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AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL – ANAC DOCUMENTO INDIVIDUAL |
*Devem ser anexados a este requerimento:
1. DADOS DO SERVIDOR
| Nome: Ana Alice Machado Aragão | Siape: 1124910 |
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Possui passaporte válido? (Apenas nos casos em que houver necessidade de afastamento do país) ( ) Sim Nº: ______________________________ Validade: ____/____ ( ) Não Nº do Processo de Solicitação: ___________________________ |
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2. DADOS DO EVENTO DE CAPACITAÇÃO
| Nome do evento: Emendas Parlamentares | |
| Tipo: Evento de Capacitação | Idioma do evento: Português |
| Modalidade: ( ) EAD ( x ) Presencial ( ) Semipresencial | Carga Horária: 16H |
| Instituição organizadora (com sigla): Grupo ORZIL | |
| Tipo da instituição: ( ) Organismo Internacional ( ) Escola de Governo ( ) Instituição Pública (X ) Instituição Privada | |
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Link para página de divulgação: https://orzil.org/curso/emendas-parlamentares |
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Local Brasília -DF . País: Brasil . Cidade: Brasília . Endereço: SRTV Sul, Quadra 701, Bloco O, Sala 601 Ed. Multiempresarial, SRTVS - Asa Sul, Brasília - DF, 70340-000 |
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Período do evento (Período efetivo, não incluindo o deslocamento): . Início: 15/05/2025 . Término: 16/05/2025 |
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Cronograma do Curso, incluindo deslocamentos (Descrição por dia): I - Novidades 2025: - Atas: a resolução traz vários anexos com os modelos de atas das reuniões de comissões, de bancadas estaduais e partidárias para a aprovação de emendas e indicação da destinação dos recursos para o Executivo. - Emendas de comissões: a resolução diz que elas devem ter caráter institucional e representar interesse nacional ou regional, observando o que diz a Lei Complementar 210/24 sobre ações estruturantes. - Total das emendas de comissões: poderão ser apresentadas 6 emendas com despesas novas e 2 emendas de remanejamento. Antes, era metade de cada. - Rito das emendas de comissões: a norma fixa um rito para a aprovação de emendas de comissões ao Orçamento. Dispõe sobre a execução orçamentária dos órgãos, dos fundos e das entidades do Poder Executivo federal. II – Fases Inicias de Identificação e Captação - Introdução à captação de recursos III – Legislações - PORTARIA CONJUNTA MF/MPO/MGI/SRI-PR Nº 1, DE 01 DE ABRIL DE 2024 - Dispõe sobre procedimentos e prazos para operacionalização de emendas individuais, de bancada estadual, de comissão permanente do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e de comissão mista permanente do Congresso Nacional e superação de impedimentos de ordem técnica, em atendimento ao disposto nos arts. 166, §§ 9º a 20, e 166-A da Constituição, nos arts. 71, 73 a 84 da Lei nº 14.791, de 29 de dezembro de 2023 e art. 4º, §§ 7º, 10 e 11 da Lei nº 14.822, de 22 de janeiro 2024. - Portaria Interministerial ME/SEGOV Nº 1965, de 10 de março de 2022 – Procedimentos e prazos para operacionalização das emendas individuais IV– Ciclo orçamentário e as Emendas - Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização - CMO V – Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento – SIOP - Cadastro de ações VI – Procedimentos para operacionalização das emendas individuais - Dispositivo legal • não indicação do beneficiário e do valor da emenda nos prazos estabelecidos; VIII – Transferegov (COMUNICADOS) - CRONOGRAMA PARA EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS, TERMOS DE PARCERIA, TERMOS DE FOMENTO E COLABORAÇÃO - Etapas Finais
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3. JUSTIFICATIVAS PARA A REALIZAÇÃO DA CAPACITAÇÃO
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Objetivo(s) da Anac a ser(em) alcançados com a capacitação: O objetivo estratégico da SAF é prover recursos necessários à execução das atividades priorizadas no Plano de Gestão Anual e planos específicos. As emendas parlamentares abrem novas possibilidades de se conseguir créditos orçamentários para esses fins, por isso a importância de compreender todo esse processo, suas características, requisitos e procedimentos necessários |
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Registro no Sistema de Cadastro de Necessidade de treinamento: ID da Necessidade: 1657 ID do treinamento:10639 |
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Justificativa de aderência da capacitação às atividades desempenhadas pelo(a) servidor(a): A participação da servidora Ana Alice Machado Aragão Coordenadora de Orçamentos, no Curso de Emendas Parlamentares, promovido pela Orzil, reveste-se de caráter urgente e estratégico para a atuação da ANAC no âmbito das articulações orçamentárias. A Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026 tem seu prazo final de aprovação previsto para 22 de dezembro do corrente ano. Dada a complexidade do processo de tramitação das emendas parlamentares, é essencial que a equipe envolvida esteja tecnicamente capacitada para a interlocução com os parlamentares, garantindo a alocação eficaz de recursos por meio dessas emendas. Ademais, a capacitação se torna imperativa para que os servidores estejam aptos a conduzir as tratativas de maneira eficiente dentro do tempo hábil necessário, assegurando que as demandas institucionais da ANAC sejam devidamente consideradas no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA). A antecipação desta formação visa mitigar riscos associados à falta de conhecimento específico sobre o tema, o que pode resultar na perda de oportunidades de captação de recursos essenciais para o desenvolvimento de projetos estratégicos da agência. Importante ressaltar que, embora a demanda para este treinamento não tenha sido prevista no planejamento inicial, o recente avanço das discussões sobre o orçamento e a necessidade de ampliação da capacidade técnica no trato com emendas parlamentares tornou a capacitação imprescindível. O curso fornecerá subsídios fundamentais para a atuação dos servidores no contexto da gestão pública e permitirá maior agilidade e precisão nas ações relacionadas à captação de recursos junto ao Legislativo. |
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Justificativa ao Art. 17 do Decreto 9.991/19: Não se aplica |
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Justificativa de notória especialização da instituição organizadora: Na notória especialização pode inserir o seguinte texto: O grupo Orzil, em 2006, ainda como Orzil Consultoria, iniciou as atividades atendendo demandas de convênios federais e correlatos; em 2008, foi a primeira empresa a planejar e executar cursos do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse – Siconv, Plataforma +Brasil, atualmente Transferegov. A partir de 2010, a empresa passa a denominar-se Grupo Orzil, marcando a continuidade de atender seus clientes em diversas áreas da administração pública, inclusive, no que se refere a licitações e contratos. Hoje, a empresa possui mais de 3.000 instituições clientes espalhadas em todos os estados e grande número de municípios. A Orzil se diferencia dos treinamentos tradicionais por formular em seus cursos tanto dispositivos legais que regem a matéria respectiva quanto as funcionalidades dos sistemas operacionais do Governo federal. Dedicando-se, desde 2006, ao treinamento, consultoria e editoração de livros técnicos, com foco na capacitação de profissionais que se dedicam à gestão de recursos públicos, conquistou hoje portfólio de mais de 3.000 instituições clientes em todo Brasil; a marca de mais 1.000 cursos realizados; mais de 20.000; e mais de 50 temas de treinamentos. Grupo Orzil’s albums | Flickr Tem que ser um formulário para cada pessoa. O conteúdo pode ser exatamente igual, mas o formulário é individual
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4. DADOS PARA PAGAMENTO
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A Anac custeará as PASSAGENS? ( ) Sim (x ) Não Valor estimado em R$: Data da cotação: |
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A Anac custeará as diárias? ( ) Sim ( x) Não Se sim, qual a opção de recebimento: ( ) Dólar ( ) Euro ( ) Real Valor estimado: Data da cotação: |
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A Anac custeará taxa de inscrição? (x ) Sim ( ) Não Se sim, informar os dados abaixo: . Uorg pagadora: ANAC . Instituição promotora do evento: . Telefone: (061)3039-7707 . E-mail: cursos@orzil.org . Endereço (incluindo país, cidade e CEP): SRTV Sul, Quadra 701, Bloco O, Sala 601 Ed. Multiempresarial, SRTVS - Asa Sul, Brasília - DF, 70340-000 . Dados financeiros: . Moeda da inscrição: Real . Valor da inscrição (moeda original): Real . Valor total em R$ (conforme cotação do dia): R$4.129,65 (quatro mil cento e vinte e nove reais e sessenta e cinco centavos) . Data limite para pagamento: |
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A Anac custeará o seguro viagem? ( ) Sim (X ) Não Se sim, informar os dados abaixo: . Endereço com CEP: . Contato no Brasil: . Nome: . Telefone: |
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Solicito autorização para participar do evento de capacitação acima descrito, bem como demais providências necessárias para sua viabilização. Para tanto declaro que: (Apenas nos casos em que houver necessidade de afastamento do país) [ ] Não tenho ciência de possuir qualquer relação de parentesco que represente impedimento, nos termos do §3º do art. 3º do Decreto nº 7.203, de 04/06/2010, para a contratação em questão. [ ] Comprometo-me a elaborar e apresentar tempestivamente à à Coordenadoria de Capacitação Externa, Pós-graduação e Intercâmbios (Ccepi/Gdpe/SGP) relatório circunstanciado das atividades por mim desempenhadas durante meu afastamento do País com o fim de aperfeiçoamento, conforme art. 16 do Decreto 91.800/85. [ ] Estou ciente de que é de minha responsabilidade a obtenção de PASSAPORTE e VISTO válidos, bem como demais providências imprescindíveis, como comprovante das vacinas exigidas, para a entrada e/ou permanência no PAÍS DE DESTINO e CONEXÕES.
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5. APONTAMENTO DO CENTRO DE CUSTO (PREENCHIMENTO AICD)
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Aponto, conforme pede o Manual de Custos, as informações de custo para o evento de capacitação externa com ônus em tela.
Por oportuno, informo que as Udvds beneficiadas são: UDVDs SAF. |
Assinado eletronicamente
SERVIDOR
Autorizo o requerimento para a participação do(s) servidor(es) listado(s) no evento conforme informações contidas neste requerimento e demais anexos ao processo, observadas as exigências da IN 157/2020 e do MPR/SGP-001.
Assinado eletronicamente
CHEFIA IMEDIATA
Assinado eletronicamente
CHEFE MÁXIMO UDVD*
* O requerimento só deverá ser assinado pelo chefe máximo da Udvd, quando se tratar de evento de capacitação com afastamento do país.
Ciente, encaminho o requerimento à Ccepi/Gdpe/SGP.
Assinado eletronicamente
AGENTE DE INTEGRAÇÃO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
| | Documento assinado eletronicamente por Alberto Eduardo Romeiro Júnior, Superintendente de Administração e Finanças, em 07/05/2025, às 13:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | Documento assinado eletronicamente por Tulio Camargo da Silva, Gerente Técnico, em 07/05/2025, às 14:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | Documento assinado eletronicamente por Marilia Nunes Fernandes, Analista Administrativo, em 07/05/2025, às 14:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | Documento assinado eletronicamente por Ana Alice Machado Aragão, Analista Administrativo, em 07/05/2025, às 14:19, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.anac.gov.br/sei/autenticidade, informando o código verificador 11505836 e o código CRC 41366CA3. |
| Referência: Processo nº 00058.039572/2025-80 | SEI nº 11505836 |