Timbre

AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL – ANAC
REQUERIMENTO DE CAPACITAÇÃO EXTERNA

DOCUMENTO INDIVIDUAL​

*Devem ser anexados a este requerimento:

1.      DADOS DO SERVIDOR

Nome: Bruno Ferreira Medeiros da Silva                                                    Siape: 1651215
Informações para viagem (preencher somente se houver requisição de diárias e passagens)
CPF: Data de nascimento:
Celular: E-mail funcional: 
Cargo efetivo: Cargo comissionado:
Passaporte e Visto Oficial (apenas para afastamento ao exterior)

Passaporte (número, validade, ou processo de pedido):

 

Visto (número, validade, ou processo de pedido, se aplicável):

Certificado Internacional de Vacinação para febre amarela?[1] : (   ) Sim     (   ) Não     (   ) Não aplicável

2.     DADOS DO EVENTO DE CAPACITAÇÃO

 Nome do evento: Monitoring Implementation of the National Aviation Safety Plan (NASP)
 Tipo: Evento de Capacitação  Idioma do evento: Inglês
 Modalidade:  (X) EAD      (  ) Presencial   (  ) Semipresencial  Carga Horária: 6h
 Instituição organizadora (com sigla): International Civil Aviation Organization - ICAO
 Tipo da instituição:   ( X ) Organismo Internacional         (    ) Escola de Governo             (    ) Instituição Pública                    (    ) Instituição Privada

 Link para página de divulgação: 

https://igat.icao.int/ated/TrainingCatalogue/Course/5800

 Local: Online

 . País:

 . Cidade:

 . Endereço:​

 Período do evento (Período efetivo, não incluindo o deslocamento):

 . Início: 15/11/2025.

 . Término: 31/12/2025.

 Cronograma do Curso, incluindo deslocamentos (Descrição por dia, contendo o roteiro do deslocamento, meio de transporte com data e hora estimados e sugestão de voo, caso se aplique):

6 horas de participação assíncrona no curso com conteúdo abaixo, durante o período do evento:

  • Course Introduction
  • Module 1: NASP Development Process & National Safety Performance
  • Module 2: Standardized Frameworks for the Identification of National Safety Issues
  • Module 3: Safety Performance Measurement Process Definition
  • Module 4: Measuring Actual Safety Performance
  • Module 5: Reporting Responsibilities & Tools
  • Final Exam

 

3.       JUSTIFICATIVAS PARA A REALIZAÇÃO DA CAPACITAÇÃO

 Objetivo(s) da Anac a ser(em) alcançados com a capacitação: 

Proporcionar aos participantes o conhecimento e as habilidades necessárias para monitorar a implementação do Plano Nacional de Segurança da Aviação (NASP), com foco no processo de medição de desempenho em segurança (SPM), utilizando as orientações da ICAO e recursos associados.

 Registro no Sistema de Cadastro de Necessidade de treinamento: 

ID Treinamento:11393

ID Necessidade: 1695

 Justificativa de aderência da capacitação às atividades desempenhadas pelo(a) servidor(a):

Exerço atividades voltadas ao monitoramento e à implementação de planos nacionais de segurança operacional, e o curso integra a trilha de capacitação.

 Justificativa ao Art. 17 do Decreto 9.991/19:

Não se aplica. Treinamento na modalidade online.

 

 Justificativa de notória especialização da instituição organizadora:

A ICAO - International Civil Aviation Organization é a organização internacional das Nações Unidas que trabalha para padronizar a atuação dos governos dos países na fiscalização, fomento e garantia da segurança das atividades de aviação civil. Portanto, a ICAO tem os meios ideais para fornecer o treinamento em questão.

Apenas nos casos em que há taxa de inscrição a ser paga pela Anac. Por notória especialização, deve ser entendido o serviço intelectual diferenciado em relação ao convencional ou rotineiro do mercado. O TCU entende que cursos de línguas e de utilização de sistemas de microcomputadores utilizam métodos padronizados de ensino (Ex: cursos de Língua Portuguesa, de Word, de Excel, de PowerPoint, etc.), por isso, devem ser licitados e não contratados por inexigibilidade.

4.      DADOS PARA PAGAMENTO

 A Anac custeará as PASSAGENS? (    ) Sim     ( X ) Não

 Valor estimado em R$:                                       Data da cotação:

 A Anac custeará as diárias? (    ) Sim     ( X ) Não

 Se sim, qual a opção de recebimento: (    ) Dólar     (    ) Euro     (    ) Real

 Valor estimado:                                       Data da cotação:

 A Anac custeará taxa de inscrição? ( X ) Sim   (   ) Não

 Se sim, informar os dados abaixo:​

 . Uorg pagadora:​ Assessoria de Segurança Operacional

 . Instituição promotora do evento:​ ICAO - International Civil Aviation Organization

 . Telefone: (+1) 514-954-8219

 . E-mail: sales@icao.int

 . Endereço (incluindo país, cidade e CEP): 

ICAO Store

999 Robert-Bourassa Boulevard

Montréal (Quebec) Canada H3C 5H7

 . Dados financeiros:

 . Moeda da inscrição: Dólares americanos

 Valor da inscrição (moeda original): 351,00

 . Valor total em R$ (conforme cotação do dia): 1.865,81

 Data limite para pagamento:

 A Anac custeará o seguro viagem? (    ) Sim     ( X ) Não

 Se sim, informar os dados abaixo:

 . Endereço com CEP:

 . Contato no Brasil:

 . Nome:

 . Telefone:

 Solicito autorização para participar do evento de capacitação acima descrito, bem como demais providências necessárias para sua viabilização. Para tanto declaro que: (Apenas nos casos em que houver necessidade de afastamento do país)

[    ] Não tenho ciência de possuir qualquer relação de parentesco que represente impedimento, nos termos do §3º do art. 3º do Decreto nº 7.203, de 04/06/2010, para a contratação em questão.

[    ] Comprometo-me a elaborar e apresentar tempestivamente à à Coordenadoria de Capacitação Externa, Pós-graduação e Intercâmbios (CCEPI/GDPE/SGP) relatório circunstanciado das atividades por mim desempenhadas durante meu afastamento do País com o fim de aperfeiçoamento, conforme art. 16 do Decreto 91.800/85.

[    ] Estou ciente de que é de minha responsabilidade a obtenção de PASSAPORTE e VISTO válidos, bem como demais providências imprescindíveis, como comprovante das vacinas exigidas, para a entrada e/ou permanência no PAÍS DE DESTINO e CONEXÕES.

 

5.      APONTAMENTO DO CENTRO DE CUSTO (PREENCHIMENTO AICD OU PONTO FOCAL DE CUSTOS)

 Aponto, conforme pede o Manual de Informações de Custos da ANAC, publicado no BPS N.16, Nº 46, 19/11/2021, e as orientações contidas na Intranet, as informações de custo para o evento de capacitação externa com ônus em tela. 

 

MACROPROCESSO 

          PERCENTUAL 

F0602 - Desenvolver Inteligência de Dados de Segurança Operacional

100%

 Por oportuno, informo que as UDVDs beneficiadas são: Assessoria de Segurança Operacional

_______________________________________________________________

[1] Consulte necessidade de vacinação, acessando o link.

 

Assinado eletronicamente

SERVIDOR

Autorizo o requerimento para a participação do(s) servidor(es) listado(s) no evento conforme informações contidas neste requerimento e demais anexos ao processo, observadas as exigências da IN 157/2020 e do MPR/SGP-001.

 

Assinado eletronicamente

CHEFIA IMEDIATA

 

Assinado eletronicamente

CHEFE MÁXIMO UDVD*

* O requerimento só deverá ser assinado pelo chefe máximo da UDVD, quando se tratar de evento de capacitação com afastamento do país.

 

Ciente, encaminho o requerimento à Ccepi/GDPE/SGP.

 

Assinado eletronicamente

AGENTE DE INTEGRAÇÃO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Bruno Ferreira Medeiros da Silva, Especialista em Regulação de Aviação Civil, em 01/10/2025, às 11:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Ronaldo Wajnberg Gamermann, Coordenador(a), em 23/10/2025, às 09:47, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Helena Wagner Umbelino, Agentes de Integração de Capacitação e Desenvolvimento, em 23/10/2025, às 11:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 4º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.anac.gov.br/sei/autenticidade, informando o código verificador 12090982 e o código CRC D572B096.




Referência: Processo nº 00058.073390/2025-38 SEI nº 12090982