Timbre

Análise de Processo de Afastamento do país

Introdução

Trata-se de processo administrativo nº 00066.009549/2025-61, instaurado na Superintendência de Administração e Finanças para solicitação de afastamento do País cadastrada no Sistema de Concessão de Diárias e Passagens - SCDP, relativa à indicação do servidor FERNANDO MOTTA ASSIS DE LACERDA, matrícula SIAPE nº 1767999, Especialista em Regulação de Aviação Civil, PCDP nº 3461/25, para participar da reunião do comitê S-18 Aircraft and System Development and Safety Assessment Committee da SAE, em Savannah - Georgia - Estados Unidos da América, no período de 18 a 25 de outubro de 2025.

A documentação a que este relatório faz referência consta do registro da PCDP mencionada. Por se tratar de missão de representação institucional, o cadastro foi realizado pela unidade solicitante Assessoria de Relações Internacionais - ASINT, no âmbito do Plano de Atuação Internacional (PAI) da Superintendência de Aeronavegabilidade - SAR.

Análise

A PCDP foi constituída pela UDVD Assessoria de Relações Internacionais - ASINT, com a seguinte documentação:

Checklist da documentação apresentada

Documento comprobatório da missão

  

Justificativa para 2 ou mais propostos

  não se aplica

Passaporte : válido até 17/10/2027

  

Visto :  A2 válido até 26/12/2026

  

Comprovante de vacinação

não se aplica

Diárias

  

Cotação de passagens

  

Seguro viagem

  

Taxa de inscrição

  

Anuência do titular da UDVD quanto à indicação do servidor para a missão

  

A tabela abaixo indica as principais informações sobre a missão:

Síntese da Missão

Tipo de missão

Representação Institucional

Quantidade de propostos

1

Nome e qualificação dos propostos

FERNANDO MOTTA ASSIS DE LACERDA, matrícula SIAPE nº 1767999, Especialista em Regulação de Aviação Civil, PCDP nº 3461/25.

UDVD proponente

Superintendência de Aeronavegabilidade (SAR)

Período de afastamento

de 18 a 25 de outubro de 2025

Período de atividades

de 20 a 23 de outubro de 2025

Código do PAI

2025PAI17PAER002

Custo estimado da missão

R$ 22.486,33

Objetivo da missão

Participar das discussões e da elaboração de documentos e padrões publicados pela SAE, que são amplamente adotados e reconhecidos internacionalmente como parte dos processos de desenvolvimento e certificação de projetos de aeronaves.

Justificativa da missão

O evento aborda múltiplos tópicos, com reuniões simultâneas para a revisão e elaboração de documentos destinados à adoção no desenvolvimento e na certificação de projetos de aeronaves. O representante da Anac tem a oportunidade de se inserir em diversas dessas discussões, podendo opinar e influenciar os resultados naquilo que for de relevância para a Agência, além de melhor compreender as visões dos demais atores, tanto da indústria quanto das autoridades de certificação. O envolvimento nesses trabalhos facilita que a Anac se mantenha atualizada em relação à evolução de padrões, às tendências no desenvolvimento de aeronaves e às práticas recomendadas.

Ainda que a quase totalidade dos múltiplos tópicos seja de interesse da Anac, dois temas a serem abordados neste evento justificam maior envolvimento e atenção:

  1) AIR7126 (Industry Guidance to Address Common Mode Errors in Aircraft/System Designs) – Estão previstas múltiplas sessões para a elaboração deste documento, cujo tema dialoga com o relatório recém-publicado pelas autoridades do CMT (Certification Management Team), por meio do TST (Task Specific Team), para o tema Interpretation Harmonization Addressing Common Modes Errors in Critical Systems in Large Aircraft — relatório cuja elaboração contou com a participação da Anac.

  2) S-18H (Human Considerations for Safety Assessment) – Este subcomitê trata da consideração do fator humano nos processos de desenvolvimento e de avaliação da segurança operacional. Este tema tem tido grande relevância na certificação de alguns projetos pela Anac, bem como em discussões de certificação mantidas pela Agência com outras autoridades, principalmente a EASA.

De acordo com a análise realizada, observa-se que a PCDP foi instruída com todos os documentos necessários para análise, não se identificando inconsistências na documentação.

Conclusão

Pelo exposto, considerando a regularidade da documentação, recomenda-se o encaminhamento dos autos para o Diretor-Presidente, a fim de avaliar a conveniência e oportunidade na emissão da autorização para afastamento do país.

Em sequência, após assinatura do Despacho pelo Diretor-Presidente, encaminha-se à GTIN-Publicações, para a devida publicação no Diário Oficial da União - DOU.

 


EDUARDO SANTOS FURTADO

Técnico Administrativo


De acordo.

 


DIOGO DE TULLIO VASCONCELOS

Gerente Técnico de Deslocamento a Serviço


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Eduardo Santos Furtado, Técnico(a) Administrativo(a), em 14/08/2025, às 15:27, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Diogo de Tullio Vasconcelos, Gerente Técnico, em 14/08/2025, às 17:33, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.anac.gov.br/sei/autenticidade, informando o código verificador 11927032 e o código CRC 4DFC266C.