1. Informações de Contato da Autoridade Expedidora |
Issuing Authority Contact Details |
Autoridade de Aviação Civil |
País |
Civil Aviation Authority |
Country |
Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC |
Brazil |
Setor Responsável |
Responsible Department |
Superintendência de Padrões Operacionais ? SPO
Gerência de Operações da Aviação Geral ? GOAG
|
Telefone |
e-mail |
Telephone |
|
+55 61 3314-4845 |
goag@anac.gov.br |
Endereço |
Address |
SCS, Quadra 09, Lote C, Torre A - 2º Andar, Edifício Parque Cidade Corporate - Bairro Setor Comercial Sul, Brasília/DF, CEP 70308-200 - Brasil |
|
2. Informações do Operador |
Operator Information |
Razão Social do Operador |
Corporate Name of the Operator |
LÍDER TÁXI AÉREO S/A AIR BRASIL - UOH |
Número do COA |
Data de emissão do COA |
CNPJ |
COA Number |
COA Date |
Company Registration Number |
1998-06-0CAP-02-05 |
27/12/2013 |
17.162.579/0012-44 |
Espécie de servico |
Kind of service |
X
Operação Não Regular
Non-Scheduled Operation
|
Operação Regular
Scheduled Operation
|
Ligação Aérea Sistemática
Specific Air Route
|
Área de Atuação |
Area of Operation |
X
|
Internacional
Internacional
|
Transporte de Artigos Perigosos |
Transportation of Dangerous Goods |
X
|
Não autorizado
Unauthorized
|
Somente COMAT
Authorized Only COMAT
|
Sistema de Gerenciamento do Risco de Fadiga |
Fatigue Risk Management System |
X
|
Gerenciamento de Risco da Fadiga
Fatigue Risk Management
|
Sistema de Gerenciamento de Risco da Fadiga
Fatigue Risk Management System
|
Programa de Antigelo/Degelo em Solo |
Anti-icing / De-icing Program |
|
X
Não Aprovado
Not Approved
|
Endereço da Sede Operacional |
Address of Principal Base of Operations |
Av. Santa Rosa, 123, Pampulha, Belo Horizonte - MG, 31270-480
|
Endereço da Base Principal de Operações |
Address of Main Operations Base |
Estrada Hildebrando Alves Barbosa, Aeroporto de Macaé, s/n, Parque Aeroporto, Macaé - RJ, SBME, 27963-840
|
Endereço da Base Principal de Manutenção |
Address of Main Maintenance Base |
Estrada Hildebrando Alves Barbosa, Aeroporto de Macaé, s/n, Parque Aeroporto, Macaé - RJ, SBME, 27963-840
|
Endereço(s) da(s) Base(s) Secundária(s) de Operações |
Address(es) of Operations Base(s) |
- Rod. BR 101 Km 0,5 , s/n, Bonsucesso, Campos dos Goytacazes - RJ, SBCP, 28070-490
- Av. Ayrton Senna , 2541, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, SBJR, 22775-000
- Av. Fernando Ferrari - Hangar LÍDER, s/n, Goiabeiras, Vitória - ES, SBVT, 29060-410
- Avenida Dom Pedro Segundo , 600 - 628, Carauari, Carauari - AM, SWCA, 69500-000
|
Endereço(s) da(s) Base(s) Secundária(s) de Manutenção |
Address(es) of Maintenance Base(s) |
- Rod. BR 101 Km 0,5 , s/n, Bonsucesso, Campos dos Goytacazes - RJ, SBCP, 28070-490
- Av. Ayrton Senna , 2541, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, SBJR, 22775-000
- Av. Fernando Ferrari - Hangar LÍDER, s/n, Goiabeiras, Vitória - ES, SBVT, 29060-410
- Avenida Dom Pedro Segundo , 600 - 628, Carauari, Carauari - AM, SWCA, 69500-000
|
|
3. Pessoal de Administração |
Key Personnel |
Cargo RBAC |
Nome Completo |
CPF |
Regulation Function |
Full Name |
Natural Persons Register of Brazil |
Gestor Responsável |
Eduardo Pereira Vaz |
408.854.026-34 |
Chairman |
Gerente de Segurança Operacional |
Jorge Luiz França Alves |
520.990.676-00 |
Safety Manager |
Diretor de Operações |
Adilson Leite de Azevedo Júnior |
062.995.948-02 |
Director of Operations |
Piloto Chefe |
Adriano Ventura Silva |
218.136.758-21 |
Chief Pilot |
Diretor de Manutenção |
Antonio Ivaldo Machado de Andrade |
585.838.822-15 |
Director of Maintenance |
Médico Responsável |
Rosana Borges de Carvalho |
218.568.378-07 |
|
|
4. Manutenção de Aeronaves |
Aircraft Maintenance |
a. Manutenção em Base |
In-Base Maintenance |
Modelo |
Fabricante |
Limitação dos Serviços |
Base de Manutenção |
Model |
Manufacturer |
Limitation of Services |
Maintenance Base |
S-92A |
SIKORSKY AIRCRAFT |
Conforme o COM 6512-01/ANAC |
SBCP |
S-76C |
SIKORSKY AIRCRAFT |
Conforme o COM 6512-01/ANAC |
SBCP |
S-76C |
SIKORSKY AIRCRAFT |
Conforme o COM 6512-01/ANAC |
SBJR |
212 |
BELL HELICOPTER |
Conforme o COM 6512-01/ANAC |
SBJR |
S-92A |
SIKORSKY AIRCRAFT |
Conforme o COM 6512-01/ANAC |
SBJR |
EC135 T3 |
AIRBUS HELICOPTER |
Conforme o COM 6512-01/ANAC |
SBJR |
S-76C |
SIKORSKY AIRCRAFT |
Conforme o COM 6512-01/ANAC |
SBME |
212 |
BELL HELICOPTER |
Conforme o COM 6512-01/ANAC |
SBME |
S-92A |
SIKORSKY AIRCRAFT |
Conforme o COM 6512-01/ANAC |
SBME |
S-92A |
SIKORSKY AIRCRAFT |
Conforme o COM 6512-01/ANAC |
SBVT |
S-76C |
SIKORSKY AIRCRAFT |
Conforme o COM 6512-01/ANAC |
SBVT |
212 |
BELL HELICOPTER |
Conforme o COM 6512-01/ANAC |
SBVT |
212 |
BELL HELICOPTER |
Conforme o COM 6512-01/ANAC |
SWCA |
b. Manutenção Fora de Base |
Off-Base Maintenance |
Modelo |
Fabricante |
Limitação dos Serviços |
Base de Manutenção |
Model |
Manufacturer |
Limitation of Services |
Maintenance Base |
S-76C |
SIKORSKY AIRCRAFT |
A LÍDER TÁXI AÉREO S/A, AIR BRASIL ? UOH, poderá executar manutenção de caráter EVENTUAL e EXTRAORDINÁRIO, para as aeronaves de sua frota, fora de sua sede, com as seguintes limitações:Conforme o COM 6512-01/ANAC.
Manutenção programada, isto é, que não possui caráter eventual e extraordinário, somente poderá ser realizado fora de sede se precedida de autorização formal da ANAC.
Manutenção de baixa complexidade, que não possuir item de inspeção obrigatória (IIO), poderá ser comunicado à ANAC.
|
|
212 |
BELL HELICOPTER |
A LÍDER TÁXI AÉREO S/A, AIR BRASIL ? UOH, poderá executar manutenção de caráter EVENTUAL e EXTRAORDINÁRIO, para as aeronaves de sua frota, fora de sua sede, com as seguintes limitações:Conforme o COM 6512-01/ANAC.
Manutenção programada, isto é, que não possui caráter eventual e extraordinário, somente poderá ser realizado fora de sede se precedida de autorização formal da ANAC. Manutenção de baixa complexidade, que não possuir item de inspeção obrigatória (IIO), poderá ser comunicado à ANAC. |
|
S-92A |
SIKORSKY AIRCRAFT |
A LÍDER TÁXI AÉREO S/A, AIR BRASIL ? UOH, poderá executar manutenção de caráter EVENTUAL e EXTRAORDINÁRIO, para as aeronaves de sua frota, fora de sua sede, com as seguintes limitações:Conforme o COM 6512-01/ANAC.
Manutenção programada, isto é, que não possui caráter eventual e extraordinário, somente poderá ser realizado fora de sede se precedida de autorização formal da ANAC. Manutenção de baixa complexidade, que não possuir item de inspeção obrigatória (IIO), poderá ser comunicado à ANAC. |
|
EC135 T3 |
AIRBUS HELICOPTER |
A LÍDER TÁXI AÉREO S/A, AIR BRASIL UOH, poderá executar manutenção de caráter EVENTUAL e EXTRAORDINÁRIO, para as aeronaves de sua frota, fora de sua sede, com as seguintes limitações:Conforme o COM 6512-01/ANAC. Manutenção programada, isto é, que não possui caráter eventual e extraordinário, somente poderá ser realizado fora de sede se precedida de autorização formal da ANAC. Manutenção de baixa complexidade, que não possuir item de inspeção obrigatória (IIO), poderá ser comunicado à ANAC. |
|
|
5. Outras Autorizações e Isenções |
Other Permits and Exemptions |
5.1. Outras Autorizações |
Other Permits |
O operador não possui outras autorizações (the operator does not have other permits) |
5.2. Isenções |
Exemptions |
O operador não possui isenções (the operator does not have exemptions ) |
|
6. Uso Expandido de Dispositivos Eletrônicos Portáteis - PED |
Expanded usage of Portable Electronic Devices - PED |
O operador não possui autorizações (the operator does not have permits) |
|
7. Operações de Baixa Visibilidade com HGS |
Low Visibility Operations with HGS |
O operador não possui autorizações (the operator does not have permits) |
|
8. Instrument Landing System |
Instrument Landing System |
O operador não possui autorizações (the operator does not have permits) |
|
9. Operações PBN Autorizadas e Códigos dos Equipamentos |
Permitted PBN Operations and Equipments |
9.1. Operação PBN |
PBN Operations |
Item |
Modelo |
RNAV 1 |
RNAV 2 |
RNAV 5 |
RNAV 10 |
RNP 1 Básica |
RNP 1 Avançada |
RNP 4 |
RNP APCH |
APV Baro VNAV |
1 |
212 |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
Não |
2 |
S-76C |
D2 |
C2 |
B2 |
Não |
O2 |
Não |
Não |
S1 |
Não |
3 |
S-92A |
D2 |
C2 |
B2 |
Não |
Não |
Não |
Não |
S1 |
Não |
4 |
EC135 T3 |
D2 |
C2 |
B2 |
Não |
O2 |
Não |
Não |
S1 |
Não |
9.2. RNP AR APCH - Genérico |
RNP AR APCH - General |
O operador não possui autorizações (the operator does not have permits) |
9.3 RNP AR APCH - Específico |
RNP AR APCH - Specific |
O operador não possui autorizações (the operator does not have permits) |
|
10. Intercâmbio de aeronaves |
Aircraft Interchange |
10.1. Intercâmbio de aeronaves como Operador Primário |
Aircraft Interchange - Primary Operator |
O operador não possui autorizações (the operator does not have permits) |
10.2. Intercâmbio de aeronaves como Operador Secundário |
Aircraft Interchange - Secondary Operator |
O operador não possui autorizações (the operator does not have permits) |
|
11. Electronic Flight Bag - EFB |
Modelo |
Classe Hardware |
Tipo Software |
BELL HELICOPTER - 212 |
1 |
AB |
SIKORSKY AIRCRAFT - S-76C |
1 |
AB |
SIKORSKY AIRCRAFT - S-92A |
1 |
AB |
AIRBUS HELICOPTER - EC135 T3 |
1 |
AB |
|
12. ETOPS / EDTO |
O operador não possui autorizações (the operator does not have permits) |
|
13. Modelos Autorizados |
Authorized Models O operador possui, em seu manual geral de operações, procedimento para gerenciamento de frota, mantendo disponível e atualizada a lista de todas as aeronaves (tipo, marcas de nacionalidade e matrícula e número de série) que compõem sua frota, informando as suas capacidades e autorizações (no mesmo formato e detalhamento que as EO apresentam para o modelo). The operator establishes through its operations manual the fleet management procedure, keeping available and updated the list of all aircraft (type, registration markings and serial number) that compose his fleet, informing its capabilities and authorizations (in the same format and detail that the OpsSpecs present for the model). |
b. Modelos de Asa Rotativa |
Rotary-Wing Models |
Item |
Fabricante |
Modelo |
Transp de PAX |
Carga em CCA |
Op. conforme 135.243(d) |
AEM |
OFS |
MEL |
IFR |
IFR Single Pilot com PAX |
EFB |
PBN |
Grde. Ext. de Água |
Terreno Desabitado |
ILS CAT II |
HGS |
Intercâmbio |
PED |
1 |
BELL HELICOPTER |
212 |
S |
S |
N |
S |
S |
S |
S |
N |
S |
N |
S |
N |
N |
N |
N |
N |
2 |
SIKORSKY AIRCRAFT |
S-76C |
S |
S |
N |
S |
S |
S |
S |
N |
S |
S |
S |
S |
N |
N |
N |
N |
3 |
SIKORSKY AIRCRAFT |
S-92A |
S |
S |
N |
S |
S |
S |
S |
N |
S |
S |
S |
N |
N |
N |
N |
N |
4 |
AIRBUS HELICOPTER |
EC135 T3 |
S |
S |
N |
S |
S |
S |
S |
N |
S |
S |
S |
N |
N |
N |
N |
N |
|
14. Siglas e Abreviaturas |
Acronyms and Abbreviations |
Sigla |
Descrição |
Sigla |
Descrição |
ADS |
Vigilância Dependente Automática |
Etops |
|
Automatic Dependent Surveillance |
Extended Twin Engine Operations |
AEM |
Transporte de Passageiros Enfermos |
Goag |
Gerência de Operações da Aviação Geral |
Air Medical Transport |
Management of General Aviation Operations of ANAC |
CA |
Certificado de Aeronavegabilidade |
GTPO |
Gerência Técnica de Padrões Operacionais |
Certificate of Airworthiness (CofA) |
Technical Management of Operational Standards of Anac |
CAT II |
Sistema de Aproximação por Instrumentos de Categoria II |
HUD |
|
Instrument Landing System of Category II |
Head Up Display |
CAT III |
Sistema de Aproximação por Instrumentos de Categoria III |
NAT-MNPS |
|
Instrument Landing System of Category III |
North Atlantic-Minimum Navigation Performance Specification |
CCA |
Configuração Cargueira Aprovada |
OFS |
Operação em Plataforma |
Approved Cargo Configuration |
Off-Shore Operation |
CNPJ |
Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica |
PAX |
Passageiro |
Company Registration Number of Brazil |
Passenger |
COA |
Certificado de Operador Aéreo |
PBN |
Navegação Baseada em Performance |
Air Operator`s Certificate |
Performance-Based Navigation |
Comat |
|
RBAC |
Regulamento Brasileiro de Aviação Civil |
Company Material |
Brazilian Civil Aviation Regulation |
CPDLC |
|
RBHA |
Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica |
Controller-Pilot Data Link Communications |
Brazilian Aeronautical Certification Regulation (becoming disused) |
DG |
Transporte de Artigos Perigosos |
RNAV |
Navegação de Área |
Dangerous Goods Transport |
Area Navigation |
EDTO |
|
RNP |
Desempenho de Navegação Requerido |
Extended Diversion Time Operation |
Required Navigation Performance |
EFB |
|
RVSM |
Separação Vertical Mínima Reduzida |
Eletronic Flight Bag |
Reduced Vertical Separation Minima |
EFVS |
|
SPO |
Superintendência de Padrões Operacionais |
Enhanced Flight Vision System |
Department of Operations Standards of Anac |
|
15. Controle de Revisões |
Control of Revisions |
Revisão |
Data |
Resumo das modificações |
Processo |
Revision number |
Date |
Summary of changes |
Process number |
74 |
22/06/2020 |
Inclusão de autorização para operação em terreno desabitado (S-76C) |
00066.005914/2020-54 |
73 |
28/01/2020 |
Retificação para inclusão de autorização de utilização de EFB para os modelos S92A |
00066.029673/2018-14 |
72 |
27/01/2020 |
Inclusão de autorização PBN RNP APCH para as aeronaves Sikorsky, modelo S92A, de marcas PR-JAR, PR-JAW, PR-JBE, PR-JBI, PR-JBO, PR-JBP, PR-JBQ, PR-JBU, e PR-JBX. |
00066.029673/2018-14 |
71 |
09/12/2019 |
Retificação após emissão de novo modelo de E.O. (inclusão de EFB) |
00065.016932/2019-38 |
70 |
06/12/2019 |
Autorização para Artigos Periogosos |
00065.016932/2019-38 |
69 |
20/09/2019 |
Inclusão de autorização internacional com a aeronave de marcas PR-LCZ |
00065.038087/2019-51 |
68 |
28/08/2019 |
Retificação de autorização PBN para a PR-JBX |
00066.029673/2018-14 |
67 |
27/08/2019 |
Inclusão de autorização PBN para as aeronaves de marcas PR-JAR, PR-JAW, PR-JBE, PR-JBI, PR-JBO, PR-JBP,PR-JBQ, PR-JBU, e PR-JBX. |
00066.029673/2018-14 |
66 |
25/07/2019 |
Inclusão de autorização para transporte aeromédico com as aeronaves de marcas PR-JAR e PT-HOX |
00066.014993/2019-51 |
65 |
08/07/2019 |
Autorização para que a aeronave PR-LDC execute voo em espaço aéreo internacional nas regiões da América do Norte, América Central e América do Sul |
00058.030004/2018-94 |
64 |
17/05/2019 |
Exclusão da aeronave Helicóptero Sikorsky, modelo S-76C, matrícula PR-LDX. |
00066.008745/2019-71 |
63 |
15/05/2019 |
Exclusão da aeronave Helicóptero Sikorsky, modelo S-92A, matrícula PR-JBK. |
00066.000351/2019-74 |
62 |
16/04/2019 |
Exclusão da aeronave PR-LCD e exclusão da base Secundária de Operações e de Manutenção SBNF - Navegantes - SC, CEP: 22775-001 e da base Secundária de Operações e de Manutenção SDIM - Itanhaém - SP CEP:11740-000 |
00066.008697/2019-11 |
61 |
15/02/2019 |
Exclusão da aeronave PR-JAA e inclusão dos itens de manutenção em base e fora de base para o modelo EC135T3, conforme processo 00066.002705/2019-15. |
00066.003559/2019-45 |
60 |
18/01/2019 |
Atualização do texto da autorização de transporte de artigo perigoso |
00065.042486/2018-36 |
59 |
17/12/2018 |
INCLUSÃO DE AUTORIZAÇÃO RNP APCH (S1) ÀS AERONAVES EC 135 T3 |
00058.032569/2018-14 |
58 |
29/10/2018 |
Inclusão das aeronaves PT-GAD e PT-GAX na frota do operador |
00058.032569/2018-14 |
57 |
03/08/2018 |
Inclusão de autorização para operações em Grandes Extensões de Água, Utilização de EFB Classe 1 para a utilização de aplicativos Tipo A e B e Operação Off-Shore para a aeronave PR-JAA |
00065.033063/2018-25 |
56 |
02/05/2018 |
Alteração do Endereço da Base Principal de Operações e Manutenção Primaria para: Estrada Hildebrando Alves Barbosa, Aeroporto de Macaé, s/n - Parque Aeroporto Macaé/RJ CEP: 27963-840 |
00065.566330/2017-65 |
55 |
12/04/2018 |
Exclusão das aeronaves S-76C (PR-LCM, PR-LCN e PR-LEC) |
00065.007014/2018-37 |
54 |
22/02/2018 |
Exclusão da Aeronave PR-LDK |
00065.557122/2017-75 |
53 |
01/09/2017 |
Inclusão da aeronave PR-JAA e autorizações PBN |
00065.524694/2017-78 |
52 |
23/08/2017 |
Remoção do Sr Geraldo A Bertolotti Sttranbi do cargo de Gestor responsável e nomeação do Sr. Eduardo Pereira Vaz. |
00065.545693/2017-67 |
51 |
24/04/2017 |
Exclusão das anvs PR-LDH, PR-LDM, PR-LDN, PR-LDQ e PR-LEA |
00065.519343/2017-45 |
50 |
24/03/2017 |
inclusão das operações PBN RNAV 1 RNP1, RNP APCH anvs S76 C |
00065.503069/2017-92 |
49 |
16/02/2017 |
inclusão op. PBN (RNAV 1, RNP 1 e RNP APCH). para as aeronaves PR-LBA, PR-LCT, PR-LCV e PR-LCX e base sec de oper e mnt Carauari/AM (00065.511180/2016-71) |
00065.503115/2017-53 |
48 |
17/01/2017 |
Alteração de pessoal da administração requerido - Troca do diretor de Operações. |
00065.501793/2017-81 |
47 |
03/11/2016 |
incl.op.PBN anvs S92A(00065.501608/2016-78;00065.501607/2016-23;00065.501612/2016-36;00065.501616/2016-14;00065.501622/2016-71;00065.501611/2016-91;00065.501613/2016-81)e op.AEM (anv.S76-PR-LCD-507091/2016) e Anvs Bell212(PT-HTP/PT-HKV 501474/501465/2016) |
00065.501134/2016-64 |
46 |
05/10/2016 |
Excl.anvs PR-LCC e PR-LCJ; Incl. oper. PBN-RNAV 5 (B2) anv´s Sk76C (00065.103240/2016-86, 00065.103245/2016-17 e 00065.103276/2016-60); incl.AEM PT-HOW (00065.094087/2016-99); incl Base Vitória(00065.106926/2016-29) excl.S92A(PR-JAA) 00065.503705/2016-03 |
00065.103239/2016-51 |
45 |
04/08/2016 |
Exclusão das aeronaves S-76C (PR-LCG e PR-LCK) e aeronave S-92A (PR-JBH) |
00065.084518/2016-17 |
|