5. Manutenção de Aeronaves |
Aircraft Maintenance |
a. Manutenção em Base |
In-Base Maintenance |
Modelo |
Fabricante |
Limitação dos Serviços |
Base de Manutenção |
Model |
Manufacturer |
Limitation of Services |
Maintenance Base |
EC 155 B1 |
AIRBUS HELICOPTER |
Manutenção de linha. Célula: Inspeções até o nível de 100h ou 12M, e 400H fora de fase previstas no programa de manutenção da aeronave, Motor: Inspeções até o nível de 300h e 12M prevista no programa de manutenção do motor.
- Inspeções de Pré-Voo;
- Inspeções Visuais e tarefas cuja execução não sejam de alta complexidade ou realizadas utilizando práticas padrões;
- Manutenção preventive prevista no item ?C? do apêndice ?A? do RBAC 43, conforme aplicável, desde que, não requeira ferramentas especiais, até o nível de manutenção de linha;
- Atestar IAM;
- Inspeção Anual (requisitos ANAC) dos itens de emergência e selva primeiros socorros e medicos, coletes, flutuadores e extintor de incêndio;
- Check do VOR, ELT, Air Data, Transponder, conforme 91.171, 91.207, 91.411, 91.413 e checks funcionais e operacionais requeridos pelos fabricantes;
- Diretrizes de Aeronavegabilidade e boletins desde que estejam no mesmo nível da manutenção de linha autorizada;
- Troca de LRU;
- Lavagem de Compressor; e
- Efetuar limpeza de QTU, abastecimento de QTA, teste do EVAS. |
SBGL |
429 |
BELL HELICOPTER |
Manutenção de Linha. Célula: Inspeções até o nível de 800h ou 12M previstas no programa de manutenção da aeronave, Motor: Inspeções até o nível de 600h ou 12M prevista no programa de manutenção do motor. Inspeção de dois anos do CVR e FDR.
- Inspeções de Pré-Voo;
- Inspeções Visuais e tarefas cuja execução não sejam de alta complexidade ou realizadas utilizando práticas padrões;
- Manutenção preventive prevista no item ?C? do apêndice ?A? do RBAC 43, conforme aplicável, desde que, não requeira ferramentas especiais, até o nível de manutenção de linha;
- Atestar IAM;
- Inspeção Anual (requisitos ANAC) dos itens de emergência e selva primeiros socorros e medicos, coletes, flutuadores e extintor de incêndio;
- Check do VOR, ELT, Air Data, Transponder, conforme 91.171, 91.207, 91.411, 91.413 e checks funcionais e operacionais requeridos pelos fabricantes;
- Diretrizes de Aeronavegabilidade e boletins desde que estejam no mesmo nível da manutenção de linha autorizada;
- Troca de LRU;
- Lavagem de Compressor; e
- Efetuar limpeza de QTU, abastecimento de QTA, teste do EVAS. |
SBGL |
208B |
CESSNA AIRCRAFT |
Manutenção de Linha. Célula: Inspeções até o nível de 200h/12m previstas no programa de manutenção da aeronave, Motor: Inspeções até o nível de minor, 200h, a tarefa de inspeção do ?magnetic pins? do detector magnético, do ?inlet screen? e troca do ?outlet filter? do sistema de combustível prevista no programa de manutenção do motor.
- Inspeções de Pré-Voo;
- Inspeções Visuais e tarefas cuja execução não sejam de alta complexidade ou realizadas utilizando práticas padrões;
- Manutenção preventive prevista no item ?C? do apêndice ?A? do RBAC 43, conforme aplicável, desde que, não requeira ferramentas especiais, até o nível de manutenção de linha;
- Atestar IAM;
- Inspeção Anual (requisitos ANAC) dos itens de emergência e selva primeiros socorros e medicos, coletes, flutuadores e extintor de incêndio;
- Check do VOR, ELT, Air Data, Transponder, conforme 91.171, 91.207, 91.411, 91.413 e checks funcionais e operacionais requeridos pelos fabricantes;
- Diretrizes de Aeronavegabilidade e boletins desde que estejam no mesmo nível da manutenção de linha autorizada;
- Troca de LRU;
- Lavagem de Compressor; e
- Efetuar limpeza de QTU, abastecimento de QTA, teste do EVAS. |
SBGL |
GV-SP |
GULFSTREAM |
Manutenção de Linha. Fabricante: GULFSTREAM, Modelo: GV-SP e G650, Limitação de serviços: Célula: A tarefa de inspeção do Main and Nose Landing Gear - lubrification, APU oil - servincing, previstas no programa de manutenção da aeronave
- Inspeções de Pré-Voo;
- Inspeções Visuais e tarefas cuja execução não sejam de alta complexidade ou realizadas utilizando práticas padrões;
- Manutenção preventive prevista no item ?C? do apêndice ?A? do RBAC 43, conforme aplicável, desde que, não requeira ferramentas especiais, até o nível de manutenção de linha;
- Atestar IAM;
- Inspeção Anual (requisitos ANAC) dos itens de emergência e selva primeiros socorros e medicos, coletes, flutuadores e extintor de incêndio;
- Tarefa anual EVAS, Emergency Power Supply, pesagem da garrafa de extinção de fogo do cockpit/cabin/eng/apu, inspeção e tratamento contra corrosão com aplicação de produto (short time interval);
- Check do VOR, ELT, Air Data, Transponder, conforme 91.171, 91.207, 91.411, 91.413 e checks funcionais e operacionais requeridos pelos fabricantes;
- Diretrizes de Aeronavegabilidade e boletins desde que estejam no mesmo nível da manutenção de linha autorizada;
- Troca de LRU;
- Lavagem de Compressor; e
- Efetuar limpeza de QTU, abastecimento de QTA, teste do EVAS. |
SBGL |
PC-12/47E |
PILATUS |
AIRFRAME
100 flying hours
- 100 hours Inspection - AMM 12-B-05-20-00-00A-018A-A;
- Clean, Vapor cycle compressor condenser module ? AMM 12-B-05-00-01-00A-010A-A.
200 flying hours
- Brush inspection, Generator 1 Brush inspection - AMM 12-B-24-30-01-00A-313A-A;
- Brush inspection, Starter generator 2 - AMM 12-B-24-30-01-00A-313A-A.
400 flying hours
- Operacional test, Passenger oxygen system ? AMM 12-B-35-00-00-00A-903A-A.
500 flying hours
- Re-oil, Cold air unit - AMM 12-B-21-40-02-00A-902A-A ;
- Inspection/check, Heat exchanger matrix - AMM 12-B-21-40-02-00A-313A-A;
- Clean, Water separator condenser - AMM 12-B-21-40-03-00A-250A-A.
500 Operational hours
- Check for tension, Vapor cycle compressor motor drive belt - AMM 12-B-21-50-01-00A-903A-A;
- Inspection/check, Vapor cycle compressor motor - AMM 12-B-21-50-03-00A-313A-A.
Annual Inspection
- Annual inspection ? AMM 12-B-05-20-00-00A-018A-A;
- Examine, Main landing gear shock absorber top and bottom attachment bolts and nuts - AMM 12-B-32-10-00-00A-310B-A.
Annual Inspection or 150 flight hours
- Lubricate, Flap actuators - AMM 12-B-27-50-00-00A-902A-A;
- Inspection / Check ? Inboard Flap drive arms ? AMM 12-B-27-51-00-00A-313A-A.
Annual inspection or 1000 flying hours or 1300 landings
- Backlash check, - AMM 12-B-27-50-03-00A-313A-A.
Annual or 2000 flying hours
- Operational test, Emergency gear extension system -AMM 12-B-32-30-10-00A-903A-A;
- Loosen and move the spring strut and examine the springs - AMM 12-B-32-10-06-00A-313A-A;
- Functional test, Time delay and power contactors - AMM 12-B-32-30-08-00A-903A-A
Annual Inspection or 3000 flying hours
- Check, ECS emergency shut-off system ? AMM 12-B-04-00-00-00A-000A-A;
- Operational test, Pressurization Dump switch - AMM 12-B-21-30-00-00A-903A-A;
- Functional test, Generator Control Unit (GCU) 1 and GCU 2 ? AMM 12-B-71-00-00-00A-903D-A;
- Functional test, Horizontal stabilizer trim ? AMM 12-B-27-40-00-00A-903A-A.
1 month
- External Corrosion Protection Inspection ? AMM 12-B-20-40-00-00A-901A-A.
6 months
- Apply a surface coating of Age Master No. 1, Airfoil de-icers ? AMM 12-B-05-10-20-00A-281A-A.
12 months
- Internal Corrosion Protection Inspection ? AMM 12-B-20-40-00-00A-901A-A;
- Contents check, Fire extinguisher - AMM 12-B-05-10-20-00A-281A-A;
- Inspection/check, Static ports critical area - AMM 12-B-53-30-01-00A-313A-A.
12 months or tire change
- Lubricate, Main and nose wheel bearings - AMM 12-B-12-20-06-00A-902A-A.
12 months or 200 flying hours
- Servicing, Flap up and down limit switches - AMM 12-B-12-20-07-00A-902A-A.
12 Months or 500 flying hours
- Torque Limiter Test, Power plant - AMM 12-B-71-00-00-00A-903G-A;
- Clean, Engine torque and stick pusher torque transducers electrical connectors - AMM 12-B-71-00-03-00A-250A-A.
12 months or 1000 flying hours
- Remove for clutch check, Servo mount (pitch, roll and yaw) - AMM 12-B-22-10-00-00A-313A-A.
12 months or 1200 flying hours
- Lubricate, Aileron Control System Bearing - AMM 12-B-27-10-00-00A-901A-A.
12 months or 2000 flying hours
- Inspection/check, Electro-mechanical Landing hinge pin and bushes - AMM 12-B-32-10-00-00A-313B-A
12 months or 3000 flying hours
- Functional test, Propeller feathering micro switches - AMM 12-B-76-10-02-00A-903A-A.
3 years
- Inspection/check, Passenger oxygen masks - AMM 12-B-35-20-00-00A-313A-A.
ENGINE
100 flying hours
- Minor Inspection;
- Clean filter pneumatic system ? EMM 73-10-07;
- Clean and inspect P3 filter drain valve housing assembly ? EMM 73-10-07;
- Inspect the oil filter and secondary screen ? EMM 79-20-02;
400 flying hours
- Check ignition exciter for installation and condition - EMM 74-10-00;
- Check ignition cables for chafing, wear and installation - EMM 74-20-00;
- Check spark igniters for cleanliness and erosion - EMM 74-20-00.
600 flying hours
- Check inlet screen for matter or distortion ? EMM 73-10-00.
1000 flying hours
- Replace oil filter element - EMM 79-20-02.
6 months or 200 flying hours
- Check the AGB internal scavenge pump inlet screen ? EMM 72-60-00.
12 months or 600 flying hours
- Bridge chip detector - EMM 79-20-02.
PROPELLER
12 months or 400 flying hours
- Inspection Propeller IAW Owner Manual 147
- Inspeções de Pré-Voo;
- Inspeções Visuais e tarefas cuja execução não sejam de alta complexidade ou realizadas utilizando práticas padrões;
- Manutenção preventive prevista no item ?C? do apêndice ?A? do RBAC 43, conforme aplicável, desde que, não requeira ferramentas especiais, até o nível de manutenção de linha;
- Atestar IAM;
- Inspeção Anual (requisitos ANAC) dos itens de emergência e selva primeiros socorros e medicos, coletes, flutuadores e extintor de incêndio;
- Check do VOR, ELT, Air Data, Transponder, conforme 91.171, 91.207, 91.411, 91.413 e checks funcionais e operacionais requeridos pelos fabricantes;
- Diretrizes de Aeronavegabilidade e boletins desde que estejam no mesmo nível da manutenção de linha autorizada;
- Troca de LRU;
- Lavagem de Compressor; e
- Efetuar limpeza de QTU, abastecimento de QTA, teste do EVAS. |
SBGL |
GVI |
GULFSTREAM |
Manutenção de Linha. Fabricante: GULFSTREAM, Modelo: GVI, Limitação de serviços: Célula: A tarefa de inspeção do Main and Nose Landing Gear - lubrification, APU oil - servincing, previstas no programa de manutenção da aeronave
- Inspeções de Pré-Voo;
- Inspeções Visuais e tarefas cuja execução não sejam de alta complexidade ou realizadas utilizando práticas padrões;
- Manutenção preventive prevista no item ?C? do apêndice ?A? do RBAC 43, conforme aplicável, desde que, não requeira ferramentas especiais, até o nível de manutenção de linha;
- Atestar IAM;
- Inspeção Anual (requisitos ANAC) dos itens de emergência e selva primeiros socorros e medicos, coletes, flutuadores e extintor de incêndio;
- Tarefa anual EVAS, Emergency Power Supply, pesagem da garrafa de extinção de fogo do cockpit/cabin/eng/apu, inspeção e tratamento contra corrosão com aplicação de produto (short time interval);
- Check do VOR, ELT, Air Data, Transponder, conforme 91.171, 91.207, 91.411, 91.413 e checks funcionais e operacionais requeridos pelos fabricantes;
- Diretrizes de Aeronavegabilidade e boletins desde que estejam no mesmo nível da manutenção de linha autorizada;
- Troca de LRU;
- Lavagem de Compressor; e
- Efetuar limpeza de QTU, abastecimento de QTA, teste do EVAS. |
SBGL |
b. Manutenção Fora de Base |
Off-Base Maintenance |
Modelo |
Fabricante |
Limitação dos Serviços |
Base de Manutenção |
Model |
Manufacturer |
Limitation of Services |
Maintenance Base |
EC 155 B1 |
AIRBUS HELICOPTER |
A AERO RIO TÁXI AÉREO LTDA poderá executar manutenção de caráter EVENTUAL e EXTRAORDINÁRIO, para as aeronaves de sua frota, fora de sede, com as mesmas limitações para manutenções na sede. Manutenção programada, isto é, que não possui caráter eventual e extraordinário, somente poderá ser realizada fora desde se precedida de autorização formal da ANAC. |
Manutenção Fora de Sede |
429 |
BELL HELICOPTER |
A AERO RIO TÁXI AÉREO LTDA poderá executar manutenção de caráter EVENTUAL e EXTRAORDINÁRIO, para as aeronaves de sua frota, fora de sede, com as mesmas limitações para manutenções na sede. Manutenção programada, isto é, que não possui caráter eventual e extraordinário, somente poderá ser realizada fora desde se precedida de autorização formal da ANAC. |
Manutenção Fora de Sede |
GVI |
GULFSTREAM |
A AERO RIO TÁXI AÉREO LTDA poderá executar manutenção de caráter EVENTUAL e EXTRAORDINÁRIO, para as aeronaves de sua frota, fora de sede, com as mesmas limitações para manutenções na sede. Manutenção programada, isto é, que não possui caráter eventual e extraordinário, somente poderá ser realizada fora desde se precedida de autorização formal da ANAC. |
Manutenção Fora de Sede |
208B |
CESSNA AIRCRAFT |
A AERO RIO TÁXI AÉREO LTDA poderá executar manutenção de caráter EVENTUAL e EXTRAORDINÁRIO, para as aeronaves de sua frota, fora de sede, com as mesmas limitações para manutenções na sede. Manutenção programada, isto é, que não possui caráter eventual e extraordinário, somente poderá ser realizada fora desde se precedida de autorização formal da ANAC. |
Manutenção Fora de Sede |
GV-SP |
GULFSTREAM |
A AERO RIO TÁXI AÉREO LTDA poderá executar manutenção de caráter EVENTUAL e EXTRAORDINÁRIO, para as aeronaves de sua frota, fora de sede, com as mesmas limitações para manutenções na sede. Manutenção programada, isto é, que não possui caráter eventual e extraordinário, somente poderá ser realizada fora desde se precedida de autorização formal da ANAC. |
Manutenção fora da base. |
PC-12 |
PILATUS |
A AERO RIO TÁXI AÉREO LTDA poderá executar manutenção de caráter EVENTUAL e EXTRAORDINÁRIO, para as aeronaves de sua frota, fora de sede, com as mesmas limitações para manutenções na sede. Manutenção programada, isto é, que não possui caráter eventual e extraordinário, somente poderá ser realizada fora desde se precedida de autorização formal da ANAC. |
Manutenção fora da base |
|
7. Operações PBN Autorizadas e Códigos dos Equipamentos |
Permitted PBN Operations and Equipments |
Item |
Matrícula |
RNAV 1 |
RNAV 2 |
RNAV 5 |
RNAV 10 |
RNP 1 Básica |
RNP 1 Avançada |
RNP 4 |
RNP APCH |
RNP AR APCH |
APV Baro VNAV |
1 |
PP-CGP |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
2 |
PP-WSR |
D1, D2, D3, D4 |
C1, C2, C3, C4 |
B1, B2, B3, B4, B5 |
A1 |
O1, O2, O3, O4 |
Não |
L1 |
S1 |
Não |
S2 |
3 |
PR-BAX |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
4 |
PR-GJR |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
5 |
PR-NZV |
D1, D2, D3, D4 |
C1, C2, C3, C4 |
B1, B2, B3, B4, B5 |
A1 |
O1, O2, O3, O4 |
Não |
Não |
S1 |
Não |
Não |
6 |
PR-VNZ |
D1, D2, D3, D4 |
C1, C2, C3, C4 |
B1, B2, B3, B4, B5 |
A1 |
Não |
Não |
L1 |
Não |
Não |
Não |
7 |
PR-WRO |
D1, D2, D3, D4 |
C1, C2, C3, C4 |
B1, B2, B3, B4, B5 |
A1 |
O1, O2, O3, O4 |
Não |
Não |
S1 |
Não |
Não |
8 |
PR-WZR |
D1, D2, D3, D4 |
C1, C2, C3, C4 |
B1, B2, B3, B4, B5 |
A1 |
O1, O2, O3, O4 |
Não |
L1 |
Não |
Não |
Não |
9 |
PR-YRM |
D2 |
C2 |
B2 |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
|