| 1. Informações do Operador |
| Operator Information |
| Razão Social do Operador |
| Corporate Name of the Operator |
| Manaus Aerotáxi Participações LTDA |
| Número do COA |
Data de emissão do COA |
CNPJ |
| COA Number |
COA Date |
Company Registration Number |
| 2003-01-7CDX-01-03 |
19/01/2006 |
02.324.940/0001-61 |
| Espécie de servico |
| Kind of service |
|
X
Operação por Demanda
On Demand Operation
|
Operação Complementar
Commuter Operation
|
Ligação Aérea Sistemática
Specific Air Route
|
| Endereço da Sede Operacional |
| Address of Principal Base of Operations |
|
Av. Santos Dumont, 1916, Aeroporto Internacional Eduardo Gomes - TPS 2 - Hangar 1 e 2, Manaus - AM, SBEG, 69041-000
|
| Endereço da Base Principal de Operações |
| Address of Main Operations Base |
|
Av. Santos Dumont, 1916, Aeroporto Internacional Eduardo Gomes - TPS 2 - Hangar 1 e 2, Manaus - AM, SBEG, 69041-000
|
| Endereço da Base Principal de Manutenção |
| Address of Main Maintenance Base |
|
Av. Santos Dumont, 1916, Aeroporto Internacional Eduardo Gomes - TPS 2 - Hangar 1 e 2, Manaus - AM, SBEG, 69041-000
|
| Endereço(s) da(s) Base(s) Secundária(s) de Operações |
| Address(es) of Operations Base(s) |
|
|
| Endereço(s) da(s) Base(s) Secundária(s) de Manutenção |
| Address(es) of Maintenance Base(s) |
|
|
|
| 2. Pessoal de Administração |
| Key Personnel |
| Cargo RBAC |
Nome Completo |
CPF |
| Regulation Function |
Full Name |
Natural Persons Register of Brazil |
| Gestor Responsável |
Marcos José Pacheco |
645.032.167-91 |
| Chairman |
| Gerente de Segurança Operacional |
Aurelio Jansen de Lima Serafim |
021.913.442-16 |
| Safety Manager |
| Diretor de Operações |
Marcos José Pacheco |
645.032.167-91 |
| Director of Operations |
| Piloto Chefe |
Wagner Cabral Brasil |
379.626.202-34 |
| Chief Pilot |
| Diretor de Manutenção |
Ismail Ali El Zein |
084.254.639-12 |
| Director of Maintenance |
| Chefe Médico |
Thalles Adriano Maia Araújo |
120.687.768-55 |
|
|
| 3. Área de Operações |
| Area of operations |
| Aeronave |
Internacional |
Descrição |
| Aircraft |
International |
Description |
| PP-JAW |
Sim |
América do Sul (exceto grandes extensões de água). |
| Yes |
| PR-MNS |
Não |
Território Brasileiro (Exceto Fernando de Noronha) |
| No |
| PR-MPF |
Sim |
América do Sul e Caribe |
| Yes |
| PR-MPI |
Não |
América do Sul, exceto Fernando de Noronha.(South América, except Fernando de Noronha) |
| No |
| PR-MPK |
Não |
Território Brasileiro, exceto Fernando de Noronha (throughout Brazil, except Fernando de Noronha) |
| No |
| PT-SOF |
Não |
Território Brasileiro (Exceto Fernando de Noronha) |
| No |
| PT-SOG |
Não |
Território Brasileiro. |
| No |
| PT-WDB |
Não |
Território Brasileiro (exceto Fernando de Noronha). |
| No |
|
| 4. Autorizações Específicas e Isenções |
| Specific Permits and Exemptions |
| a. Autorizações Específicas |
| Specific Permits |
| Autorização |
Descrição |
| Permit |
Description |
| - |
O operador não possui autorização específica (the operator dos not have a specific permit) |
| b. Isenções |
| Exemptions |
| Aeronave |
Descrição |
| Aircraft |
Description |
| PP-JAW |
O operador não possui nenhum tipo de isenção aos requisitos regulamentares (the operator does not have any exemption from regulation requirements). |
| PR-MNS |
O operador não possui nenhum tipo de isenção aos requisitos regulamentares (the operator does not have any exemption from regulation requirements). |
| PR-MPF |
O operador não possui nenhum tipo de isenção aos requisitos regulamentares (the operator does not have any exemption from regulation requirements). |
| PR-MPI |
O operador não possui nenhum tipo de isenção aos requisitos regulamentares (the operator does not have any exemption from regulation requirements). |
| PR-MPK |
O operador não possui nenhum tipo de isenção aos requisitos regulamentares (the operator does not have any exemption from regulation requirements) |
| PT-SOF |
O operador não possui nenhum tipo de isenção aos requisitos regulamentares (the operator does not have any exemption from regulation requirements). |
| PT-SOG |
O operador não possui nenhum tipo de isenção aos requisitos regulamentares (the operator does not have any exemption from regulation requirements) |
| PT-WDB |
O operador não possui nenhum tipo de isenção aos requisitos regulamentares (the operator does not have any exemption from regulation requirements). |
|
| 5. Manutenção de Aeronaves |
| Aircraft Maintenance |
| a. Manutenção em Base |
| In-Base Maintenance |
| Modelo |
Fabricante |
Limitação dos Serviços |
Base de Manutenção |
| Model |
Manufacturer |
Limitation of Services |
Maintenance Base |
| EMB-110 |
EMBRAER |
Inspeção de 150 horas e ações corretivas associadas com o mesmo grau de complexidade e os mesmos requisitos técnicos.
Manutenção Preventiva previstas no item EMB 1, 3, 4, 5, 6, 8, 14, 15, 16, 17, 19, 23, 24, 26 e 29 todos do Apêndice "A" do RBHA 43. |
SBEG |
| 208 |
CESSNA AIRCRAFT |
Conforme CHE 0701-02/ANAC. |
SBEG |
| 650 |
CESSNA AIRCRAFT |
Conforme CHE 0701-02/ANAC. |
SBEG |
| b. Manutenção Fora de Base |
| Off-Base Maintenance |
|
| 6. Aeronaves Autorizadas |
| Authorized Aircraft |
| a. Aeronaves de Asa Fixa |
| Fixed-Wing Aircraft |
Item |
Matricula |
Fabricante |
Modelo |
Nº de Série |
Config. Max. PAX (c.c. CA) |
Transp de PAX |
Carga em CCA |
Op. conforme 135.243(d) |
LAS |
ARP |
Operação Complementar |
AEM |
MEL |
EFB |
IFR |
IFR Single Pilot com PAX |
RVSM |
PBN |
Etops/EDTO |
Grde. Ext. de Água |
NAT-MNPS |
ADS |
ILS CAT II |
ILS CAT III |
HUD |
EFVS |
| 1 |
PP-JAW |
LEARJET |
45 |
125 |
9 |
S |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
S |
N |
S |
N |
S |
S |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
| 2 |
PR-MNS |
CESSNA AIRCRAFT |
208B |
208B-2065 |
9 |
S |
S |
N |
N |
N |
N |
S |
S |
N |
S |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
| 3 |
PR-MPF |
CESSNA AIRCRAFT |
650 |
650-0087 |
9 |
S |
N |
N |
N |
N |
N |
S |
S |
N |
S |
N |
S |
S |
N |
S |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
| 4 |
PR-MPI |
CESSNA AIRCRAFT |
208B |
208B5115 |
9 |
S |
S |
N |
N |
N |
N |
S |
S |
N |
S |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
| 5 |
PR-MPK |
CESSNA AIRCRAFT |
208 ANFIBIO |
20800379 |
8 |
S |
N |
N |
N |
N |
N |
S |
S |
N |
S |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
| 6 |
PT-SOF |
EMBRAER |
EMB-110P1 |
110486 |
18 |
S |
S |
N |
N |
N |
N |
S |
S |
N |
S |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
| 7 |
PT-SOG |
EMBRAER |
EMB-110P1 |
110490 |
18 |
S |
S |
N |
N |
N |
N |
S |
S |
N |
S |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
| 8 |
PT-WDB |
EMBRAER |
EMB-110C |
110051 |
15 |
S |
N |
N |
N |
N |
N |
S |
S |
N |
S |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
N |
| b. Aeronaves de Asa Rotativa |
| Rotary-Wing Aircraft |
|
| 7. Operações PBN Autorizadas e Códigos dos Equipamentos |
| Permitted PBN Operations and Equipments |
Item |
Matrícula |
RNAV 1 |
RNAV 2 |
RNAV 5 |
RNAV 10 |
RNP 1 Básica |
RNP 1 Avançada |
RNP 4 |
RNP APCH |
RNP AR APCH |
APV Baro VNAV |
| 1 |
PP-JAW |
D2 |
C2 |
B2, B4 |
Não |
O2 |
Não |
Não |
S1 |
Não |
S2 |
| 2 |
PR-MNS |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
| 3 |
PR-MPF |
D1 |
C1 |
B2, B3, B4, B5 |
A1 |
O2 |
Não |
L1 |
S1 |
Não |
S2 |
| 4 |
PR-MPI |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
| 5 |
PR-MPK |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
| 6 |
PT-SOF |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
| 7 |
PT-SOG |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
| 8 |
PT-WDB |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
|
| 8. Siglas e Abreviaturas |
| Acronyms and Abbreviations |
| Sigla |
Descrição |
Sigla |
Descrição |
| ADS |
Vigilância Dependente Automática |
Etops |
|
| Automatic Dependent Surveillance |
Extended Twin Engine Operations |
| AEM |
Transporte de Passageiros Enfermos |
Goag |
Gerência de Operações da Aviação Geral |
| Air Medical Transport |
Management of General Aviation Operations of ANAC |
| CA |
Certificado de Aeronavegabilidade |
GTPO |
Gerência Técnica de Padrões Operacionais |
| Certificate of Airworthiness (CofA) |
Technical Management of Operational Standards of Anac |
| CAT II |
Sistema de Aproximação por Instrumentos de Categoria II |
HUD |
|
| Instrument Landing System of Category II |
Head Up Display |
| CAT III |
Sistema de Aproximação por Instrumentos de Categoria III |
NAT-MNPS |
|
| Instrument Landing System of Category III |
North Atlantic-Minimum Navigation Performance Specification |
| CCA |
Configuração Cargueira Aprovada |
OFS |
Operação em Plataforma |
| Approved Cargo Configuration |
Off-Shore Operation |
| CNPJ |
Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica |
PAX |
Passageiro |
| Company Registration Number of Brazil |
Passenger |
| COA |
Certificado de Operador Aéreo |
PBN |
Navegação Baseada em Performance |
| Air Operator`s Certificate |
Performance-Based Navigation |
| Comat |
|
RBAC |
Regulamento Brasileiro de Aviação Civil |
| Company Material |
Brazilian Civil Aviation Regulation |
| CPDLC |
|
RBHA |
Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica |
| Controller-Pilot Data Link Communications |
Brazilian Aeronautical Certification Regulation (becoming disused) |
| DG |
Transporte de Artigos Perigosos |
RNAV |
Navegação de Área |
| Dangerous Goods Transport |
Area Navigation |
| EDTO |
|
RNP |
Desempenho de Navegação Requerido |
| Extended Diversion Time Operation |
Required Navigation Performance |
| EFB |
|
RVSM |
Separação Vertical Mínima Reduzida |
| Eletronic Flight Bag |
Reduced Vertical Separation Minima |
| EFVS |
|
SPO |
Superintendência de Padrões Operacionais |
| Enhanced Flight Vision System |
Department of Operations Standards of Anac |
|
| 9. Controle de Revisões |
| Control of Revisions |
| Revisão |
Resumo das modificações |
Processo |
| Revision number |
Summary of changes |
Process number |
| 35 |
Alteração do gerente de segurança operacional - Aurelio Jansen de Lima Serafim |
00066.024936/2019-80 |
| 34 |
Alteração de Chefe Médico |
00066.014601/2019-53 |
| 33 |
Inclusão da operação AEM e uso de incubadora para a aeronave PT-SOG |
00066.030819/2018-74 |
| 32 |
Inclusão da aeronave Embraer E110-P1 de matrícula PT-SOG, substituição do Diretor de Operações, Sr. Wagner Cabral Brasil pelo Sr. Marcos José pacheco e substituição do Piloto Chefe, Sr. Marcos José Pacheco pelo Sr. Wagner Cabral Brasil. |
00058.022863/2018-18 |
| 31 |
Emissão de errata - inclusão de operação na América do Sul, exceto Fernando de Noronha.(South América, except Fernando de Noronha) em favor da aeronave PR-MPI |
00058.025834/2018-08 |
| 30 |
Exclusão da base secundária de operações, do inspetor de manutenção e da aeronave matrícula PR-MPE. |
00058.025834/2018-08 |
| 29 |
INCLUSÃO DA AERONAVE PR-MPI, MODELO C-208B, NA ÁREA DE OPERAÇÃO AMÉRICA DO SUL, EXCETO ARQUIPÉLAGO DE FERNANDO DE NORONHA. |
00058.012926/2018-10 |
| 28 |
Inclusão da aeronave PR-MPK e alteração do Diretor de Manutenção |
00058.500104/2016-51 |
| 27 |
Inclusão de operações PBN para a aeronave PR-MPF. |
00071.500032/2017-23 |
| 26 |
Inclusão PP-JAW com RVSM (00058.072401/2016-71) e PBN (00058.071411/2016-90); alteração de GSO (Tomás Abrego) (00058.078816/2016-59); alteração de DO (Wagner Cabral) (00071.500089/2016-41); inclusão de Base Secundária CGH (00058.064843/2016-44). |
00058.042084/2015-88 |
| 25 |
Autorização para operação América do Sul e Caribe para PR-MPF. Inclusão de tradução parcial no idioma inglês. Uso de incubadora para PR-MPE (00065.164903/2014-77). |
00065.109204/2014-64 |
| 24 |
Adequação do texto relativo à autorização AEM. Especificações das aeronaves intercambiáveis para AEM para PT-WDB, PT-SOF e PR-MNS. Outros. |
00058.009794/2015-04 |
| 23 |
Inclusão PR-MPI. Exclusão CRP; Inclusão CCA, AEM e inclubadora para PR-MPI. Inclusão hélice e motor no item D.1. Outras. |
00058.009845/2015-90 |
| 22 |
Alteração do Diretor de Manutenção (Daniel Jacob de Araújo) e autorização RVSM para PR-MPF. |
00065.139607/2014-38 |
| 21 |
Autorização para uso de inclubadoras para as aeronaves PR-MPF, PT-SOF e PT-WDB. |
00065.077256/2014-64 |
| 20 |
Inclusão RVSM e Transporte de Artigos Perigosos para a aeronave PR-MPF. |
00065.068648/2014-32 |
| 19 |
Inclusão AEM para a aeronave PR-MPF. |
00065.027510/2014-83 |
| 18 |
Inclusão AEM com as aeronaves PT-SOF e PT-WDB. |
00065.027510/2014-83 |
| 17 |
Revogação de suspensão das operações PR-MPF. Exclusão das aeronaves PR-MPD, PR-MSM e PT-MAR por não manifestação de intenção de retorno às operações. |
00065.037755/2014-19 |
| 16 |
Revogação da suspensão das operações AEM. Inclusão AEM para PR-MNS e PR-MPE. Alteração de pessoal da administração. |
00065.037100/2013-60 |
| 15 |
Suspensão das operações AEM. Suspensão das operações no exterior. Suspensão das operações com 690B, EMB-121A e C650. Alteração de pessoal da administração. Alteração para Manaus Aerotáxi Participações Ltda. |
00065.000128/2014-22 |
| 14 |
Alteração do Diretor de Manutenção (André Belinelli Gomes). |
60830.003955/2011-39 |
| 13 |
Inclusão do Gerente de Segurança Operacional. |
60800.146592/2011-82 |
| 12 |
Correção na página 06/23 do CRM do Chefe Médico Luiz Alberto Bellen Leite CRM-AM 2262. |
60800.081403/2011-19 |
| 11 |
Inclusão da aeronave PR-MPF para a Configuração Cargueira Aprovada. |
60800.063951/2011-67 |
|