ESPECIFICAÇÕES OPERATIVAS

(OPS SPECS)

TOTAL LINHAS AÉREAS S.A.

REVISÃO Nº 64

CERTIFICADO ETA Nº 1996-08-0TTL-01-01

ESPECIFICAÇÕES OPERATIVASREVISÃODATA
TOTAL LINHAS AÉREAS S.A.6419/10/2020
 

PARTE A - INFORMAÇÕES GERAIS

A.1INFORMAÇÕES DE CONTATO DA AUTORIDADE EXPEDIDORA

AUTORIDADE DE AVIAÇÃO CIVILPAÍS
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL - ANACBRASIL
SETOR RESPONSÁVEL
SUPERINTENDÊNCIA DE PADRÕES OPERACIONAIS - SPO
GERÊNCIA DE OPERAÇÕES DE EMPRESAS DE TRANSPORTE AÉREO - 121 - GCTA
TELEFONEE-MAIL
+55-11-3636-8600gcta@anac.gov.br
ENDEREÇO
RUA RENASCENÇA, 112 - VILA CONGONHAS - SÃO PAULO - SP
04612-010 - BRASIL

A.2INFORMAÇÕES DO OPERADOR

RAZÃO SOCIALCNPJ
TOTAL LINHAS AÉREAS S.A.32.068.363/0001-55
NOME FANTASIACERTIFICADO DE OPERADOR AÉREO
TOTAL1996-08-0TTL-01-01
CONCESSÃO OU AUTORIZAÇÃO PARA EXPLORAÇÃO DE SERVIÇOSPUBLICAÇÃOVALIDADE
DECISÃO Nº 28 22/02/2011 22/02/2021

ESPÉCIES DE OPERAÇÃO AUTORIZADAS
X REGULAR NACIONALREGULAR INTERNACIONALNÃO REGULAR

TIPOS DE OPERAÇÃO AUTORIZADOS
X PASSAGEIROS X CARGA

A.3ENDEREÇOS DO OPERADOR

ENDEREÇO DA SEDE ADMINISTRATIVA
Av. Cristiano Machado, 1733, Silveira, Belo Horizonte, CEP 31140-535, SBBH

ENDEREÇO DA BASE PRINCIPAL DE OPERAÇÕES
Av. Cristiano Machado, 1733, Silveira, Belo Horizonte, CEP 31140-535, SBBH

ENDEREÇO DA BASE PRINCIPAL DE MANUTENÇÃO
Av. Cristiano Machado, 1733, Silveira, Belo Horizonte, CEP 31140-535, SBBH

ENDEREÇO DO CENTRO DE DESPACHO DE VOO PRINCIPAL
Av. Cristiano Machado, 1733, Silveira, Belo Horizonte, CEP 31140-535, SBBH

A.4PESSOAL DE ADMINISTRACAO REQUERIDO DO OPERADOR

CARGO RBACNOME COMPLETO
Gestor ResponsávelAdemir Knop
Gerente de OperaçõesDaniel da Mota Silva
Piloto ChefeEric da Silva Lopes
Gerente de ManutençãoFlávio Zica de Oliveira
Inspetor ChefeWiller Marques Borges
Gerente de Segurança OperacionalLuiz Henrique dos Anjos Passos Corrêa

PARTE B - OPERAÇÕES E LIMITAÇÕES
Este item apresenta apenas as autorizações de caráter geral ou que contenham limitações operacionais. A tabela apresentada na Parte D destas Especificações Operativas especifica as autorizações concedidas para cada aeronave constante da frota da empresa. As aprovações, autorizações, limitações e isenções constantes nestas Especificações Operativas permanecerão válidas durante o período de vigência do respectivo COA, a menos que a ANAC as suspenda, ou as revogue, ou que haja necessidade de sua atualização por parte de alterações na operação. O operador somente está autorizado a conduzir operações em acordo com estas Especificações Operativas, em conjunto com o seu sistema de manuais, aceitos ou aprovados pela ANAC. O operador deve portar a bordo da(s) aeronave(s) autorizada(s) cópia destas Especificações Operativas.

B.1AUTORIZAÇÕES DO OPERADOR

B.1.1TRANSPORTE DE ARTIGOS PERIGOSOS
XAUTORIZADONÃO AUTORIZADOSOMENTE COMAT

B.1.2PROGRAMA DE ANTIGELO/DEGELO EM SOLO
APROVADO X NÃO APROVADO

B.1.3AUTORIZAÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DE ROTAS COM PLANEJAMENTO DE REDESPACHO
APROVADO X NÃO APROVADO

B.1.4PROGRAMA APROVADO DE BAGAGENS DE MÃO
A empresa descreve seu programa aprovado de
bagagem de mão, através dos seguintes manuais
MGO 8.2.6.2.3


B.2AUTORIZAÇÕES POR TIPO OACI DE AERONAVE

B.2.1COMISSÁRIOS DE VOO

TIPO OACISAIDAS DE EMERGENCIATIPO DE TRIPULACAO
SIMPLESCOMPOSTAREVEZAMENTO
AT4522


B.2.2UTILIZAÇÃO DE ELETRONIC FLIGHT BAG - EFB

O operador não possui autorização para utilização de Eletronic Flight Bag - EFB.

B.2.3ALTITUDES MÍNIMAS PARA USO DE PILOTO AUTOMÁTICO

O uso do piloto automático está restrito às regras definidas na seção 121.579 do RBAC nº 121.

B.2.4USO EXPANDIDO DE DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS PORTÁTEIS - PED

TIPO OACIFASE DE VOO
TAXI-OUTTAKE OFFCLIMBCRUISEDESCENTAPCHLANDINGTAXI-IN
AT45--Modo avião com WIFIModo avião com WIFIModo avião com WIFI--T-PED
OBSERVAÇÕES / LIMITAÇÕES / RESTRIÇÕES
PED Pequenos (emissores não intencionais): Permitidos em todas as fases do voo; PED Grandes (emissores não intencionais) Permitidos com a aeronave estacionada com as portas abertas (motores desligados), na subida após o aviso de atar cintos apagar, em cruzeiro e na descida, até o aviso de atar cintos acender.; T-PED Permitidos com a aeronave estacionada com portas abertas, desde que os motores estejam desligados, os sistemas potencialmente suscetíveis desligados e desde que a Empresa tenha especificamente autorizado o uso pelos passageiros. Após o pouso, permitido no taxi-in, após a aeronave ter livrado a pista (exceto T-PED grandes). Nas demais fases, deverão permanecer conforme descrito na tabela acima.

B.3AUTORIZAÇÕES POR MODELO DE AERONAVE

B.3.1OPERAÇÃO DE BAIXA VISIBILIDADE COM HGS

O operador não possui autorização para operação de baixa visibilidade com HGS.

B.3.2OPERAÇÃO ILS CAT II E CAT III

O operador não possui autorização para operação CAT II ou CAT III.

B.3.3NAVEGAÇÃO BASEADA EM PERFORMANCE - PBN

B.3.3.1OPERAÇÃO PBN

MODELO DE
AERONAVE
RNAV 1RNAV2RNAV5RNAV 10RNP 1RNP 4RNP APCHRNP APCH COM
BARO-VNAV
727-225XX
727-2M7X
ATR-42-500XXXX

B.3.3.2RNP AR APCH - GENÉRICO

O operador não possui autorização para operação RNP AR APCH - GENÉRICO.

B.3.3.3RNP AR APCH - ESPECÍFICO

O operador não possui autorização para operação RNP AR APCH - ESPECÍFICO.

B.3.4DEMAIS AUTORIZAÇÕES POR MODELO DE AERONAVE

MODELO DE
AERONAVE
GDE. EXT. DE ÁGUA
TERRENO
DESABITADO
RVSM
NAT
HLA
APCH
GNSS
NAV.
GNSS
CONFIG.
INTERNA
ATR-42-500-S--SSPAX
727-225-SS--SCRG
727-2M7-SS--SCRG

B.4AUTORIZAÇÕES POR CONFIGURAÇÃO DE AERONAVE

MODELO DE
AERONAVE
MOTORES INSTALADOSPMD (kg)ETOPS (min)SBSPSBRJCERTIFICADO RUIDO
727-2M7JT8D-1592124ESTÁGIO 3
727-225JT8D-1588360ESTÁGIO 3
ATR-42-500PW127E18600

B.5OUTRAS AUTORIZAÇÕES

AUTORIZAÇÃOAPLICABILIDADEMANUAL DE REFERÊNCIADESCRIÇÃO
SEPARAÇÃO VERTICAL MÍNIMA REDUZIDA (RVSM)Conforme tabela D-1 AeronavesMGO rev. 11 item 8.3.9.3 Procedimento de Operação RVSMA Total Linhas Aéreas S.A. está tecnicamente capacitada a conduzir operações no espaço aéreo RVSM

B.6ARRENDAMENTO DE AERONAVES

B.6.1ARRENDAMENTO DE AERONAVES COM TRIPULAÇÃO (WET LEASING)

B.6.1.1ARRENDAMENTO DE AERONAVES COM TRIPULAÇÃO COMO OPERADOR PRIMÁRIO

O operador não possui contratos de Wet Leasing como operador primário.

B.6.1.2ARRENDAMENTO DE AERONAVES COM TRIPULAÇÃO COMO OPERADOR SECUNDÁRIO

O operador não possui contratos de Wet Leasing como operador secundário.

B.6.2INTERCÂMBIO DE AERONAVES (INTERCHANGE)

B.6.2.1INTERCÂMBIO DE AERONAVES COMO OPERADOR PRIMÁRIO

O operador não possui contratos de intercâmbio como operador primário.

B.6.2.2INTERCÂMBIO DE AERONAVES COMO OPERADOR SECUNDÁRIO

O operador não possui contratos de intercâmbio como operador primário.

B.7ISENÇÕES

O operador não possui isenções à legislação vigente.

PARTE C - ÁREAS DE OPERAÇÃO E AERÓDROMOS

C.1ÁREAS DE OPERAÇÃO PARA VOOS NÃO REGULARES

Tipo OaciBrasilAMÉRICA DO SULAMÉRICA NO NORTEAMÉRICA CENTRALEUROPAÁFRICAÁSIAOCEANIA
AT45XXX
B722XXX

C.2SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO AUTORIZADOS

CÓDIGOESTRUTURA LOCALMECÂNICO A BORDONÍVEL DE MANUTENÇÃO
AXInspeção pré-voo exceto manutenção corretiva no nose radome que envolva a utilização das ferramentas: Detector - Moisture Register e Milliohmmeter - 0 to 0.1 ohm range.
BX28 dias
CXInspeção de Trânsito exceto manutenção corretiva no nose radome que envolva a utilização das ferramentas: Detector - Moisture Register e Milliohmmeter - 0 to 0.1 ohm range.
DXInspeção Semanal
EXInspeção de Linha
FX1A

C.3PROVEDORES DE SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO AUTORIZADOS

O operador não possui provedores terceirizados de manutenção de linha.

C.4AERÓDROMOS PARA OPERAÇÕES REGULARES E BASES DE MANUTENÇÃO NACIONAIS
Os aeródromos listados abaixo são os que podem ser utilizados pelo operador como destino para operações regulares, além de poderem ser utilizados como aeródromos de alternativa de destino, em rota, como intermediários para redespacho ou como destino para operações não regulares

AERÓDROMOTIPO OACIOPERAÇÃO REGULARMANUTENÇÃO PRÓPRIAMANUTENÇÃO TERCEIRIZADA
SBCTB722A, C
SBEGAT45B, D, E
SBFLB722A, C
SBGLB722A, C
SBGRB722A, C
SBPAB722A, C, F
SBVTB722A, C, F

C.5AERÓDROMOS PARA OPERAÇÕES REGULARES E BASES DE MANUTENÇÃO INTERNACIONAIS
Os aeródromos listados abaixo são os que podem ser utilizados pelo operador como destino para operações regulares, além de poderem ser utilizados como aeródromos de alternativa de destino, em rota, como intermediários para redespacho ou como destino para operações não regulares

O operador não possui estações linha e bases de manutenção no exterior.

C.6AERODROMOS DE ALTERNATIVA E INTERMEDIÁRIOS PARA REDESPACHO NACIONAIS

AERÓDROMOTIPO OACIAlternado DestinoAlternado ETOPSRedespacho
SBSNAT45X
SBSNB722X
SBCFB722X
SBPVAT45X

C.7AERODROMOS DE ALTERNATIVA E INTERMEDIÁRIOS PARA REDESPACHO INTERNACIONAIS

O operador não possui aeródromos não regulares, intermediários ou de alternativa no exterior.


PARTE D - TABELA DE AERONAVES

D.1AERONAVES AUTORIZADAS

A empresa está autorizada a utilizar em suas operações as aeronaves de Tipo OACI/Modelo/Configuração constantes na Parte B das Especificações Operativas, e com Certificado de Matrícula e Certificado de Aeronavegabilidade válidos, indicando "TPR" ou "TPN" como categoria de registro da aeronave, e a empresa como operadora. O detalhamento das autorizações específicas de cada matrícula está disponível no documento ?Lista de Matrículas Autorizadas?.



PARTE E - EMISSÃO DO DOCUMENTO

E.1TABELA DE SIGLAS E ABREVIATURAS

SIGLADESCRIÇÃO
ANACAGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL
SPOSUPERINTENDÊNCIA DE PADRÕES OPERACIONAIS
GCTAGERÊNCIA DE OPERAÇÕES DE EMPRESAS DE TRANSPORTES AÉREOS - 121
CERTIFICADO ETACERTIFICADO DE EMPRESA DE TRANSPORTE AÉREO
OACIORGANIZAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL INTERNACIONAL
EFBELETRONIC FLIGHT BAG (INFORMAÇÃO AERONÁUTICA DIGITAL)
HGSHEAD UP GUIDANCE SYSTEM
BARO-VNAVGUIA BAROMÉTRICO DE NAVEGAÇÃO VERTICAL
NMMILHAS NÁUTCAS
PMDPESO MÁXIMO DE DECOLAGEM
ETOPSEXTENDED OPERATIONS (OPERAÇÃO COM ALCANCE AUMENTADO)
COMCERTIFICADO DE ORGANIZAÇÃO DE MANUTENÇÃO
PAXOPERAÇÃO DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS
CARGAOPERAÇÃO COM TRANSPORTE DE CARGA
CCACONFIGURAÇÃO CARGUEIRA APROVADA
QUICK-CHANGEALTERAÇÃO RÁPIDA DE CONFIGURAÇÃO PAX/CARGA
COMBICONFIGURAÇÃO CARGA E PAX SIMULTÂNEA
RVSMREDUCED VERTICAL SEPARATION MINIMUM (SEPARAÇÃO MÍNIMA VERTICAL REDUZIDA)
EXTENSÃO ÁGUAOPERAÇÃO SOBRE GRANDES EXTENSÕES DE ÁGUA
TERRENO DESABITADOOPERAÇÃO SOBRE TERRENO DESABITADO OU SELVA
NAT-HLANORTH ATLANTIC HIGH LEVEL AIRSPACE
APCHAPPROACH (APROXIMAÇÃO)
GNSSGLOBAL NAVIGATION SATELLITE SYSTEM (SISTEMA GLOBAL DE NAVEGAÇÃO POR SATÉLITE)


E.2CONTROLE DE REVISÕES

REVISÃODATARESUMO DAS MODIFICAÇÕESPROCESSO ANAC
5431/08/2017Remoção de 2 aeronaves B72700066.519515/2017-71
5524/11/2017Autorizações PBN PR-TTK e TTW00066.515090/2017-21
5606/03/2018Alteração níveis de manutenção A e C.00065.000064/2018-93
5703/04/2018Remoção da aeronave PR-TTH00066.008036/2018-12
5808/10/2018Alteração do Diretor de Segurança Operacional00066.025027/2018-88
5922/10/2019Alteração do Piloto Chefe: Daniel Mota00066.023804/2019-31
6030/10/2019Correção da tabela B.4: exclusão de SBRJ na linha do ATR 42.00066.024607/2019-39
6128/04/2020Mudança do GSO: Luiz Henrique Corrêa00066.010416/2020-23
6219/08/2020Nova EO conforme IS 121-005C00066.020221/2020-91
6317/09/2020Inclusão de permissão de uso expandido de PED (tabela B.2.4).00066.001560/2020-79
6419/10/2020Alteração do gerente de operações e piloto chefe00066.022095/2020-18

logotipo

Documento assinado eletronicamente por Leonardo Gonçalves Coutinho, Gerente, Substituto(a), em 19/10/2020, às 11:22, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.anac.gov.br/sei/autenticidade, informando o código verificador 4909333 e o código CRC B7F1DF08.




Referência: Processo nº 00066.022095/2020-18 SEI nº 4909333