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DOCUMENTO DE FORMALIZAÇÃO DA DEMANDA

 

Referência: Decreto nº 10.947, de 25 de janeiro de 2022.

Informações gerais 

Área Requisitante: Superintendência de Inteligência e Ação Fiscal

Data da conclusão da contratação: N/A

Descrição sucinta do objeto: 

1) Contratação de serviço de acompanhamento de notícias e redes sociais, para monitoramento avançado de redes sociais que ofereça opções de cruzamentos e relatórios em tempo real via dashboards, com gráficos customizáveis e opção de inserção de análise em texto;

 

2) Aquisição de drone para melhoria da eficiência operacional e segurança dos servidores envolvidos na atividade de inteligência.

 

3) HD externo para armazenamento e salvaguarda de informações sensíveis produzidas e recebidas pela GINT.

Prioridade: 

(   ) Baixa

( x ) Média (para os objetos de contratação descritos acima)

(   )  Alta

Caso seja selecionada a opção "Alta", deve ser apresentada justificativa.

Justificativa de prioridade Alta:

 

Justificativa de necessidade

 

3.                    JUSTIFICATIVA EM CASO DE DEMANDA INTEMPESTIVA                                                                                                                                                                             

N/A

4.                    MATERIAIS/SERVIÇOS                                                                                                                                                                                                                                              

4.1                  Materiais

 

Nº do item

Descrição

Qtd.

Valor unitário (R$)

Valor total (R$)

2

Drone - com tecnologia wi-fi, com bluetooth, autonomia para filmagem noturna (sem luz ambiente), e demais características a serem descritas no momento da contratação.

03

7.000,00

21.000,00

3

HD externo (capacidade: 1 Terabyte)

05

250,00

1.250,00

 

4.2                       Serviços

 

Nº do item

Descrição

Qtd.

Valor unitário (R$)

Valor total (R$)

1

Contratação de serviço de acompanhamento de notícias e redes sociais, para monitoramento avançado de redes sociais que ofereça opções de cruzamentos e relatórios em tempo real via dashboards, com gráficos customizáveis e opção de inserção de análise em texto.

01

1.290,00

(mês)

15.480,00

(ano)

 

5.                           CONTRATAÇÕES RELACIONADAS                                                                                                                                                                                                                                              

N/A

6.                                 INDICAÇÃO DE INTEGRANTE REQUISITANTE PARA EQUIPE DE PLANEJAMENTO                                                                                                                                                                                                                    

 

Nome completo do servidor indicado como integrante requisitante

E-mail funcional do servidor indicado

 

 

 

7.                         ALINHAMENTO DA NECESSIDADE AO PDTIC                                                                                                                                                                                                                            

 

ALINHAMENTO AOS PLANOS ESTRATÉGICOS

ID 

Objetivos Estratégicos

 

 

 

 

 

ALINHAMENTO AO PDTIC (vigente)

ID

 Projeto do PDTIC

Meta do PDTIC associada

 

 

 

 

 

8.                         DADOS PESSOAIS                                                                                                                                                                                                                            

                                                                                                  

N/A

 

9.                                INFORMAÇÕES ADICIONAIS                                                                                                                                                                                                                                                    

1) Contratação de serviço de acompanhamento de notícias e redes sociais:

No que se refere à contratação do serviço de acompanhamento de notícia, importante informar que o objetivo da contratação é a melhoria na elaboração diária do relatório OSINT e também na coleta de dados para produção de conhecimento e no monitoramento de fatos e situações de impacto na aviação civil.

Ressalta-se que, embora a ASCOM tenha um serviço parecido para fazer o Clipping, o mesmo não atende integralmente às necessidades da GINT, no nível de detalhamento necessário à atividade de Inteligência.

Ainda, a Portaria GAB/DG/ABIN/CC/PR Nº 926/2023, incluiu no rol de órgãos e entidades que integram o SISBIN, como Órgão Dedicado, a GINT/SFI, dispondo a Portaria GAB/DG/ABIN/CC/PR Nº 925/2023, em seu art. 5º, que o órgão ou entidade será enquadrado como órgão dedicado quando, dentre outros, dispor de recursos de suporte de tecnologia considerados de nível elevado.

2) Aquisição de drone:

A aquisição do drone configura investimento estratégico para a gerência ao substituir métodos tradicionais de inspeção e monitoramento, que muitas vezes envolvem o deslocamento de equipes ou o aluguel de equipamentos específicos. O drone poderá reduzir significativamente os custos operacionais. 

 

OBSERVAÇÕES:                                                                                                                                                                                                                                                                                          

1.                 O Documento de Formalização da Demanda deve ser assinado pela autoridade máxima da respectiva Unidade Diretamente Vinculada à Diretoria - UDVD. Caso haja indicação de integrante requisitante no documento, o servidor indicado deverá manifestar ciência expressa.

2.                  Caso o objeto se trate de uma solução de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, a demanda deverá ser enviada à Superintendência de Tecnologia da Informação (STI); para os demais objetos, a demanda deverá ser direcionada à Superintendência de Administração e Finanças (SAF).

3.                   Idealmente as demandas são planejadas para o exercício subsequente, contudo, caso seja necessário o início imediato da elaboração dos documentos para a contratação (Estudo Técnico Preliminar, Mapa de Riscos e Termo de Referência), indique o(s) servidor(es) para a Equipe de Planejamento da Contratação. Caso se tratar de bens/serviços de TIC, informar, adicionalmente, o alinhamento da demanda ao Plano Estratégico da ANAC e ao Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) vigentes.

4.                   Para as demandas apresentadas tempestivamente orienta-se a constituição da Equipe de Planejamento da Contratação, por meio de despacho da autoridade competente com a indicação do(s) servidor(es) responsável(eis) e, para contratações de TIC, o registro do alinhamento ao Plano Estratégico da ANAC e ao PDTIC vigentes, com antecedência de 6 a 8 meses da data em que a demanda deve ser finalizada com a entrega do bem ou início da execução do serviço. O despacho deve ser direcionado à unidade competente, conforme item 1 acima.

5.                   Para eventuais esclarecimentos, enviar e-mail para gtpp.sti@anac.gov.br (para as demandas de TIC) ou licitacao@anac.gov.br (para as demais demandas).

Observações:

O Documento de Formalização da Demanda deve ser assinado pela autoridade máxima da respectiva Unidade Diretamente Vinculada à Diretoria - UDVD. Caso haja indicação de integrante requisitante no documento, o servidor indicado deverá manifestar ciência expressa.

Caso o objeto se trate de uma solução de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, a demanda deverá ser enviada à Superintendência de Tecnologia da Informação (STI); para os demais objetos, a demanda deverá ser direcionada à Superintendência de Administração e Finanças (SAF).

Idealmente as demandas são planejadas para o exercício subsequente, contudo, caso seja necessário o início imediato da elaboração dos documentos para a contratação (Estudo Técnico Preliminar, Mapa de Riscos e Termo de Referência), indique o(s) servidor(es) para a Equipe de Planejamento da Contratação. Caso se tratar de bens/serviços de TIC, informar, adicionalmente, o alinhamento da demanda ao Plano Estratégico da ANAC e ao Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) vigentes.

Para as demandas apresentadas tempestivamente orienta-se a constituição da Equipe de Planejamento da Contratação, por meio de despacho da autoridade competente com a indicação do(s) servidor(es) responsável(eis) e, para contratações de TIC, o registro do alinhamento ao Plano Estratégico da ANAC e ao PDTIC vigentes, com antecedência de 6 a 8 meses da data em que a demanda deve ser finalizada com a entrega do bem ou início da execução do serviço. O despacho deve ser direcionado à unidade competente, conforme item 1 acima.

Para eventuais esclarecimentos, enviar e-mail para gtpp.sti@anac.gov.br (para as demandas de TIC) ou licitacao@anac.gov.br (para as demais demandas).


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Documento assinado eletronicamente por Cláudio Beschizza Ianelli, Superintendente de Inteligência e Ação Fiscal, em 28/03/2024, às 18:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Referência: Processo nº 00058.024099/2024-55 SEI nº 9847843