PARTE A - INFORMAÇÕES GERAIS |
A.1 | INFORMAÇÕES DE CONTATO DA AUTORIDADE EXPEDIDORA |
AUTORIDADE DE AVIAÇÃO CIVIL | PAÍS | AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL - ANAC | BRASIL | SETOR RESPONSÁVEL |
SUPERINTENDÊNCIA DE PADRÕES OPERACIONAIS - SPO
GERÊNCIA DE OPERAÇÕES DE EMPRESAS DE TRANSPORTE AÉREO - 121 - GCTA
| TELEFONE | E-MAIL | +55-11-3636-8600 | gcta@anac.gov.br | ENDEREÇO |
RUA RENASCENÇA, 112 - VILA CONGONHAS - SÃO PAULO - SP
04612-010 - BRASIL
|
|
A.2 | INFORMAÇÕES DO OPERADOR |
RAZÃO SOCIAL | CNPJ | TOTAL LINHAS AÉREAS S.A. | 32.068.363/0002-36 | NOME FANTASIA | CERTIFICADO ETA | TOTAL | 1996-08-0TTL-01-01 | CONCESSÃO OU AUTORIZAÇÃO PARA EXPLORAÇÃO DE SERVIÇOS | PUBLICAÇÃO | VALIDADE | DECISÃO Nº 28 | 22/02/2011 | 22/02/2021 |
ESPÉCIES DE OPERAÇÃO AUTORIZADAS |
X | REGULAR NACIONAL | | REGULAR INTERNACIONAL | | NÃO REGULAR |
TIPOS DE OPERAÇÃO AUTORIZADOS |
X | PASSAGEIROS |
X | CARGA |
|
ENDEREÇO DA SEDE ADMINISTRATIVA |
---|
Av. Cristiano Machado, 1733, Silveira, Belo Horizonte, CEP 31140-535, SBBH |
ENDEREÇO DA BASE PRINCIPAL DE OPERAÇÕES |
---|
Av. Cristiano Machado, 1733, Silveira, Belo Horizonte, CEP 31140-535, SBBH |
ENDEREÇO DA BASE PRINCIPAL DE MANUTENÇÃO |
---|
Av. Cristiano Machado, 1733, Silveira, Belo Horizonte, CEP 31140-535, SBBH |
ENDEREÇO DO CENTRO DE DESPACHO DE VOO PRINCIPAL |
---|
Av. Cristiano Machado, 1733, Silveira, Belo Horizonte, CEP 31140-535, SBBH |
|
A.4 | PESSOAL DE ADMINISTRACAO REQUERIDO DO OPERADOR |
CARGO RBAC | NOME COMPLETO | CPF |
---|
Gestor Responsável | Ademir Knop | 246.903.849-91 | Diretor de Operações | Marcelo Bragança Steenhagen | 033.708.828-41 | Piloto Chefe | Daniel da Mota Silva | 051.992.856-37 | Diretor de Manutenção | Flávio Zica de Oliveira | 036.282.746-05 | Inspetor Chefe | Willer Marques Borges | 029.878.546-33 | Diretor de Segurança Operacional | Luiz Henrique dos Anjos Passos Corrêa | 076.577.847-50 |
|
PARTE B - OPERAÇÕES E LIMITAÇÕES |
Este item apresenta apenas as autorizações de caráter geral ou que contenham limitações operacionais. A tabela apresentada na Parte D destas Especificações Operativas especifica as autorizações concedidas para cada aeronave constante da frota da empresa.
As aprovações, autorizações, limitações e isenções constantes nestas Especificações Operativas permanecerão válidas durante o período de vigência do respectivo COA, a menos que a ANAC as suspenda, ou as revogue, ou que haja necessidade de sua atualização por parte de alterações na operação.
O operador somente está autorizado a conduzir operações em acordo com estas Especificações Operativas, em conjunto com o seu sistema de manuais, aceitos ou aprovados pela ANAC.
O operador deve portar a bordo da(s) aeronave(s) autorizada(s) cópia destas Especificações Operativas. |
B.1 | AUTORIZAÇÕES DO OPERADOR |
B.1.1 | TRANSPORTE DE ARTIGOS PERIGOSOS |
X | AUTORIZADO | | NÃO AUTORIZADO | | SOMENTE COMAT |
B.1.2 | PROGRAMA DE ANTIGELO/DEGELO EM SOLO |
B.1.3 | AUTORIZAÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DE ROTAS COM PLANEJAMENTO DE REDESPACHO |
B.1.4 | PROGRAMA APROVADO DE BAGAGENS DE MÃO |
A empresa descreve seu programa aprovado de bagagem de mão, através dos seguintes manuais | MGO 8.2.6.2.3 |
|
B.2 | AUTORIZAÇÕES POR TIPO OACI DE AERONAVE |
TIPO OACI | SAIDAS DE EMERGENCIA | TIPO DE TRIPULACAO |
---|
SIMPLES | COMPOSTA | REVEZAMENTO |
---|
AT45 | 2 | 2 | | |
|
B.2.2 | UTILIZAÇÃO DE ELETRONIC FLIGHT BAG - EFB |
O operador não possui autorização para utilização de Eletronic Flight Bag - EFB.
|
B.2.3 | ALTITUDES MÍNIMAS PARA USO DE PILOTO AUTOMÁTICO |
O uso do piloto automático está restrito às regras definidas na seção 121.579 do RBAC nº 121.
|
B.2.4 | USO EXPANDIDO DE DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS PORTÁTEIS - PED |
O operador somente poderá permitir o uso de dispositivos eletrônicos portáteis (PED) pelos passageiros com a aeronave no solo e com as portas abertas.
|
B.3 | AUTORIZAÇÕES POR MODELO DE AERONAVE |
B.3.1 | OPERAÇÃO DE BAIXA VISIBILIDADE COM HGS |
O operador não possui autorização para realização de operação ILS CAT I AR e LVTO com uso de HGS.
|
B.3.2 | OPERAÇÃO ILS CAT II E CAT III |
O operador não possui autorização para realização de procedimentos ILS CAT II e ILS CAT III.
|
B.3.3 | NAVEGAÇÃO BASEADA EM PERFORMANCE - PBN |
MODELO DE AERONAVE | RNAV 1 | RNAV 2 | RNAV 5 | RNAV 10 | RNP 1 | RNP 4 | RNP APCH | RNP APCH COM BARO-VNAV |
---|
727-225 | X | | X | | | | | | 727-2M7 | | | X | | | | | | ATR-42-500 | X | | X | | X | | X | |
B.3.3.2 | RNP AR APCH - GENÉRICO |
O Operador não possui autorização para realização das operações PBN: RNP AR APCH Genérico
B.3.3.3 | RNP AR APCH - ESPECÍFICO |
O Operador não possui autorização para realização das operações PBN: RNP AR APCH Específico
|
B.4 | AUTORIZAÇÕES POR CONFIGURAÇÃO DE AERONAVE |
CONFIGURACAO | MODELO DE AERONAVE | MOTORES INSTALADOS | PMD (kg) | ETOPS (min) | SBSP | SBRJ | CERTIFICADO RUIDO | 1 | 727-2M7 | JT8D-15 | 92124 | | | | ESTÁGIO 3 | 2 | 727-225 | JT8D-15 | 88360 | | | | ESTÁGIO 3 | 3 | ATR-42-500 | PW127E | 18600 | | | | |
|
AUTORIZAÇÃO | APLICABILIDADE | MANUAL DE REFERÊNCIA | DESCRIÇÃO | SEPARAÇÃO VERTICAL MÍNIMA REDUZIDA (RVSM) | Conforme tabela D-1 Aeronaves | MGO rev. 9 Seção 4 - 4.6.5.6 Procedimento de Operação RVSM | A Total Linhas Aéreas S.A. está tecnicamente capacitada a conduzir operações no espaço aéreo RVSM |
|
B.6 | ARRENDAMENTO DE AERONAVES |
B.6.1 | ARRENDAMENTO DE AERONAVES COM TRIPULAÇÃO (WET LEASING) |
B.6.1.1 | ARRENDAMENTO DE AERONAVES COM TRIPULAÇÃO COMO OPERADOR PRIMÁRIO |
O operador não possui contratos de Wet Leasing como operador primário.
|
B.6.1.2 | ARRENDAMENTO DE AERONAVES COM TRIPULAÇÃO COMO OPERADOR SECUNDÁRIO |
O operador não possui contratos de Wet Leasing como operador secundário.
|
B.6.2 | INTERCÂMBIO DE AERONAVES (INTERCHANGE) |
B.6.2.1 | INTERCÂMBIO DE AERONAVES COMO OPERADOR PRIMÁRIO |
O operador não possui contratos de intercâmbio como operador primário.
|
B.6.2.2 | INTERCÂMBIO DE AERONAVES COMO OPERADOR SECUNDÁRIO |
O operador não possui contratos de intercâmbio como operador primário.
|
O operador não possui isenções à legislação vigente.
|
PARTE C - ÁREAS DE OPERAÇÃO E AERÓDROMOS |
C.1 | ÁREAS DE OPERAÇÃO PARA VOOS NÃO REGULARES |
Tipo Oaci | Brasil | AMÉRICA DO SUL | AMÉRICA NO NORTE | AMÉRICA CENTRAL | EUROPA | ÁFRICA | ÁSIA | OCEANIA |
---|
AT45 | X | X | | X | | | | | B722 | X | X | | X | | | | |
|
C.2 | SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO AUTORIZADOS |
CÓDIGO | ESTRUTURA LOCAL | MECÂNICO A BORDO | NÍVEL DE MANUTENÇÃO |
---|
A | X | | Inspeção pré-voo exceto manutenção corretiva no nose radome que envolva a utilização das ferramentas: Detector - Moisture Register e Milliohmmeter - 0 to 0.1 ohm range. | B | X | | 28 dias | C | X | | Inspeção de Trânsito exceto manutenção corretiva no nose radome que envolva a utilização das ferramentas: Detector - Moisture Register e Milliohmmeter - 0 to 0.1 ohm range. | D | X | | Inspeção Semanal | E | X | | Inspeção de Linha | F | X | | 1A |
|
C.3 | PROVEDORES DE SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO AUTORIZADOS |
O operador não possui provedores terceirizados de manutenção de linha.
|
C.4 | ESTAÇÕES DE LINHA E BASES DE MANUTENÇÃO NACIONAIS |
Os aeródromos listados abaixo são os que podem ser utilizados pelo operador como destino para operações regulares, além de poderem ser utilizados como aeródromos de alternativa de destino, em rota, como intermediários para redespacho ou como destino para operações não regulares
|
AERÓDROMO | TIPO OACI | OPERAÇÃO REGULAR | MANUTENÇÃO PRÓPRIA | MANUTENÇÃO TERCEIRIZADA |
---|
SBCT | B722 | X | A, C | | SBEG | AT45 | X | B, D, E | | SBEG | B722 | X | | | SBFL | B722 | X | A, C | | SBGL | B722 | X | A, C | | SBGR | B722 | X | A, C | | SBPA | B722 | X | A, C, F | | SBUY | AT45 | X | | | SBVT | B722 | X | A, C, F | | SWCA | AT45 | X | | | SWKO | AT45 | X | | |
|
C.5 | ESTAÇÕES DE LINHA E BASES DE MANUTENÇÃO INTERNACIONAIS |
Os aeródromos listados abaixo são os que podem ser utilizados pelo operador como destino para operações regulares, além de poderem ser utilizados como aeródromos de alternativa de destino, em rota, como intermediários para redespacho ou como destino para operações não regulares
|
O operador não possui estações linha e bases de manutenção no exterior.
|
C.6 | AERODROMOS DE ALTERNATIVA E INTERMEDIÁRIOS PARA REDESPACHO NACIONAIS |
AERÓDROMO | TIPO OACI | Alternado Destino | Alternado ETOPS | Redespacho |
---|
SBSN | AT45 | X | | | SBSN | B722 | X | | | SBCF | B722 | X | | | SBPV | AT45 | X | | |
|
C.7 | AERODROMOS DE ALTERNATIVA E INTERMEDIÁRIOS PARA REDESPACHO INTERNACIONAIS |
O operador não possui aeródromos não regulares, intermediários ou de alternativa no exterior.
|
PARTE D - TABELA DE AERONAVES |
Matricula | Modelo | Nº Serie | Configuração | Nº Assentos | (PAX/CRG) | Extensão de Agua | Terreno Desabitado | RVSM | NAT-MNPS | APCH GNSS | NAVEGACAO GNSS | CAT I AR HGS | LVTO HGS | ILS CAT II | ILS CAT III | Operação PBN | RNP AR APCH - GEN | RNP AR APCH - ESP | USO EXPANDIDO PED |
---|
PR-TTW | 727-225 | 22438 | 2 | 0 | CRG | - | S | S | - | - | S | - | - | - | - | B2/D2 | - | - | - | PR-TTO | 727-2M7 | 21200 | 1 | 0 | CRG | - | S | S | - | - | S | - | - | - | - | B2 | - | - | - | PR-TTP | 727-2M7 | 21502 | 1 | 0 | CRG | - | S | S | - | - | S | - | - | - | - | B2 | - | - | - | PR-TKB | ATR-42-500 | 610 | 3 | 46 | PAX | - | S | - | - | S | S | - | - | - | - | B2 | - | - | - | PR-TTK | ATR-42-500 | 504 | 3 | 48 | PAX | - | S | - | - | S | S | - | - | - | - | B2/D2/O2/S1 | - | - | - |
|
PARTE E - EMISSÃO DO DOCUMENTO |
E.1 | TABELA DE SIGLAS E ABREVIATURAS |
SIGLA | DESCRIÇÃO |
---|
ANAC | AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL | SPO | SUPERINTENDÊNCIA DE PADRÕES OPERACIONAIS | GCTA | GERÊNCIA DE OPERAÇÕES DE EMPRESAS DE TRANSPORTES AÉREOS - 121 | CERTIFICADO ETA | CERTIFICADO DE EMPRESA DE TRANSPORTE AÉREO | OACI | ORGANIZAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL INTERNACIONAL | EFB | ELETRONIC FLIGHT BAG (INFORMAÇÃO AERONÁUTICA DIGITAL) | PED | PORTABLE ELETRONIC DEVICE (DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS PORTÁTEIS) | HGS | HEAD UP GUIDANCE SYSTEM | ILS | INSTRUMENT LANDING SYSTEM (SISTEMA DE POUSO POR INSTRUMENTOS) | CAT I | APROXIMAÇÃO ILS CATEGORIA I | CAT II | APROXIMAÇÃO ILS CATEGORIA II | CAT III | APROXIMAÇÃO ILS CATEGORIA III | LVTO | LOW VISIBILITY TAKE OFF (DECOLAGEM EM BAIXA VISIBILIDADE) | PBN | PERFORMANCE BASED NAVIGATION (NAVEGAÇÃO BASEADA EM PERFORMANCE) | RNAV 1 | AREA NAVIGATION (NAVEGAÇÃO DE ÁREA) - 1 MILHA NÁUTICA | RNAV 2 | AREA NAVIGATION (NAVEGAÇÃO DE ÁREA) - 2 MILHAS NÁUTICAS | RNAV 5 | AREA NAVIGATION (NAVEGAÇÃO DE ÁREA) - 5 MILHAS NÁUTICAS | RNAV 10 | AREA NAVIGATION (NAVEGAÇÃO DE ÁREA) - 10 MILHAS NÁUTICAS | RNP 1 | REQUIRED PERFORMANCE NAVIGATION (PERFORMANCE DE NAVEGAÇÃO REQUERIDA) - 1 MILHA NAÚTICA | RNP 4 | REQUIRED PERFORMANCE NAVIGATION (PERFORMANCE DE NAVEGAÇÃO REQUERIDA) - 4 MILHAS NAÚTICAS | RNP APCH | PERFORMANCE DE NAVEGAÇÃO REQUERIDA PARA APROXIMAÇÃO | BARO-VNAV | GUIA BAROMÉTRICO DE NAVEGAÇÃO VERTICAL | RNP AR APCH | PERFORMANCE DE NAVEGAÇÃO REQUERIDA PARA APROXIMAÇÃO - AUTORIZAÇÃO REQUERIDA | NM | MILHAS NÁUTCAS | PMD | PESO MÁXIMO DE DECOLAGEM | ETOPS | EXTENDED OPERATIONS (OPERAÇÃO COM ALCANCE AUMENTADO) | COM | CERTIFICADO DE ORGANIZAÇÃO DE MANUTENÇÃO | PAX | OPERAÇÃO DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS | CRG | OPERAÇÃO COM TRANSPORTE DE CARGA | CCA | CONFIGURAÇÃO CARGUEIRA APROVADA | QCH | QUICK-CHANGE (ALTERAÇÃO RÁPIDA DE CONFIGURAÇÃO PAX/CRG) | KMB | KOMBI (CONFIGURAÇÃO CRG E PAX SIMULTÂNEA) | RVSM | REDUCED VERTICAL SEPARATION MINIMUM (SEPARAÇÃO MÍNIMA VERTICAL REDUZIDA) | EXTENSÃO ÁGUA | OPERAÇÃO SOBRE GRANDES EXTENSÕES DE ÁGUA | TERRENO DESABITADO | OPERAÇÃO SOBRE TERRENO DESABITADO OU SELVA | NAT-MNPS | NORTH ATLANTIC MAXIMUM NAVIGATION PERFORMANCE SPECIFICATION | APCH | APPROACH (APROXIMAÇÃO) | GNSS | GLOBAL NAVIGATION SATELLITE SYSTEM (SISTEMA GLOBAL DE NAVEGAÇÃO POR SATÉLITE) | Operação PBN Código OACI A1 | Operação PBN RNAV 10 (RNP 10) | Operação PBN Código OACI B2 | Operação PBN RNAV 5 - GNSS | Operação PBN Código OACI B3 | Operação PBN RNAV 5 - DME/DME | Operação PBN Código OACI B4 | Operação PBN RNAV 5 - VOR/DME | Operação PBN Código OACI B5 | Operação PBN RNAV 5 - INS ou IRS | Operação PBN Código OACI C1 | Operação PBN RNAV 2 - Todos os sensores | Operação PBN Código OACI C2 | Operação PBN RNAV 2 - GNSS | Operação PBN Código OACI C3 | Operação PBN RNAV 2 - DME/DME | Operação PBN Código OACI C4 | Operação PBN RNAV 2 - DME/DME/IRU | Operação PBN Código OACI D1 | Operação PBN RNAV 1 - Todos os sensores | Operação PBN Código OACI D2 | Operação PBN RNAV 1 - GNSS | Operação PBN Código OACI D3 | Operação PBN RNAV 1 - DME/DME | Operação PBN Código OACI D4 | Operação PBN RNAV 1 - DME/DME/IRU | Operação PBN Código OACI L1 | Operação PBN RNP 4 | Operação PBN Código OACI O2 | Operação PBN RNP 1 - GNSS | Operação PBN Código OACI S1 | Operação PBN RNP APCH | Operação PBN Código OACI S2 | Operação PBN RNP APCH com BARO-VNAV | Operação PBN Código OACI T1 | Operação PBN RNP AR APCH com RF LEG | Operação PBN Código OACI T2 | Operação PBN RNP AR APCH sem RF LEG |
|
REVISÃO | DATA | RESUMO DAS MODIFICAÇÕES | PROCESSO ANAC |
---|
54 | 31/08/2017 | Remoção de 2 aeronaves B727 | 00066.519515/2017-71 | 55 | 24/11/2017 | Autorizações PBN PR-TTK e TTW | 00066.515090/2017-21 | 56 | 06/03/2018 | Alteração níveis de manutenção A e C. | 00065.000064/2018-93 | 57 | 03/04/2018 | Remoção da aeronave PR-TTH | 00066.008036/2018-12 | 58 | 08/10/2018 | Alteração do Diretor de Segurança Operacional | 00066.025027/2018-88 | 59 | 22/10/2019 | Alteração do Piloto Chefe: Daniel Mota | 00066.023804/2019-31 | 60 | 30/10/2019 | Correção da tabela B.4: exclusão de SBRJ na linha do ATR 42. | 00066.024607/2019-39 | 61 | 28/04/2020 | Mudança do GSO: Luiz Henrique Corrêa | 00066.010416/2020-23 |
|