Timbre

AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL – ANAC
REQUERIMENTO DE CAPACITAÇÃO EXTERNA

DOCUMENTO INDIVIDUAL​

*Devem ser anexados a este requerimento:

  1. Documento comprobatório do evento (folder), preferencialmente com o valor da taxa de inscrição, quando houver;
  2. Cotação das diárias e das passagens (caso necessário); 
  3. Certificado de proficiência válido no idioma de realização do evento (caso necessário).

1.      DADOS DO SERVIDOR

 Nome:                           

Joel Machado Moreira Júnior   

 Siape:

3440100

Informações para viagem (preencher somente se houver requisição de diárias e passagens)
CPF: Data de nascimento:
Celular: E-mail funcional: 
Cargo efetivo: Cargo comissionado:
Passaporte e Visto Oficial (apenas para afastamento ao exterior)

Passaporte (número, validade, ou processo de pedido):

 

Visto (número, validade, ou processo de pedido, se aplicável):

Certificado Internacional de Vacinação para febre amarela?[1] : (   ) Sim     (   ) Não     (  x ) Não aplicável

2.     DADOS DO EVENTO DE CAPACITAÇÃO

 Nome do evento: Aerodinâmica Aplicada
 Tipo: Curso  Idioma do evento: Português
 Modalidade:  ( x ) EAD      (  ) Presencial   (  ) Semipresencial  Carga Horária: 44 horas
 Instituição organizadora (com sigla):
 Tipo da instituição:   (    ) Organismo Internacional         (    ) Escola de Governo             (    ) Instituição Pública                    (   x ) Instituição Privada

 Link para página de divulgação: 

https://engenhariaaeronautica.com.br/curso/aerodinamica-aplicada/

 Local EAD

 . País: 

 . Cidade:

 . Endereço:​

 Período do evento (Período efetivo, não incluindo o deslocamento):

 . Início: 15/06/2025.

 . Término: 15/12/2025.

 Cronograma do Curso, incluindo deslocamentos (Descrição por dia, contendo o roteiro do deslocamento, meio de transporte com data e hora estimados e sugestão de voo, caso se aplique):

Dentro do período de disponibilização do curso, os participantes terão acesso ao seguinte conteúdo:

Capítulo 1 - FUNDAMENTOS DA AERODINÂMICA

1.1 - FORÇAS AERODINÂMICAS
1.1.1 - Forças no corpo
1.1.2 - Coeficientes Aerodiâmicos
1.1.3 - Forças Resultantes
1.2 - TIPOS DE ESCOAMENTO
1.2.1 - Viscoso e Não viscoso
1.2.2 - Incompressível e Compressível
1.2.3 - Regimes de número de mach
1.3 - CAMADA LIMITE
1.3.1 - Conceito da camada limite
1.3.2 - Laminar ou turbulento
1.3.3 - Separação da camada limite
1.4 - FUNDAMENTOS DA MECÂNICA DOS FLUIDOS
1.4.1 - Equação de Bernoulli
1.4.2 - Equação de Laplace
1.4.3 - Teorema de Kutta-Joukowski
1.4.4 - Condição de Kutta
1.4.5 - Teorema da circulação de Kelvin
1.4.6 - Uma explicação física para a sustentação
1.4.7 - Entendimento físico da condição de Kutta
1.4.8 - A equação de Navier-Stokes
1.5 - DISTRIBUIÇÃO DE PRESSÃO
1.5.1 - Coeficiente de pressão
1.5.2 - Distribuição de pressão subsônica
1.5.3 - Efeitos da compressibilidade
1.5.4 - Ondas de choque
1.6 - NÚMERO DE REYNOLDS
1.6.1 - Definição
1.6.2 - Similaridade aerodinâmica
1.6.3 - Efeito no arrasto
1.6.4 - Efeito no CLmax
1.6.5 - Efeito no Mach de divergência
1.7 - TIPOS DE ARRASTO
1.7.1 - Fricção e pressão
1.7.2 - Arrasto induzido
1.7.3 - Arrasto de onda

Capítulo 2 - PERFIL

2.1 - CARACTERÍSTICAS GEOMÉTRICAS DE UM PERFIL
2.1.1 - O que é um perfil e qual sua utilidade
2.1.2 - Parâmetros geométricos de um perfil
2.2 - SÉRIES E TIPSO DE PERFIL
2.2.1 - NACA 4 dígitos
2.2.2 - NACA 5 dígitos
2.2.3 - NACA Séries 6
2.2.4 - Perfis laminares
2.2.5 - Perfis supercríticos
2.3 - EFEITOS DA GEOMETRIA NAS CARACTERÍSTICAS AERODINÂMICAS
2.3.1 - O Xfoil e o XFLR5
2.3.2 - Espessura relativa (análise numérica no XFoil)
2.3.3 – Arqueamento (análise numérica no XFoil)
2.3.4 - Raio de bordo de ataque (análise numérica no XFoil)
2.4 EFEITOS TRANSÔNICOS
2.4.1 - Efeito em CD
2.4.2 - Efeito em CL
2.4.3 - Efeito em CM
2.5 - HIPER-SUSTENTADORES
2.5.1 - Motivação, flapes e slats
2.5.2 - Tipos e efeito de flapes (análise numérica no XFoil)
2.5.3 - Entendendo o efeito físico do flape

Capítulo 3 - ASA 

3.1 - CARACTERÍSTICAS GEOMÉTRICAS DE UMA ASA
3.1.1 - Asa de diferentes tipos de aviões modernos
3.1.2 - O projeto da asa
3.1.3 - Forma em planta e torção
3.2 - TEORIA DE LINHA SUSTENTADORA
3.2.1 - A importância da LLT
3.2.2 - Efeitos de ponta de asa
3.2.3 - Modelo matemático e teoria de vórtices
3.2.4 - O equacionamento e as limitações
3.2.5 - Fator de Oswald
3.3 VORTEX LATTICE
3.3.1 - Utilidades e limitações
3.4 - EFEITOS DA FORMA EM PLANTA NA AERODINÂMICA DA ASA
3.4.1 – Alongamento (análise numérica no XFLR5)
3.4.2 – Afilamento (análise numérica no XFLR5)
3.4.3 – Torção (análise numérica no XFLR5)
3.5 - FEITOS TRANSÔNICOS
3.5.1 - História da asa enflechada
3.5.2 - Teoria da asa enflechada
3.5.3 - Efeitos longitudinais
3.5.4 - CLmax e pitch-up
3.5.6 - Buffeting onset
3.5.7 - Projeto de uma asa enflechada
3.6 - HIPER-SUSTENTADORES
3.6.1 - Por que hiper-sustentadores?
3.6.2 - Revisão do efeito básico e valores típicos
3.6.3 - CLmax da Asa x Clmax do perfil
3.6.4 - Flapes
3.6.5 - Slats e flape de bordo de ataque
3.6.6 - Característica de estol e dispositivos auxiliares
3.6.7 - Tipos de mecanismos

Capítulo 4 - FUSELAGEM

4.1 - CONFIGURAÇÕES DE PROJETO
4.1.1 - Análise de soluções de diversos tipos de aeronaves
4.1.2 - Posicionamento das asas e empenagens
4.2 - LAYOUT DA FUSELAGEM
4.2.1 - Cross section
4.2.2 - Cockpit
4.2.3 - Cone de cauda
4.3 - CARACTERÍSTICAS DA FUSELAGEM
4.4 - AERODINÂMICA DA FUSELAGEM
4.4.1 - Estimativa preliminar do arrasto
4.4.2 - Efeito da razão de esbeltez
4.4.3 - Área de base
4.4.4 - Arrasto transônico e a Regra das áreas
4.4.5 - Cone de cauda
4.4.6 - Sustentação de momento
4.4.7 - Interação Asa-fuselagem
4.5 - ARRASTO ADICIONAL DE PARTES DA FUSELAGEM
4.5.1 - Canopy
4.5.2 - Trem de pouso
4.5.3 - Nacele
4.4.4 - Trilhos de flape
4.6 - ARRASTO DE EXCRESCÊNCIAS
4.6.1 - Exemplos de aviões modernos
4.7 - INSTALAÇÃO DE SENSORES
4.7.1 - Quais são os sensores?
4.7.2 - Pressão estática e Pitot
4.7.3 - Temperatura e ângulos
4.7.4 - Smart probes

Capítulo 5 - ENSAIOS EM TÚNEL DE VENTO

5.1 - PORQUE ENSAIAR EM TÚNEL DE VENTO
5.1.1 - Confiabilidade dos dados de túnel de vento
5.1.2 - Túnel x CFD
5.1.3 - Desempenho
5.1.4 - Mecânica de Voo
5.1.5 - Cargas e Aeroelasticidade
5.1.6 - Ruído, visualizações e CFD
5.2 - TIPOS DE TÚNEL DE VENTO
5.2.1 - Subsônico, transônio ou supersônico
5.2.2 - Tipo de circuito
5.2.3 - Atmosférico ou Pressurizado
5.2.4 - Criogênico
5.3 - PARÂMETROS RELEVANTES, INSTRUMENTAÇÃO E MODELO
5.3.1 - Número de Reynolds
5.3.2 - Número de Mach
5.3.3 - Laminar ou turbulento
5.3.4 - Envelope de operação
5.3.5 - Turbulência do túnel e deformação do modelo
5.3.6 - Balanças
5.3.7 - Tomadas de Pressão
5.3.8 - Medições do escoamento
5.3.9 - Tipos de modelo de túnel de vento
5.3.10 - Fabricação de um modelo de túnel de vento
5.4 - CORREÇÕES DE TÚNEL DE VENTO
5.4.1 - Numéro de Reynolds
5.4.2 - Buoyancy, blockage, parede e suportagem
5.5 - ESPECIFICAÇÃO DE ENSAIO ME TÚNEL DE VENTO
5.5.1 - Objetivo do ensaio
5.5.2 - Matriz de ensaio
5.5.3 - Túnel, instrumentação e modelo
5.5.4 - Planejamento de um ensaio em Túnel de vento
5.6 - MATRIZ DE ENSAIOv 5.6.1 - Nomenclatura
5.6.2 - Desempenho
5.6.3 - Mecânica de Voo
5.7 - COMMON RESEARCH MODEL
5.7.1 - O que é o CRM?
5.7.2 - Modelo e Ensaios realizados
5.7.3 - Dados disponíveis
5.7.4 - Matriz de ensaio

Capítulo 6 - A POLAR DE ARRASTO

6.1 - O QUE É A POLAR DE ARRASTO
6.1.1 - Histórico
6.1.2 - Polar de perfil, asa ou avião
6.1.3 - Polar trimada
6.1.4 - A missão de desempenho
6.1.5 - Decolagem, subida, cruzeiro, descida e pouso
6.1.6 - Formato da polar de arrasto
6.1.7 - CLmax, L/D de decolagem e buffeting onset
6.2 - TIPOS DE POLAR DE ARRASTO
6.2.1 - Fases de desenvolvimento do avião
6.2.2 - Metodologias
6.3 - FUNDAMENTOS DA POLAR DE ARRASTO
6.3.1 - A importância do arrasto
6.3.2 - Breakdown de arrasto
6.3.3 - Modelos da polar de arrasto
6.3.4 - O equilíbrio de forças no voo
6.3.5 - Número de Reynolds e Mach
6.3.6 - Efeito da tração na aerodinâmica
6.4 - POLAR DE ARRASTO CLASSE 1
6.4.1 - P-51, o avião do estudo
6.4.2 - A metodologia classe 1
6.4.3 - Dados necessários
6.4.4 - Estrutura de cálculo
6.4.5 - Arrasto parasita
6.4.6 - Arrasto induzido
6.4.7 - Comparação: Polar teórica X Polar de Voo x Polar de túnel
6.4.8 - Polar de pouso e decolagem
6.5 - POLAR DE ARRASTO CLASSE 2
6.5.1 - A metodologia classe 2
6.5.2 - Estrutura de cálculo
6.5.3 - Asa
6.5.4 - Fuselagem
6.5.6 - Empenagens
6.5.7 - Interferências
6.5.8 - Outros componentes
6.5.9 - Comparação: Polar teórica X Polar de Voo x Polar de túnel
6.6 - POLAR DE ARRASTO DE TÚNEL DE VENTO
6.6.1 – O Comon Reasearch Model
6.6.2 – Análise geral dos resultados
6.6.3 – Efeito Reynolds no CD0
6.6.4 – Efeito Reynolds no CLmax
6.6.5 – Downwash na HT
6.6.6 – Polar da HT
6.6.7 – Efeito do Pilone e Nacele
6.6.8 – O equacionamento da Polar Trimada no C.G.
6.6.9 – A polar de Arrasto do CRM

Capítulo 7 - BANCO DE DADOS PARA SIMULAÇÃO

7.1 - O QUE É O BANCO DE DADOS AERODINÂMICO
7.1.1 - A composição por partes dos coeficientes
7.1.2 - Como funciona a simulação de Mecânica de voo
7.1.3 - Modelo aerodinâmico Linear x Não Linear
7.2 - EIXOS
7.2.1 - Os eixos do Vento, Estabilidade e do Corpo
7.2.2 - Transformando de um eixo para o outro
7.2.3 - Convenção de sinais
7.3 - MODELO AERODINÂMICO NÃO LINEAR
7.3.1 - As componentes do modelo longitudinal
7.3.2 - O equacionamento do CM linear e não linear
7.3.3 - As variáveis para determinação do CM total
7.3.4 - A determinação do downwash não linear
7.3.5 - Resultados de downwash não linear
7.4 - INICIALIZAÇÃO DE TABELAS NO MATLAB
7.4.1 - Organizando as variáveis em estrutura no MatLab
7.4.2 - Inicializando as matrizes de dados no MatLab
7.5 - A ESTRUTURA DO BANCO DE DADOS LONGITUDINAL (MatLab)
7.5.1 - Inicilizando Geometria e Aerodinâmica
7.5.2 - O Banco de Dados e a máscara de interface
7.5.3 - Entradas e saídas
7.5.4 - Bus creator, Bus selector e Mux
7.5.5 - Look up Table (n-D) e as variáveis
7.5.6 - WB
7.5.7 - Alfa HT
7.5.8 - HT
7.5.9 - Profundor
7.5.10 - Totais e forças no corpo
7.6 - VALIDAÇÃO DO BANCO DE DADOS (MatLab)
7.6.1 - Simulação para verificação
7.6.2 - WB
7.6.3 - Downwash
7.6.4 - HT
7.6.5 - WBH - HT 0º, -2º e +2º
7.6.5 - Profundor
7.7 - MODELO DE SIMULAÇÃO NÃO LINEAR LONGITUDINAL (MatLab)
7.7.1 - Equação de movimento
7.7.2 - Modelo de peso e inércia
7.7.3 - Modelo do motor
7.7.4 - Modelo da atmosfera
7.7.5 - Entradas e saídas do modelo
7.7.6 - Trimagem
7.7.7 - Simulação longitudinal

Capítulo Bônus 

No capítulo Bônus vai focar em aumentar a sua cultura aeronáutica com o conhecimento das mais usuais aeronaves de transporte moderno no seguimento comercial, executivo e militar. Você vai aprender quais são os requisitos de projeto, o posicionamento de mercado, o desempenho e entender porque as decisões de projeto levaram a aeronave àquela configuração.

 

3.       JUSTIFICATIVAS PARA A REALIZAÇÃO DA CAPACITAÇÃO

 Objetivo(s) da Anac a ser(em) alcançados com a capacitação: 

Capacitar adequadamente os servidores da SAR que atuam na emissão de pareceres especializados relacionados com a certificação de projeto de produto aeronáutico e/ou na avaliação/análise de cumprimento de requisitos de Aeronavegabilidade.

 Registro no Sistema de Cadastro de Necessidade de treinamento: 

Informar ID_Necessidade e ID_treinamento pré-cadastrados e que darão suporte a execução do evento no âmbito do PDP da Uorg. Informar se original, alteração ou não previsto na fase de planejamento.

ID_Necessidade 1528

ID_treinamento 10719

Evento não previsto na fase de planejamento

 Justificativa de aderência da capacitação às atividades desempenhadas pelo(a) servidor(a):

A ementa do Curso Aerodinâmica Aplicada está totalmente alinhada com a competência do(s) servidor(es) selecionado(s) devido à necessidade de conhecer aspectos de Engenharia aplicadas à Aeronáutica nas atividades de emissão de pareceres técnicos especializados relacionado com a certificação de projeto de produto aeronáutico e/ou na avaliação/análise de cumprimento de requisitos de Aeronavegabilidade.

 Justificativa ao Art. 17 do Decreto 9.991/19:

Aplicável quando o evento for em localidade diversa de onde se encontra o servidor. A participação em ação de desenvolvimento de pessoas que implicar despesa com diárias e passagens somente poderá ser realizada se o custo total for inferior ao custo de participação em evento com objetivo similar na própria localidade de exercício.

Não aplicável, pois trata-se de evento EAD.

 Justificativa de notória especialização da instituição organizadora:

Apenas nos casos em que há taxa de inscrição a ser paga pela Anac. Por notória especialização, deve ser entendido o serviço intelectual diferenciado em relação ao convencional ou rotineiro do mercado. O TCU entende que cursos de línguas e de utilização de sistemas de microcomputadores utilizam métodos padronizados de ensino (Ex: cursos de Língua Portuguesa, de Word, de Excel, de PowerPoint, etc.), por isso, devem ser licitados e não contratados por inexigibilidade.

 

O Portal de Engenharia Aeronáutica reúne no seu corpo de instrutores reconhecidos. Segundo, "O Portal é formado por profissionais com vasta experiência no Mercado de Trabalho e com uma missão única: transmitir todo o conhecimento adquirido na indústria diretamente para o dia-a-dia do aluno!". A instituição tem a capacidade de ofertar aulas 100% online, com professores experientes, com conteúdos aplicados, e coloca o instrutor para acompanhamento individual, no caso de dúvidas.

No site da instituição, são publicadas os feedbacks de alguns participantes que recomendam cursos ofertados pelo Portal de Engenharia Aeronáutica.

4.      DADOS PARA PAGAMENTO

 A Anac custeará as PASSAGENS? (    ) Sim     (  x  ) Não

 Valor estimado em R$:                                       Data da cotação:

 A Anac custeará as diárias? (    ) Sim     (  x  ) Não

 Se sim, qual a opção de recebimento: (    ) Dólar     (    ) Euro     (    ) Real

 Valor estimado:                                       Data da cotação:

 A Anac custeará taxa de inscrição? ( x) Sim ( ) Não

 Se sim, informar os dados abaixo:​

 . Uorg pagadora:​ Superintendência de Gestão de Pessoas

 . Instituição promotora do evento:​ Portal Engenharia Aeronáutica. CNPJ 20.044.425/0001-00

 . Telefone: 31-3491-1853 / 31-984-527-950

 . E-mail:sergio.duarte@engenhariaaeronautica.com.br;  contato@engenhariaaeronautica.com.br

 . Endereço (incluindo país, cidade e CEP): Avenida Getúlio Vargas, 671, sala 600A, Bairro Funcionários, Belo Horizonte-MG, CEP 30112-020

 . Dados financeiros:

 . Moeda da inscrição: Real

 Valor da inscrição (moeda original): R$ 4.097,00.

 . Valor total em R$ (conforme cotação do dia): R$ 4.097,00.

 Data limite para pagamento: 

 A Anac custeará o seguro viagem? (    ) Sim     (   x ) Não

 Se sim, informar os dados abaixo:

 . Endereço com CEP:

 . Contato no Brasil:

 . Nome:

 . Telefone:

 Solicito autorização para participar do evento de capacitação acima descrito, bem como demais providências necessárias para sua viabilização. Para tanto declaro que: (Apenas nos casos em que houver necessidade de afastamento do país)

[    ] Não tenho ciência de possuir qualquer relação de parentesco que represente impedimento, nos termos do §3º do art. 3º do Decreto nº 7.203, de 04/06/2010, para a contratação em questão.

[    ] Comprometo-me a elaborar e apresentar tempestivamente à à Coordenadoria de Capacitação Externa, Pós-graduação e Intercâmbios (Ccepi/Gdpe/SGP) relatório circunstanciado das atividades por mim desempenhadas durante meu afastamento do País com o fim de aperfeiçoamento, conforme art. 16 do Decreto 91.800/85.

[    ] Estou ciente de que é de minha responsabilidade a obtenção de PASSAPORTE e VISTO válidos, bem como demais providências imprescindíveis, como comprovante das vacinas exigidas, para a entrada e/ou permanência no PAÍS DE DESTINO e CONEXÕES.

 

5.      APONTAMENTO DO CENTRO DE CUSTO (PREENCHIMENTO AICD)

 Aponto, conforme pede o Manual de Custos, as informações de custo para o evento de capacitação externa com ônus em tela. 

 

MACROPROCESSO 

PERCENTUAL 

S0100 Desenvolver estratégia e capacidade institucional

100%

 Por oportuno, informo que as Udvds beneficiadas são: Superintendência de Aeronavegabilidade - SAR

_______________________________________________________________

[1] Consulte necessidade de vacinação, acessando o link.

 

Assinado eletronicamente

SERVIDOR

Autorizo o requerimento para a participação do(s) servidor(es) listado(s) no evento conforme informações contidas neste requerimento e demais anexos ao processo, observadas as exigências da IN 157/2020 e do MPR/SGP-001.

 

Assinado eletronicamente

CHEFIA IMEDIATA

 

Assinado eletronicamente

CHEFE MÁXIMO UDVD*

* O requerimento só deverá ser assinado pelo chefe máximo da Udvd, quando se tratar de evento de capacitação com afastamento do país.

 

Ciente, encaminho o requerimento à Ccepi/Gdpe/SGP.

 

Assinado eletronicamente

AGENTE DE INTEGRAÇÃO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Joel Machado Moreira Junior, Especialista em Regulação de Aviação Civil, em 05/05/2025, às 15:11, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Antonio José Parente de Carvalho Júnior, Gerente Técnico de Engenharia de Produto, em 05/05/2025, às 16:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.anac.gov.br/sei/autenticidade, informando o código verificador 11477210 e o código CRC 74D1B971.




Referência: Processo nº 00066.004280/2025-27 SEI nº 11477210