Timbre

AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL – ANAC
REQUERIMENTO DE CAPACITAÇÃO EXTERNA

DOCUMENTO INDIVIDUAL​

*Devem ser anexados a este requerimento:

  1. Documento comprobatório do evento (folder), preferencialmente com o valor da taxa de inscrição, quando houver;
  2. Cotação das diárias e das passagens (caso necessário); 
  3. Certificado de proficiência válido no idioma de realização do evento (caso necessário).

1.      DADOS DO SERVIDOR

 Nome: Fabiano Benedito de Siqueira Bento                                                  Siape: 2389378

 Possui passaporte válido? (Apenas nos casos em que houver necessidade de afastamento do país)

(   ) Sim     Nº: ______________________________     Validade: ____/____

(   ) Não​      Nº do Processo de Solicitação:​ ___________________________

2.     DADOS DO EVENTO DE CAPACITAÇÃO

 Nome do evento: Jornada do Pregão Eletrônico
 Tipo: Evento de Capacitação  Idioma do evento: Português
 Modalidade:  ( X ) EAD      ( ) Presencial   (  ) Semipresencial  Carga Horária: 20 horas
 Instituição organizadora (com sigla):  N.A.D. CONSULTORIA & CAPACITACAO ME
 Tipo da instituição:   ( ) Organismo Internacional         ( ) Escola de Governo             ( ) Instituição Pública                    (X) Instituição Privada

 Link para página de divulgação: https://www.nadiadallagnol.com.br/jpe/

Folder: (sei! 11407842)

 

 Local 

 . País: Brasil

 . Cidade: 

 . Endereço:​ 

 Período do evento (Período efetivo, não incluindo o deslocamento):

 . Início: Curso EAD com acesso ao conteúdo do curso por 12 meses; data de início estimada em 19/05/2025

 . Término: 30/12/2025

 Cronograma do Curso, incluindo deslocamentos (Descrição por dia):

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

MÓDULO 1 – Formação de Agentes de Contratação e Pregoeiros - Lei nº 14.133/2021 - Teoria

Aula 01 – Introdução

Aula 02 – Aspectos Gerais sobre a Lei 14.133/2021

Aula 03 – Princípios Licitatório e Benefícios das MPE`s

Aula 04 – Agentes Públicos

Aula 05 – Forma da Licitação e Modalidades

Aula 06 – Fases do Procedimento

Aula 07 – Montagem do Processo

Aula 08 – Intenção de Registro de Preços (IRP)

Aula 09 – Elaboração de Edital

Aula 10 – Orçamento sigiloso

Aula 11 – Garantia de Proposta

Aula 12 – Adjudicação por grupo de itens

Aula 13 – Publicação de Edital, PNCP, Prazos de Publicidade

Aula 14 – Impugnação e Pedido de Esclarecimento

Aula 15 – Apresentação de Proposta e Modos de Disputa

Aula 16 – Empate entre Propostas

Aula 17 – Julgamento de Propostas

Aula 18 – Habilitação

Aula 19 – Verificação da Habilitação

Aula 20 – Recurso Administrativo

Aula 21 – Convocação para Contrato

Aula 22 – Dispensa Eletrônica

MODULO 2 - Prática Pregão e Concorrência - Compras.gov.br - NLLC - GOVERNO

Aula 01 – Adesão ao Compras.gov.br – SGA

Aula 02 – Demonstração da Área de Trabalho e Artefatos da Fase Preparatória

Aula 03 – Diferença entre as Licitações Tradicionais e SRP

Aula 04 – Inclusão de licitação Tradicional – MENOR PREÇO

Aula 05 – Inclusão de licitação Tradicional – MENOR PREÇO POR GRUPO DE ITENS

Aula 06 – Inclusão de licitação Tradicional – MAIOR DESCONTO

Aula 07 – Inclusão de licitação Tradicional (Concorrência) – MENOR PREÇO

Aula 08 – Inclusão de IRP – Licitação SRP (dispensando a divulgação da IRP)

Aula 09 – Inclusão de IRP – Licitação SRP (divulgação da IRP)

Aula 10 – Cota reservada para ME/EPP – Diferença da Tradicional e SRP

Aula 11 – Inclusão impugnação, pedido de esclarecimento e avisos

Aula 12 – Realizar eventos (Adiamento – Alteração – Suspensão – Reabertura com e sem prazo – retificação – anulação e revogação)

Aula 13- Configuração da Sessão Pública (modo aberto e aberto e fechado)

Aula 14 – Configuração da Sessão Pública (Modo Fechado e Aberto)

Aula 15 – Cadastro de proposta pelo Licitante

Aula 16 – Sessão Pública Modo Aberto (Menor preço)

Aula 17 – Sessão Pública Modo Aberto (Maior desconto)

Aula 18 – Sessão Pública Modo Aberto (Grupo de itens)

Aula 19 – Sessão Pública Modo Aberto e Fechado

Aula 20 – Sessão Pública Modo Fechado e Aberto

Aula 21 – Julgamento (Aceite, Desclassificação, Anulação/Revogação de item)

Aula 22 – Julgamento (Retorno sala de disputa – Empate Real e Empate Ficto)

Aula 23 – Julgamento (Menor preço por Grupo de itens)

Aula 24 – Julgamento (Item Fracassado)

Aula 25 – Julgamento (Intenção de Recurso e Encerramento do Julgamento)

Aula 26 – Habilitação

Aula 27 – Habilitação (Consulta ao SICAF e Solicitação de documento complementar)

Aula 28 – Habilitação (Envio documento pela empresa, Divulgação de documentos validados no SICAF e Abertura da manifestação da intenção de recurso)

Aula 29 – Encerramento da sessão – Com intenção de recurso e Sem intenção de recurso)

Aula 30 – Apresentação de Recurso e Contrarrazão (Adiantar Fase)

Aula 31 – Decidir Recurso (Pregoeiro e Autoridade Superior)

Aula 32 – Reabertura de item (Voltar fase)

Aula 33 – Adjudicação e Homologação (Autoridade Competente)

Aula 34 – Cancelamento da Homologação e Retorno ao Julgamento/Habilitação

Aula 35 – Relatórios e encerramento

Aula 36 – Cadastro Reserva no Compras.gov.br

MÓDULO 3 – Dispensa Eletrônica - Compras.gov.br - Prática

Aula 01 – Cadastrar Dispensa Eletrônica no Compras.gov.br

Aula 02 – Realizar Evento e Inclusão de Pedido de Esclarecimento e Impugnação na Dispensa Eletrônica

Aula 03 – Sessão Pública (Disputa) Dispensa Eletrônica

Aula 04 – Solicitação de Proposta, Negociação e Habilitação

Aula 05 – Adjudicação e Homologação e cancelamento da Homologação (Retorno de Fases)

MODULO 4 – Prática Novo Divulgação de Compra - Dispensa (sem disputa) e inexigibilidade- Compras.gov.br

Aula 01 – Apresentação do NOVO DC

Aula 02 – Criação da Contratação (Dispensa em disputa e Inexigibilidade)

Aula 03 – Execução da Contratação (PGC)

Aula 04 – Cadastro de Edital Credenciamento

Aula 05 – Dispensa (sem disputa) e Inexigibilidade por SRP

Aula 06 – Alterações de Contratações Encerradas

Aula 07 – Divulgação de Edital e Resultado de Licitações Presenciais

 

3.       JUSTIFICATIVAS PARA A REALIZAÇÃO DA CAPACITAÇÃO

 Objetivo(s) da Anac a ser(em) alcançados com a capacitação: 

Adquirir novos conhecimentos e competências relacionados às atividades desempenhadas na área de licitações, em especial, referentes ao pregão eletrônico e operacionalização do Sistema Compras.gov.br.

 Registro no Sistema de Cadastro de Necessidade de treinamento: 

ID Necessidade: 1652 - Aprimorar os procedimentos relativos à seleção de fornecedores

ID Treinamento: 10723

 Justificativa de aderência da capacitação às atividades desempenhadas pelo(a) servidor(a):

O servidor atua na Coordenadoria de Seleção do Fornecedor (COSEF) instruindo processos de contratação direta e de soluções de tecnologia da informação (TIC).

A capacitação possibilitará a aquisição e atualização dos conhecimentos necessários para um melhor desempenho nas atividades desenvolvidas pelo servidor, conferindo mais autonomia e confiança na instrução processual, uma vez que serão abordados temas relacionados ao pregão eletrônico e contratação direta, com demonstração prática da operacionalização no Sistema Compras.gov.br.

 Justificativa ao Art. 17 do Decreto 9.991/19:

O curso solicitado não possui equivalente na ENAP e não há evento com objetivo similar na localidade de exercício do servidor. 

 Justificativa de notória especialização da instituição organizadora:

Nádia Dall Agnol foi pregoeira por 9 anos, é bacharel em Direito e Especialista em Direito Administrativo e Municipal, com tópicos especiais em licitações, compliance e eleitoral pela Universidade Paranaense – UNIPAR, consultora na área de Compras Públicas no SEBRAE/PR, membro e coordenadora do Subcomitê de Seleção do Fornecedor da Rede Governança Brasil – RGB.
Mais de 10 mil servidores públicos e particulares já foram capacitados, através dos seus treinamentos e cursos, sobre diversos temas ligados à licitações, com ênfase no Pregão Eletrônico (enfoque na operacionalização do Portal de Compras do Governo Federal – Compras.gov.br (antigo COMPRASNET), e os aspectos gerais da Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos.

Coautora da obra “A Nova Lei de Licitações e Contratos: Onde estamos? E para onde vamos?” (CONSULTRE, 2021). Palestrante do Pregão Week e Congresso Nacional de Pregoeiros realizado pela Negócios Públicos.

4.      DADOS PARA PAGAMENTO

 A Anac custeará as PASSAGENS? ( ) Sim (X) Não

 Valor estimado:                                   Data da cotação:

 A Anac custeará as diárias? ( ) Sim ( X ) Não

 Se sim, qual a opção de recebimento: ( ) Dólar ( ) Euro ( ) Real

 Valor estimado:                                     Data da cotação:

 A Anac custeará taxa de inscrição? (X) Sim ( ) Não

 Se sim, informar os dados abaixo:​

 . Uorg pagadora:​ SAF

 . Instituição promotora do evento:​ NAD Consultoria e Capacitação

 . Telefone: 46 99911-8158

 . E-mail: contato@nadiadallagnol.com.br

 . Endereço (incluindo país, cidade e CEP): Rua Rio Grande do Norte, 155 – Nova Petrópolis – Francisco Beltrão/PR

 . Dados financeiros:

 . Moeda da inscrição: Real

 Valor da inscrição (moeda original): R$ 997,00

 . Valor total em R$ (conforme cotação do dia): R$ 997,00

 Data limite para pagamento: Aceita o envio da Nota de Empenho previamente ao início do curso para pagamento posterior em conta corrente

 A Anac custeará o seguro viagem? ( ) Sim (X) Não

 Se sim, informar os dados abaixo:

 . Endereço com CEP:

 . Contato no Brasil:

 . Nome:

 . Telefone:

 Solicito autorização para participar do evento de capacitação acima descrito, bem como demais providências necessárias para sua viabilização. Para tanto declaro que: (Apenas nos casos em que houver necessidade de afastamento do país)

[ ] Não tenho ciência de possuir qualquer relação de parentesco que represente impedimento, nos termos do §3º do art. 3º do Decreto nº 7.203, de 04/06/2010, para a contratação em questão.

[ ] Comprometo-me a elaborar e apresentar tempestivamente à à Coordenadoria de Capacitação Externa, Pós-graduação e Intercâmbios (Ccepi/Gdpe/SGP) relatório circunstanciado das atividades por mim desempenhadas durante meu afastamento do País com o fim de aperfeiçoamento, conforme art. 16 do Decreto 91.800/85.

[ ] Estou ciente de que é de minha responsabilidade a obtenção de PASSAPORTE e VISTO válidos, bem como demais providências imprescindíveis, como comprovante das vacinas exigidas, para a entrada e/ou permanência no PAÍS DE DESTINO e CONEXÕES.

 

5.      APONTAMENTO DO CENTRO DE CUSTO (PREENCHIMENTO AICD)

 Aponto, conforme pede o Manual de Custos, as informações de custo para o evento de capacitação externa com ônus em tela. 

 

MACROPROCESSO 

PERCENTUAL 

S0500 Administrar orçamento, finanças e logística

100%

 Por oportuno, informo que as Udvds beneficiadas são: Superintendência de Administração e Finanças

 

 

Assinado eletronicamente

SERVIDOR

Autorizo o requerimento para a participação do(s) servidor(es) listado(s) no evento conforme informações contidas neste requerimento e demais anexos ao processo, observadas as exigências da IN 157/2020 e do MPR/SGP-001.

 

Assinado eletronicamente

CHEFIA IMEDIATA

 

Assinado eletronicamente

CHEFE MÁXIMO UDVD*

* O requerimento só deverá ser assinado pelo chefe máximo da Udvd, quando se tratar de evento de capacitação com afastamento do país.

 

Ciente, encaminho o requerimento à Ccepi/Gdpe/SGP.

 

Assinado eletronicamente

AGENTE DE INTEGRAÇÃO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Fabiano Benedito de Siqueira Bento, Analista Administrativo, em 11/04/2025, às 10:53, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Bruno Silva Fiorillo, Analista Administrativo, em 11/04/2025, às 10:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Marilia Nunes Fernandes, Analista Administrativo, em 11/04/2025, às 11:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.anac.gov.br/sei/autenticidade, informando o código verificador 11411390 e o código CRC 6AB49C98.




Referência: Processo nº 00058.032584/2025-83 SEI nº 11411390