ESPECIFICAÇÕES OPERATIVAS

(OPS SPECS)

ABSA AEROLINHAS BRASILEIRAS S/A

REVISÃO Nº 76

CERTIFICADO ETA Nº 2016-01-4LTG-02-02

ESPECIFICAÇÕES OPERATIVASREVISÃODATA
ABSA AEROLINHAS BRASILEIRAS S/A7622/05/2020
 

PARTE A - INFORMAÇÕES GERAIS

A.1INFORMAÇÕES DE CONTATO DA AUTORIDADE EXPEDIDORA

AUTORIDADE DE AVIAÇÃO CIVILPAÍS
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL - ANACBRASIL
SETOR RESPONSÁVEL
SUPERINTENDÊNCIA DE PADRÕES OPERACIONAIS - SPO
GERÊNCIA DE OPERAÇÕES DE EMPRESAS DE TRANSPORTE AÉREO - 121 - GCTA
TELEFONEE-MAIL
+55-11-3636-8600gcta@anac.gov.br
ENDEREÇO
RUA RENASCENÇA, 112 - VILA CONGONHAS - SÃO PAULO - SP
04612-010 - BRASIL

A.2INFORMAÇÕES DO OPERADOR

RAZÃO SOCIALCNPJ
ABSA AEROLINHAS BRASILEIRAS S/A00.074.635/0001-33
NOME FANTASIACERTIFICADO ETA
LATAM CARGO BRASIL2016-01-4LTG-02-02
CONCESSÃO OU AUTORIZAÇÃO PARA EXPLORAÇÃO DE SERVIÇOSPUBLICAÇÃOVALIDADE
Decisão Nº76 23/04/2015 24/04/2025

ESPÉCIES DE OPERAÇÃO AUTORIZADAS
X REGULAR NACIONAL X REGULAR INTERNACIONAL X NÃO REGULAR

TIPOS DE OPERAÇÃO AUTORIZADOS
PASSAGEIROS X CARGA

A.3ENDEREÇOS DO OPERADOR

ENDEREÇO DA SEDE ADMINISTRATIVA
Rodovia Santos Dumont, s/nº, Km66 acesso viário, Campinas, CEP 13052-970, SBKP

ENDEREÇO DA BASE PRINCIPAL DE OPERAÇÕES
Rua General Pantaleão Teles, 210, Hangar 2, Jardim Jabaquara, São Paulo, CEP 04355-901

ENDEREÇO DA BASE PRINCIPAL DE MANUTENÇÃO
Rodovia Santos Dumont, s/nº, Km66 acesso viário, Campinas, CEP 13052-970, SBKP

ENDEREÇO DO CENTRO DE DESPACHO DE VOO PRINCIPAL
Rua General Pantaleão Teles, 210, Hangar 2, Jardim Jabaquara, São Paulo, CEP 04355-901

ENDEREÇO DO CENTRO DE DESPACHO DE VOO SECUNDÁRIO
Rodovia Santos Dumont, s/nº, Km66 acesso viário, Campinas, CEP 13052-970, SBKP

A.4PESSOAL DE ADMINISTRACAO REQUERIDO DO OPERADOR

CARGO RBACNOME COMPLETOCPF
Gestor ResponsávelJerome Paul Jacques Cadier127.225.208-69
Diretor de OperaçõesGeraldo Costa de Meneses384.028.822-34
Piloto ChefeSandro Francisco da Silva642.660.874-20
Gerente de ManutençãoMiguel Seiiti Saito076.562.078-21
Inspetor ChefeAlfredo Rodrigues Brabo972.989.807-34
Gerente de Segurança OperacionalMarcelo Diulgheroglo144.125.348-39

PARTE B - OPERAÇÕES E LIMITAÇÕES
Este item apresenta apenas as autorizações de caráter geral ou que contenham limitações operacionais. A tabela apresentada na Parte D destas Especificações Operativas especifica as autorizações concedidas para cada aeronave constante da frota da empresa. As aprovações, autorizações, limitações e isenções constantes nestas Especificações Operativas permanecerão válidas durante o período de vigência do respectivo COA, a menos que a ANAC as suspenda, ou as revogue, ou que haja necessidade de sua atualização por parte de alterações na operação. O operador somente está autorizado a conduzir operações em acordo com estas Especificações Operativas, em conjunto com o seu sistema de manuais, aceitos ou aprovados pela ANAC. O operador deve portar a bordo da(s) aeronave(s) autorizada(s) cópia destas Especificações Operativas.

B.1AUTORIZAÇÕES DO OPERADOR

B.1.1TRANSPORTE DE ARTIGOS PERIGOSOS
XAUTORIZADONÃO AUTORIZADOSOMENTE COMAT

B.1.2PROGRAMA DE ANTIGELO/DEGELO EM SOLO
X APROVADONÃO APROVADO

B.1.3AUTORIZAÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DE ROTAS COM PLANEJAMENTO DE REDESPACHO
X APROVADONÃO APROVADO

B.1.4PROGRAMA APROVADO DE BAGAGENS DE MÃO
A empresa descreve seu programa aprovado de
bagagem de mão, através dos seguintes manuais
Não Aplicável


B.2AUTORIZAÇÕES POR TIPO OACI DE AERONAVE

B.2.1COMISSÁRIOS DE VOO

TIPO OACISAIDAS DE EMERGENCIATIPO DE TRIPULACAO
SIMPLESCOMPOSTAREVEZAMENTO
B7630000


B.2.2UTILIZAÇÃO DE ELETRONIC FLIGHT BAG - EFB

TIPO OACICLASSE HARDWARETIPO DE SOFTWAREDOCUMENTOS AUTORIZADOS A SEREM UTILIZADOS SOMENTE NO EFB
B7631BAFM; CDL; FCTM; FCOM; QRH; MEL; FRM; ONBOARD PERFORMANCE TOOL/OPT (TAKEOFF PERF./ LANDING PERF.); JEPPESEN FD PRO; MATERIAL FLIGHT STANDARDS (RTA, RTM,...); MRA; MGO; TABELA DE FREQUENCIAS; PASTA E.O.

B.2.3ALTITUDES MÍNIMAS PARA USO DE PILOTO AUTOMÁTICO

TIPO OACIALTITUDE MÍNIMA PARA DECOLAGEM (ft)ALTITUDE MÍNIMA PARA POUSO (ft)
B7632000

B.2.4USO EXPANDIDO DE DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS PORTÁTEIS - PED

O operador somente poderá permitir o uso de dispositivos eletrônicos portáteis (PED) pelos passageiros com a aeronave no solo e com as portas abertas.

B.3AUTORIZAÇÕES POR MODELO DE AERONAVE

B.3.1OPERAÇÃO DE BAIXA VISIBILIDADE COM HGS

O operador não possui autorização para realização de operação ILS CAT I AR e LVTO com uso de HGS.

B.3.2OPERAÇÃO ILS CAT II E CAT III

MODELO DE AERONAVECAT IICAT III
RVR (m)DH (ft)CATEGORIARVR (m)DH (ft)AH (ft)
767-316F350100A200 50 200
B100 - 200
767-346F350100A200 50 200
B100 - 200
767-38EF350100A200 50 200
B100 - 200

B.3.3NAVEGAÇÃO BASEADA EM PERFORMANCE - PBN

B.3.3.1OPERAÇÃO PBN
MODELO DE AERONAVERNAV 1RNAV 2RNAV 5RNAV 10RNP 1RNP 4RNP APCHRNP APCH COM BARO-VNAV
767-316FXXXXXXXX
767-346FXXXXXXXX
767-38EFXXXX

B.3.3.2RNP AR APCH - GENÉRICO

O Operador não possui autorização para realização das operações PBN: RNP AR APCH Genérico

B.3.3.3RNP AR APCH - ESPECÍFICO

O Operador não possui autorização para realização das operações PBN: RNP AR APCH Específico

B.4AUTORIZAÇÕES POR CONFIGURAÇÃO DE AERONAVE

CONFIGURACAOMODELO DE AERONAVEMOTORES INSTALADOSPMD (kg)ETOPS (min)SBSPSBRJCERTIFICADO RUIDO
1767-346FCF6-80C2B6F186880180ESTÁGIO 3
2767-316FCF6-80C2B6F186880180ESTÁGIO 3
3767-38EFCF6-80C2B7F186880180ESTÁGIO 3

B.5OUTRAS AUTORIZAÇÕES

AUTORIZAÇÃOAPLICABILIDADEMANUAL DE REFERÊNCIADESCRIÇÃO
NAT-MNPSToda frotaREV 65 E.O - Item B.3A ABSA Aerolinhas Brasileiras S/A está autorizada a realizar operações do tipo NAT-MNPS.
SEPARAÇÃO VERTICAL MÍNIMA REDUZIDA (RVSM)Toda frotaMGO Rev 9AA ABSA Aerolinhas Brasileiras S/A está tecnicamente capacitada a conduzir operações no espaço aéreo RVSM.
MELToda FrotaMGMA ABSA Aerolinhas Brasileiras S/A está autorizada a estender internamente itens constantes em MEL aprovada, limitados aos itens de categoria B e C por no máximo igual período original conforme procedimentos aceitos no capítulo 4, seções 11 e 36 do MGM Rev. 12, de 29/09/2017 - FOP111 1256601."SEI
Inclusão do AQP como processo de treinamento alternativoToda FrotaManual AQPA ABSA está autorizada a iniciar a implementação do Programa de Qualificação Avançada (AQP) no treinamento operacional de suas tripulações de voo, conforme previsto na Subparte Y do RBAC 121, sob aprovação inicial, por ter completado com sucesso a FASE III e estar apta a iniciar a FASE IV do processo de certificação.
Piloto ChefeToda FrotaNão AplicávelO piloto chefe está condicionado a realização do treinamento proposto pela carta DO-AN-ABSA 003B/2019 na aeronave Boeing 767
Sistema de Gerenciamento de Risco da Fadiga (SGRF)Toda a frotaManual do Sistema de Gerenciamento do Risco da Fadiga SGRF - Cargo (MAN-FTG-M3-002) Versão 1.0A empresa está autorizada a implementar um Sistema de Gerenciamento de Risco da Fadiga (SGRF) nas combinações de rotas com as seguintes características: rotas com tripulação de revezamento, com mais de 16h e menos de 18h de jornada, número máximo de 3 pousos e cruzamento de até 3 fusos horários.
Sistema de Gerenciamento de Risco da Fadiga (SGRF)Toda FrotaManual do Sistema de Gerenciamento do Risco da Fadiga SGRF - RTM 010/2020 - R00Inclusão da rota VCP/EZE/SCL/GRU/VCP em condição especial, por um período de 180 dias no sistema de gerenciamento de risco da fadiga ativo.

B.6ARRENDAMENTO DE AERONAVES

B.6.1ARRENDAMENTO DE AERONAVES COM TRIPULAÇÃO (WET LEASING)

B.6.1.1ARRENDAMENTO DE AERONAVES COM TRIPULAÇÃO COMO OPERADOR PRIMÁRIO

O operador não possui contratos de Wet Leasing como operador primário.

B.6.1.2ARRENDAMENTO DE AERONAVES COM TRIPULAÇÃO COMO OPERADOR SECUNDÁRIO

O operador não possui contratos de Wet Leasing como operador secundário.

B.6.2INTERCÂMBIO DE AERONAVES (INTERCHANGE)

B.6.2.1INTERCÂMBIO DE AERONAVES COMO OPERADOR PRIMÁRIO

O operador não possui contratos de intercâmbio como operador primário.

B.6.2.2INTERCÂMBIO DE AERONAVES COMO OPERADOR SECUNDÁRIO

TIPO OACIMATRÍCULAVALIDADEESPÉCIE DE OPERAÇÃOOPERADOR PRIMÁRIOAERODROMOS DE TROCA
B763 CC-CZZ bandeira LAN CARGO SBBR; SBCF; SBCT; SBEG; SBGL; SBGR; SBKP; SBPA; SBRF; SBVT; SKBO; SVMI; SAEZ; SEGU; SPJC; SKRG; KMIA; SCEL; SEQM
OBSERVAÇÕES / LIMITAÇÕES / RESTRIÇÕES
A empresa está autorizada a utilizar a aeronave Boeing 767F de matricula CC-CZZ em operação Doméstica.

B.7ISENÇÕES

O operador não possui isenções à legislação vigente.

PARTE C - ÁREAS DE OPERAÇÃO E AERÓDROMOS

C.1ÁREAS DE OPERAÇÃO PARA VOOS NÃO REGULARES

Tipo OaciBrasilAMÉRICA DO SULAMÉRICA NO NORTEAMÉRICA CENTRALEUROPAÁFRICAÁSIAOCEANIA
B763XXXXXX

C.2SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO AUTORIZADOS

CÓDIGOESTRUTURA LOCALMECÂNICO A BORDONÍVEL DE MANUTENÇÃO
AXInspeções de Trânsito
BXInspeções Diárias
CXManutenção de linha
DXCheck A

C.3PROVEDORES DE SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO AUTORIZADOS

CÓDIGORAZÃO SOCIALNÍVEL DE MANUTENÇÃONÚMERO DO CERTIFICADO DA ORGANIZAÇÃO DE MANUTENÇÃO
1TAM LINHAS AEREASA, B, C
2Lan Cargo Repair StationA, B, C, D
3COOPESA ? Cooperativa de Servicios Aero IndustrialesA, B, C
4SEMAA, B, C
5LAN PERUA, B, C
6MANTENIMIENTO Y SERVICIOS SCL LIMITADAA, B, C
7TRANSPORTE AÉREO S.A - TASAA, B, C
8LATAM AIRLINES S.AA, B, C
10LAN Colombia AirlinesA, B, C
11AEROLANEA, B, C
12LATIN AMERICA AERONAUTICAL TECHNICAL SUPPORT S/AA, B, C
14TRANSPORTES AÉREOS DEL MERCOSUR S.A.A, B, C
15AEROTRANSPORTES MAS de CARGA S.A de C.VA, B, CMNT-M7-MEX - (CMA 254 / CMAE 184)

C.4ESTAÇÕES DE LINHA E BASES DE MANUTENÇÃO NACIONAIS
Os aeródromos listados abaixo são os que podem ser utilizados pelo operador como destino para operações regulares, além de poderem ser utilizados como aeródromos de alternativa de destino, em rota, como intermediários para redespacho ou como destino para operações não regulares

AERÓDROMOTIPO OACIOPERAÇÃO REGULARMANUTENÇÃO PRÓPRIAMANUTENÇÃO TERCEIRIZADA
SBBEB763X1
SBBRB763X1
SBCBB763X1
SBCFB763X1
SBCTB763X1
SBEGB763XA, B, C1
SBFZB763X1
SBGLB763X1
SBGRB763X1
SBKPB763XA, B, C, D1
SBPAB763X1
SBRFB763X1
SBSVB763X1
SBVTB763X1

C.5ESTAÇÕES DE LINHA E BASES DE MANUTENÇÃO INTERNACIONAIS
Os aeródromos listados abaixo são os que podem ser utilizados pelo operador como destino para operações regulares, além de poderem ser utilizados como aeródromos de alternativa de destino, em rota, como intermediários para redespacho ou como destino para operações não regulares

AERÓDROMOTIPO OACIOPERACAO REGULARMANUTENCAO PROPRIAMANUTENCAO TERCEIRIZADA
KMIAB763X2
MGGTB76312
MMMXB76315
MROCB7633
SAEZB763X1
SCELB763X6, 7
SEGUB763X11
SEQMB76311
SGASB76314
SKBOB763X10
SKRGB763X10
SLVRB763
SPJCB763X5
SUMUB7634

C.6AERODROMOS DE ALTERNATIVA E INTERMEDIÁRIOS PARA REDESPACHO NACIONAIS

AERÓDROMOTIPO OACIAlternado DestinoAlternado ETOPSRedespacho
SBBVB763XX
SBFLB763XX
SBFZB763XXX
SBSJB763XX
SBSNB763XXX
SBSVB763XXX
SBBEB763XXX
SBRFB763XXX
SBMOB763XXX
SBJPB763XXX
SBSGB763XX
SBARB763XX
SBCHB763XX
SBFIB763XX
SBMGB763XX
SBCGB763XX
SBULB763XX
SBGOB763XX
SBCYB763XX
SBPLB763XX
SBPJB763XX
SBPVB763XX
SBCZB763XX

C.7AERODROMOS DE ALTERNATIVA E INTERMEDIÁRIOS PARA REDESPACHO INTERNACIONAIS

AERÓDROMOTIPO OACIAlternado DestinoAlternado ETOPSRedespacho
SVMGB763X
KFLLB763X
KPBIB763X
SAARB763XXX
SAMEB763XX
SCIEB763XXX
SEMTB763X
SEQMB763X
SKCLB763XX
SPHIB763XXX
SPSOB763XX
SUMUB763X
SVBCB763X
SACOB763XX
SANTB763XXX
SCIPB763XX
TFFRB763XX
SCFAB763XXX
TFFFB763XX
TTPPB763X
SCARB763X
TAPAB763XX
TXKFB763XX
SCATB763XX
TBPBB763X
SCTEB763XX
GOOYB763XX
SAREB763XX
SCDAB763XX
SULSB763XX
GBYDB763XX
SGMEB763X
SLVRB763XX
GVACB763XX
GCLPB763XX
GCTSB763XX
GCXOB763X
SLCBB763XX
GMMNB763XX
KORDB763XX
SPQTB763X
KINDB763XX
KDFWB763XX
SPQUB763X
KSATB763XX
KLAXB763X
KSANB763XX
KONTB763XX
SKCGB763X
SKBQB763XX
CYQBB763X
CYQRB763X
KPHLB763XX
KBDLB763XX
CYWGB763X
KPHXB763XX
CYYCB763X
CYQXB763XXX
CYJTB763X
KTUSB763XX
CYHZB763XXX
KSFOB763XXX
KBOSB763XXX
KMCOB763XXX
CYQYB763X
KJFKB763XX
CYOWB763XX
KIADB763XXX
CYEGB763X
CYYRB763XXX
CYHMB763XX
KIAHB763XX
CYFBB763XX
KBGRB763XX
CYMXB763XX
KSWFB763X
CYXEB763X
KLGAB763X
CYYZB763X
KTPAB763XX
KLASB763XX
KORFB763XX
SVMCB763XX
CYYTB763XX
MSLPB763X
SMJPB763X
SOCAB763X
MYGFB763XXX
MYNNB763XX
MPTOB763XXX
MNMGB763XX
MMCZB763XX
MMMDB763XXX
MMMXB763XX
MMUNB763XX
MMAAB763XX
MMGLB763XX
MMHOB763XX
MMPBB763XX
MDPCB763XXX
NCRGB763XX
TJSJB763XX
TNCCB763X
TNCAB763X
MDSDB763XXX
EGSSB763
MDLRB763XX
MTPPB763X
MKJSB763XX
MKJPB763XX
ENGMB763XX
MUHAB763X
MUCMB763X
MHLMB763XX
EBOSB763
MGTKB763XX
MZBZB763X
EDDFB763X
EINNB763XX
EBLGB763X
ELLXB763
EHAMB763XXX
EICKB763XX
LFRBB763XX
EIDWB763XX
EGPFB763XXX
EBBRB763XX
LFRSB763X
EGKKB763X
LPLAB763XX
LPPTB763XX
LPPDB763XX
LFPOB763
LESTB763
LEMDB763XX
LEZLB763
LEBLB763X
BGSFB763XX
BIKFB763XX
FHAWB763XX
SYCJB763X
KRSWB763X
SGESB763X


PARTE D - TABELA DE AERONAVES

D.1AERONAVES AUTORIZADAS

Matricula
Modelo
Nº Serie
Configuração
Nº Assentos
(PAX/CRG)
Extensão de Agua
Terreno Desabitado
RVSM
NAT-MNPS
APCH GNSS
NAVEGACAO GNSS
CAT I AR HGS
LVTO HGS
ILS CAT II
ILS CAT III
Operação PBN
RNP AR APCH - GEN
RNP AR APCH - ESP
USO EXPANDIDO PED
PR-ABB767-316F2988120CRGSSSSSS--SSA1/B2/B3/B4/B5/C1/D1/L1/O2/S1/S2---
PR-ABD767-316F3424520CRGSSSSSS--SSA1/B2/B3/B4/B5/C1/D1/L1/O2/S1/S2---
PR-ACO767-346F3581710CRGSSSSSS--SSA1/B2/B3/B4/B5/C1/D1/L1/O2/S1/S2---
CC-CZZ767-38EF2575630CRGSSSS----SSA1/B3/B4/B5/C3/C4/D3/D4/L1---


PARTE E - EMISSÃO DO DOCUMENTO

E.1TABELA DE SIGLAS E ABREVIATURAS

SIGLADESCRIÇÃO
ANACAGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL
SPOSUPERINTENDÊNCIA DE PADRÕES OPERACIONAIS
GCTAGERÊNCIA DE OPERAÇÕES DE EMPRESAS DE TRANSPORTES AÉREOS - 121
CERTIFICADO ETACERTIFICADO DE EMPRESA DE TRANSPORTE AÉREO
OACIORGANIZAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL INTERNACIONAL
EFBELETRONIC FLIGHT BAG (INFORMAÇÃO AERONÁUTICA DIGITAL)
PEDPORTABLE ELETRONIC DEVICE (DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS PORTÁTEIS)
HGSHEAD UP GUIDANCE SYSTEM
ILSINSTRUMENT LANDING SYSTEM (SISTEMA DE POUSO POR INSTRUMENTOS)
CAT IAPROXIMAÇÃO ILS CATEGORIA I
CAT IIAPROXIMAÇÃO ILS CATEGORIA II
CAT IIIAPROXIMAÇÃO ILS CATEGORIA III
LVTOLOW VISIBILITY TAKE OFF (DECOLAGEM EM BAIXA VISIBILIDADE)
PBNPERFORMANCE BASED NAVIGATION (NAVEGAÇÃO BASEADA EM PERFORMANCE)
RNAV 1AREA NAVIGATION (NAVEGAÇÃO DE ÁREA) - 1 MILHA NÁUTICA
RNAV 2AREA NAVIGATION (NAVEGAÇÃO DE ÁREA) - 2 MILHAS NÁUTICAS
RNAV 5AREA NAVIGATION (NAVEGAÇÃO DE ÁREA) - 5 MILHAS NÁUTICAS
RNAV 10AREA NAVIGATION (NAVEGAÇÃO DE ÁREA) - 10 MILHAS NÁUTICAS
RNP 1REQUIRED PERFORMANCE NAVIGATION (PERFORMANCE DE NAVEGAÇÃO REQUERIDA) - 1 MILHA NAÚTICA
RNP 4REQUIRED PERFORMANCE NAVIGATION (PERFORMANCE DE NAVEGAÇÃO REQUERIDA) - 4 MILHAS NAÚTICAS
RNP APCHPERFORMANCE DE NAVEGAÇÃO REQUERIDA PARA APROXIMAÇÃO
BARO-VNAVGUIA BAROMÉTRICO DE NAVEGAÇÃO VERTICAL
RNP AR APCHPERFORMANCE DE NAVEGAÇÃO REQUERIDA PARA APROXIMAÇÃO - AUTORIZAÇÃO REQUERIDA
NMMILHAS NÁUTCAS
PMDPESO MÁXIMO DE DECOLAGEM
ETOPSEXTENDED OPERATIONS (OPERAÇÃO COM ALCANCE AUMENTADO)
COMCERTIFICADO DE ORGANIZAÇÃO DE MANUTENÇÃO
PAXOPERAÇÃO DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS
CRGOPERAÇÃO COM TRANSPORTE DE CARGA
CCACONFIGURAÇÃO CARGUEIRA APROVADA
QCHQUICK-CHANGE (ALTERAÇÃO RÁPIDA DE CONFIGURAÇÃO PAX/CRG)
KMBKOMBI (CONFIGURAÇÃO CRG E PAX SIMULTÂNEA)
RVSMREDUCED VERTICAL SEPARATION MINIMUM (SEPARAÇÃO MÍNIMA VERTICAL REDUZIDA)
EXTENSÃO ÁGUAOPERAÇÃO SOBRE GRANDES EXTENSÕES DE ÁGUA
TERRENO DESABITADOOPERAÇÃO SOBRE TERRENO DESABITADO OU SELVA
NAT-MNPSNORTH ATLANTIC MAXIMUM NAVIGATION PERFORMANCE SPECIFICATION
APCHAPPROACH (APROXIMAÇÃO)
GNSSGLOBAL NAVIGATION SATELLITE SYSTEM (SISTEMA GLOBAL DE NAVEGAÇÃO POR SATÉLITE)
Operação PBN Código OACI A1Operação PBN RNAV 10 (RNP 10)
Operação PBN Código OACI B2Operação PBN RNAV 5 - GNSS
Operação PBN Código OACI B3Operação PBN RNAV 5 - DME/DME
Operação PBN Código OACI B4Operação PBN RNAV 5 - VOR/DME
Operação PBN Código OACI B5Operação PBN RNAV 5 - INS ou IRS
Operação PBN Código OACI C1Operação PBN RNAV 2 - Todos os sensores
Operação PBN Código OACI C2Operação PBN RNAV 2 - GNSS
Operação PBN Código OACI C3Operação PBN RNAV 2 - DME/DME
Operação PBN Código OACI C4Operação PBN RNAV 2 - DME/DME/IRU
Operação PBN Código OACI D1Operação PBN RNAV 1 - Todos os sensores
Operação PBN Código OACI D2Operação PBN RNAV 1 - GNSS
Operação PBN Código OACI D3Operação PBN RNAV 1 - DME/DME
Operação PBN Código OACI D4Operação PBN RNAV 1 - DME/DME/IRU
Operação PBN Código OACI L1Operação PBN RNP 4
Operação PBN Código OACI O2Operação PBN RNP 1 - GNSS
Operação PBN Código OACI S1Operação PBN RNP APCH
Operação PBN Código OACI S2Operação PBN RNP APCH com BARO-VNAV
Operação PBN Código OACI T1Operação PBN RNP AR APCH com RF LEG
Operação PBN Código OACI T2Operação PBN RNP AR APCH sem RF LEG


E.2CONTROLE DE REVISÕES

REVISÃODATARESUMO DAS MODIFICAÇÕESPROCESSO ANAC
6613/04/2018Alteração de COA - Telefone Diretor de Operações (Processo 00066.514686/2017-11). Extensão interna em itens constantes em MEL aprovada (Processo 00066.522860/2017-91). Remoção de manutenção própria das bases secundárias de SBRF e SBCB (Processo 00066.527760/2017-51)00066.514686/2017-11
6730/07/2018Alteração do Centro de Despacho de Voo Principal e inclusão do Centro de Despacho de Voo Secundário; Alteração do Gestor Responsável e Mudança de Endereço da Base Principal de Operações; Inclusão do AQP como processo de treinamento alternativo e exclusão das bases SVMI e LEVC; Adição de provedor de manutenção terceirizado internacional para atendimento de Inspeções de Transito, Inspeções Diárias e Manutenção de Linha MMMX (Cidade do México).00066.528027/2017-54
6826/12/2018Alteração do Diretor de Segurança Operacional (Marcos E. Fechner) para Gerente de Segurança Operacional (Marcelo Diulgheroglo)00066.027420/2018-14
6926/06/2019Adição de provedor de manutenção terceirizado internacional (KROD) para atendimento de Inspeções de Transito, Inspeções Diárias e Manutenção de Linha. REMOVER A BASE DE MANUTENÇÃO DE PROVEDOR EXTERNO - SGES devido Ausência de operação regular no aeroporto Internacional Guarani - SGES.00066.014142/2019-16
7003/09/2019REMOVER PROVEDOR DE MANUTENÇÃO EXTERNO ?CÓDIGO 13? (Servicios Aereos Mas) e REMOVER A BASE DE MANUTENÇÃO DE PROVEDOR EXTERNO - SLVR.00066.019680/2019-99
7123/09/2019Alteração piloto chefe (Sandro Francisco da Silva).00066.017169/2019-52
7210/01/2020Remover o provedor de Manutenção Externo (16) FLIGHT CHECK COMMERCIAL AVIATION SERVICES, LLC, bem como remover a Base de Manutenção Internacional ? KORD e Remover o provedor de Manutenção Externo (9) ELITE AIR SERVICE MANTENIMIENTO Y SERVICIO AERONAUTICO C.A, bem como remover a Base de Manutenção Internacional ? SVVA.00066.029665/2019-59
7313/02/2020Inclusão dos aeródromos SYCJ, KRSW, SANT e SGES como alternado de destino.00066.019543/2019-54
7428/02/2020Alteração da seção B.5: Aprovação do Sistema de Gerenciamento de Risco da Fadiga (SGRF)00066.027631/2019-20
7525/03/2020Inclusão da autorização de Operação Doméstica para a aeronave Boeing 767F de matrícula CC-CZZ.00066.008726/2020-88
7622/05/2020Inclusão da aprovação da rota VCP/EZE/SCL/GRU/VCP em condição especial, por um período de 180 dias no sistema de gerenciamento de risco da fadiga.00066.013245/2020-94

logotipo

Documento assinado eletronicamente por Francisco Augusto Gabão Monteiro, Gerente, em 22/05/2020, às 23:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.anac.gov.br/sei/autenticidade, informando o código verificador 4363626 e o código CRC 0EC09D27.




Referência: Processo nº 00066.013245/2020-94 SEI nº 4363626