Data de Envio:
  11/12/2025 14:38:43

De:
  ANAC/Gerência Técnica de Licitações e Contratos <contratos.gtlc@anac.gov.br>

Para:
    Anderson Carlos Santana <anderson.santana@anac.gov.br>
    eduardo.furtado@anac.gov.br
    levi.fernandes@anac.gov.br
    Francis Kenji Matsumoto <kenji.matsumoto@anac.gov.br>
    ana.angela@anac.gov.br


Assunto:
  Consulta sobre interesse na prorrogação do Contrato nº 019/2025

Mensagem:
  Prezados(as) Gestores(as)/Fiscais Titular e Substituto do Contrato nº 019/2025,

Tendo em vista a proximidade do encerramento, em 9/6/2026, da vigência do Contrato em epígrafe, firmado com a empresa I9 SOLUTIONS - SOLUCOES COMERCIAIS E GESTAO DE TRANSPORTE LTDA., cujo objeto consiste na contratação de serviços comuns de transporte terrestre ou agenciamento/intermediação de transporte terrestre dos servidores, empregados e colaboradores a serviço da ANAC, por demanda e no âmbito nacional, solicito que informe a Gerência de Licitações e Contrato GTLC/GEST/SAF acerca do interesse e da conveniência, devidamente motivados, de se prorrogar ou não a vigência da contratação em comento, por meio do "Formulário de Prorrogação Contratual".

Nesse sentido, tendo em vista o disposto na IN SEGES/MPDG nº 05/2017, de 25 de maio de 2017, especificamente em seu §3º, art. 20, necessário realizar a avaliação da eficácia do Gerenciamento de Riscos utilizado no decorrer da Gestão Contratual.

Recomenda-se, para tanto, a utilização do "Mapa de Riscos Comuns" (MRC), constante no modelo no Anexo I da Portaria Nº 1.233/SAF ¹, ressaltando-se o disposto no seu parágrafo único, do art. 2º, com base no qual se exige a elaboração de "Mapa de Riscos Específicos" (MRE) no caso da Equipe de Fiscalização identificar riscos não listados no MRC e que possam comprometer a efetividade da Gestão Contratual ou que impeçam o alcance de resultados.

Posto isso, solicito que a resposta à presente consulta seja encaminhada a esta Agência no prazo limite de 30 (trinta) dias do seu recebimento, a fim de assegurar a tempestividade dos procedimentos administrativos e garantir a regularidade e continuidade da prestação deste serviço essencial à ANAC.

Os mencionados modelos de documentos encontram-se disponibilizado no SEI, para preenchimento em formato digital: Tipo de Documento: Formulário de Prorrogação Contratual e Tipo de Documento: Modelo de Mapa de Riscos e deverão ser elaborados eletronicamente, quando for o caso, nos próprios autos do presente Processo nº 00066.003110/2025-25.
Atenciosamente,

Levi Fernandes
Analista Administrativo
Gerência Técnica de Licitações e Contratos
Superintendência de Administração e Finanças
E-mail: levi.fernandes@anac.gov.br
www.gov.br/anac



¹ Portaria Nº 1.233/SAF, de 22 de abril de 2019, publicada no BPS v.14, nº 17, de 26 de abril de 2019


Anexos:
    Portaria_11614496.html