1. Informações do Operador |
Operator Information |
Razão Social do Operador |
Corporate Name of the Operator |
Helistar Taxi Aéreo, Escola de Pilotagem e Assessoria Aeronáutica S/A |
Número do COA |
Data de emissão do COA |
CNPJ |
COA Number |
COA Date |
Company Registration Number |
2015-10-3CII-01-01 |
30/11/2016 |
00.249.803/0001-84 |
Espécie de servico |
Kind of service |
X
Operação por Demanda
On Demand Operation
|
Operação Complementar
Commuter Operation
|
Ligação Aérea Sistemática
Specific Air Route
|
Endereço da Sede Operacional |
Address of Principal Base of Operations |
Av. Ayrton Senna, Rua E , 2541 Hangar 33, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, SBJR, 22775-002
|
Endereço da Base Principal de Operações |
Address of Main Operations Base |
Av. Ayrton Senna, Rua E , 2541 Hangar 33, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, SBJR, 22775-002
|
Endereço da Base Principal de Manutenção |
Address of Main Maintenance Base |
Av. Ayrton Senna, Rua E , 2541 Hangar 33, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, SBJR, 22775-002
|
Endereço(s) da(s) Base(s) Secundária(s) de Operações |
Address(es) of Operations Base(s) |
|
Endereço(s) da(s) Base(s) Secundária(s) de Manutenção |
Address(es) of Maintenance Base(s) |
|
|
2. Pessoal de Administração |
Key Personnel |
Cargo RBAC |
Nome Completo |
CPF |
Regulation Function |
Full Name |
Natural Persons Register of Brazil |
Gestor Responsável |
YURI DE OLIVEIRA ALBRECHT |
016.337.057-57 |
Chairman |
Gerente de Segurança Operacional |
GUSTAVO HENRIQUE ALBRECHT |
448.997.348-91 |
Safety Manager |
Diretor de Operações |
YURI DE OLIVEIRA ALBRECHT |
016.337.057-57 |
Director of Operations |
Piloto Chefe |
Luiz Gustavo Lemos dos Santos |
072.154.507-67 |
Chief Pilot |
Diretor de Manutenção |
JOÃO AMÉRICO DE MIRANDA |
330.376.207-49 |
Director of Maintenance |
|
3. Área de Operações |
Area of operations |
Aeronave |
Internacional |
Descrição |
Aircraft |
International |
Description |
PP-DNM |
Não |
TODO TERRITÓRIO NACIONAL |
No |
PP-MTE |
Sim |
Todos os continentes. |
Yes |
PP-SUN |
Não |
TODO TERRITÓRIO NACIONAL |
No |
PR-HUC |
Não |
TODO TERRITÓRIO NACIONAL |
No |
PR-XAN |
Não |
TODO TERRITÓRIO NACIONAL |
No |
PT-MTP |
Sim |
Todos os continentes. |
Yes |
|
4. Autorizações Específicas e Isenções |
Specific Permits and Exemptions |
a. Autorizações Específicas |
Specific Permits |
Autorização |
Descrição |
Permit |
Description |
- |
O operador não possui autorização específica (the operator dos not have a specific permit) |
b. Isenções |
Exemptions |
Aeronave |
Descrição |
Aircraft |
Description |
PP-DNM |
As seguintes publicações poderão ser utilizadas no EFB: MEL - Lista de Equipamentos Mínimos, MAMED - Manual Aeromédico, MGO - Manual Geral de Operações, SOP - Standart Operational Procedures, ROTAER, AIP MAP ou JEPPESEN, AIP BRASIL, NSCA 3-13 - Fichas CENIPA 5 e 5C, ESPECIFICAÇÕES OPERATIVAS e cópia do COA. |
PP-MTE |
As seguintes publicações poderão ser utilizadas no EFB: MEL - Lista de Equipamentos Mínimos, MAMED - Manual Aeromédico, MGO - Manual Geral de Operações, SOP - Standart Operational Procedures, ROTAER, AIP MAP ou JEPPESEN, AIP BRASIL, NSCA 3-13 - Fichas CENIPA 5 e 5C, ESPECIFICAÇÕES OPERATIVAS e cópia do COA |
PP-SUN |
As seguintes publicações poderão ser utilizadas no EFB: MEL - Lista de Equipamentos Mínimos, MAMED - Manual Aeromédico, MGO - Manual Geral de Operações, SOP - Standart Operational Procedures, ROTAER, AIP MAP ou JEPPESEN, AIP BRASIL, NSCA 3-13 - Fichas CENIPA 5 e 5C, ESPECIFICAÇÕES OPERATIVAS e cópia do COA |
PR-HUC |
O operador não possui nenhum tipo de isenção aos requisitos regulamentares (the operator does not have any exemption from regulation requirements) |
PR-XAN |
As seguintes publicações poderão ser utilizadas no EFB: MEL - Lista de Equipamentos Mínimos, MAMED - Manual Aeromédico, MGO - Manual Geral de Operações, SOP - Standart Operational Procedures, ROTAER, AIP MAP ou JEPPESEN, AIP BRASIL, NSCA 3-13 - Fichas CENIPA 5 e 5C, ESPECIFICAÇÕES OPERATIVAS e cópia do COA |
PT-MTP |
As seguintes publicações poderão ser utilizadas no EFB: MEL - Lista de Equipamentos Mínimos, MAMED - Manual Aeromédico, MGO - Manual Geral de Operações, SOP - Standart Operational Procedures, ROTAER, AIP MAP ou JEPPESEN, AIP BRASIL, NSCA 3-13 - Fichas CENIPA 5 e 5C, ESPECIFICAÇÕES OPERATIVAS e cópia do COA. |
|
5. Manutenção de Aeronaves |
Aircraft Maintenance |
a. Manutenção em Base |
In-Base Maintenance |
Modelo |
Fabricante |
Limitação dos Serviços |
Base de Manutenção |
Model |
Manufacturer |
Limitation of Services |
Maintenance Base |
A109S |
LEONARDO |
- Servicing de 7D (No 62-01), de 50H/3M (No 62-02 e 62-03) e de 100H/6M (No 64-01 e 65-01) (Capítulo 05-45)
- Inspeção Airworthiness Check do Programa Standard (Capítulo 05-41)
- Inspeção de 100H do Programa Standard (Capítulo 05-41)
- Inspeção de 50H/30D do Programa Extended (Capítulo 05-42)
- Inspeção de 50H/30D do Programa Progressive (Capítulo 05-43)
- Inspeções Especiais de 25H do Main Rotor Damper (No 62-01) e de 150H do Main Rotor Damper (No 62-02) (Capítulo 05-44)
- Inspeção Obrigatória de 50H do Rolamento Elastomérico (Capítulo 04-20)
- Execução de Diretrizes de Aeronavegabilidade e Boletins de Serviço que não requeiram o uso de ferramentas ou de instalações especiais
- Troca de Line Replaceable Units (LRU)
- Inspeção Anual de Manutenção (IAM
|
SBJR |
429 |
BELL HELICOPTER |
-Inspeção de 50FH
-Inspeção de 100FH / 12 M
-Inspeção de 200FH / 12 M
-Inspeção de 400FH / 12 M
-Inspeção de 600FH / 12 M
-Inspeção de 12 M
-Inspeções Miscelâneas do capitulo 12 (tabela 12-5)
SBJR
-Execução de Diretrizes de Aeronavegabilidade e Boletins de Serviço que não requeiram o uso de ferramentas ou de instalações especiais.
-Troca de Line Replaceable Units(LRU)
-Inspeção Anual de Manutenção (IAM) |
SBJR |
407 |
BELL HELICOPTER |
-Inspeções de 100 FH e 300 FH previstas no capitulo 04 do programa de manutenção;
-Inspeções de 150 FH e 300 FH previstas no capitulo 05 do programa de manutenção;
-Inspeções de 50 FH /30M, 300 FH, 300 FH/3M, 300 FH / 12M, 6M e 12M;
-Troca de Line Replaceable Unit`s (LRU);
-Execução de Diretrizes de Aeronavegabilidade e Boletins de Serviço que não requeiram o uso de ferramentas ou de instalações especiais;
-Inspeção Anual de Manutenção. |
SBJR |
680 |
CESSNA AIRCRAFT |
- ADs e SBs que não requeiram o uso de ferramentas ou instalações especiais, desde que as ações prescritas sejam de complexidade compatível com os serviços de manutenção autorizados na EO, conforme a IS 39-001C, item 5.10.7;
- Atestar IAM e revalidação de CA;
- Troca de componentes LRU;
- 15 D ? CPCP (Inspeção e lavagem) Ref.: 12-26-00-6001;
- 45 D ? CPCP (Inspeção e lavagem) Ref.: 12-26-00-6002;
- 90 D ? CPCP (Inspeção e lavagem) Ref.: 12-26-00-6003;
- CVR ULB battery (apenas a troca da bateria) Ref.: 23-70-00-9600;
- 100 H / 12 M ? LH/RH Main Batteries (apenas remoção/instalação e envio para oficina homologada) Ref.: 24- 31-00- 7200 (** este item pode variar até 400 H / 12 M, dependendo das condições da inspeção anterior);
- FDR ULB battery (apenas a troca da bateria) Ref.: 31-30-00-9600;
- MLG Wheel and Tire Inspection Ref.: 32-41-00-2200 and 32-41-00-2801;
- NLG Wheel and Tire Inspection Ref.: 32-41-00-2800;
- Brakes Inspection (wear pin) Ref.: 32-42-00-2200;
- C406-N ELT Battery (apenas a troca da bateria) Ref.: 25-60-00-9602; |
SBJR |
b. Manutenção Fora de Base |
Off-Base Maintenance |
Modelo |
Fabricante |
Limitação dos Serviços |
Base de Manutenção |
Model |
Manufacturer |
Limitation of Services |
Maintenance Base |
GIV-X |
GULFSTREAM |
- Inspeções de pré voo e de pós voo (Capítulo 20-00-00)
- Preservação de Célula e Motores (Capítulo 10-10-00)
- Inspeções de 1M (No 256402 e 256408)
- Lubrificações de 4M (No 123205, 123201 e 123202)
- Execução de Diretrizes de Aeronavegabilidade e Boletins de Serviço que não requeiram o uso de ferramentas ou de instalações especiais
- Troca de Line Replaceable Units (LRU)
- Inspeção Anual de Manutenção (IAM)
|
SBGL |
|
6. Aeronaves Autorizadas |
Authorized Aircraft |
a. Aeronaves de Asa Fixa |
Fixed-Wing Aircraft |
Item |
Matricula |
Fabricante |
Modelo |
Nº de Série |
Config. Max. PAX (c.c. CA) |
Transp de PAX |
Carga em CCA |
Op. conforme 135.243(d) |
LAS |
ARP |
Operação Complementar |
AEM |
MEL |
EFB |
IFR |
IFR Single Pilot com PAX |
RVSM |
PBN |
Etops/EDTO |
Grde. Ext. de Água |
NAT-MNPS |
ADS |
ILS CAT II |
ILS CAT III |
HUD |
EFVS |
1 |
PP-MTE |
CESSNA AIRCRAFT |
680 |
680-0575 |
9 |
S |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
S |
S |
N |
S |
S |
N |
S |
S |
N |
N |
N |
N |
N |
2 |
PT-MTP |
GULFSTREAM |
GIV-X |
4994 |
14 |
S |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
S |
S |
S |
N |
S |
S |
N |
S |
S |
N |
N |
N |
N |
N |
b. Aeronaves de Asa Rotativa |
Rotary-Wing Aircraft |
Item |
Matricula |
Fabricante |
Modelo |
Nº de Série |
Config. Max. PAX (c.c. CA) |
Transp de PAX |
Carga em CCA |
Op. conforme 135.243(d) |
LAS |
ARP |
AEM |
OFS |
MEL |
EFB |
IFR |
IFR Single Pilot com PAX |
PBN |
Grde. Ext. de Água |
ADS |
ILS CAT II |
HUD |
EFVS |
1 |
PP-DNM |
BELL HELICOPTER |
429 |
57171 |
7 |
S |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
S |
S |
S |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
2 |
PP-SUN |
LEONARDO |
A109S |
22183 |
7 |
S |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
S |
S |
N |
S |
N |
N |
N |
N |
N |
3 |
PR-HUC |
BELL HELICOPTER |
407 |
54623 |
6 |
S |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
S |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
4 |
PR-XAN |
LEONARDO |
A109S |
22096 |
7 |
S |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
S |
S |
S |
N |
S |
N |
N |
N |
N |
N |
|
7. Operações PBN Autorizadas e Códigos dos Equipamentos |
Permitted PBN Operations and Equipments |
Item |
Matrícula |
RNAV 1 |
RNAV 2 |
RNAV 5 |
RNAV 10 |
RNP 1 Básica |
RNP 1 Avançada |
RNP 4 |
RNP APCH |
RNP AR APCH |
APV Baro VNAV |
1 |
PP-DNM |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
2 |
PP-MTE |
D1, D2, D3, D4 |
C1, C2, C3, C4 |
B2, B3, B4, B5 |
A1 |
O2 |
Não |
L1 |
S1 |
Não |
S2 |
3 |
PP-SUN |
D2 |
C2 |
B2, B4 |
Não |
O1 |
Não |
Não |
S1 |
Não |
Não |
4 |
PR-HUC |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
5 |
PR-XAN |
D1, D2, D3, D4 |
C1, C2, C3, C4 |
Não |
Não |
O1, O2, O3, O4 |
U1 |
Não |
S1 |
Não |
Não |
6 |
PT-MTP |
D1, D2, D3, D4 |
C1, C2, C3, C4 |
B1, B2, B3, B4, B5 |
A1 |
O2 |
U1 |
L1 |
S1 |
Não |
S2 |
|
8. Siglas e Abreviaturas |
Acronyms and Abbreviations |
Sigla |
Descrição |
Sigla |
Descrição |
ADS |
Vigilância Dependente Automática |
Etops |
|
Automatic Dependent Surveillance |
Extended Twin Engine Operations |
AEM |
Transporte de Passageiros Enfermos |
Goag |
Gerência de Operações da Aviação Geral |
Air Medical Transport |
Management of General Aviation Operations of ANAC |
CA |
Certificado de Aeronavegabilidade |
GTPO |
Gerência Técnica de Padrões Operacionais |
Certificate of Airworthiness (CofA) |
Technical Management of Operational Standards of Anac |
CAT II |
Sistema de Aproximação por Instrumentos de Categoria II |
HUD |
|
Instrument Landing System of Category II |
Head Up Display |
CAT III |
Sistema de Aproximação por Instrumentos de Categoria III |
NAT-MNPS |
|
Instrument Landing System of Category III |
North Atlantic-Minimum Navigation Performance Specification |
CCA |
Configuração Cargueira Aprovada |
OFS |
Operação em Plataforma |
Approved Cargo Configuration |
Off-Shore Operation |
CNPJ |
Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica |
PAX |
Passageiro |
Company Registration Number of Brazil |
Passenger |
COA |
Certificado de Operador Aéreo |
PBN |
Navegação Baseada em Performance |
Air Operator`s Certificate |
Performance-Based Navigation |
Comat |
|
RBAC |
Regulamento Brasileiro de Aviação Civil |
Company Material |
Brazilian Civil Aviation Regulation |
CPDLC |
|
RBHA |
Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica |
Controller-Pilot Data Link Communications |
Brazilian Aeronautical Certification Regulation (becoming disused) |
DG |
Transporte de Artigos Perigosos |
RNAV |
Navegação de Área |
Dangerous Goods Transport |
Area Navigation |
EDTO |
|
RNP |
Desempenho de Navegação Requerido |
Extended Diversion Time Operation |
Required Navigation Performance |
EFB |
|
RVSM |
Separação Vertical Mínima Reduzida |
Eletronic Flight Bag |
Reduced Vertical Separation Minima |
EFVS |
|
SPO |
Superintendência de Padrões Operacionais |
Enhanced Flight Vision System |
Department of Operations Standards of Anac |
|
9. Controle de Revisões |
Control of Revisions |
Revisão |
Resumo das modificações |
Processo |
Revision number |
Summary of changes |
Process number |
28 |
Correção de informações para inclusão das seguintes autorizações PBN da aeronave Gulfstream, GIV-X, No de série 4994 de matrícula PT-MTP: RNP4; RNP1 - Básica e APV /BARO-NAV. |
00066.018738/2020-19 |
27 |
Inclusão de autorização de manutenção modelo C680 |
00066.018460/2019-48 |
26 |
Inclusão de autorização para realização de operações PBN RNP APCH (S1) com a aeronave de marcas PP-MTE |
00066.029296/2018-13 |
25 |
Inclusão da aeronave de marcas PP-SUN |
00066.011811/2019-90 |
24 |
Inclusão de autorização para realização de operações PBN RNP APCH (S2) com a aeronave de marcas PP-MTE |
00066.029296/2018-13 |
23 |
Inserção de autorização para operação IFR com a aeronave de marcas PP-DNM |
00066.014327/2019-12 |
22 |
Inclusão de autorização da aeronave de marcas PP-MTE |
00066.029296/2018-13 |
21 |
Exclusão da aeronave PR-FEM |
00066.011359/2019-66 |
20 |
Alteração de Piloto Chefe: Luiz Gustavo Lemos dos Santos (CANAC 886788) |
00058.025784/2018-51 |
19 |
Exclusão da Aeronave PR-FGA das especificações operativas e autorização de uso definitivo do Eletronic Flight Bag - EFB. |
00065.505034/2017-98 |
18 |
INCLUSÃO DA AERONAVE PR-HUC E SUBSTITUIÇÃO DO PILOTO CHEFE |
00065.053126/2016-06 |
|