1. Informações do Operador |
Operator Information |
Razão Social do Operador |
Corporate Name of the Operator |
LÍDER TÁXI AÉREO S/A AIR BRASIL - UOH |
Número do COA |
Data de emissão do COA |
CNPJ |
COA Number |
COA Date |
Company Registration Number |
1998-06-0CAP-02-05 |
27/12/2013 |
17.162.579/0012-44 |
Espécie de servico |
Kind of service |
X
Operação por Demanda
On Demand Operation
|
Operação Complementar
Commuter Operation
|
Ligação Aérea Sistemática
Specific Air Route
|
Área de Atuação |
Area of Operation |
X
|
Internacional
Internacional
|
Transporte de Artigos Perigosos |
Transportation of Dangerous Goods |
X
|
Não autorizado
Unauthorized
|
Somente COMAT
Authorized Only COMAT
|
Sistema de Gerenciamento do Risco de Fadiga |
Fatigue Risk Management System |
X
|
Gerenciamento de Risco da Fadiga
Fatigue Risk Management
|
Sistema de Gerenciamento de Risco da Fadiga
Fatigue Risk Management System
|
Programa de Antigelo/Degelo em Solo |
Anti-icing / De-icing Program |
|
X
Não Aprovado
Not Approved
|
Endereço da Sede Operacional |
Address of Principal Base of Operations |
Av. Santa Rosa, 123, Pampulha, Belo Horizonte - MG, 31270-480
|
Endereço da Base Principal de Operações |
Address of Main Operations Base |
Estrada Hildebrando Alves Barbosa, Aeroporto de Macaé, s/n, Parque Aeroporto, Macaé - RJ, SBME, 27963-840
|
Endereço da Base Principal de Manutenção |
Address of Main Maintenance Base |
Estrada Hildebrando Alves Barbosa, Aeroporto de Macaé, s/n, Parque Aeroporto, Macaé - RJ, SBME, 27963-840
|
Endereço(s) da(s) Base(s) Secundária(s) de Operações |
Address(es) of Operations Base(s) |
- Rod. BR 101 Km 0,5 , s/n, Bonsucesso, Campos dos Goytacazes - RJ, SBCP, 28070-490
- Av. Ayrton Senna , 2541, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, SBJR, 22775-000
- Av. Fernando Ferrari - Hangar LÍDER, s/n, Goiabeiras, Vitória - ES, SBVT, 29060-410
- Avenida Dom Pedro Segundo , 600 - 628, Carauari, Carauari - AM, SWCA, 69500-000
|
Endereço(s) da(s) Base(s) Secundária(s) de Manutenção |
Address(es) of Maintenance Base(s) |
- Rod. BR 101 Km 0,5 , s/n, Bonsucesso, Campos dos Goytacazes - RJ, SBCP, 28070-490
- Av. Ayrton Senna , 2541, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, SBJR, 22775-000
- Av. Fernando Ferrari - Hangar LÍDER, s/n, Goiabeiras, Vitória - ES, SBVT, 29060-410
- Avenida Dom Pedro Segundo , 600 - 628, Carauari, Carauari - AM, SWCA, 69500-000
|
|
2. Pessoal de Administração |
Key Personnel |
Cargo RBAC |
Nome Completo |
CPF |
Regulation Function |
Full Name |
Natural Persons Register of Brazil |
Gestor Responsável |
Eduardo Pereira Vaz |
408.854.026-34 |
Chairman |
Gerente de Segurança Operacional |
Jorge Luiz França Alves |
520.990.676-00 |
Safety Manager |
Diretor de Operações |
Adilson Leite de Azevedo Júnior |
062.995.948-02 |
Director of Operations |
Piloto Chefe |
Adriano Ventura Silva |
218.136.758-21 |
Chief Pilot |
Diretor de Manutenção |
Antonio Ivaldo Machado de Andrade |
585.838.822-15 |
Director of Maintenance |
Médico Responsável |
Rosana Borges de Carvalho |
218.568.378-07 |
|
|
3. Manutenção de Aeronaves |
Aircraft Maintenance |
a. Manutenção em Base |
In-Base Maintenance |
Modelo |
Fabricante |
Limitação dos Serviços |
Base de Manutenção |
Model |
Manufacturer |
Limitation of Services |
Maintenance Base |
S-92A |
SIKORSKY AIRCRAFT |
Conforme o COM 6512-01/ANAC |
SBCP |
S-76C |
SIKORSKY AIRCRAFT |
Conforme o COM 6512-01/ANAC |
SBCP |
S-76C |
SIKORSKY AIRCRAFT |
Conforme o COM 6512-01/ANAC |
SBJR |
212 |
BELL HELICOPTER |
Conforme o COM 6512-01/ANAC |
SBJR |
S-92A |
SIKORSKY AIRCRAFT |
Conforme o COM 6512-01/ANAC |
SBJR |
EC135 T3 |
AIRBUS HELICOPTER |
Conforme o COM 6512-01/ANAC |
SBJR |
S-76C |
SIKORSKY AIRCRAFT |
Conforme o COM 6512-01/ANAC |
SBME |
212 |
BELL HELICOPTER |
Conforme o COM 6512-01/ANAC |
SBME |
S-92A |
SIKORSKY AIRCRAFT |
Conforme o COM 6512-01/ANAC |
SBME |
S-92A |
SIKORSKY AIRCRAFT |
Conforme o COM 6512-01/ANAC |
SBVT |
S-76C |
SIKORSKY AIRCRAFT |
Conforme o COM 6512-01/ANAC |
SBVT |
212 |
BELL HELICOPTER |
Conforme o COM 6512-01/ANAC |
SBVT |
212 |
BELL HELICOPTER |
Conforme o COM 6512-01/ANAC |
SWCA |
b. Manutenção Fora de Base |
Off-Base Maintenance |
Modelo |
Fabricante |
Limitação dos Serviços |
Base de Manutenção |
Model |
Manufacturer |
Limitation of Services |
Maintenance Base |
S-76C |
SIKORSKY AIRCRAFT |
A LÍDER TÁXI AÉREO S/A, AIR BRASIL ? UOH, poderá executar manutenção de caráter EVENTUAL e EXTRAORDINÁRIO, para as aeronaves de sua frota, fora de sua sede, com as seguintes limitações:Conforme o COM 6512-01/ANAC.
Manutenção programada, isto é, que não possui caráter eventual e extraordinário, somente poderá ser realizado fora de sede se precedida de autorização formal da ANAC.
Manutenção de baixa complexidade, que não possuir item de inspeção obrigatória (IIO), poderá ser comunicado à ANAC.
|
|
212 |
BELL HELICOPTER |
A LÍDER TÁXI AÉREO S/A, AIR BRASIL ? UOH, poderá executar manutenção de caráter EVENTUAL e EXTRAORDINÁRIO, para as aeronaves de sua frota, fora de sua sede, com as seguintes limitações:Conforme o COM 6512-01/ANAC.
Manutenção programada, isto é, que não possui caráter eventual e extraordinário, somente poderá ser realizado fora de sede se precedida de autorização formal da ANAC. Manutenção de baixa complexidade, que não possuir item de inspeção obrigatória (IIO), poderá ser comunicado à ANAC. |
|
S-92A |
SIKORSKY AIRCRAFT |
A LÍDER TÁXI AÉREO S/A, AIR BRASIL ? UOH, poderá executar manutenção de caráter EVENTUAL e EXTRAORDINÁRIO, para as aeronaves de sua frota, fora de sua sede, com as seguintes limitações:Conforme o COM 6512-01/ANAC.
Manutenção programada, isto é, que não possui caráter eventual e extraordinário, somente poderá ser realizado fora de sede se precedida de autorização formal da ANAC. Manutenção de baixa complexidade, que não possuir item de inspeção obrigatória (IIO), poderá ser comunicado à ANAC. |
|
EC135 T3 |
AIRBUS HELICOPTER |
A LÍDER TÁXI AÉREO S/A, AIR BRASIL UOH, poderá executar manutenção de caráter EVENTUAL e EXTRAORDINÁRIO, para as aeronaves de sua frota, fora de sua sede, com as seguintes limitações:Conforme o COM 6512-01/ANAC. Manutenção programada, isto é, que não possui caráter eventual e extraordinário, somente poderá ser realizado fora de sede se precedida de autorização formal da ANAC. Manutenção de baixa complexidade, que não possuir item de inspeção obrigatória (IIO), poderá ser comunicado à ANAC. |
|
|
4. Outras Autorizações e Isenções |
Other Permits and Exemptions |
4.1. Outras Autorizações |
Other Permits |
O operador não possui outras autorizações (the operator does not have other permits) |
4.2. Isenções |
Exemptions |
O operador não possui isenções (the operator does not have exemptions ) |
|
5. Uso Expandido de Dispositivos Eletrônicos Portáteis - PED |
Expanded usage of Portable Electronic Devices - PED |
O operador não possui autorizações (the operator does not have permits) |
|
6. Operações de Baixa Visibilidade com HGS |
Low Visibility Operations with HGS |
O operador não possui autorizações (the operator does not have permits) |
|
7. Instrument Landing System |
Instrument Landing System |
O operador não possui autorizações (the operator does not have permits) |
|
8. Operações PBN Autorizadas e Códigos dos Equipamentos |
Permitted PBN Operations and Equipments |
8.1. Operação PBN |
PBN Operations |
Item |
Modelo |
RNAV 1 |
RNAV 2 |
RNAV 5 |
RNAV 10 |
RNP 1 Básica |
RNP 1 Avançada |
RNP 4 |
RNP APCH |
APV Baro VNAV |
1 |
212 |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
2 |
S-76C |
D2 |
C2 |
B2 |
Não |
O2 |
Não |
Não |
S1 |
Não |
3 |
S-92A |
D2 |
C2 |
B2 |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
4 |
EC135 T3 |
D2 |
C2 |
B2 |
Não |
O2 |
Não |
Não |
S1 |
Não |
8.2. RNP AR APCH - Genérico |
RNP AR APCH - General |
O operador não possui autorizações (the operator does not have permits) |
8.3 RNP AR APCH - Específico |
RNP AR APCH - Specific |
O operador não possui autorizações (the operator does not have permits) |
|
9. Intercâmbio de aeronaves |
Aircraft Interchange |
9.1. Intercâmbio de aeronaves como Operador Primário |
Aircraft Interchange - Primary Operator |
O operador não possui autorizações (the operator does not have permits) |
9.2. Intercâmbio de aeronaves como Operador Secundário |
Aircraft Interchange - Secondary Operator |
O operador não possui autorizações (the operator does not have permits) |
|
10. Electronic Flight Bag - EFB |
Modelo |
Classe Hardware |
Tipo Software |
BELL HELICOPTER - 212 |
1 |
AB |
SIKORSKY AIRCRAFT - S-76C |
1 |
AB |
SIKORSKY AIRCRAFT - S-92A |
1 |
AB |
AIRBUS HELICOPTER - EC135 T3 |
1 |
AB |
|
11. ETOPS / EDTO |
O operador não possui autorizações (the operator does not have permits) |
|
12. Modelos Autorizados |
Authorized Models |
b. Modelos de Asa Rotativa |
Rotary-Wing Models |
Item |
Fabricante |
Modelo |
Transp de PAX |
Carga em CCA |
Op. conforme 135.243(d) |
AEM |
OFS |
MEL |
IFR |
IFR Single Pilot com PAX |
EFB |
PBN |
Grde. Ext. de Água |
Terreno Desabitado |
ILS CAT II |
HGS |
Intercâmbio |
PED |
1 |
BELL HELICOPTER |
212 |
S |
S |
N |
S |
S |
S |
S |
N |
S |
N |
S |
N |
N |
N |
N |
N |
2 |
SIKORSKY AIRCRAFT |
S-76C |
S |
S |
N |
S |
S |
S |
S |
N |
S |
S |
S |
N |
N |
N |
N |
N |
3 |
SIKORSKY AIRCRAFT |
S-92A |
S |
S |
N |
S |
S |
S |
S |
N |
S |
S |
S |
N |
N |
N |
N |
N |
4 |
AIRBUS HELICOPTER |
EC135 T3 |
S |
S |
N |
S |
S |
S |
S |
N |
S |
S |
S |
N |
N |
N |
N |
N |
|
13. Siglas e Abreviaturas |
Acronyms and Abbreviations |
Sigla |
Descrição |
Sigla |
Descrição |
ADS |
Vigilância Dependente Automática |
Etops |
|
Automatic Dependent Surveillance |
Extended Twin Engine Operations |
AEM |
Transporte de Passageiros Enfermos |
Goag |
Gerência de Operações da Aviação Geral |
Air Medical Transport |
Management of General Aviation Operations of ANAC |
CA |
Certificado de Aeronavegabilidade |
GTPO |
Gerência Técnica de Padrões Operacionais |
Certificate of Airworthiness (CofA) |
Technical Management of Operational Standards of Anac |
CAT II |
Sistema de Aproximação por Instrumentos de Categoria II |
HUD |
|
Instrument Landing System of Category II |
Head Up Display |
CAT III |
Sistema de Aproximação por Instrumentos de Categoria III |
NAT-MNPS |
|
Instrument Landing System of Category III |
North Atlantic-Minimum Navigation Performance Specification |
CCA |
Configuração Cargueira Aprovada |
OFS |
Operação em Plataforma |
Approved Cargo Configuration |
Off-Shore Operation |
CNPJ |
Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica |
PAX |
Passageiro |
Company Registration Number of Brazil |
Passenger |
COA |
Certificado de Operador Aéreo |
PBN |
Navegação Baseada em Performance |
Air Operator`s Certificate |
Performance-Based Navigation |
Comat |
|
RBAC |
Regulamento Brasileiro de Aviação Civil |
Company Material |
Brazilian Civil Aviation Regulation |
CPDLC |
|
RBHA |
Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica |
Controller-Pilot Data Link Communications |
Brazilian Aeronautical Certification Regulation (becoming disused) |
DG |
Transporte de Artigos Perigosos |
RNAV |
Navegação de Área |
Dangerous Goods Transport |
Area Navigation |
EDTO |
|
RNP |
Desempenho de Navegação Requerido |
Extended Diversion Time Operation |
Required Navigation Performance |
EFB |
|
RVSM |
Separação Vertical Mínima Reduzida |
Eletronic Flight Bag |
Reduced Vertical Separation Minima |
EFVS |
|
SPO |
Superintendência de Padrões Operacionais |
Enhanced Flight Vision System |
Department of Operations Standards of Anac |
|
14. Controle de Revisões |
Control of Revisions |
Revisão |
Data |
Resumo das modificações |
Processo |
Revision number |
Date |
Summary of changes |
Process number |
71 |
09/12/2019 |
Retificação após emissão de novo modelo de E.O. (inclusão de EFB) |
00065.016932/2019-38 |
70 |
06/12/2019 |
Autorização para Artigos Periogosos |
00065.016932/2019-38 |
69 |
20/09/2019 |
Inclusão de autorização internacional com a aeronave de marcas PR-LCZ |
00065.038087/2019-51 |
68 |
28/08/2019 |
Retificação de autorização PBN para a PR-JBX |
00066.029673/2018-14 |
67 |
27/08/2019 |
Inclusão de autorização PBN para as aeronaves de marcas PR-JAR, PR-JAW, PR-JBE, PR-JBI, PR-JBO, PR-JBP,PR-JBQ, PR-JBU, e PR-JBX. |
00066.029673/2018-14 |
66 |
25/07/2019 |
Inclusão de autorização para transporte aeromédico com as aeronaves de marcas PR-JAR e PT-HOX |
00066.014993/2019-51 |
65 |
08/07/2019 |
Autorização para que a aeronave PR-LDC execute voo em espaço aéreo internacional nas regiões da América do Norte, América Central e América do Sul |
00058.030004/2018-94 |
64 |
17/05/2019 |
Exclusão da aeronave Helicóptero Sikorsky, modelo S-76C, matrícula PR-LDX. |
00066.008745/2019-71 |
63 |
15/05/2019 |
Exclusão da aeronave Helicóptero Sikorsky, modelo S-92A, matrícula PR-JBK. |
00066.000351/2019-74 |
62 |
16/04/2019 |
Exclusão da aeronave PR-LCD e exclusão da base Secundária de Operações e de Manutenção SBNF - Navegantes - SC, CEP: 22775-001 e da base Secundária de Operações e de Manutenção SDIM - Itanhaém - SP CEP:11740-000 |
00066.008697/2019-11 |
61 |
15/02/2019 |
Exclusão da aeronave PR-JAA e inclusão dos itens de manutenção em base e fora de base para o modelo EC135T3, conforme processo 00066.002705/2019-15. |
00066.003559/2019-45 |
60 |
18/01/2019 |
Atualização do texto da autorização de transporte de artigo perigoso |
00065.042486/2018-36 |
59 |
17/12/2018 |
INCLUSÃO DE AUTORIZAÇÃO RNP APCH (S1) ÀS AERONAVES EC 135 T3 |
00058.032569/2018-14 |
58 |
29/10/2018 |
Inclusão das aeronaves PT-GAD e PT-GAX na frota do operador |
00058.032569/2018-14 |
57 |
03/08/2018 |
Inclusão de autorização para operações em Grandes Extensões de Água, Utilização de EFB Classe 1 para a utilização de aplicativos Tipo A e B e Operação Off-Shore para a aeronave PR-JAA |
00065.033063/2018-25 |
56 |
02/05/2018 |
Alteração do Endereço da Base Principal de Operações e Manutenção Primaria para: Estrada Hildebrando Alves Barbosa, Aeroporto de Macaé, s/n - Parque Aeroporto Macaé/RJ CEP: 27963-840 |
00065.566330/2017-65 |
55 |
12/04/2018 |
Exclusão das aeronaves S-76C (PR-LCM, PR-LCN e PR-LEC) |
00065.007014/2018-37 |
54 |
22/02/2018 |
Exclusão da Aeronave PR-LDK |
00065.557122/2017-75 |
53 |
01/09/2017 |
Inclusão da aeronave PR-JAA e autorizações PBN |
00065.524694/2017-78 |
52 |
23/08/2017 |
Remoção do Sr Geraldo A Bertolotti Sttranbi do cargo de Gestor responsável e nomeação do Sr. Eduardo Pereira Vaz. |
00065.545693/2017-67 |
51 |
24/04/2017 |
Exclusão das anvs PR-LDH, PR-LDM, PR-LDN, PR-LDQ e PR-LEA |
00065.519343/2017-45 |
50 |
24/03/2017 |
inclusão das operações PBN RNAV 1 RNP1, RNP APCH anvs S76 C |
00065.503069/2017-92 |
49 |
16/02/2017 |
inclusão op. PBN (RNAV 1, RNP 1 e RNP APCH). para as aeronaves PR-LBA, PR-LCT, PR-LCV e PR-LCX e base sec de oper e mnt Carauari/AM (00065.511180/2016-71) |
00065.503115/2017-53 |
48 |
17/01/2017 |
Alteração de pessoal da administração requerido - Troca do diretor de Operações. |
00065.501793/2017-81 |
47 |
03/11/2016 |
incl.op.PBN anvs S92A(00065.501608/2016-78;00065.501607/2016-23;00065.501612/2016-36;00065.501616/2016-14;00065.501622/2016-71;00065.501611/2016-91;00065.501613/2016-81)e op.AEM (anv.S76-PR-LCD-507091/2016) e Anvs Bell212(PT-HTP/PT-HKV 501474/501465/2016) |
00065.501134/2016-64 |
46 |
05/10/2016 |
Excl.anvs PR-LCC e PR-LCJ; Incl. oper. PBN-RNAV 5 (B2) anv´s Sk76C (00065.103240/2016-86, 00065.103245/2016-17 e 00065.103276/2016-60); incl.AEM PT-HOW (00065.094087/2016-99); incl Base Vitória(00065.106926/2016-29) excl.S92A(PR-JAA) 00065.503705/2016-03 |
00065.103239/2016-51 |
45 |
04/08/2016 |
Exclusão das aeronaves S-76C (PR-LCG e PR-LCK) e aeronave S-92A (PR-JBH) |
00065.084518/2016-17 |
|