros:

 . Moeda da inscrição: Real

 Valor da inscrição (moeda original): R$ 2.190,00

 . Valor total em R$ (conforme cotação do dia): R$ 2.190,00

 Data limite para pagamento: 7/4/25

 A Anac custeará o seguro viagem? ( ) Sim (X) Não

 Se sim, informar os dados abaixo:

 . Endereço com CEP:

 . Contato no Brasil:

 . Nome:

 . Telefone:

 Solicito autorização para participar do evento de capacitação acima descrito, bem como demais providências necessárias para sua viabilização. Para tanto declaro que: (Apenas nos casos em que houver necessidade de afastamento do país)

[X] Não tenho ciência de possuir qualquer relação de parentesco que represente impedimento, nos termos do §3º do art. 3º do Decreto nº 7.203, de 04/06/2010, para a contratação em questão.

[ ] Comprometo-me a elaborar e apresentar tempestivamente à à Coordenadoria de Capacitação Externa, Pós-graduação e Intercâmbios (Ccepi/Gdpe/SGP) relatório circunstanciado das atividades por mim desempenhadas durante meu afastamento do País com o fim de aperfeiçoamento, conforme art. 16 do Decreto 91.800/85.

[ ] Estou ciente de que é de minha responsabilidade a obtenção de PASSAPORTE e VISTO válidos, bem como demais providências imprescindíveis, como comprovante das vacinas exigidas, para a entrada e/ou permanência no PAÍS DE DESTINO e CONEXÕES.

 

5.      APONTAMENTO DO CENTRO DE CUSTO (PREENCHIMENTO AICD)

 Aponto, conforme pede o Manual de Custos, as informações de custo para o evento de capacitação externa com ônus em tela. 

 

MACROPROCESSO 

PERCENTUAL 

04.00 - Capacitações Indiretas

100%

 Por oportuno, informo que as Udvds beneficiadas são: Superintendência de Administração e Finanças - SAF.

 

 

Assinado eletronicamente

SERVIDOR

Autorizo o requerimento para a participação do(s) servidor(es) listado(s) no evento conforme informações contidas neste requerimento e demais anexos ao processo, observadas as exigências da IN 157/2020 e do MPR/SGP-001.

 

Assinado eletronicamente

CHEFIA IMEDIATA

 

Assinado eletronicamente

CHEFE MÁXIMO UDVD*

* O requerimento só deverá ser assinado pelo chefe máximo da Udvd, quando se tratar de evento de capacitação com afastamento do país.

 

Ciente, encaminho o requerimento à Ccepi/Gdpe/SGP.

 

Assinado eletronicamente

AGENTE DE INTEGRAÇÃO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Gustavo Teixeira Soares, Técnico(a) Administrativo(a), em 18/02/2025, às 17:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Laura Varella Teixeira, Coordenador(a), em 19/02/2025, às 15:08, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Magno Sousa e Silva, Técnico(a) Administrativo(a), em 21/02/2025, às 13:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.anac.gov.br/sei/autenticidade, informando o código verificador 11012066 e o código CRC DA4B2BE5.




Referência: Processo nº 00058.001387/2025-12 SEI nº 11012066